terça-feira, 3 de agosto de 2010

PAI E AMIGO

Provérbios 4:1 – “Ouvi, filhos, a instrução do pai, e estai atentos para conhecerdes o entendimento.”

Todo nós sabemos bem o bê-á-bá da nossa família. Sabemos seus costumes, aquilo do que mais gostam, suas controvérsias, e até o que os aborrecem. Sabemos quem briga com quem, por que discutem, suas diferenças.

Provavelmente, sem ser aqui machista, poderia dizer que a figura de frente de qualquer família é um pai. Isso sem desmerecer a figura da mãe, que espelha a força, o amor e a proteção da família. Mas um pai parece ter a capacidade de influenciar não somente os filhos, mas até mesmo esta mãe.

Muitas vezes, você deve ter ouvido falar de pessoas que consideram como seu "verdadeiro pai" aquele que o criou, ensinou, alimentou e até mesmo o puniu quando foi necessário, independente do fato de ele ser o seu pai biológico. O "dia dos pais" é comemorado em caráter mundial, e cito aqui dando uma pesquisada, Estados Unidos, Portugal, Peru, Reino Unido, Brasil.

Porém, algumas pessoas somente prestam homenagem ao pai neste dia, algumas desculpas em parte como: ele é muito ocupado ou está sempre ausente, em parte porque já tem sua própria família e não o vê com frequente, e em parte, vamos ser sinceros, por desinteresse.

Quantas pessoas já perderam seu pai, não podendo lhe prestar uma homenagem direta neste mês de agosto. Infelizmente, muitos dos leitores podem achar, com razão, que jamais tiveram um pai de verdade. Um grande consolo, e uma realização, seria dedicar este momento para agradecer o maior de todos os pais. PRESENTE, embora invisível, AJUDADOR, embora super-poderoso. AMIGO, embora capaz de cobrar erros. Mais SÁBIO do que todos que Habitam a Terra, mas compreensivo com a limitação humana.

Você já deve ter desconfiado que me refiro, a Deus, a respeito de quem Jesus que claramente o designava Pai, dizia estar atento a todas as nossas necessidades, bastando que pedíssemos algo a Ele para que nos ouvisse.

Ele seguramente é o maior de todos os pais, mas por sua justiça e bondade, merece que O respeitemos, ouçamos a sua voz, e O chamemos, como ensinam as escrituras de "Abba", que significa "paizinho".

Sinta-se hoje como filho amado, pois você não está sozinho, nem nunca esteve. Você tem um Pai.

Nenhum comentário: