segunda-feira, 18 de setembro de 2017

A SÉTIMA VEZ

"Porque sete vezes cairá o justo, e se levantará." 

Provérbios 24.16.

Uma aranha procurava alcançar o teto de uma cabana utilizando o fio de seda que havia tecido. Um homem em seu recanto perto da cabana observava o esforço da aranha para chegar ao alto. Ela se soltou do fio por um momento e ficou suspensa no espaço, prendeu-se de novo ao fio, veio abaixo, e novamente tentou subir até o alto na tentativa de entretecer a sua teia. 

Várias vezes a aranha tentou completar sua tarefa, puxando atrás de si uma ponta de fio para a tecitura. E a cada insucesso ela fazia nova tentativa. 

Fascinado, o homem em sua cadeira de repouso um pouco além, ficou a observar a aranha, e chegou a contar seis tentativas, sempre mal sucedidas. Mas na sétima vez ela conseguiu subir até o alto, e entretecer no seu devido lugar o fio que arrastava. 

"Esta aranha é bem uma figura de minha própria pessoa", o homem murmurou consigo mesmo. "Seis vezes já tentei libertar a Escócia do domínio inglês, e seis vezes falhei. Mas vou tentar outra vez. Esta aranha me ensinou uma grande lição." 

O homem que observava a aranha era Robert Bruce. No dia 27 de março de 1306 ele havia sido coroado rei da Escócia. A partir desse dia suas derrotas começaram. O rei Eduardo I da Inglaterra enviou soldados contra ele para o derrotarem. E em todas as vezes Robert Bruce foi de fato derrotado. Foi enquanto estava escondido, sentindo-se como pronto para deixar a luta, que ele viu a aranha e ganhou novo ânimo. Ele reuniu os seus soldados e ganhou a batalha. A vitória foi sua porque ele não desistiu. 

Como seria se os israelitas tivessem marchado somente seis vezes em torno da cidade de Jericó? Teriam eles alcançado a vitória? 

E se Naamã tivesse saído do rio Jordão depois de haver-se lavado seis vezes? Teria sido curado? 

Talvez muitas vezes você tenha procurado vencer um mau hábito e cada vez tenha sido derrotado. Satanás conhece os seus pontos fracos. Vezes e vezes ele tem derrotado a você e o levado a sentir ser inútil fazer nova tentativa. 

É em tais ocasiões que você deve pôr sua fé nas promessas de Deus. Você pode cair, mas Deus pode ajudá-Io a erguer-se de novo. Jesus prometeu perdoar você e purificá-Io. Ele prometeu fortalecer você. Prometeu-lhe poder para vencer. Você não precisa desanimar. Deve tentar e tentar sempre! A vitória espera você logo à frente! 

Enciclopédia Britânica, sobre o assunto. The World Book Encyclopedia, vol. 2, 1973. 

Nenhum comentário: