quarta-feira, 10 de julho de 2019

PEDIR SABEDORIA

Dá-me, pois, agora, sabedoria e conhecimento, para que eu saiba conduzir-me à testa deste povo; pois quem poderia julgar a este grande povo? 

II Crônicas 1:10

Se uma pessoa muito rica dissesse a você: "Peça o que quiser que eu lhe dê", o que solicitaria? Uma bolsa de estudos, uma bela casa, ou uma grande soma de dinheiro?

Certa noite, Deus apareceu a Salomão e disse-lhe: "Pede-me o que queres que Eu te dê." II Crôn. 1:7. O que você teria pedido a Deus, se estivesse no lugar de Salomão? O jovem rei pediu o que há de mais precioso: sabedoria. Esta é a riqueza das riquezas. Anos depois, ele escreveria: "Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento" (Prov. 3:13); "porque melhor é a sabedoria do que joias, e de tudo o que se deseja nada se pode comparar com ela" (Prov. 8:11). Salomão tinha sede de sabedoria. Ele estava convicto de que dinheiro e poder não eram suficientes para governar o povo do concerto. O elevado propósito estabelecido por Deus para Seu povo dependia de um rumo bem definido, de conselhos oportunos e de palavras oriundas da mente do Altíssimo. Quando Salomão disse: "Dá-me, pois, sabedoria", estava imbuído de um desejo sincero e profundo. (I Reis 3:9.) Não hesitava entre dois pensamentos: seu pedido era claro e definido. 

Certa vez, um jovem pediu conselho ao filósofo Sócrates, dizendo: "Tenho uma grande sede de conhecimento. Pode dizer-me como obtê-lo?" Sócrates pediu que o jovem o acompanhasse até à praia. O sábio conduziu-o para dentro da água até à cintura. Subitamente, Sócrates mergulhou o jovem, mantendo-o imerso a ponto de ele pensar que iria se afogar. Já fora da água, Sócrates perguntou-lhe: "Enquanto você estava submerso, o que desejou mais neste mundo?" A resposta foi lacônica: "Ar!", disse o moço. Então, o filósofo ponderou: "Siga seu caminho, e quando desejar conhecimento tanto quanto desejou ar instantes atrás, você certamente o encontrará."

Nesta época em que o homem está mais interessado em coisas do que em sabedoria, qual deve ser o nosso supremo desejo? O que temos pedido a Deus em nossas orações? Pedimos nós conhecimento com o objetivo de adquirir riquezas, fama e poder, ou pedimos sabedoria para partilhar o conhecimento da maior riqueza do Universo - o evangelho da salvação?

Bacon disse que "o homem pode tanto quanto sabe". E esta afirmação será tanto mais verdadeira quanto mais nos apossarmos da sabedoria que vem do alto.

Pergunta para reflexão: Na lista de seus pedidos a Deus, você dá prioridade à sabedoria ou às coisas materiais?

Nenhum comentário: