segunda-feira, 18 de abril de 2011

NÃO FIQUE ANSIOSO

“Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?”

Mateus 6:25 

Quando foi a última vez que você esteve ansioso ou preocupado? Talvez não faz muito tempo, talvez agora mesmo você está desta forma. Mas não deveria ser assim. Sabe por quê? Jesus deu algumas razões para não vivermos ansiosos em Mateus 6: 25-34.

Primeiro, não devemos andar preocupados ou ansiosos porque a ansiedade é cega (v.26). “Observai a as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem a ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta”. A ansiedade deixa de ver a bondade de Deus no mundo, pois, se Ele cuida das aves, certamente cuidará de nós. Nós valemos mais que muitos pardais (Mateus.10:31).

Em segundo lugar, não devemos andar ansiosos porque é inútil (vs.27). “Qual de vós, pó ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso de sua vida?” Um côvado é a medida de 45 cm. Mas o sentido aqui é mais de tempo que de estatura. Assim Jesus mostra que o homem não pode acrescentar nem uma hora à sua vida.

Por fim, não devemos andar ansiosos porque não reflete nossa filiação divina. “Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas.” (vs.32) Os filhos de Deus confiam Nele e esperam Seu auxílio. Os filhos de Deus sabem que valem mais que aves e plantas, sabem que Seu Pai lhes ama muito.

O que fazer então para não viver ansioso? Jesus nos dá a resposta no verso 33- “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Estas palavras significam que o cristão deseja primeiro e acima de tudo que se complete a vitória de Deus sobre o mal, e que a Sua justiça, isto é, os Seus padrões de justiça, sejam aceitos universalmente. Não é por menos que na oração do Pai Nosso vem primeiro “venha o teu reino” e só depois “o pão nosso de cada dia dá-nos hoje”. Alguém disse: “pedi as coisas celestiais, e as terrenas vos serão dadas também.”

Portanto, leve em conta essas razões e deixe a preocupação, a ansiedade. Vamos fixar nossos olhos naquilo que é eterno. Não antecipe uma dor, ou dificuldade que talvez nem venham. Mas, se vierem, o Pai celeste cuidará de ti, pois Ele é soberano e amoroso.

Nenhum comentário: