domingo, 20 de dezembro de 2009

SUMO SACERDOTE

Hebreus 10:21-22. - "...e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência, e lavado o corpo com água pura"

O elemento essencial de todo sumo sacerdote é que, além de ser chamado por Deus, ele precisa ter algo para oferecer como sacrifício. Isto era verdadeiro quanto aos descendentes de Arão, que eram sumos sacerdotes sob a lei de Moisés, e é verdadeiro de nosso sumo sacerdote: Jesus Cristo.


A diferença entre estes dois sacerdotes é impressionante. Os sumos sacerdotes, sob a lei, tinham somente o sacrifício de sangue de animais para oferecer. Mas isto, temos certeza, não pode retirar o pecado. Nosso sumo sacerdote, Jesus, ofereceu a si mesmo como sacrifício, um oferecimento que limpa a consciência das obras mortas do pecado.


Jesus, como nosso sumo sacerdote, é descrito tanto como advogado como intercessor. Ele sempre vive e intercede por nós, uma intercessão que inclui mais do que perdão pelos pecados. Ele está ali para interceder de qualquer modo que precisemos, dando-nos força para superar a tentação, conforto em meio ao sofrimento ou privação, ajuda quando enfrentamos enfermidades, e sabedoria quando somos desafiados a tomar duras decisões.


Ele, como intercessor, também é advogado. Um advogado, um ajudante que os réus literalmente levavam ao tribunal para que ficassem ao seu lado e defendessem o seu caso. O Espírito Santo foi um advogado ou "Consolador" que os discípulos tiveram com eles para guiá-los em toda a verdade.


Como nosso advogado, Jesus fica, não somente ao lado de Deus no tribunal celeste, mas fica ali em favor de seus discípulos. Ele entende nossas fraquezas, nossas frustrações, nossas ansiedades, nossas angústias; e ali está para ouvir e defender nosso caso diante de Deus. Junto ao trono de Deus estão a "misericórdia" e a "graça" para nos ajudar nos tempos da necessidade.


Lembremo-nos, portanto, de não desanimar, mas orar sempre quando temos necessidade de Deus. Deus nos ama, Ele sabe o que é melhor para nós, e tem poder para nos dar. Certifique-se de pedir-lhe, mas lembre-se também de agradecer através de Jesus, nosso sumo sacerdote.

2 comentários:

Miller disse...

Todos nós temos quem nos acusa diante de Deus, o diabo, ele dseja afastar-nos da vontade e proteção de Deus, mas Jesus morreu numa cruz como sacríficio e está a nos defender como advogado diante do Pai.

Obrigado Jesus!

Janderson Martins disse...

Nós temos muito que agradecer ao Pai por nos ajudar e nos proteger das mãos do inimigo, mesmo com as nossas falhas, Ele estar pronto para lutar por cada um de nós.
Que grande amor Deus tem para conosco.