quinta-feira, 5 de agosto de 2010

JAIRO - A FÉ VENCEU

E aconteceu que, quando voltou Jesus, a multidão o recebeu, porque todos o estavam esperando. E eis que chegou um homem de nome Jairo, que era príncipe da sinagoga; e, prostrando-se aos pés de Jesus, rogava-lhe que entrasse em sua casa;

Lc 8.40-41


Jairo era um homem influente e importante, o príncipe da sinagoga. Ele já havia se encontrado com Jesus antes, num sábado quando o mestre leu o rolo. O príncipe da sinagoga era quem entregava os livros, no caso Jairo (Lucas 4.14-21).

Mas agora, Jairo buscava Jesus com uma intenção: salvar sua filha. Não foi fácil para este religioso fazer isso. Os sacerdotes, escribas e farizeus odiavam a Jesus e o queriam morto. Mas Jairo era um bom pai, vira os milagres e ouvira os ensinamentos de Jesus. Apesar de todos ao seu redor dizerem que Jesus era um falso profeta e mestre, ele creu que Deus estava com Jesus e seu coração de pai buscou a resposta na pessoa de Cristo para doença que consumia sua filha.

Não sabemos o que aconteceu com Jairo quando as questões da sinagoga, mas o seu encontro com Jesus mudou sua vida. A filha dele foi salva da morte naquele mesmo dia e, ele pode tê-la por mais alguns anos.

Jairo é um exemplo de pai para todos nós. Colocou a família acima de tudo e todos e buscou a Jesus Cristo para solucionar a dor e a tragédia que já se anunciava em seu lar, e, mesmo quando todos se opuseram dizendo que sua filha estava morta, ele acreditou que Jesus podia trazê-la a vida.

Que Deus nos ajude a buscar a Deus e confiar a ele nossa família como o fez Jairo.

4 comentários:

Gonçalves disse...

Só uma pequenina, mas importante correção: o verbo PODER encerra um lapso de dúvida, incerteza, quando usado no pretérito imperfeito ou no presente do subjuntivo - PODIA. Assim, o mais correto seria dizer que tão logo Jairo ouviu as animadoras e promissoras palavras de Cristo "não temas, crê somente, e ela será salva!", ele DESCANSOU na CERTEZA de que sua filha voltaria a viver.

Gonçalves disse...

Só fazendo um adendo: "PODIA" equivale à conjugação do verbo supra aludido no tempo pretérito imperfeito. PODE(S).

Gonçalves disse...

"PODE(S)" foi escrito por um lapso. Queira, portanto, desconsiderar.

Gonçalves disse...

Jairo é um exemplo para nós seguirmos: devemos descansar na promessa do Salvador. "Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que em tempo oportuno vos exalte, lançando sobre Ele TODA a vossa ansiedade, PORQUE Ele TEM CUIDADO de vós." I Pedro 5:6 e 7.