sexta-feira, 15 de julho de 2016

O MELHOR PLANO

"Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como faremos isto ou aquilo." 

S. Tiago 4:14

Robert Burns, o poeta nacional da Escócia, aprendeu desde cedo como é difícil fazer planos para o futuro.

Ele nasceu em 25 de janeiro de 1759, numa humilde cabana de dois aposentos junto ao Rio Doon. Filho de um agricultor, ele cresceu conhecendo o significado da luta e de sonhos infrutíferos. Duas vezes ele mudou de lugar, esperando melhorar sua sorte.

Então seu pai morreu e Robert, filho mais velho, teve de assumir a fazenda. Foram-se os seus sonhos de uma educação melhor e de uma vida mais fácil. A idade de 16 anos ele descreveu sua vida como "solidão de um eremita e trabalhos forçados de um escravo de galé".

Robert queria muito frequentar uma escola, mas não tinha tempo para isto. Aprendeu a ler, sim, e passou então a procurar educar-se a si mesmo, e instruir-se por si mesmo. Era um quadro comum vê-Io comer com um livro numa das mãos e a colher na outra. Ele levava livros no bolso, de modo que pudesse estudar enquanto dirigia a carreta.

Ele cantarolava melodias populares escocesas enquanto dirigia o arado, e logo começou a compor letras para essas melodias. Você poderá até já haver cantado alguma dessas melodias de Robert Burns.

Talvez Robert estivesse pensando em suas próprias desapontadas ambições quando escreveu o poema "para um Rato". Ai ele diz: "Os melhores planos feitos por ratos e por homens, muitas vezes saem errados." Isto pode ser verdade em relação a ratos e a homens, mas não o é com relação a Deus. O Senhor diz: "Eu o disse, e farei que se cumpra; Eu propus, e também o farei." Deus tem um propósito para sua vida e Seus planos são certos.

"Em Sua amorosa solicitude e interesse para conosco, Ele que nos compreende melhor do que nós próprios, permite-nos, por vezes, que procuremos egoisticamente satisfazer nossa ambição. Não tolera que omitamos os deveres caseiros, mas sagrados, que junto de nós nos aguardam. Muitas vezes estes deveres proporcionam a educação essencial à nossa preparação para uma obra mais elevada. Nossos planos são com frequência frustrados, a fim de que sejam cumpridos os planos de Deus a nosso respeito” - A Ciência do Bom Viver, págs. 473 e 474. Por que não pedir a Deus que execute Sua vontade em sua vida, mesmo que isto signifique que seus planos pessoais, aqueles que você mesmo estabeleceu, poderão não dar certo?

World Book Encyclopedia. vol. 2. pág. 599.

Nenhum comentário: