domingo, 14 de novembro de 2010

LUTERO

No dia 31/10/2010 comemora-se 493 anos da Reforma Protestante. Por isso mesmo posto aqui um texto chamado "A ecologia religiosa de Lutero ", uma matéria da revista JB ECOLÓGICO, que vinha junto do Jornal do Brasil periodicamente. Essa matéria saiu na edição 37 ano 3 fev.2005, coluna memória iluminada.

segue a matéria:

Não sabe o que nos roubaram de informação quem ainda não assistiu "Lutero", a biografia do teólogo alemão Martinho Lutero, em cartaz em todos os cinemas inteligentes do planeta. Dirigido por Eric Till e tendo como protagonista o ator Joseph Fiennes ("Shakespeare Apaixonado"), o filme conta a história e a mensagem de um dos espíritos mais iluminados na história da humanidade. Um homem que, como poucos, soube honrar a condição de cristão e professar o seu amor a Cristo, tão diferente do que se ensina e pratica nos países de forte dominação e doutrinação católica. Aqui, um pouco do que Lutero falou, afirmando, ele próprio, estar falando exatamente o que Cristo pregou. E por isso mesmo, por reverberar essa luz, foi perseguido e julgado pela Igreja e os governantes de sua época.

 
PROCURA

"Não procuro o poder e o prazer do mundo, mas consolo e alívio".

PECADO

"O princípio de todo pecado é afastar-se de Deus e não confiar n'Ele. Devemos temer e amar a Deus, para que não tiremos do nosso próximo o seu dinheiro ou os seus bens. Nem nos apoderemos deles por meio de mercadorias falsificadas ou negócios fraudulentos, mas devemos ajudá-lo a conservar e melhorar os seus bens e o seu modo de vida".

OBRA

"Toda obra que não tenha por objetivo servir aos demais não é uma boa obra cristã".

AMOR

"O amor só é verdadeiro quando também a fé é verdadeira.O amor que não busca o seu, mas o bem do próximo".

"Cada um tem que arriscar seus bens e sua vida por amor aos outros".

"O amor ao próximo não olha para o que é próprio. Também não olha se a obra é grande ou pequena, mas considera apenas a sua utilidade e necessidade para o próximo ou para a comunidade".

LEIS

"O justo, por si só mesmo, faz tudo e mais ainda do que o exigido por todas as leis. Os injustos, em contraposição, nada fazem que seja justo. Por isso necessitam da lei que os ensina, obriga e pressiona para agirem bem. Uma boa árvore não necessita nem de ensino nem de lei para dar bons frutos. Ela traz consigo a natureza, que faz com que sem lei e ensino produza fruto. Tal como os verdadeiros cristãos, que não precisam de lei ou norma".

CONFIANÇA

"Não se deve confiar nos livros mortos nem em cabeças vivas. Mas ater-se somente a Deus, orar com insistência e pedir-lhe entendimento reto".

DIREITO

"Quando não puder castigar uma injustiça sem provocar outra maior, deixe de lado o seu direito, mesmo que esteja bem fundamentado".

"Não se deve resistir à autoridade com a violência, mas apenas com o testemunho da verdade".

VINGANÇA

"Um cristão deve ser de tal natureza, que sofra todo o mal e injustiça, não se vingando, também não procurando proteção para si, perante o tribunal. Não deve fazer uso algum de poder e direito secular para si mesmo. Vós tendes o Reino dos Céus, por isso deveis deixar o reino da Terra àquele que vo-lo tira".

HUMILDADE

"Quando conseguimos uma vitória, devemos conceder graça e paz aos que se rendem e se humilham. Para Deus, é o mesmo se ele te tira os bens e tua vida por meio de um senhor justo ou injusto".

RARIDADE

"Desde início do mundo, um príncipe sábio é ave rara, e um príncipe honesto, mais raro ainda".

"Se alguma vez acontece de ser um príncipe sábio, honesto e cristão, estamos diante de uma maravilha e do sinal mais precioso da graça divina sobre esse país".

"O mundo é demasiadamente mau e não merece ter muitos príncipes sábios e honestos. As rãs necessitam cegonhas".

CRISTO

"Jesus Cristo não usou a espada nem instituiu nenhuma em seu reino".

CRISTÃO

"Entre mil, é difícil encontrar um verdadeiro cristão. Um devoraria o outro, de maneira que ninguém estaria em condições de constituir família, trabalhar pelo sustento e servir a Deus. O mundo seria devastado".

"O verdadeiro cristão não vive na Terra para si próprio, mas para o próximo, e lhe serve. Também faz aquilo de que ele próprio não necessita, mas que é proveitoso e necessário ao próximo".

"O cristão é um senhor livre de todas as coisas e não está sujeito a ninguém".

PERFEIÇÃO

"Quem mais crê e ama, esse é perfeito, podendo exteriormente ser homem ou mulher, príncipe ou camponês, monge ou leigo. Pois amor e fé não provocam, exteriormente, separações ou diferenças".

COMUNIDADE

"A minha força nada faz. Sozinho estou perdido".

PIEDADE

"Deus não consegue tornar-nos piedosos, seja humilhando ou elevando-nos. Seja através de felicidade ou infelicidade, nós sempre ficamos ou desesperados ou orgulhosos".

FALSOS PROFETAS

"Os falsos pregadores são piores do que violentadores de virgens".

"Um falso mestre, cuja doutrina seja impura, desvia uma, duas, mil e até mais pessoas".

AGRICULTURA E COMÉRCIO

"É mais divino fomentar a agricultura e diminuir o comércio. Agem muito melhor aqueles que, conforme a Escritura, trabalham a terra, procurando nela o seu alimento".

"FALAR EM PÚBLICO"

"Quando alguém sobe ao púlpito pela primeira vez, ninguém imagina o medo que ele passa. Principalmente porque vê tantas cabeças à sua frente. Quando subo ao púlpito, não olho para pessoa alguma. Fico pensando que tenho tocos à minha frente e dou um jeito de entregar a palavra de Deus".

DIALÉTICA E RETÓRICA

"A dialética ensina. A retórica move e comove. Esta pertence à vontade, aquela à razão".

"O mundo quer ser enganado. E, por isso, precisa de gesticulação".

"Se eu fosse mais jovem, cortaria e abreviaria muita coisa em minhas apostilas. Pois usei palavras demasiadas e excessivas. Ninguém consegue acompanhar nem assimilar falas tão compridas".

PAPA

"Não creio nem na infalibilidade do papa, nem na dos concílios, porque é manifesto que frequentemente se têm equivocado e contradito".

SACERDOTES E BISPOS

"Entre os cristãos não há superior, a não ser o próprio Cristo. Os sacerdotes e os bispos não são mais eminentes nem melhores do que outros cristãos. Por isso, não devem impor lei ou mandamento a outros, sem a vontade e o consentimento deles".

"Se a autoridade secular se atreve a impor uma lei à alma, aí ela interfere no regime divino, seduzindo e corrompendo as almas. Por isso é o cúmulo da loucura quando ordenam que se creia na igreja, nos pais da igreja, nos concílios".

LUTERO

"Sou um pobre e fedorento saco de verdes. Peço que meu nome seja calado e que ninguém se chame de luterano, senão de cristão. Que é Lutero, se a doutrina não é minha? Eu também não fui crucificado por ninguém. Só Cristo é o verdadeiro mestre".

QUEM FOI LUTERO

Martinho Lutero nasceu em Eisleben, Alemanha, em novembro de 1483, onde faleceu aos 63 anos. Frequentou a Universidade de Erfurt, onde se graduou como bacharel nas Sete Artes Liberais. A pedido de seu pai, ele resolveu dedicar-se à jurisprudência. Contudo, em julho de 1505, quando se dirigia à sua casa, ele foi surpreendido por uma forte tempestade.

E quando os relâmpagos e trovões estalaram ao seu redor, ele temeu ser atingido por um raio e fez um voto a Deus de se tornar monge agostiniano. Dois anos depois, também foi ordenado sacerdote católico. Além de professor de filosofia e Teologia, tornou-se preletor e intérprete das Sagradas Escrituras. Em 1517, discordando dos dogmas da Igreja Católica Romana, Lutero pregou no portão da Igreja do Palácio, em Wittengerg, suas 95 teses combatendo os abusos da Igreja, principalmente a venda de indulgências pelo frade Tetzel(interpretado no filme, pelo ator Alfred Molina).

Interrogado, negou a infalibilidade do Papa e queimou tanto a Lei Canônica como a bula de sua condenação. E ainda publicou suas três obras mais importantes sobre a Reforma Protestante antes de ter sido excomungado, em 1521. Ele também recusou a se retratar, conforme exigência do imperador Carlos V, e foi banido do reino.

Escondido pelo príncipe Frederico, o Sábio, no Castelo de Wartburg, Lutero traduziu o Velho e Novo Testamento, imprimindo-os para o povo alemão. Em 1522, regressou a Wittenberg, de onde preparou a Reforma da Igreja.

Outro escândalo e a revolução para a época. Antes de morrer e edificar o primeiro prédio do protestantismo, em 1544, em Torgau, Lutero casou-se com a ex-freira Catarina de Bora, que havia desertado do convento junto com oito outras religiosas católicas. Apenas exigindo-lhe fidelidade, Catarina foi uma esposa trabalhadora e amorosa, e lhe deu três casais de filhos.

Nenhum comentário: