quinta-feira, 14 de julho de 2011

NÃO FUJA

“Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do SENHOR...”

 Jonas 1:3ª

Você já deve ter visto ou ouvido falar de grandes fugas. Uma dessas é contada no filme “A Fuga de Alcatraz”. Mas nem todas essas investidas acabam bem. Um dia desses foi reportado a descoberta de um túnel que dava acesso a um dos presídios paulistas. Nesse caso, o plano para escapar da cadeia foi  frustrado. Encontramos na Bíblia a tentativa sem sucesso de fuga do profeta Jonas. Ele não estava preso, mas fugia de uma ordem de Deus.

O SENHOR havia chamado Jonas para pregar contra a malícia crescente da cidade de Nínive, capital do império Assírio (Jonas 1:1-2). O profeta, porém, fugiu da presença de Deus, ou pelos tentou. Em vez de ir para o destino apontado, Jonas pegou um barco para Társis, cidade que ficava na direção totalmente contrária e distante de onde deveria ir. Daí em diante ocorre uma sucessão de acontecimentos dirigidos pelo SENHOR soberano, de modo que o profeta foi lançado ao mar para que a tempestade que assolava o navio cessasse.

Deus salvou o seu profeta por meio de um grande peixe, no ventre do qual Jonas permaneceu três dias e três noites (1:17). Em ato soberano sobre a natureza, o SENHOR fez o animal aquático vomitar Jonas na terra. Depois de receber outra vez a ordem de pregar aos ninivitas, o profeta obedeceu.

A fuga de Jonas é a nossa também. Tentamos fugir daquilo que o SENHOR nos ordena. Fazemos isto quando deixamos de orar, congregar, ler a Bíblia, evangelizar e, principalmente, quando deixamos de amar. Paremos de fugir de nossas responsabilidades.

Como Jonas, muitas pessoas tentam fugir da presença de Deus. Não podemos fugir da presença de Deus, mas podemos levar uma vida totalmente desprovida da presença de Deus no sentido de não fazer o que lhe agrada. Se você é uma pessoa assim, mude de atitude. Na verdade, não adianta fugir de Deus. Será um esforço inútil. Hoje te convidamos a parar de fugir de Deus e render-se ao Salvador, que é Cristo Jesus, o Senhor. Convide-o a ser presente em seu viver.

Pr. José Roberto

Nenhum comentário: