sábado, 30 de julho de 2016

MUDANDO O CENTRO

"Se alguém quer vir após Mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-Me." 

S. Lucas 9:23

No dia 19 de fevereiro de 1473 nasceu um menino em Thorn, Polônia, o qual se tornou um dos poucos homens de quem se pode dizer:

"Ele mudou o mundo." Quando Nicolau Copérnico foi para a escola aprendeu o que os meninos vinham aprendendo por 1.300 anos sobre o Universo, isto é, que a Terra era chata, estacionária, e o centro em torno do qual se moviam todos os corpos celestes. Não era coisa visível que o Sol nascia e se punha todos os dias - nascia pela manhã, fazia o seu percurso e se punha de tarde? O Céu ficava no alto, o inferno embaixo, e o homem, centro de tudo, ficava no meio.

Nicolau não via deste modo. Depois de muito estudo ele estava convencido de que a Terra girava em seu eixo, tal como ocorria com todos os outros planetas. E não apenas isto, mas ele cria que o Sol, não a Terra, era o centro em torno do qual os planetas giravam.

Seus escritos foram banidos como perigosos para a religião, e alguns que ensinavam suas idéias foram postos na fogueira.

Hoje ninguém crê que a Terra seja plana. Todos entendem como certo que a Terra gira em torno de seu próprio eixo. Entretanto, há algumas pessoas que parecem pensar que elas, sim, é que são o centro do Universo. Este é o tipo de pessoas que querem ter o seu próprio caminho, ver sua própria vontade feita todo o tempo. Toda atividade tem de girar em torno delas. (...)

Falando de crianças, a Sra. White diz: "Devem os pais ensinar-lhes lições de abnegação e nunca tratá-Ias de tal maneira que as leve a pensar que são o centro, e que tudo gira ao seu redor." - Orientação da Criança, pág. 132.

Aprendeu você a negar-se a si mesmo pela felicidade de outros?

Talvez você necessite mudar o centro da vida do seu ego para Jesus, o Sol da Justiça. Então outras pessoas encontrarão o seu lugar certo no universo de você. Nisto se resume a negação do eu - mudança do centro de nossa vida.

Outro modo de dizer abnegação é: Jesus primeiro, outros depois, e você por último.

Scientists Who Changed the World, pág. 13.
The Story of Civilization, Will Durant (edição americana), vol. VI, 1957.
The World Book Encyclopedia, vol. 7, pág. 65.

Nenhum comentário: