sábado, 20 de junho de 2020

DO MEU JEITO

O temor do SENHOR é fonte de vida, e afasta das armadilhas da morte 

(Pv 14.27).

Você já deve ter ouvido a expressão “um dia é da caça, o outro, do caçador”. Na leitura de hoje, vemos um caçador tendo seu dia de caça. Absalão tinha usurpado o trono de Israel, obrigando seu pai a fugir de Jerusalém, e em seguida saíra com seu exército atrás de Davi para matá-lo. Não teve paciência para esperar pelo momento de ser coroado rei de Israel, já que, como filho mais velho vivo, era o herdeiro natural. Rebelde, insubmisso e revoltado, apossou-se do reino de forma violenta e traiçoeira. Davi foi obrigado a se defender, mas também não queria ver o filho morto, porque o amava apesar de tudo. É possível que muitos não concordassem com esse cuidado de Davi com Absalão. Por isso, quando teve a chance, Joabe, comandante do exército de Davi, tomou sua própria decisão, e Absalão acabou morto.

Absalão quis resolver suas diferenças com o pai do seu jeito: por meio de vingança e traição. Em vez de confiar em Deus e perdoar seu pai por erros do passado (2Sm 13 explica parte dessa raiva), deixou que o ressentimento o dominasse. Dessa forma, quase envolveu a nação inteira em uma guerra civil.

Quem age com base em sua própria percepção em vez de buscar orientação de Deus nunca enxerga o quadro completo. A chance de errar é enorme, porque nossa visão é restrita – afinal, vemos apenas o que está imediatamente diante de nós. Absalão achou que podia enfrentar Davi, mas não era um guerreiro hábil como seu pai. No calor da luta, possivelmente buscando uma posição melhor para lutar, foi apanhado – não por um soldado, mas por uma árvore!

Assim, hoje quero nos desafiar a não fazer as coisas do nosso jeito, mas da forma prescrita por Deus – por mais difícil ou demorado que pareça ser. Só assim é possível obter o melhor resultado para todos! – Itamir Neves de Souza

Submeter-se à vontade de Deus é o primeiro passo para o sucesso de qualquer empreitada.

Fonte: https://www.transmundial.com.br/presente-diario

Nenhum comentário: