quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

A TENTAÇÃO DE DESISTIR

O momento em que a tarefa se torna mais difícil, e a tentação de desanimar se torna mais forte, é amiúde o ponto em que o sucesso está mais próximo. 

Talvez você já tenha lido sobre as ricas descobertas de diamantes em kimbeley, há uns cem anos. Na esperança de enriquecerem depressa, muitos  afluíram para aquela região para tentar a fortuna. Cada um demarcou sua  propriedade e começou a cavar. Muitos dos que chegaram cedo lograram grande  fortunas. A princípio, o trabalho era fácil e as pedras preciosas facilmente  encontradas. Porém, depois de uns dois anos, a  maior parte da camada  superficial havia sido peneirada e todo o tesouro colhido. Debaixo dessa  camada havia outra de uma argila azulada e dura, que resistia às mais fortes mãos ou ferramentas. Poucos foram os que pensaram em atravessar essa camada  aparentemente impenetrável. Um após outro os homens foram abandonando seus  campos, ou vendendo por bagatelas para qualquer um que fosse suficientemente  tolo para comprá-los. Logo espalhou-se a notícia de que o campo de diamantes  estava esgotado. 

Barnett  Barnato era proprietário de uma lojinha perto do campo de diamantes. Havia chegado tarde demais para adquirir um terreno daqueles. E  agora seus negócios estavam declinando à medida que os homens abandonavam os  campos. Decidiu então que deveria comprar um dos terrenos que estavam sendo  vendidos por preço tão baixo. Um dia, enquanto tentava abrir uma brecha  naquela argila dura como pedra, para ver o que havia ali debaixo, notou que  alguém o observava. Era um homem que havia vindo da Inglaterra em busca de  clima mais moderado, esperando assim recuperar a saúde. O estranho observou  o trabalho de Barnato por um ou dois dias e então comprou também parte do  campo e começou a trabalhar.
Foi assim que Banett Barnato e Cecil Rhodes se tornaram os proprietários de um dos mais ricos campos de diamantes do mundo. Eles uniram as forças para  formar o De Beers Corporation, que continua em atividade até hoje. 

Numa palestra para estudantes, o presidente de uma universidade  norte-americana resumiu a experiência desses dois homens nestes termos:  “Quando o cavar se torna difícil, a maioria das pessoas procura uma desculpa  para abandonar a tarefa. Mas é precisamente aí que a pessoa sábia cava com  mais avidez e energia que nunca!”

Nenhum comentário: