quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

GUIADOS POR DEUS

Provérbios 16:9 “O coração do homem traça seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos”

Jamais devemos considerar nosso futuro, ou qualquer coisa em nossa vida, sem primeiro pedir que Deus assuma o controle. Ao fazermos isso temos de deixar, realmente, tudo com Ele e não perder o sono.

Há uma escada na minha casa, toda vez que subo ou desço olhando os degraus à frente, às vezes tropeço. Mas não tenho problemas quando presto atenção no degrau em que estou ou no seguinte. O mesmo acontece em nossa vida. Olhar muito adiante pode nos fazer tropeçar.

Conta-se a história de um homem que mudava de emprego freqüentemente, não por conta de salário melhor, mas porque tentava fazer algo para garantir o próprio futuro. Seu compromisso com o Senhor era mínimo, sua obsessão pelo sucesso era extremo. Porém, seu futuro não está mais assegurado hoje do que estava antes, e ele continuou correndo atrás de algo que não consegue alcançar.

Outro homem com o mesmo talento e habilidades, esse escolheu chegar-se a Deus, quebrantar-se e se submeter a Ele em todas as áreas da sua vida, decidiu buscar a Palavra de Deus e orar com fervor buscando direção divina. As portas (nas quais nem sonhou bater) se abriram para ele. Ele não tentou fazer Deus se encaixar na sua visão. Ele se encaixou na visão de Deus. Não se limitou a fazer o que cria e pedir que Deus o abençoasse. Perguntou o que Deus queria que fizesse, e quando fez, Deus o abençoou.

Abraão não disse subitamente para Sara; “Vamos arrumar nossas coisas e sair vagando pelo deserto, depois pediremos a Deus que nos leve a um lugar”. Não, Abraão andou com Deus, e Deus lhe disse para sair da sua terra e ir para um lugar que lhe mostraria.

Noé não decidiu começar a construir a arca e, depois que terminou, pediu a Deus que encontrasse uma utilidade para a grande embarcação. De maneira alguma, Noé andou com Deus, obedeceu uma ordem que Deus lhe deu, aparentemente para outros sem sentido.
Moisés não decidiu simplesmente que iria a Faraó e pediria que ele libertasse milhões de pessoas. Não. Ele estava quieto, cuidando de seu rebanho, quando surpreendentemente ouviu o Senhor chamando-o, dizendo-lhe para ir.

Esses homens andaram com Deus na vida diária. Deus falou com eles dizendo-lhes o que fazer. Eles foram obedientes, e Deus os abençoou. Será que há uma lição para nós aqui?

Nenhum comentário: