segunda-feira, 25 de abril de 2011

ÁRVORES

Não há árvore boa que dê mau fruto; nem tampouco árvore má que dê bom fruto.

Lucas 6.43


Dificilmente o ser humano age por instinto, ele é movido quase sempre por uma força muito maior do que a necessidade de sobreviver. Essa força age no coração e contamina toda a vida produzindo ações, frutos e consequências.

Jesus usou a metáfora das árvores. Uma árvore só pode produzir seus próprios frutos. "Não se colhe figos de espinheiros". Geneticamente todo vegetal já nasce programado para desempenhar uma função. Bananeiras produzem bananas, goiabeiras, goiabas e laranjeiras, laranjas.

Todo homem que cultiva sabe que um fruto ruim não tem culpa de o ser assim, ele é apenas consequência do que a árvore, o solo, as pragas ou o clima produziram. O fruto é apenas o resultado de uma ação mal executada.

Portanto, Jesus falou: "Não há árvore boa que dê mau fruto;" Toda árvore só pode produzir seus próprios frutos e, eles estão na total dependência do que a árvore for capaz de dá.

O que Jesus de fato falou é que o homem não poderá produzir o bem aos olhos de Deus se não tiver sua essência mudada. Só uma árvore boa produz bons frutos espontaneamente, frutos que provem do mais intimo do coração  sem  o interrese, o fingimento, a competição, a política.

Uma árvore se conhece pelos frutos diários não por aqueles produzidos mediante os holofotes. É no silencio do dia a dia, não nas capas de jornais. Uma árvore boa não necessita da aprovação de ninguém, ela age movida pela força do coração, da consciência e do amor.

Nenhum comentário: