quarta-feira, 29 de setembro de 2021

A SUA CAIXA

Todos os dias, a cada momento, você está escrevendo a história da sua vida. 
Howard Martin

Cada dia que nasce nos chega como uma caixa vazia, pronta para receber o que nela for colocado. Nós podemos encher essa caixa com tesouros preciosos ou com objetos triviais e sem importância. Muitas coisas que colocamos dentro daquela caixa, nós o fazemos por hábito, sem nenhuma reflexão, porque é algo que tem se tornado rotineiro e fácil de fazer. 

Se você abrisse a sua caixa de hoje daqui a um ano, quais seriam as coisas de genuíno valor que você encontraria? Você poderia distinguir a caixa de hoje das demais? Uma vez que a caixa de hoje esta completa, não há mais retorno. Você não pode tirar nada e nem colocar nada de volta. Porém, amanhã pela manhã, diante de você estará uma nova caixa vazia e - como todos os outros dias - cheia de possibilidades. 

A vida é breve, porém muito importante. Por isso ela nos é entregue aos poucos, em doses diárias. E assim vamos escrevendo a nossa história, diariamente. Deus, a cada manhã lhe dá um novo dia para viver, uma nova caixa em que você tem a oportunidade de depositar tesouros preciosos. Torne essa caixa algo especial e receba os tesouros que – sem nenhuma dúvida – podem ser seus.

Nélio DaSilva

Para Meditação: As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim.  Lamentações 3.22

Fonte: www.encorajamento.com

terça-feira, 28 de setembro de 2021

CONSTRUÇÃO

Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;...E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;

Mateus 7.24 e 26


Jesus terminou o sermão da montanha comparando os seus ouvintes com homens que construíam casas. Eram construtores que erguiam suas casas sobre a rocha e na areia.

Na verdade estes homens não são construtores de casas, mas de vidas. Eles levantavam suas vidas sobre terrenos diferentes. Um era sólido - rocha e o outro era  frágil - areia. O que eu aprendo com isso é que o terreno da construção é o coração humano. Quando praticamos os ensinos do Mestre o terreno no qual construímos é uma rocha e quando não levamos em consideração as suas Palavras, erguemos nossas vidas sobre um terreno frágil e inseguro - areia.

A gente imagina que esta construção só tem haver com nossas ações. No entanto, a Bíblia deixa claro que tudo tem haver com o que acontece no coração. Nossas intenções, pensamentos, desejos, atitudes e ações tem o mesmo peso na balança de Deus.

Para Deus, Odiar tem a mesma intensidade que matar, desejar tem o mesmo valor que adulterar e quem não ajunta espalha. Deus olha o coração e vê, de fato, o que está nele. E isso é a razão única para a nossa casa cair ou permanecer em pé após as tempestades da vida.

Fandermiler Freitas

 

PERMANÊNCIA CURTA


segunda-feira, 27 de setembro de 2021

DEUS AGE EM TODAS AS COISAS

Há tantas coisas que não sabemos. Não sabemos se a economia vai cair ou se nosso time vai ganhar. Não sabemos o que o nosso cônjuge está pensando ou como nossos filhos serão. O apóstolo Paulo nos lembra que nem sabemos para o que devemos orar. Mas de acordo com Romanos 8:28, podemos ter certeza absoluta sobre quatro coisas. Sabemos:

– Deus age. Ele está atuando por trás das cenas, acima da desordem.

– Deus age para o bem. Não para o nosso conforto ou prazer, mas para o bem final dos filhos dele.

– Deus age para o bem daqueles que o amam. Faça da história dele a sua, e sua história terá um final feliz. É uma garantia.

– Deus age em todas as coisas. Ele atua, não apenas em algumas coisas ou em coisas boas ou melhores. Mas em todas as coisas, Deus opera!

Isso nós sabemos! Deixe a palavra de Deus ser a palavra de autoridade em seu mundo.

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “God Works in All Things”

MENOS DE NÓS

 

sexta-feira, 24 de setembro de 2021

DUAS PESSOAS E MEIA SALVAS!

Moody voltava de uma reunião evangelística quando alguém lhe perguntou:

— Foi boa a reunião?- Sim - ele respondeu.

— Alguém foi salvo?- Sim, disse Moody, duas pessoas e meia foram salvas.

Aquele homem sorriu com a resposta e observou:

— Sei o que você quer dizer: dois adultos e uma criança.

— Na verdade, não, respondeu Moody, foram duas crianças e um adulto.

O que exatamente Moody queria dizer? 

Quantas almas foram salvas naquela noite? Três. 

Quantas vidas foram salvas? Duas e meia. 

As duas vidas salvas eram daquelas crianças que chegaram a Cristo quando crianças e possuíam a vida inteira para viver para Ele. A meia-vida era a do adulto, que já tinha vivido a maior parte de sua vida no mundo, e tinha apenas a última parte de sua vida para dar a Jesus Cristo.

(Dwight L. Moody foi um famoso evangelista norte-americano).
Blog Crianças para Cristo

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

SALVO PELA ESPERANÇA

"Aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus." 

Tito 2: 13

Stein Gabrielson, 23 anos de idade, permaneceu no deck do cargueiro norueguês Norse Variant e ficou vendo a costa da Virgínia ir-se afastando. Era uma tarde de quarta-feira, 21 de março de 1973.

Se tivesse sorte alcançaria Glásgua com sua carga de carvão em poucos dias. Mas o carvão jamais chegou a Glásgua. Na manhã seguinte um furacão fez soçobrar o navio, partindo-o em pedaços.

“Os botes salva-vidas! " o capitão Hansen gritou, "soltem-nos e saltem para fora na água!" Enquanto o capitão dava a ordem, uma onda gigantesca se abateu contra o navio e este afundou.

A sucção do navio que afundava levou Stein para as profundezas.

Mas com o diminuir o efeito da sucção ele conseguiu chegar à superfície, sendo jogado de um lado para outro como um pedaço de cortiça.

Miraculosamente um bote salva-vidas passou por perto e Stein subiu nele. Ventos com velocidade igual a cento e sessenta quilômetros por hora e ondas de incomensurável altura tornavam praticamente impossível a existência de sobreviventes. Stein esperava que a Guarda Costeira o encontrasse daí a poucas horas.

Pela parte da manhã de sábado Stein estava exausto. Estivera sem dormir durante dois dias completos. Ele desejara dormir, mas a esperança de salvamento manteve-o acordado até a manhã seguinte, quando finalmente chegou o auxílio. Ele havia estado sem alimento, sem água, e sem dormir por umas 70 horas. Havia lutado contra os ventos, as ondas, as baixas temperaturas, e a neve que caía. Nenhuma pessoa teria sobrevivido, mas Stein conseguiu-o. Ele foi salvo pela esperança.

No tempo de angústia que está para sobrevir a este mundo antes da volta de Jesus, ocorrerão experiências similares a de Stein. A sobrevivência parecerá impossível. Poderosas ondas de dúvidas assaltarão a cada um. "Estão todos os meus pecados confessados e perdoados?" você se perguntará. Nessa hora você será salvo do desencorajamento pela fé nas promessas de Deus e na esperança de Sua vinda.

Uma tempestade de forças como de furacões está prestes a se abater sobre este mundo. Você está preparado? Deus dá a você hoje a oportunidade de se preparar. As promessas que você aprende agora servirão como salva-vidas naquela hora e lhe darão esperança.

Sare En Kom Tilbake, Reader's Digest, maio de 1976, págs. 106-112.

ESPERANÇA

 

terça-feira, 21 de setembro de 2021

MISSÕES - TRILHAS MISSIONÁRIAS DE WESLEY

John Wesley preparava-se para seguir com destino à Georgia (EUA), como missionário entre os índios, quando um descrente tentou dissuadi-lo:

— Mas, que é isso? Missionário entre selvagens? Um novo cavaleiro andante? Como foi que o quixotismo entrou em sua inteligente cabeça? 

Com todos os dons que Deus lhe deu, faria melhor figura aqui mesmo, sem necessidade de sair a combater moinhos de vento. 

Calmo, porém seguro de si mesmo, Wesley respondeu:

— Amigo, se a Bíblia não for verdadeira, eu sou realmente o louco de sua criação; mas se ela é de Deus, então eu sou o homem de mente mais sã que possa existir. Não está escrito que todo aquele que tiver deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por causa do Seu nome, receberá muitas vezes mais, e herdará a vida eterna?

Fonte: https://www.academia.edu

A SIMPLICIDADE DE QUEM AMA

 

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

RESPONDA ÀS ORIENTAÇÕES DE DEUS

Para andar pelo Espírito – siga as indicações que Deus lhe dá! Você não sente nenhuma sugestão? Seja paciente e espere.

Jesus disse aos discípulos, “… esperem pela promessa de meu Pai – o Espírito Santo” (Atos 1:4-5). Abraão esperou o filho prometido. Moisés esperou quarenta anos no deserto. Jesus esperou por trinta anos antes de começar o seu ministério. Deus coloca épocas de silêncio em seus planos. O inverno é necessário para que a terra dê seu fruto. O tempo é preciso para o desenvolvimento de uma colheita. E discípulos esperam o mover de Deus.

Espere que ele se mova, cutuque e direcione você. Esta bela promessa é de Isaías 30:21 onde Deus diz: “Este é o caminho; ande nele.” É bom ser liderado por um mestre. Você não vai deixar seu Mestre guiá-lo?

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Respond to God’s Promptings”

UMA DAS BÊNÇÃOS DA AFLIÇÃO

 




domingo, 19 de setembro de 2021

A MARIPOSA

Conta-se a história de um trem de passageiros que, certa noite, fazia sua rota regular a caminho de Londres. Chovera torrencialmente durante todo o dia. Com o cair da noite, intenso nevoeiro descera sobre a estrada de ferro. De repente, o maquinista avistou uma pessoa com os braços abertos em desespero. Ele freou o trem, que rangeu sobre os trilhos e parou. O condutor saiu para investigar o que havia e descobriu que, pouco adiante, uma ponte havia ruído ao peso das águas encapeladas de uma corrente.

Procuraram, pois, a pessoa que salvara a vida de tantos passageiros, mas não encontraram ninguém. Foi então que o maquinista, examinando os faróis da máquina, deparou com uma cena estranha. Uma grande mariposa de asas abertas estava morta e colada ao farol. Foi o reflexo da sua agonia que lhe serviu de aviso.

Este incidente da mariposa pode ser comparado ao amor de Cristo pela humanidade. O reflexo do corpo de Cristo, de braços abertos sobre a cruz do Calvário, tem salvo a vida de milhares de almas, através dos séculos.

Seria por mero acaso que tal mariposas surgira exatamente no momento oportuno?


Sra. J. Hardin Neal (Virgínia, E.U.A.)

sábado, 18 de setembro de 2021

SENDO JUSTO (E PECADOR)

Os reformadores sempre enfatizaram o fato de que todos os crentes são justos e pecadores ao mesmo tempo. Somos justos, porque pela graça de Deus que há em Cristo -por meio da fé-, fomos declarados justos por Deus. Note que não estou dizendo "fomos tornados justos". Nunca devemos confundir justificação com santificação.

A justificação é instantânea. A santificação é processual. A justificação é a declaração formal da parte de Deus de que -todas as demandas da justiça de Deus referentes à vida do crente-, foram satisfeitas por intermédio do sacrifício e obediência de Cristo. A santificação é a principal evidência da presença da fé autêntica (mediante a qual o crente é pela graça divina justificado) no coração do homem. É a transformação do caráter.

Há três formas de se viver em pecado:

1. O crente justificado que encontra-se em processo de santificação. Em razão desta operação gradual da graça divina, o crente não é mais, do ponto de vista do caráter, o que um dia foi, mas ainda não é o que deve e gostaria de ser. Pode-se dizer, de certa forma, que ele está em pecado; mas perdoado, lutando contra os seus vícios e fraquezas morais, e dia após dia obtendo vitória.

2. O crente justificado, mas que está enfrentando um problema moral na sua vida cristã. Para este há duas boas notícias. A primeira: as Sagradas Escrituras não ensinam em nenhum versículo que o crente verdadeiro jamais passará em sua vida por conflitos morais específicos. Isso é consolador, pois se fossemos esperar vida moral perfeita para nos considerarmos salvos, a certeza da salvação haveria de ser coisa apenas para a vida após a morte. A segunda boa notícia: se o crente persistir na prática do pecado, Deus não permitirá que o seu coração se extravie de vez. O universo se voltará contra a vida do crente. Tudo o fará voltar para casa do Pai. Até ele voltar de vez. Ser amado por Deus não é fácil!

3. O pecador que ainda não se reconciliou com Deus através de Cristo. Este vive duplamente no pecado. Ele pratica o que é ofensivo a Deus, e encontra-se debaixo do justo juízo de Deus. Ele é pecador não justificado, não perdoado, não consciente da vileza de sua vida.

Quando o crente peca, peca contra o amor. Quando o ímpio peca, peca contra a lei. Quando o crente peca, torna-se exposto a disciplina do Pai. Quando o ímpio peca, torna-se exposto ao juízo de Deus. Quando o crente sofre por causa da disciplina de Deus, o seu sofrimento limpa o seu coração e o leva ao trono da graça de Deus. Quando o ímpio sofre por causa do seu pecado, este sofrimento não lhe serve para nada, somente aumenta sua ira e o torna pior. Salvo, aqueles casos, nos quais o ímpio que sofre, é um eleito, cuja dor haverá de levá-lo ao arrependimento e fé. Esse amor não é fácil, mesmo antes de nos convertermos.

Triste coisa é viver no pecado sem haver passado pela experiência da justificação. Triste coisa é pecar, e em vez de ser disciplinado pelo Pai, ser julgado pelo soberano juiz do universo.

Rev. Antônio Carlos Costa é pastor da Igreja Presbiteriana da Barra e presidente do Rio de Paz. Divulgação Genizah

Antônio Carlos Costa

SEPARE-SE

 

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

QUEIMAR NAVIOS

No Wikipédia, queimar navios significa "seguir em frente, com confiança absoluta na vitória final. Origem: Agátocles, tirano de Siracusa, após o desembarcar que nas costas da África, numa expedição marítima contra os cartagineses, mandou queimar todos os próprios navios e marchou contra Cartago, onde alcançou a vitória. Fez isso para anular qualquer possibilidade de fuga ou recuo, pois sem os navios seria impossível voltar atrás".

Ainda na enciclopédia digital "conta-se que o mesmo estratagema foi utilizado por Menelau, Régulo, Juliano, Guilherme o conquistador e ainda por Cortez, no México". Fiz outra busca e veja o que se diz do Fernando Cortez, que pode ser verdade: "A conquista do México no ano de 1519 se deveu em grande parte a Fernando Cortez, um espanhol que lá chegou com algumas centenas de soldados em seus navios. Eles atravessaram o oceano Atlântico e ancoraram seus navios nas praias mexicanas.

A terra era totalmente desconhecida e perigosa. Habitantes estranhos, indígenas ocupavam o local; não havia uma civilização adiantada segundo os termos europeus. Fernando Cortez tinha a missão de conquistar aquelas terras para a Coroa Espanhola. Então ele e seus soldados desceram nas praias mexicanas. Cortez ordenou que a tropa ficasse enfileirada e disse: Quem quiser regressar para a Espanha, os que têm medo das lutas que iremos encontrar neste continente desconhecido, entrem nos navios. Nenhum soldado se apresentou. Assim Fernando Cortez mandou que colocassem fogo nos navios e incendiassem as naus até que elas se transformassem em cinzas.

Os soldados queimaram os navios para ficar bem claro a todos que eles haviam entrado numa luta e não havia regresso. Agora era vencer ou morrer. Todos que estavam com Fernando Cortez no México se dedicaram de uma tal maneira à conquista daquela terra que foram vitoriosos. Eles sabiam que não havia outra alternativa a não ser ir em frente e vencer". Nem todos que venceram precisaram queimar navios. Porém, todos que queimaram navios estavam decididos a vencer. Talvez essa seja uma das diferenças entre os homens comuns e os extraordinários.

UMA VIDA CRISTÃ VITORIOSA


 

terça-feira, 14 de setembro de 2021

VESTIDO COM ROUPA NOVA

Paulo disse “pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram” (Gálatas 3:27 NVI). Nós vestimos Jesus! E aqueles que não acreditam em Jesus notam o que nós fazemos. Eles tomam suas decisões sobre Jesus nos observando. Quando somos bondosos, eles concluem que Cristo é bondoso. Quando somos graciosos, eles concluem que Cristo é gracioso.

Mas, se somos impetuosos, o que as pessoas pensarão do nosso Rei? Nosso Mestre? Não é de se admirar que Paulo disse “Sejam sábios no procedimento para com os de fora; aproveitem ao máximo todas as oportunidades. O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um.” (Colossenses 4:5-6 NVI).

A cortesia honra a Deus e seus filhos. “Façam todo o possível,” a Escritura diz, “para viver em paz com todos.” (Romanos 12:18 NVI). É só fazer o possível. Você não consegue controlar a atitude deles, mas você pode manejar a sua.

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Dressed in a New Wardrobe”

segunda-feira, 13 de setembro de 2021

LAÇOS QUEBRADOS

"Mas Jesus, ouvindo isto, lhe disse: Não temas, crê somente" (Lucas 8:50).

"Assaltados pelas acusações do inimigo, é fácil, para qualquer pessoa, passar do desânimo para o desespero. Mas, existe Alguém que pode quebrar o mortal aperto das desilusões."

Muitas vezes passamos por situações tão difíceis, tão angustiantes, tão desesperadoras que perdemos as esperanças de uma solução, de uma reviravolta, de uma luz, mesmo que pequena, no fim do túnel.

Sem uma motivação para continuar lutando, tornamo-nos cada vez mais frágeis, mais diminuídos, mais impotentes, mais derrotados. Olhamos para todos os lados e não encontramos a porta de saída. Resignamo-nos ao fracasso e desistimos de lutar.

Estamos enganados! Há uma solução para nossas aflições! Há, não uma pequena luz, mas, um grande clarão, um brilho intenso logo à nossa frente. Esse grande fulgor vem do alto, do Pai das luzes, do Senhor e Salvador Jesus Cristo. Ele olha para nós e com a meiguice que O caracteriza, nos diz com muito amor e ternura: "Não temas. Nem tudo está perdido. Eu estou aqui... Segure em minha mão... Eu sou a vitória que você tanto almeja e tanto busca".

Ele quebra os laços da morte, a inquietude das desilusões, o desencorajamento das frustrações, as dores agudas do desespero. Ele renova as forças acabadas, as esperanças há muito perdidas, o choro de toda uma noite, o peso desagradável de uma decepção. Ele é o Rei dos reis, o Senhor dos senhores, o nosso bom e querido Amigo, o Deus que nos conduz à eternidade.

Você está sentindo um laço lhe apertando a alma? Deixe que Jesus o quebre. Você pode ser muito feliz... e será!

Paulo Barbosa

DAI-ME VERDADE


quarta-feira, 8 de setembro de 2021

A CONSAGRAÇÃO DO POLICIAL

Um policial em Birmingham, converteu-se e ficou em grande dificuldade devido ao ambiente de espetáculos, barulhos e pecados no qual ele trabalhava. E por muito tempo ele e sua esposa oraram: "Ó Senhor, tira-me desta ocupação. Dá-me outro trabalho." Entretanto a resposta não vinha e nenhum outro trabalho aparecia. 

Afinal disse à esposa: "Creio que cometi um grande erro. Oramos pedindo a Deus para me tirar daquele serviço, mas creio que foi Deus quem me pôs ali. Agora orarei pedindo a Deus que me ajude a servi-Lo bem naquele trabalho mesmo". 

Este foi o início de uma vida de maravilhosa utilidade. Sua influência sobre os homens foi tão grande que ele foi promovido a chefe dos detetives. E serviu como instrumento nas mãos de Deus para salvação de muitos criminosos.

Silvano da Silva Reis - Mil e Uma Ilustr. para Sermões, Pregações & Palestras

JAMAIS PERDERÁ

 

segunda-feira, 6 de setembro de 2021

O SENHOR É O MEU PASTOR

O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.

Sl 23.1

Em seu belo livro, "Nada Me Faltará," Robert Ketchum conta sobre um professor da Escola Bíblica que perguntou às crianças de sua classe se alguma delas poderia citar todo o Salmo 23. Uma menina, bem loirinha, de quatro anos estava entre os que levantaram suas mãos. Um pouco cético, o professor tornou a lhe perguntar se seria, mesmo, capaz de recitar todo o Salmo. A pequena menina deixou seu lugar e veio até a frente. Encarando todos os colegas, ela começou:

— "O Senhor é meu pastor, e isso me basta."

A seguir curvou levemente o corpo em uma saudação, e retornou ao seu lugar. Aquela menina pode ter omitido alguns versículos, mas certamente conseguiu captar a essência do que havia no coração do salmista Davi.

domingo, 5 de setembro de 2021

DO PECADO PARA A SALVAÇÃO

Antigamente, por terem desobedecido a Deus e por terem cometido pecados, vocês estavam espiritualmente mortos. Naquele tempo vocês seguiam o mau caminho deste mundo e faziam a vontade daquele que governa os poderes espirituais do espaço, o espírito que agora controla os que desobedecem a Deus.

De fato, todos nós éramos como eles e vivíamos de acordo com a nossa natureza humana, fazendo o que o nosso corpo e a nossa mente queriam. Assim, porque somos seres humanos como os outros, nós também estávamos destinados a sofrer o castigo de Deus.

Mas a misericórdia de Deus é muito grande, e o seu amor por nós é tanto, que, quando estávamos espiritualmente mortos por causa da nossa desobediência, ele nos trouxe para a vida que temos em união com Cristo. Pela graça de Deus vocês são salvos.

Por estarmos unidos com Cristo Jesus, Deus nos ressuscitou com ele para reinarmos com ele no mundo celestial. Deus fez isso para mostrar, em todos os tempos do futuro, a imensa grandeza da sua graça, que é nossa por meio do amor que ele nos mostrou por meio de Cristo Jesus.

Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus. A salvação não é o resultado dos esforços de vocês; portanto, ninguém pode se orgulhar de tê-la. Pois foi Deus quem nos fez o que somos agora; em nossa união com Cristo Jesus, ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que ele já havia preparado para nós.


Bíblia linguagem de hoje - Efésios 2.1-10

O GRANDE PASSO DA FÉ


 

quinta-feira, 2 de setembro de 2021

É NECESSÁRIO USAR OS TALENTOS

Havia um homem rico que pensava apenas em ações e dividendos. Uma noite ele ficou sozinho em casa, dormindo em uma poltrona. De repente, ele foi acordado por uma pessoa estranha que o abordou com modos tão gentis e maneiras encantadoras, que logo o senhor Gonzalez esqueceu sua irritação inicial e principiou uma conversa interessante com seu visitante. Ele falou de maneira brilhante e elegante sobre coisas nas quais Gonzalez estivera interessado nos dias de sua juventude. O visitante falou sobre arte, literatura, ciência, filosofia. Discutia facilmente música, poesia e lembrou ao Sr. Gonzalez como ele estava interessado nessas coisas em sua juventude. Mais tarde, o visitante falou do famoso livro escrito por Gonzalez, que havia cativado a atenção de todo o mundo. A princípio, Gonzalez não se lembrou do livro. Em seguida, o visitante sentou-se ao piano, tocando uma bela música que ele disse ter sido composta por Gonzalez. Ele também falou das famosas pinturas que Gonzalez pintara.

Finalmente chegou a hora de partir e Gonzalez expressou o grande prazer que experimentou com sua visita. Então ele disse:

— Com licença, eu gostaria de saber seu nome.

O visitante falou, com um olhar que alcançou a alma do Sr. Gonzalez:

— Eu sou o homem que você poderia ter sido. 

O herói adormecido do Sr. Gonzalez! Luis de Zulueta disse: "Todos nós carregamos dentro de nós um herói adormecido". "Todo indivíduo carrega consigo uma silhueta do homem que ele gostaria de ser".

Ortega y Gasset / Adolfo Robleto - 501 Ilustraciones Nuevas

A CONFIAÇA QUE VEM DA FÉ