sábado, 31 de outubro de 2015

O ESPÍRITO DA GRAÇAS

O Espírito Santo não é apenas o agente que manifesta a Graça de Deus em nossas vidas, mas podemos afirmar que Ele mesmo é a própria manifestação da Graça:

Quão mais severo castigo, julgam vocês, merece aquele que pisou aos pés o Filho de Deus, profanou o sangue da aliança pelo qual ele foi santificado, e insultou o Espírito da graça?
Hebreus 10:29

O contexto não é muito agradável, mas a declaração é clara: Espírito da graça. O Espírito Santo tem várias atribuições na Igreja, e uma das mais importantes é guiar os salvos à verdade e glorificar ao Senhor:

Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês. Tudo o que pertence ao Pai é meu. Por isso eu disse que o Espírito receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês. 
João 16:13-15

Este é o ponto onde quero chegar. A graça começa atuando na vida do homem trazendo-o até o Salvador e vai evoluindo, fazendo-o reconhecer a Jesus como Senhor. Mas felizmente, não para por aí.

A Graça Salvadora tem dois aspectos:

Entre Deus e o Homem, no sentido vertical, e entre os homens, no sentido horizontal.

Conforme reconheceu John Bevere, citado no início desta reflexão, a Graça capacita o homem para algo maior.

Minha definição de Graça, neste ponto mais avançado é esta:

“A Graça de Deus é a capacitação concedida pela habitação do Espírito Santo na vida do homem, dando-lhe os dons que o levam a agir cada vez mais como o Seu Senhor.”

Porque a Graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente, enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.
Tito 2:11-13

Todos recebemos da sua plenitude, graça sobre graça.
João 1:16

Dessa forma o amor está aperfeiçoado entre nós, para que no dia do juízo tenhamos confiança, porque neste mundo somos como ele.
1João 4:17

Mas, se alguém obedece à sua Palavra, nele verdadeiramente o Amor de Deus está aperfeiçoado. Desta forma sabemos que estamos nele: aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou.
1João 2:5-6

O texto citado em Tito nos diz que a Graça nos dá a esperança de uma manifestação gloriosa do Senhor e creio que esta manifestação é para a caminhada ainda neste mundo e não apenas para a eternidade:

enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo.
Tito 2:13 

Esta maravilhosa Graça nos foi concedida exatamente para esta finalidade: Sermos realmente os enviados do Senhor e Salvador Jesus Cristo, para andar como Ele andou e dar continuidade às obras que Ele começou, manifestando a Sua gloriosa presença em nós.

Este é o sentido horizontal da Graça Salvadora. Somos o corpo de Cristo.

A Graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês.
2Coríntios 13:14


Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;
Hebreus 12:14

Marcelo Tristão de Souza

Nenhum comentário: