quinta-feira, 3 de junho de 2010

INCERTEZAS

Não te glories do dia de amanhã, porque não sabes o que trará à luz.

Provérbios 27.1


Há um ano, um Airbus A330-200, avião da Air France, saiu do Rio de Janeiro e desapareceu do radar, após ter passado pelo Arquipélago de Fernando de Noronha. Nesse acidente, morreram 228 pessoas, de 23 países.

Cada uma dessas 228 pessoas tinha planos e sonhos e pretendia realizá-los. Às vezes, costumo pensar que cada um tinha certo no coração o que ia fazer quando o avião pousasse em Paris. Nós, humanos, costumamos pensar que os nossos projetos são infalíveis e que viveremos para sempre. No entanto Tiago disse: "Vós não sabeis o que sucederá amanhã."

Se não sabemos nada do amanhã por que continuamos vivendo como se tudo estivesse em nossas mãos? Porque nos faz bem acreditar que temos o controle. Pedro é um bom exemplo. Jesus estava no Monte das Oliveiras e Pedro disse que se fosse necessário morreria por ele. Que terrível engano. Ele não morreu, mas fugiu abandonando o Mestre.

Mesmo quando planejamos até os pequenos detalhes, o mundo se apresenta cheio de incertezas. Quem já não acordou sorrindo, repleto de felicidade, pensando que o dia seria uma festa, mas ele termina com lágrimas e dor?

Se o homem não pode ter certeza do amanhã, como então se proteger das incertezas? Ele pode! Mas Ele precisa aprender a confiar em Deus e acreditar que Ele guardará os seus passos. Mas é preciso ter um espírito renovado para sobreviver com fé quando as incertezas o atingir.

Jó, após passar por toda sorte de males disse: Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.  O homem precisa procurar Deus e entregar a sua alma aos cuidados do Pai, porque para o Pai não existe incertezas.

Nenhum comentário: