sábado, 3 de outubro de 2015

QUEM É O CULPADO?

Minha amiga tinha uma tartaruga já há algum tempo. Cuidava dela com carinho, assim como cuida de todos os outros animais de estimação. Achou falta da sua pequena tartaruga, estava esquisito porque a mesma não andava pelo quintal, ficava em seu aquário. Um mistério, onde estaria a tartaruga.

Procurou e nada de encontrar o bichinho. Depois de alguns dias, ao limpar o canil das cachorras, encontrou o casco quebrado. As cachorras haviam matado e comido a tartaruga. Tudo porque em um descuido, alguém deixou de guardá-la na hora da limpeza. Quem seria o culpado? As cachorras que estavam presas no canil?

A tartaruga que curiosamente entrou onde não deveria? A pessoa que não guardou. Minha amiga ficou muito triste, e insistia em culpar alguém. Que dó da tartaruga ser morta dessa maneira cruel. Quando lá no Jardim do Éden o homem pecou, ao ser questionado por Deus, ele também culpou a Eva sua mulher, e esta culpou a serpente.

Então disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi. Disse o Senhor Deus à mulher: Que é isso que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente me enganou, e eu comi. Gênesis 3.12-13.

Decerto você já se encontrou em algum tempo de sua vida diante de uma situação embaraçosa em que teve de culpar alguém por ter feito algo que não devia fazer. Decerto a pessoa a quem você culpou também culpou outra por tê-la induzido a fazer o que vez, alegando sua inocência diante da astúcia de quem deve realmente receber a culpa.

Afinal que é o culpado das coisas acontecerem? Será que nós estamos assumindo as nossas culpas? Será que nós estamos culpando outros? Jesus ensina-nos através de seu exemplo a sermos homens e mulheres de verdade, enfrentar os problemas de cabeça erguida, assumir os erros tendo a consciência tranquila.

É necessário encarar os problemas de frente, confiando em Deus, que é misericordioso. Ninguém está livre de errar e pecar. Mas temos um advogado, só precisamos clamar, confiar e a vitória vem. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. 1º João 1:9.

Quando confessamos nossos pecados e nossas culpas, ficamos livres. Não há acusação. Que possamos viver de maneira sensata, assumindo as nossas culpas e não culpando os outros. Que possamos viver em comunhão praticando a justiça.

Se sabeis que ele é justo, sabeis que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele. 1º João 2:29.

Valéria Belotti

Nenhum comentário: