sábado, 7 de maio de 2022

UMA CONVERSÃO NOTÁVEL - CAPELANIA PROSIONAL - EZ 36.26

Certo capelão tinha sob seu cuidado um certo preso, excepcionalmente astuto e bruto. Era até repugnante em comparação com os outros prisioneiros. Tornara-se conhecido pela sua audácia e pela completa insensibilidade quando cometia atos de violência. Era chamado "o rei dos criminosos".

Diversas vezes o capelão tinha-lhe aconselhado, mas não recebia dele resposta alguma. O homem era intolerante quanto a qualquer instrução. Finalmente, pediu um certo livro, mas como não o achasse na biblioteca, o capelão indicou a Bíblia que pertencia ao quarto deste homem, perguntando:

— Já leu este livro?

O criminoso não respondeu, somente olhou o pregador com maior ódio. Então o capelão repetiu a pergunta, assegurando-lhe que valia a pena ler a Palavra de Deus. 

— Se o senhor soubesse quem sou — disse o prisioneiro — não me faria tal pergunta. Que tenho eu com tal livro?

Disse-lhe então o capelão:

— Conheço muito bem a sua fama e o seu caráter, e é esta a razão por que lhe ofereço a Bíblia como o livro que o ajudará. 

— Não me valerá coisa alguma — insistiu o preso — já não tenho mais sentimento.

E fechando a mão, deu um murro na porta de ferro, gritando ao mesmo tempo: 

— Meu coração é tão duro como este ferro; nenhuma coisa neste livro me poderá tocar. 

— Bem — disse o capelão — o senhor quer um coração novo. Já leu o pacto da graça?

A isto o teimoso indagou do que queria ele dizer com tal fala.

— Escute estas palavras — disse o capelão — ...e vos darei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo..." (Ezequiel 36.26).

O homem ficou muito admirado. Pediu que lhe mostrasse a passagem na Bíblia. Leu as palavras repetidas vezes, e quando o capelão voltou no dia seguinte a fera estava mansa. 

— Meu senhor — disse ele — nunca sonhei com uma tal promessa! Nunca tive a menor ideia de que Deus pudesse falar de tal maneira com homens. Se Ele me conceder um coração novo, será um milagre, porque somente a esperança de uma natureza nova me trará a emoção que nunca senti na vida.

Este homem aceitou Jesus, e tornou-se manso, obediente à autoridade e de espírito gentil igual ao de uma criança.

N. de Barros Almeida - Coletânea de Ilustrações

Nenhum comentário: