sexta-feira, 1 de abril de 2011

CRER OU SENTIR?

Romanos 1:17 – “...O justo viverá pela fé.”

A presença de Deus não é assunto de sentimento. Não percebemos Deus pelos nossos sentidos nem pela nossa emoção. Mesmo que o céu esteja coberto por espessas nuvens negras, perceba que o sol continua brilhando em seu percurso. Mesmo que não haja qualquer evidência da presença de Deus, Ele continua presente em todo lugar, o salmista mesmo declara em Salmo 139:7-10 - “Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá.”

Temos que Crer reio na presença de Deus em todo lugar nesse universo porque a sua palavra afirma que Ele está presente em qualquer lugar. Isto é fé, pois a fé se baseia apenas na suficiência da Palavra de Deus. Ainda que não passamos a sentir a menor comprovação e não haja qualquer sinal de sua presença no universo, temos que crer que Deus está bem presente porque sua palavra afirma. A fé está relacionada apenas com a Palavra de Deus. Se não houver sinal da Palavra de Deus não há a menor fagulha de fé. Ninguém que crê baseado na Palavra de Deus precisa de qualquer sentimento para colaborar com a sua fé, pois a verdadeira confiança só carece da verdade de Deus para se sustentar.

Isso significa que temos que ser contra o sentimento? Não. Absolutamente não. Mas o sentimento nunca será o fundamento da fé. Ninguém precisa de emoção para crer; se houver alguma emoção em sua crença, tudo bem. O sentimento não pode ser a locomotiva do trem, mas pode ser um vagão. A fé depende somente da Palavra de Deus para se manifestar e o sentimento pode ou não acompanhar a fé. Romanos 1:17 “ Visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.”

A fé é a certeza que veremos e teremos as coisas que precisamos e pedimos a Deus. Fé não é a “sensação” que seremos atendidos, é a certeza que Deus faz o impossível. Não é o sentimento do coração, mas a palavra que revela, que faz toda a diferença. “Crer ou sentir?” eis a questão! Creia mesmo que não sinta, eis a solução!

Nenhum comentário: