terça-feira, 1 de dezembro de 2009

O PERIGO DA NEGLIGÊNCIA MISSIONÁRIA


Jonas 1:3 – “Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do Senhor,...”

Este é o tema que estamos estudando na Escola Bíblica Dominical junto com os adolescentes, e já estamos debatendo este tema a dois domingos, e ele contém ensinamentos maravilhosos para nossas vidas. Estamos assimilando baseado em Jonas 1, onde percebemos a negligencia deste servo por simplesmente ter contato com determinado povo, preferindo assim tomar sua própria direção.

Se analisarmos tais versículos, perceberemos que Jonas não era um covarde, nem um homem indeciso e sem personalidade, mas qual era então, o problema de Jonas? Ele falhou por se deixar guiar por conflitos raciais de um falso senso de patriotismo. O povo Assírio era um grande inimigo de Israel, e Deus queria pregar àquela nação, mas era justamente o que Jonas desejava evitar. Salvar o inimigo, nem pensar!

Esta história serve para nos lembrar que ninguém pode impedir a graça salvadora de Deus estendida a todos os homens. Mas tem gente que se ilude achando que pode escolher seu próprio caminho, fugindo da vontade de Deus. Esse foi o grande erro de Jonas, pois o caminho da desobediência o levou cada vez mais para baixo: para o fracasso.

Que possamos entender que o caminho da desobediência, à primeira vista, parece ser o caminho mais fácil, mas na verdade é a “estrada do fracasso” que nos conduz sempre para baixo, para o “fundo do poço” como aconteceu com Jonas ao perceber sua negligência, foi parar no porão do navio.

2 comentários:

Miller disse...

Desde que Jesus veio a este mundo e comissionou os seus discípulos a mensagem é a mesma: "ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura". Que Deus nos ajude a obedecermos sua ordem.

Janderson Martins disse...

Muitas vezes acontece algo na nossa vida , pois Deus tem um plano, mas geralmente o que acontece é que nós não somos pacientes e muitas vezes queremos fazer aquilo que vem na nossa mente. Só vamos entender mais tarde quando o plano de Deus for cumprido.
Mesmo que doa hoje, um dia vou agradecer.
E que estejamos sempre prontos a pregar a palavra de Deus para todas as pessoas.