quinta-feira, 1 de outubro de 2015

MEU TESOURO

“O reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo.” 

Mateus 13:44

O texto de hoje é conhecido como “A parábola do tesouro escondido”. Apesar da linguagem comercial, não é de compra de salvação que Jesus está falando. Justamente por isso é uma parábola, ou seja, uma ilustração comum que é citada para reforçar um princípio, uma verdade. E qual é o desta história? A verdade é que o Reino de Deus tem muito valor e por isso exige um alto custo para os que querem entrar nele.  Em outro momento Jesus disse que se alguém desejava ser seu discípulo deveria negar a si mesmo, tomar a sua cruz e segui-lo (Lucas 9).  

O valor do Reino é intrínseco ao Rei. Desta maneira, é quando percebemos quem Jesus realmente é que abrimos mão de tudo o mais que julgamos valioso.  Não será a riqueza material, por exemplo, um empecilho para se chegar ao grande tesouro chamado Cristo. O cobrador de impostos Zaqueu nos mostra isso. Este homem corrupto e ganancioso abriu mão de suas riquezas ilícitas porque havia encontrado o grande tesouro, Jesus. Assim ele podia ser discípulo do SENHOR.   

Talvez você tem alguma coisa que te impede de chegar a Cristo. É algo que você estima muito. Mas será que é mais valioso que o Filho de Deus? Certamente não é. A questão é que você ainda não se deparou com este tesouro, pois, se o tivesse, abriria mão de tudo por ele. Abriria mão da embriaguês, prostituição, adultério, corrupção, roubo, e até da religião. 

Gostaria de findar dizendo que se Jesus não te satisfaz, nada nem ninguém mais o fará. Se ele não for o teu tesouro, tua pobreza transcende o social. Faça como J. Sebatian Bach, que disse: É Jesus minha alegria, meu tesouro que me satisfaz. 

Pr. José Roberto

Nenhum comentário: