terça-feira, 31 de março de 2020

O PÃO NOSSO DE CADA DIA

Ninguém é digno do prazer de viver, se não usar suas angústias, ansiedades e aflições para irrigar a vida. Ninguém é digno das flores, se não sujar as mãos para lavrar a terra e cultivá-la. A existência tem curvas imprevisíveis, perdas inesperadas, choques fora do plano que traçamos.

Quando olhamos para o relacionamento que Jesus tinha com Seus discípulos, verificamos que Ele os testava constantemente. Era capaz de enviá-los sem suporte financeiro e sem alimentos para uma terra estranha. Orientava-os a experimentar o vale do medo e a construir segurança mesmo quando o mundo desabava sobre eles. Corria risco de ser morto por proteger uma prostituta sem nenhuma religiosidade aparente e queria que os Seus discípulos aprendessem a amá-la independentemente de seus comportamentos. Para espanto deles, o Mestre não tinha medo de expressar Seus pensamentos em lugares onde se recomendava a prudência.

A oração do Pai-Nosso é uma síntese complexa do que Jesus viveu e ensinou. O Deus dessa oração não prometeu caminhos sem obstáculos, oceanos sem tormentas. Mas prometeu o pão cotidiano em cada travessia, força na angústia, coragem nas incompreensões e paciência nas perdas.

Deus não prometeu uma existência sem desertos, mas ensinou que há um oásis nos escombros das dores. Não prometeu campos de flores, mas ensinou, através de Jesus, que há dignidade nos vales dos temores e esperança nos abismos das derrotas. Ensinou que a vida deve ser homenageadas a cada momento como um espetáculo único.

Deus não facilita a vida humana. Uma análise do comportamento de Deus indica que, se atender prontamente todas as necessidades humanas, criaria exploradores, e não seguidores, pessoas autoritárias e não altruístas.

O próprio Jesus comenta que é necessário bater, bater e bater à porta desse misterioso Pai. Não é um processo instantâneo, mas exige o esforço da fé, da paciência e a sabedoria que Ele tem o tempo certo para tudo.

Fonte: Augusto Cury, em “OS SEGREDOS DO PAI-NOSSO”

segunda-feira, 30 de março de 2020

NÃO TENHA MEDO

Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia, Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia... Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.

Salmos 91:5,6-9

Em tempos difíceis como os que estamos vivendo é fácil deixar o medo invadir o coração. O medo é como uma trepadeira que se agarra a uma árvore e a vai envolvendo com seus ramos curtos e pequenos.

O homem dominado pelo medo vai perdendo as forças. Medo da doença, medo da eternidade, medo do futuro. E quando o medo e a ansiedade querem tomar o coração e os pensamentos você deve lembrar desta verdade: Deus é o nosso refúgio!

Refugiar-se em Deus significa poder ficar tranquilo. Não há nada mais a temer? Há! As coisas ruins vão continuar acontecendo, porque o mundo é assim. Mas significa que Deus está com você, Ele vai te dar segurança para enfrentar tudo sem deixar o mal e o medo te destruírem.

Será que existe algo que Deus quer nos dizer em meio a essa pandemia global? Sim! Ele diz "Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça." - Isaías 41:10

Quando o Mundo Cai ao meu Redor - Juliano Son.


Fandermiler Freitas

sexta-feira, 27 de março de 2020

SABEDORIA NO OUVIR

Saber ouvir é uma arte, e como tal exige preparo, talento e inspiração. Como pastor, muito mais ouço do que falo, e nem sempre estou tão pronto a ouvir quanto eu mesmo gostaria e precisaria estar. Estamos em processo.

Mas para aquele que está errando, muito precioso é ter ouvidos que ouçam, porque uma correção ou repreensão pode fazer toda a diferença entre continuar errando e passar a acertar. Os caminhos dos que erram se cruzam dos que podem ajudar e corrigir, e isto é feito intencionalmente pelo Regente de todas as coisas. Para quem sabe aproveitar as coisas que Deus faz, é aí que tudo acontece.

Ser corrigido é como encontrar um presente e não conseguir abrir o pacote. Quem abre tem preciosidades, como jóias de ouro puro. Tenho um amigo que sempre que é advertido ou insunua-se que ele esteja errado ele diz \"Deus deve estar querendo me dizer alguma coisa, vou ficar atento e orar\".

Assim deve ser a atitude e a postura dos que querem de fato servir a Deus e não ao seu próprio ventre. Não posso mentir: não gosto de ser corrigido, gosto muito mais quando estou certo e sou elogiado ou motivado. Claro, sou humano. Mas eu preciso mudar, sei disso, e estou me esforçando para isso. É este o jogo, fazer força para gostar do que não gostamos. Podemos chamar isso de transformação.

Mas nosso desafio, meu e seu, é entender e aceitar as correções como algo precioso, que tem muito valor.

Pai, eu quero saber ouvir e valorizar as correções, porque quero te servir correto. 

Mário Fernandez

SUPERIOR?


quinta-feira, 26 de março de 2020

TODAVIA ME ALEGRAREI

Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado, todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação. 

Habacuque 2:17, 189

Em momentos de crise, nos abatemos e deixamos a tristeza e seus soldados construir castelos de desesperos, decepção, medo, incertezas e pensamentos negativos. É incrível como esses sentimentos destroem tudo o que a vida demorou anos para erguer.

Habacuque vivia numa época dura, sentia-se completamente só em sua fé - as pessoas perderam-se, já não eram o povo de Deus e viviam a seu próprio modo, os líderes que deviam cuidar das pessoas eram gananciosos e praticavam as piores injustiças.

Ele começou a questionar: por que Deus assisti tudo inerte? por que não age? Por que permiti tudo isso. Sua fé ruiu? Não! Ele sabia que Deus estava no controle de tudo, então ele tomou uma decisão: trocar toda a angústia e tristeza por uma viva esperança em Deus.

"Ainda que a figueira não floresça..." que afirmação forte. Você sabia que nem tudo vai dar certo, que nem todos os nossos sonhos se realizarão e que nem todas as suas orações serão ouvidas? O que fazer? Se desesperar e cair em profunda tristeza? Não! Isso não vai ajudar em nada.

"...eu me alegrarei no Senhor..." Foi o que Habacuque fez! Enche-se da alegria de Deus é o segredo. Não importa a circunstância, se você  se alegrar em Deus, nada poderá lhe tirar a paz.

Todavia Me Alegrarei – Leandro Soares


Fandermiler Freitas

ETERNO


quarta-feira, 25 de março de 2020

DESEJANDO A MORTE

Peço-te, pois, ó SENHOR, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver.

Jonas 4:3

Jonas era um homem que devia estar feliz. Afinal foi enviado numa missão e, depois de algumas lutas e dilemas, fora bem-sucedido. Mas não estava e, apesar do sucesso, um sentimento de tristeza o consumia por dentro, o perturbava e o afligia até os confins da alma.

Quando o coração perde a alegria e o encanto da vida, aos poucos os sonhos vão morrendo, o espírito se abate e o desânimo se apodera da alma, o mundo se torna sem cor, brilho, alegria. A paz foge do coração e a angústia envolve a vida numa áurea de incerteza. É como se o ser não fosse de lugar algum. A solidão que reside dentro dele é tão forte que ele se sente um total estranho.

Quando Jonas acordou àquela manhã, ele sentia-se só, mesmo com Deus ali. Parecia que sua existência era uma completa perda de tempo. Não sentir-se útil é um grande problema. Ele não estava feliz. Sabe quantas pessoas se sentem assim no mundo? Milhares. Até, às vezes, eu me sinto assim. No entanto, em vez de pedir a morte, busquemos a Deus e roguemos que ele nos ajude e nos abra os olhos para o verdadeiro sentido desta vida.

Quando compreendermos que não é o sucesso financeiro, as altas posições sociais, os cargos públicos e o poder que alcançarmos durante a vida que nos farão preencher o vazio da alma e trazer paz, felicidade e a alegria de viver, vamos compreender como Davi: "Porque a tua graça é melhor do que a vida;" - Sl 63.3. Neste dia entenderemos o que Jesus disse aos seus discípulos hora antes de ser morto: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize." - João 14:27.

A resposta de Deus para Jonas foi criar uma árvore e ensinar-lhe que existe muitas outras coisas além do que está dentro dele. Foi preciso Deus abri-lhe os olhos para que entender que mesmo em meio a dor a vida é um presente do Pai e, por isso, enquanto estamos vivos ela será sempre o momento de celebrar as bênção dos céus e não a morte.

Fandermiler Freitas

O CERTO E O ERRADO


terça-feira, 24 de março de 2020

BUSCAR A DEUS

Não tenha medo do que você está prestes a sofrer. O Diabo lançará alguns de vocês na prisão para prová-los, e vocês sofrerão perseguição durante dez dias. Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida.

Apocalipses 2.10

É tão difícil cruzar o deserto, subir a montanha ou lutar em um pequeno barquinho contra a tempestade em alto mar. Eu não sei qual a tua situação. É a doença, a morte, problemas financeiros, a família, são coisas que te dominaram e te fizeram afastar-se do caminho? Eu não sei o que perturba teu coração e te tira a paz, mas uma coisa é certa: você não precisa está só!

Você precisa buscar a Deus e o seu coração terá a companhia de Deus e se o ouvi, ele já não será tão perigoso, porque Deus jamais manda alguém fazer o mal! Você sabe o que é alegria, paz, companhia em meio as tragédias da vida? É isso que ele promete.

Uma coisa que eu tenho observado durante minha caminhada nesta terra é que as pessoas buscam a Deus para receber muitas coisas, enquanto Deus quer lhes dar outras. 

O homem quer a cura de doenças; Deus quer salvar a sua alma;

O homem quer restaurar a família; Deus quer restaurar o seu coração da mágoa, do ódio, da falta de perdão;

O homem quer melhorar a vida; Deus só quer prepará-lo para a outra vida;

Por que você tem buscado a Deus?

Hino: Vai Valer a Pena, Livres com participação de Heloisa Rosa.



Fandermiler Freitas

IGREJAS


segunda-feira, 23 de março de 2020

OUSADO AMOR

Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.

Rom. 5.8

Alguém pode dizer que Deus não existe, que é uma ilusão, uma utopia de corações pequenos, sem instrução e leigos. Mas quando uma pessoa é tocada pelo amor de Deus e sente sua presença enchendo sua vida, ele jamais será o mesmo nem pensará como antes. Sabe o por quê? Porque Deus prova o seu amor por nós e esse amor é sentido. E isso não é sobre religião, é sobre Deus!

Existe um engano muito grande - as pessoas querem encontrar o amor de Deus aqui entre os homens maus e os tempos difíceis e, por isso elas reclamam e dizem que Deus não Existe. Mas na verdade, elas tem se decepcionado com o amor humano, que é imperfeito, frio ou pela total falta dele.

Outros se enchem das ciências e encontram nas letras algum conforto para o vazio da vida, mas se afastam completamente de Deus e chegam a negar sua existência. Mas isso, tem uma explicação. O Pai já declarou que se pode encontrar quase tudo na ciência, menos Deus - Eles estão procurando no lugar errado. - Onde está o sábio? Onde está o homem culto? Onde está o questionador desta era? Acaso não tornou Deus completamente insensata a sabedoria deste mundo? Considerando que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, foi do agrado de Deus salvar os que creem por intermédio da loucura da proclamação da sua mensagem. 1. Cor. 1.20-21.

Mesmo com tantas questões a serem debatidas, existe uma que permanece intocada: Você só encontrará Deus se o buscares no lugar certo e de todo o teu coração. E qual o lugar certo? A Bíblia.

Ousado amor -Isaias Saad.


Fandermiler Freitas

CERTEZAS


domingo, 22 de março de 2020

ATITUDES CORRETAS

Portanto, já que estamos recebendo um Reino inabalável, sejamos agradecidos e, assim, adoremos a Deus de modo aceitável, com reverência e temor.Hebreus 12:28

Quando o homem encontra-se com Jesus, seu coração é atingido pelos frutos do Espírito e torna-se capaz de influenciar o mundo com sua vida. Além disso, ele é constrangido a realizar fatos impossíveis para o homem comum (sem Deus), como por exemplo:

1. Amar - Ele tem a capacidade de irradiar o amor em todas as áreas da vida e está disposto a ajudar o próximo sempre que possível e a ser solidário com as suas necessidades.

2. Gratidão - Ele nunca é ingrato, tem claro em seu coração que mesmo nas maiores dificuldades Deus cuida dele e que sempre faz o melhor por ele. Por isso, sempre tem motivos para ser grato.

3. Adoração - Ele tem um coração sempre pronto a adorar ao Pai. Ele sempre traz frutos de louvor agradáveis e aceitáveis em seus lábios. Deus se alegra de sua adoração.

O Reino de Deus inicia-se nesta vida, no momento em que encontramos Jesus. Ele é inabalável e, portanto, é preciso que nos comportemos como um cidadão do céu.

Que Deus nos ajude a sermos luz a iluminar o mundo ao encontro de Deus.

Fandermiler Freitas

A FÉ E O PENSAMENTO


sexta-feira, 20 de março de 2020

NÃO SABEMOS

Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas.

Eclesiastes 11:5

Pensamento: Não sei. Não sei! Esta é uma das frases mais difíceis para nós usarmos. Mas, ao pensar sobre Deus e Seus caminhos, é a única coisa que podemos dizer. O que sabemos sobre Deus é apenas o que Ele, na sua graça, escolheu revelar para nós. Ele é o Mistério dos mistérios. Ele é o supremo conhecível Desconhecido. Mas, o que sabemos dele, o que ele revelou para nós através de Jesus, é que ele é amoroso e misericordioso.

Oração: Ao Senhor, só posso oferecer meu louvor. Quando considero a vastidão do universo do qual o nosso pequeno planeta azul gira, fico admirado com a Sua maravilhosa complexidade e soberania. Ao mesmo tempo, Aba Pai, agradeço a sua aproximação a nós. O Senhor é melhor do que qualquer coisa que conheço, o Deus que transcende espaço e tempo, e também Deus meu Pai que está sempre próximo. Obrigado por ser accessível porém não penetrável, disponível porém não controlável. Agradeço-te e dou-te louvores no nome de Jesus. Amém.

NÃO HÁ GRANDES HOMENS DE DEUS


quinta-feira, 19 de março de 2020

ADVERSIDADES

Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.

Isaías 43:2

Pensamento: Quantas adversidades passamos na vida? Problemas familiares, no trabalho, dificuldades financeiras, crises em relacionamentos, adversidades que às vezes, nós mesmos criamos? Todas essas adversidades são as águas, os rios, o fogo, a chama. Servem para nos fazer crescer, na fé e na vida. Mas não passamos por nada disso sozinhos, porque há um Deus, que nos ama incondicionalmente, não Permite que nada venha sobre nós se não possamos suportar e sempre cuida de cada um de nós. Basta estarmos em oração.

Oração: Senhor, dai-nos força para suportar toda adversidade, dai-nos sabedoria para enfrentar cada problema sem criar mais conflitos. Que possamos ser fortes com o Senhor para vencer sempre as dificuldades e ter gratidão para Te agradecer por cada vitória. Amém.
Enviado por: Gabriele

O CENTRO É DEUS


quarta-feira, 18 de março de 2020

DA MORTE À VIDA

Certo fidalgo dos tempos antigos mantinha em seu castelo um bobo profissional, cuja obrigação era divertir a todos por meio de pilhérias, macaquices e palhaçadas. Ora, o fidalgo se lembrou de presentear o bobo com um bastão como distintivo de seu oficio, que devia sempre trazer consigo até que porventura aparecesse outro mais apalhaçado que ele próprio, devendo, então, passá-lo ao tal em sinal de ultra primazia na arte de fazer bobices.

Passando alguns anos, o fidalgo adoeceu gravemente, e foi logo desenganado por seu médico assistente. Mondou então chamar o bobo e com ele manteve o seguinte diálogo:

– Então, meu bobo, estou em véspera de uma viagem!

– Comprida ou curta?

– É comprida.

– E quando pretende voltar? Dentro de um mês?

– Não!

– Dentro de um ano, então?

– Não.

– Nem dentro de um ano? Quando então é que volta?

– Não volto nunca mais!

– O quê?! Meu senhor não volta nunca mais?

– É verdade! Não volto nunca mais!

– E que preparativos fez meu senhor para viagem tão longa?

– Nenhum.

– Será possível? Pois meu senhor pretende retirar-se para sempre e nada preparou para viagem tão longa? Olhe! Tome o bastão! É seu desde já! Que eu, sendo bobo de profissão, nunca cairia em tamanha insensatez!

Guia do Viajante.

O LÍDER CRISTÃO


terça-feira, 17 de março de 2020

BUSCANDO O REINO DE DEUS

Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Mateus 6:33

Hoje é o segundo dia do ano. Um dia especial, porque está iniciando uma nova era. E com o surgimento deste novo dia, sempre esperamos que as coisas melhorem e rogamos pela realização de nossos desejos – saúde, dinheiro, paz, segurança, emprego, tranquilidade, um amor, passar no vestibular, enfim a realização de todos os nossos sonhos. E Com os pensamentos fixo no futuro, olhamos nossa estrada e a vemos florida, alegre como um sonho ou o “mundo das ideias” de Platão. 

No entanto, hoje, é preciso lembrar das palavras do Mestre: “No mundo passais por aflições” e entender o que o pregador escreveu em Eclesiastes que virão “dias maus” e estes dias, segundo ele mesmo, serão muitos. 

Meu querido amigo e irmão, não sabemos o que futuro nos reserva nem ainda, que batalhas teremos que enfrentar! A única certeza que temos é que os dias vão passar, nossos ossos vão envelhecer, nossa fé será provada, nossa confiança em Deus testada, tentações virão, problemas existirão, tribulações tentarão nos enfraquecer e afastar-nos de Deus. 

Diante disso tudo, cabe rogarmos ao pai – "Senhor, guarda-nos do mal, livra-nos da tentação e dá-nos força para resistir ao Diabo e ao mal."

1. “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais ele fará”

2.
"Guardo no coração a tua palavra para não pecar contra ti”.

NUNCA FOI DITO


segunda-feira, 16 de março de 2020

ALEGRIA SEM LIMITES

Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” 

1 Tessalonicenses 5:18

Uma família se sentou à mesa, em determinada manhã, para tomar o café. Como era costume, o pai fez a oração de agradecimento pelo alimento, pedindo a Deus que abençoasse o que estavam comendo. Logo a seguir, porém, como era seu mau costume, começou a murmurar sobre os tempos difíceis e as lutas pelas quais estavam passando.

Reclamou da péssima comida que eram forçados a comer, da forma como ela era preparada e muito mais. Sua filha pequena, interrompendo-o, falou: “Pai, você acha que Deus ouviu o que disse há alguns minutos atrás”? “Certamente”, respondeu o pai com ar confiante de um bom instrutor. “E Ele ouviu o que você disse sobre o café e o que comemos com ele”?

“Claro” o pai respondeu, mas não com tanta confiança como antes. Então, sua pequena filha perguntou novamente: ” Então, pai, em qual de suas duas palavras Deus acreditou”?
Será que temos o mesmo hábito ruim do homem de nossa ilustração? Ou confiamos em Deus ou não confiamos. Não podemos agradecer por Seus cuidados e por suas bênçãos e continuar reclamando de tudo e de todos. Ou a nossa fé está firmada no Senhor, crendo que todas as coisas cooperam para o nosso bem ou precisamos rever a nossa conversão e o que é, de fato, real em nossa vida espiritual.

Quando o Senhor Jesus está em nossos corações, toda a nossa vida é repleta de prazer. Alegramo-nos tanto quando passamos por momentos de grandes vitórias e fartura como quando enfrentamos fracassos e escassez. A nossa felicidade não depende do muito ou do pouco, de bonança ou de batalhas, de glórias ou anonimato, mas simplesmente de ter Jesus como Senhor e Salvador de nossas almas.

O Senhor é a nossa alegria. Glórias a Ele por tudo!

Pr. Paulo Roberto Barbosa

SILÊNCIO NA ALMA


domingo, 15 de março de 2020

A CAIXA DOS CORREIOS

Na África do Sul um homem recebeu um aviso do correio. Era um pacote. Tinha que pagar U$4,00 para retirá-lo.  Pegou o pacote, examinou-o, mas não conseguiu identificar o que tinha dentro. Não quis pagar os U$4,00. O pacote ficou 15 anos no correio.

A caixa era levada de um lugar para outro dentro da agência do correio. Muitas vezes era usada para apoiar os pés. Até que um dia o dono da caixa morreu. A caixa foi então leiloada, mas ninguém queria dar nada por ela. Até que alguém resolveu dar um lance de U$0,50.

Ao abrir o pacote… Surpresa!!! Tinha dentro dele 15 mil dólares.

O que aconteceu com aquela caixa freqüentemente acontece com a Bíblia. A Bíblia é rejeitada como algo sem valor.  Mas há dentro dela uma riqueza de valor infinito: Jesus Cristo - A Vida Eterna.

NADA NESTA TERRA


sexta-feira, 13 de março de 2020

O BENEFÍCIO DA AFLIÇÃO

"Foi bom para mim ser afligido!" 


Salmo 119:71

A adversidade muitas vezes se revela uma bênção dolorosa - e a prosperidade um mal agradável. Poucas pessoas têm obtido qualquer benefício espiritual da prosperidade - mas muitos têm dado testemunho de que a adversidade lhes fez um bem imenso.

A aflição tem levado muitas pessoas a Cristo, que nunca pensaram em procurá-lo antes; e tem restaurado muitos, que na prosperidade tinham andado longe dEle. Muitos, muitos mesmo, podem dizer: "Foi bom para mim ser afligido - porque isto deteve a minha carreira louca de pecado e insensatez; isto me instruiu e me ensinou a conhecer mais de mim mesmo e do meu Deus do que eu jamais conhecera antes! A aflição...

me amoleceu e me fez ficar quieto diante de Deus,

me retirou do mundo,

me corrigiu de minhas noções tolas, e

fez o Céu aparecer dez vezes mais precioso e glorioso!”

É a aflição. . .

que nos leva aos pés de Jesus,

que nos dá uma visão sóbria de todas as coisas terrenas, e

que nos desperta para confirmar a nossa vocação e eleição

- sempre nos faz bem!

Os mais doces sorrisos de Deus e suas amáveis visitações - são concedidas a nós em épocas de aflição. Vamos, portanto, buscar a graça de santificar nossa tribulação e fazer de cada dor, privação e sofrimento - uma bênção. Vamos nos humilhar sob a poderosa mão de Deus e reconhecer a Sua justiça, graça e fidelidade em nos afligir.

Então, quando sairmos da fornalha - também seremos capazes de dar este testemunho: "Foi bom para mim ser afligido!"

Senhor Misericordioso, em cada aflição dá-me a graça especial para que eu possa. . .

aprender tua verdade,

preferir a tua vontade,

observar os teus preceitos,

e buscar a tua glória!

Que todas as minhas aflições se tornem verdadeiras bênçãos para a minha alma. Santifica-me na tribulação - e santifica-me na aflição para o teu louvor.

"Antes de ser afligido andava errado - mas agora eu obedeço a tua Palavra!" (Salmo 119:67)

"Bem sei, ó SENHOR, que os teus juízos são justos e que com fidelidade me afligiste." (Salmo 119:75)

Texto de James Smith, traduzido e adaptado por Silvio Dutra.

quarta-feira, 11 de março de 2020

AMOR PELAS CRIANÇAS

…Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a mim, porque dos tais é o reino dos céus. 

Mateus 19.14

Thomas Barnado entrou para a escola de medicina em Londres em 1865, sonhando ser missionário na China. Porém, logo descobriu a necessidade extrema no próprio quintal — as muitas crianças sem-teto vivendo e morrendo nas ruas de Londres. Decidiu fazer algo sobre essa horrenda situação. Abriu lares para as crianças destituídas, e resgatou cerca de 60 mil meninos e meninas da pobreza e possível morte precoce. O teólogo e pastor John Stott disse: “Hoje podemos chamá-lo de ‘o santo padroeiro das crianças de rua’”.

Jesus disse: “Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a mim, porque dos tais é o reino dos céus” (v.14). Imagine a surpresa que as multidões, e os próprios discípulos de Jesus, devem ter sentido nessa declaração. Na antiguidade, as crianças tinham pouco valor e eram muito relegadas às margens da vida. Contudo, Jesus as acolheu, abençoou e as valorizou.

Tiago, autor de uma das cartas do Novo Testamento, desafiou os seguidores de Cristo dizendo: “A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos […] nas suas tribulações” (1:27). Hoje, como aqueles órfãos do primeiro século, crianças de todas as camadas sociais, etnia e ambiente familiar estão sob riscos devido à negligência, tráfico de seres humanos, abuso e drogas dentre outras coisas. Como podemos honrar o Pai que nos ama mostrando o Seu cuidado por esses pequeninos que Jesus acolhe?

Bill Crowder

terça-feira, 10 de março de 2020

A MARCA EM VERMELHO

"Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé" 

1 João 5:4

Dizem que Napoleão, uma vez, tomando um mapa, apontou para as Ilhas Britânicas e observou: "Se não fosse por esse lugar, marcado em vermelho, eu teria conquistado o mundo". Satanás também podia apontar para a cruz de Cristo e dizer: "Se não fosse por essa marca, em vermelho, eu teria conquistado o mundo."

Mas ele não conquistou! O Senhor Jesus, na cruz, foi o grande Conquistador. Ele derrotou o mundo, derrotou a morte, derrotou o ódio, derrotou a mentira, derrotou o desânimo, derrotou o pessimismo, derrotou as adversidades, derrotou o mal e o diabo. Ele venceu a todos e nos fez, nEle, mais que vencedores.

Que seria de nós se não fosse o Senhor? Para onde estaríamos seguindo se o nosso Salvador não nos estivesse dirigindo? Onde encontraríamos a paz se Ele não nos desse? Onde encontraríamos a vida abundante e eterna se a própria Vida não as estivesse dando para nós?

Sim, foi a marca em vermelho, do sangue de Jesus, vertido na cruz do Calvário, que transformou os nossos corações. Foi aquela marca em vermelho que nos purificou e tornou brancas as nossas vestes. Foi aquela marca em vermelho que nos tirou do caminho da perdição e nos conduziu ao porto de nossa salvação.

Hoje estamos livres, do medo, do pecado, da condenação. Estamos livres porque Ele nos libertou. Estamos livres porque Ele pagou o preço de nossa liberdade. Estamos livres porque recebemos Cristo e nos tornamos filhos de Deus.

Cristo venceu o diabo e o mundo e nós também os vencemos... pela fé!

AMAR O PRÓXIMO


segunda-feira, 9 de março de 2020

ESPERAR DEM DEUS

Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus
Salmo 42.11


Quando penso neste versículo, eu gosto de imaginar a figura de Noé. Ele fora comissionado para uma missão: salvar sua família de um iminente dilúvio. Ouvindo a voz de Deus, se pôs a construir uma embarcação capaz de suportar os dias difíceis que viriam.

Enquanto construia, ele aguardava o céu escurecer. Os anos se passaram e ele continuou martelando a madeira. Os amigos, conhecidos e familiares com certeza o incentivaram a parar a obra, mas ele permaneceu firme em seu propósito, porque ele esperava em Deus.

A maioria das pessoas pensa que esperar em Deus é sentar-se e, apenas, contemplar o Pai fazer todo o trabalho. Isso nunca foi assim e nem será. Deus está pronto a ajudar, mas no seu tempo e modo. Enquanto isso, precisamos continuar a viver de modo fiel e sincero. É preciso continuar trabalhando....

O Salmista tinha certeza que Ele não precisa ser desesperar. Pois a salvação de Deus estava chegando. Podia até demorar, mas nunca Deus nunca iria falhar.

Bem-aventurados todos os que esperam nele - Isaías 30.18 

Fandermiler Freitas

domingo, 8 de março de 2020

QUANTO VALE UMA NOIVA

Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.

Provérbios 31.10

O jovem Carlos foi visitar seu tio Gregório, velho sisudo e faceiro, para participar-lhe o seu casamento,

– Pois bem, diga-me, Carlos, como é sua noiva?

– Bem, tio, ela é muito formosa. Então o velho, pegando num lápis, escreveu numa folha de papel um grande zero.

– É de família nobre. O velho Gregório escreveu outro zero.

– É muito rica. E o velho escreveu outro zero.

– É muito hábil nos afazeres femininos. E ele escreveu outro zero.

– Tem muito talento. Ainda um zero.

– É muito culta. E lá foi o sexto zero.

O noivo, aborrecido com os zeros, acrescentou, com certa energia:

– Mas, enfim, ela é também muito virtuosa.

Então o velho escreveu uma unidade antes dos seis zeros, e levantando-se abraçou o sobrinho e lhe disse:

Carlinhos, sua noiva vale um milhão. A virtude é a qualidade que dá valor a todas as qualidades de sua escolhida: Sem esta unidade, a formosura, a nobreza, o dinheiro, as habilidades, o talento e a cultura nada valem; são zeros. Mas pelas virtudes adquirem um valor extraordinário.

Ah! se todos os noivos tivessem um conselheiro como o tio Gregório! – Voz da Juventude.

A MULHER QUE TEME AO SENHOR


sábado, 7 de março de 2020

DIETA OU PROGRAMA DE EXERCÍCIOS?

"Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto" 

Isaías 55:6

Meu médico me receitou uma dieta, mas, a enfermeira chefe me disse que uma série de exercícios seria muito melhor. O assistente do médico me assegurou que o médico e a enfermeira estavam errados e me sugeriu que tomasse alguns medicamentos , no lugar da dieta e do programa de exercícios. Eu escolhi fazer a dieta, porém, voltei ao médico e perguntei: "Quem é, verdadeiramente, responsável por isso aqui?" (Uma senhora, durante um pequeno período em um hospital)

Muitas vezes, mesmo não estando em um hospital ou doentes, passamos por situação semelhante em nossa vida espiritual. Um amigo nos diz que devemos procurar um centro espírita porque o que está acontecendo conosco não é normal e lá teremos nossos problemas resolvidos. Um parente nos adverte que não há solução melhor do que procurar um padre e confessar nossos pecados para que o mal saia de nós. Um companheiro de trabalho nos garante que devemos procurar uma igreja evangélica, especialmente aquela onde uma irmã, profeta, verá o que nos causa toda a angústia e nos dirá, da parte de Deus, tudo que precisamos ouvir. Até há aqueles que asseguram que precisamos fazer meditação, promessas, votos, etc. E acabamos ficando ainda piores do que estávamos.

Chega um momento em que queremos gritar: "Quem tem a palavra certa?" E a palavra certa não vem de homens! Ela vem das Escrituras que nos afirmam: "Buscai ao Senhor".

Jesus é a solução para quaisquer de nossos males. Ele é melhor que qualquer religião, que qualquer programa de exercícios espirituais, que qualquer pessoa que tenha poder para isso ou aquilo. Eu não posso resolver o problema de outra pessoa, a igreja não pode resolver problemas, meditação muito menos. Só o meu Senhor pode resolver... só o Senhor da igreja pode resolver... só Jesus, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, pode resolver problemas, em quaisquer circunstâncias.

O que você vai escolher?

Paulo Barbosa

ORAÇÃO


sexta-feira, 6 de março de 2020

DESCULPAS VÃS

Algumas pessoas pensam em ir à igreja, mas... acham que lhes falta roupa apropriada – um chapéu novo, um novo terno, um xale mais fino; ou lhes falta uma pessoa para cuidar das crianças em casa; ou uma poltrona reservada na igreja, para eles. Dizem que lhes falta o tempo. Suas necessidades são inúmeras. Uma, porém, há que eles nunca mencionam, e a qual anulada todas as demais: falta-lhes a vontade. Havendo vontade, abre-se o caminho. 

Bowes.

AME


quinta-feira, 5 de março de 2020

ESTÍMULO NA ADVERSIDADE

Um médico jovem, recentemente diplomado, com uma boa carreira pela frente, foi repentinamente ferido de cegueira total. Foi um golpe tremendo para o vigor jovem e com todas as promessas de uma vida folgada e esperança de velhice abastada.

Poderia se imaginar que isso lhe teria abatido o ânimo e levado ao pessimismo. Nada disso. Ele se manteve superior à sua terrível calamidade. Não se pôs a questionar da justiça de sua sorte cruel ou a acusar a Providência. 

"Ó Deus", orou ele, "a Ti consagro o talento da minha cegueira." Como Jacó, lutou pela bênção e, recebendo-a, tornou-se, mais tarde, o inventor do alfabeto para os cegos.

O talento da cegueira que consagrara a Deus tornou-se o portão pelo qual milhares ingressaram numa vida mais ampla. 

A. Bernard Webber.
 

A MAIORIA

quarta-feira, 4 de março de 2020

O FIEL CÃO DE GUARDA

"Se Me amais, guardareis os Meu mandamentos." 

João 14.15.

Nós não sabemos o seu nome. Nem mesmo sabemos de que raça era. Mas sabemos que era um cão que viveu na Principal Rua Norte da Ilha de Chincoteague, não muito distante da costa da Virgínia. Sabemos que ele amava a seu dono e era obediente a suas ordens. 

Na terça-feira do dia 6 de março de 1962, uma terrível tormenta varreu a Costa Atlântica da América do Norte. Furiosos e violentos vendavais destruíram centenares de lares e de casas comerciais. 

Quando a chuva cessou e os ventos se acalmaram, um repórter do Washington Sunday Star foi enviado à ilha para verificar os danos. Ele descobriu que foi um dos mais duros golpes em matéria de tormentas de que se tinha notícia. Ao caminhar rua abaixo, nada viu senão montes de entulhos e de materiais resultantes da destruição nesta outrora agitada via pública. Tudo era um quadro de desolação. 

Subitamente o repórter se deteve de olhos estatelados. Ali no meio do entulho do que havia sido outrora o lar do seu dono, estava sentado o fiel cão. O repórter tirou uma foto do obediente animal, e esta foi publicada no Star. 

A fidelidade de um cão ao dever dá um exemplo do que significa "permanecer pelo direito ainda que caiam os céus". O cão de guarda amava o seu dono e independentemente do que acontecesse ele vigiaria o lar do seu senhor e o protegeria de intrusos. 

Deus necessita de rapazes e de moças deste tipo. José era desta espécie de rapaz. Quando seus irmãos o venderam como escravo, todo o seu mundo veio abaixo. Não obstante, a despeito das circunstâncias, José estava determinado a ser obediente a Deus, ao Deus que ele amava. 

Quando José foi tentado pela esposa do seu amo a fazer o que ele sabia errado, José bravamente respondeu: "Como cometeria eu tão grande mal e pecaria contra o meu Deus?" Mesmo quando posto na prisão ele permaneceu leal e obediente a Deus. 

Você já tornou Jesus Cristo o Senhor do seu coração e de sua vida? Não gostaria de decidir hoje a amá-Lo e a guardar todos os Seus mandamentos? Não quer empenhar sua palavra hoje de que Lhe obedecerá não importa quais sejam as circunstâncias? 

I Promise God, D. A. Delafield, Oriental Watchman Publishing House. Poona. Índia, 1963.