sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

A GRAÇA DE DEUS



2 Coríntios 8:1 – “Também, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus concedida às igrejas...”



É comum em algumas pessoas, depois de receber uma bênção, agradecer pela "graça que Deus lhes concedeu". Normalmente, pensamos em alguma coisa especial recebida em resposta às orações. Pode nos surpreender quando encontramos alguns comentários de Paulo sobre a graça de Deus concedida a igreja da Macedônia.


Em 2 Coríntios 8:1-7, Paulo falou sobre a necessidade dos cristãos da Judéia e sobre a prontidão dos irmãos da Macedônia em ajudá-los. Ele descreveu o sofrimento das igrejas da Macedônia como: muitas tribulações, profunda pobreza. E qual foi a graça concedida? Livres das tribulações? Bênçãos financeiras para resolver o problema da pobreza? Não. A graça de Deus concedida aos pobres da Macedônia foi o privilégio de poderem tirar dinheiro dos seus bolsos para ajudar outros pobres. E Paulo, admirado com a atitude desses irmãos, explicou no VV. 3: "Porque eles, testemunho eu, na medida de suas posses e mesmo acima delas, se mostraram voluntários, pedindo-nos, com muitos rogos, a graça de participarem da assistência aos santos." A oportunidade de se sacrificar foi uma graça de Deus concedida àquela igreja.


Alguns anos mais tarde, Paulo escreveu aos filipenses e falou, de novo, de uma graça de Deus concedida: "Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo e não somente de crerdes nele, pois tendes o mesmo combate que vistes em mim e, agora, ouvis que é o meu" Filipenses 1:29-30. Eles tiveram o privilégio de sofrer por Cristo, assim demonstrando a mesma atitude que os apóstolos: "...regozijando-se por terem sido considerados dignos de sofrer afrontas por esse Nome" Atos 5:41.


Nossa tendência, muitas vezes, é de pedir que Deus nos livre de tribulações, perseguições e problemas financeiros. Não seria melhor pedir a coragem e a fé para crescer no meio dos problemas?


Senhor aumenta-nos a fé!

2 comentários:

Unknown disse...

2 CORÍNTIOS 4:8 "Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados."
2 CORÍNTIOS 4:17 " Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;"
tudo que sofremos hoje, não se compara com a glória que será revelada em nós, que tenhamos fé, esperança e confiança no nosso Senhor e salvador Jesus Cristo.
por que a graça dele se renova a cada manhã sobre nossas vidas, amém

Janderson Martins disse...

Quantas bençãos recebemos de Deus e muitas vezes nem agradecemos, a graça de Deus é imensa para conosco, pois sempre concede o que precisamos.
Como estar no texto muitos pedem bens matériais e esquecem de pedi proteção, e que Deus ajude-o a vencer as provas.
Que possamos pedir, e quando recebermos as bençãos possamos agradecer.