quarta-feira, 18 de agosto de 2010

DIAS MAUS

Efésios 5:15-16 – “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus”.

O apóstolo Paulo, adverte, aos nossos irmãos na Igreja em Éfeso, da aproximação de dias que, certamente, nem eles nem nós desejaríamos viver. Dias de morte, de solidão e sem esperança. Dias que batem a porta do nosso coração e nos cobre de aflições, angústias e dores, tudo que reveste a nossa alma. É como se o apóstolo nos dissesse em outras palavras: “preparem-se, meus amados irmãos, pois a qualquer momento, os dias maus estão por vir”. O desejo de viver aos poucos vai cedendo lugar ao da morte como consolo e refrigério ao nossa alma. O apóstolo apenas trazia à memória daquele povo o que o próprio JESUS alertara algum tempo antes: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo: eu venci o mundo” João 16:33.

Em nosso tempo, esses dias de lágrimas incessantes podem ser traduzidos de diversas maneiras: são os dias em que, depois de um crente em Jesus orar muito pela recuperação de um ente querido, vê o mesmo descer à sepultura e, assim, faz as suas as palavras do salmista: “Por que te conservas longe, Senhor? Por que te escondes nos tempos de angústia?” 10:1. Para outros, dias perversos são aqueles em que o marido ou a esposa abandona o lar, destrói a família e o casamento; ou até mesmo quando os pais veem seus filhos encarcerados no mundo das drogas, do álcool e da prostituição, Desemprego, fome, enfermidades, depressão e outras caisas das inúmeras dos dias mais tristes de nossa vida.

A dor nos ensina a viver, nos amadurece. A perda parece que nos traz conquistas. As angústias fazem-nos sair de um estágio como de fosse de adolescência, para um outro de maturidade e experiência. Quem vai a um velório aprende, a partir da perda e do sofrimento, que a vida tem de ser vivida responsavelmente, que os nossos minutos aqui neste mundo estão contados. Mas existe as festas que achamos que não tem nada a ver mas que nos maquia a vida, cria-nos grandes ilusões, fantasias, falsas alegrias e nos afastam de DEUS. Daí a razão na qual o apóstolo Tiago ter escrito: “Senti as vossas misérias, e lamentai, e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza” 4:9. Só se sabe o valor de uma lágrima quem muito já chorou. Só se conhece o amor do outro por nós quando passamos por grandes provações. A fé só é medida e conhecida nos momentos de tribulações.

Paulo, foi um dos que mais padeceram necessidade, afrontas, violência por causa do Nome de JESUS. Os dias maus pareciam uma constante e sem fim na sua vida. Mas ainda assim, ele escreveu: “Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Pois quando estou fraco, então é que sou forte” 2 Coríntios 12:10. A explicação de tamanha fé está em outra carta que redigiu: “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho” Filipenses 1:21. No mesmo livro, ele complementou: “E o meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo a sua gloriosa riqueza em Cristo Jesus” 4:19.

Os dias maus estão ai a nosso ver, mas não existe nada melhor do que abrigar-se debaixo das asas do Senhor, porque Ele e somente nEle, há esperança de vencermos os dias maus.

Nenhum comentário: