segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

EMBARAÇO DA VIDA

"Deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia..." 

Hebreus 12:1.

Um cavalheiro, apreciando as cataratas do Niágara, viu uma águia voando em direção a um cordeiro congelado, preso a um pedaço flutuante de gelo. A águia pousou sobre ele que se dirigia rapidamente para as quedas, levado pela correnteza.

De vez em quando a águia, orgulhosamente, erguia sua cabeça e abria suas grandes asas como a dizer: "Eu estou seguindo em direção ao perigo mas sei o que estou fazendo; eu voarei para longe e escaparei antes que seja muito tarde." Ao aproximar-se das quedas, ela abriu suas poderosas asas e preparou-se para alçar voo. Contudo... meu Deus! Ai de mim!

-- enquanto ela se banqueteava com a carcaça morta, seus pés congelaram. Ela gritou e bateu com suas asas no gelo até que todo o seu corpo estava congelado, precipitando-se, junto com o cordeiro, pelas quedas em direção à escuridão abaixo.

Este é também o retrato daquele que bebe socialmente, achando que jamais se tornará um alcoólatra; do homem que passa horas diante de uma mesa de jogo afirmando que é apenas para se divertir e que nunca será um viciado; daqueles que enganam aqui, defraudam ali, crendo que a qualquer momento pararão sem que o mal se torne uma prática mais profunda em sua vida.

Um dos maiores enganos do pecado é sugerir, a quem o pratica, que ele poderá ser deixado de lado a qualquer momento, na hora desejada. Alguns dizem que precisamos experimentar de tudo... para saber se é realmente mau ou não... e, se não gostarmos, poderemos parar imediatamente.

Mas será realmente assim? Poderemos nos livrar das coisas más que fazemos na hora que quisermos? O pecado é como uma rede que vai nos prendendo mais e mais e quanto percebemos o erro e tentamos voltar, muitas vezes estamos tão enroscados que o retorno se torna difícil e doloroso.

O ideal é que não nos arrisquemos, enveredando por caminhos que poderão nos levar à perdição, mas se isso já aconteceu, comecemos a buscar o caminho de volta. Sabemos que poderemos contar sempre com a presença de Jesus que nos estenderá a mão para nos livrar.

Paulo Roberto Barbosa

Nenhum comentário: