terça-feira, 23 de novembro de 2010

O BORRADOR DE DEUS

Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas.

Ec 11.9

Em Tarauacá, ainda é costume comprar fiado. O cliente leva um produto e o comerciante anota a compra no borrador ou ficha. No final do mês, há uma prestação de contas: cliente paga o produto e o comerciante risca a conta.

Deus age do mesmo modo com o homem: ele nasce, faz suas escolhas e, essas escolhas determinam o modo como ele viverá nesta terra. Salomão pensando nisso, nos dar alguns conselhos:

1. Seja alegre - "Alegra-te, jovem, na tua juventude" - às vezes, se confunde alegria com ilusão. As pessoas riem, se divertem, estão em grupos animados. Pensam ser felizes, mas ao apagar das luzes, quando retornam para casa, a tristeza domina o coração. São alegres na fantasia, mas na vida real, solitários e tristes.

2. Se divirta - "recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade" - As pessoas pensam que Deus não quer que ninguém se divirta, que Ele deseja que os homens sejam sérios, muito pelo contrário, Ele deseja sempre o melhor para nós. No entanto, ele não concorda com uma série de coisas que não fazem bem a alma e jamais deve-se confundir diversão com bagunça ou libertinagem. Tudo que for saudável é o desejo de Deus.

3. Procure o melhor - "anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos" - Uma coisa que eu aprendi na vida é que nós sempre temos escolhas. Não existe essa de não há saída. Sempre existem possibilidades. E Salomão diz: procura viver de modo que sejas feliz, busca o que te satisfaz e alegram os teus olhos. É preciso deixar claro que ele não está falando de ilusões ou de utopias, mas de vida real.

4. Nunca esqueça - "todas estas coisas Deus te pedirá contas" - é certo que todo morreremos e, neste dia, teremos que prestar contas a Deus. Existe uma música que diz: "É preciso saber viver" e é justamente isto que Salomão diz - Aproveite sua vida, se divirta, procure o que te faz bem. Mas tenha sempre em mente que você terá que comparecer perante Deus para responder por suas escolhas.

Nenhum comentário: