segunda-feira, 31 de março de 2025

MORTOS NO POSTO DO DEVER

Certa noite, o submarino americano S-51 afundou ao largo da Ilha Block com toda a guarnição, à exceção de três homens. O esforço para trazer o submarino à tona custou meses e produziu atos de heroísmo, conforme disse um capitão que estava encarregado do serviço e cujo relato é tão emocionante como qualquer lenda do mar. Por fim, quando os escafandristas conseguiram penetrar no casco submerso, encontraram cada oficial e toda a guarnição nos seus respectivos postos de dever. O radiotelegrafista achava-se sentado na cabine, com os fones na cabeça. As casas das máquinas, baterias e comandos, todos estavam identicamente guarnecidos. Ainda repousavam mãos mortas sobre as válvulas e alavancas, escorando ordens que deveriam ser cumpridas. 

Que magnífica lição para os soldados de Cristo! Que, aconteça o que acontecer, você possa resistir e ser achado em sua posição de emissário de Cristo, onde quer que Ele o tenha posto, até o fim. 

Josué Gonçalves
Ilustrações VoL.1
Jogando Luz no Sermão (adaptado)

O CAMINHO DA VERDADE


domingo, 30 de março de 2025

A PALAVRA NÃO VOLTA VAZIA

O pastor Marcus Paula conta que certo seminarista saiu para distribuir folhetos evangelísticos. Um grande milagre aconteceu naquele dia. Quando um incrédulo amassou um dos folhetos e o lançou no ar em rejeição à mensagem, o vento levou-o a um trabalhador, que limpava feijão com a peneira. Aquela mensagem tinha destino certo. A Palavra jamais volta vazia. O folheto caiu sobre a peneira bem no momento em que eram suspendidos os feijões. Como este fato, incomum, chamou-lhe a atenção, ele parou para pegar o folheto. Desamassou-o e começou a ler. O título do

folheto era: “Aonde você passará a Eternidade?”. O coração daquele homem

desmanchou-se com esta questão. Quando terminou a leitura, ele estava em lágrimas. Caiu de joelhos ali mesmo, no meio dos feijões, e se entregou a Jesus.

Edino Melo - 1001 Ilustrações para Sermões

CRISTO NO CORAÇÃO


sábado, 29 de março de 2025

ERA RICO E NÃO SABIA

Um homem descontente com a sorte queixava-se de Deus:

– Deus dá aos outros as riquezas, e a mim não dá coisa alguma. Como é que posso ser feliz nesta vida, sem possuir nada?

Um companheiro seu, ao ouviu estas palavras, perguntou-lhe:

– Acaso você é tão pobre quanto diz? Deus não lhe deu, porventura, saúde e mocidade?

– Não digo que não, até me orgulho bastante da minha força e da minha juventude.

– Trocaria sua saúde e sua mocidade por dinheiro?

– Não!

O homem, então, pegou na sua mão direita e lhe perguntou:

– Você venderia sua mão direita, deixaria que a cortassem por um bom dinheiro?

– Não, de jeito nenhum!

– E a esquerda?

– De jeito nenhum!

– E seus olhos, você os venderia, ficaria cego pelo resto da vida por uma “bolada”?

– Não daria nem um olho por dinheiro!

– Veja – observou o velho – quanta riqueza Deus lhe deu e você ainda se queixa? 

Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, mas sim o Espírito que provém de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus.
I Coríntios 2.12

www.SitedoPastor.com.br

PARA VENCER


quinta-feira, 27 de março de 2025

LONGAS LISTAS E LIXO FEDORENTO

A vida tem um jeito de jogar seu lixo sobre nós. Seu chefe espera demais. Seus filhos choramingam demais. Lixo. Carregamento após carregamento de raiva, culpa, pessimismo, amargura e ansiedade. Isso tudo se amontoa! Como resultado, temos que guardar os nossos pensamentos. Os pensamentos de hoje são as ações de amanhã. O ciúme de hoje é o crime de ódio de amanhã. Será que é por isso que Paulo escreve em 1 Coríntios 13:5 “O amor não guarda rancor.”? Paulo também diz em 2 Coríntios 10:5 que nós temos uma escolha: “Levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo”.

Egoísmo, arreda! Inveja, cai fora! Levar pensamentos cativos é negócio sério. Ao invés de guardar seus pensamentos amargurados, guarde os pensamentos doces. Faça uma lista das misericórdias de Deus; das tantas vezes que ele lhe abençoou… as muitas vezes em que lhe perdoou. E você descobrirá seus pensamentos dando lugar a dias mais felizes.

 Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Long Lists and Stinky Trash”

DIFERENÇA

 

quarta-feira, 26 de março de 2025

METADE INTEIRA

Um homem sem pernas entra na Igreja e se arrasta até o altar.

As pessoas, impressionadas com seu esforço, se calam e ficam só olhando!

O homem sem pernas pergunta ao pastor:

– Pastor será que Deus aceita um homem como eu, que só tem metade do corpo?

– Sim, responde o pastor, Deus aceita a metade de um homem que se entrega por inteiro, mas não aceita um homem inteiro que se entrega pela metade!

Fonte: https://sitedopastor.com.br

O REINO

terça-feira, 25 de março de 2025

EU ERA ASSIM

Um ateu, com o intuito de zombar de um crente simples e com pouca instrução, dirigiu-lhe uma pergunta provocadora:

— Você possui algum conhecimento acerca de Cristo?

O crente, com humildade, respondeu:

— Sim, pela graça de Deus!

O ateu, persistindo em seu questionamento, continuou:

— Então, diga-me: quando Ele nasceu? E qual era Sua idade quando faleceu?

Assim, o ateu lançou mais e mais perguntas, às quais o cristão não possuía respostas precisas.

Com um tom de triunfo, o ateu concluiu:

— Viu só? Você não conhece Jesus…

No entanto, o novo crente respondeu humildemente:

— Há muitos aspectos de Jesus sobre os quais tenho conhecimento limitado. Mas de uma coisa tenho total certeza: há três anos, eu era um dos maiores alcoólatras desta cidade. Minha esposa vivia em constante tristeza, e meus filhos tinham medo de mim, como se eu fosse uma fera. Hoje, sou um dos homens mais felizes do mundo, e minha família também desfruta da felicidade. Isso, sem dúvida, é obra de Cristo.

Então, pela segunda vez, chamaram o homem que havia sido cego e lhe disseram: “Deus é quem deve receber glória por aquilo que aconteceu, pois sabemos que esse Jesus é pecador.”

“Não sei se ele é pecador”, respondeu o homem. “Mas uma coisa sei: eu era cego e agora vejo!” – João 9:24,25

Fonte: Coletânea de Ilustrações do Pr. Natanael de Barros Almeida 

VIVOS


segunda-feira, 24 de março de 2025

DEUS É O NOSSO GUIA

Eu consigo me perder em qualquer lugar. É sério! Qualquer lugar. Uma vez eu me perdi no hotel onde estava hospedado. Eu disse à recepcionista que minha chave não estava funcionando. Eu estava no andar errado, tentando abrir a porta errada. Se gansos tivessem meu senso de direção, eles acabariam passando o inverno no Alasca.

Você se identifica com isso? Claro que sim. Todos nós já coçamos a cabeça uma ou duas vezes. Pego o emprego, ou deixo-o? Uma das perguntas da vida do tamanho de um gigante é “Como saber o que Deus quer que eu faça?” Em 2 Samuel 2:1 Davi pergunta ao Senhor: “Devo ir para uma das cidades de Judá?” “Vá.” Davi disse, “Onde devo ir?” Ele adquiriu o hábito de consultar Deus antes de tomar decisões. Nós fazemos o mesmo, e o Deus que guiou Davi nos guia.

Você é como eu? Você fica confuso? Salmo 32:8 é a promessa que você precisa: Deus diz, “Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir.” Todos nós precisamos dessa promessa, não é?

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “God Is Our Guide”

FAZER O QUE ACREDITA

domingo, 23 de março de 2025

PORQUE DEUS TANTO AMOU O MUNDO

A vida, às vezes, parece cair aos pedaços. Parece irreparável. Mas vai ficar tudo bem. Como você pode saber? Porque, como João 3:16 diz, “Deus amou o mundo de tal maneira”.

Esses são os braços de Deus que você sente. Confie nele. Acredite nele. Permita que o único tomador de decisões no universo o conforte. Como ele não tem necessidades, você não pode cansá-lo. Como ele não tem idade, você não pode perdê-lo. Já que ele não tem pecado, você não pode corrompê-lo.

Paulo disse em Romanos 8:31: “Se Deus é por nós, quem será contra nós”. Se Deus pode fazer um bilhão de galáxias, ele não pode fazer o bem do nosso mal e dar sentido às nossas vidas vacilantes? Claro que ele pode! Ele não está apenas vivo, mas ele é a própria vida. João 5:26 nos confirma: “O Pai tem vida em si mesmo”. Ele é Deus! E Deus te ama.

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Because God So Loved the World”

COMO DEUS


sábado, 22 de março de 2025

O VIOLINISTA

Um jovem violinista estava prestes a fazer sua primeira apresentação e estava muito animado. O auditório estava lotado e cada música que ele tocava era aplaudida entusiasticamente. A multidão estava enlouquecida e ele agradecia todos os aplausos, mas não parecia estar muito impressionado.

Durante todo o tempo, ele mantinha os olhos fixos na galeria. Quando tocou as últimas notas, um ancião na galeria fez um sinal de aprovação com a cabeça. Naquele momento, o jovem músico finalmente pareceu satisfeito e seu rosto se iluminou de felicidade.

Para ele, o que realmente importava era receber a aprovação do seu mestre, e não os aplausos da multidão. Ele tinha esperado ansiosamente pelo momento em que seu mestre reconheceria seu talento e finalmente tinha acontecido.

“Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” – Filipenses 3:14

Fonte: sitedopastor.com.br

INGRATIDÃO

sexta-feira, 21 de março de 2025

CRUZAR OU NÃO OS MARES?

"mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra" 

Atos 1:8

Não precisamos cruzar os mares para sermos missionários; basta que olhemos para a cruz."

Cristo é a razão da vida daqueles que almejam ser uma bênção na presença de Deus. Quando Jesus está em nossos corações, somos missionários, discípulos do Senhor, amigos do Salvador, filhos do Deus Altíssimo. Não é a distância percorrida que nos transforma em missionários, mas, o ardor pelos perdidos, o amor pelos que estão de braços estendidos, o desejo de mostrar o caminho da vida eterna para todos.

A cruz de Cristo nos estimula, nos tira da indiferença, nos enche de planos e sonhos, de fé e esperança, de alegria e empolgação. Cristo morreu para nos dar vida e vida abundante. E esta vida abundante nos conduz pelos campos do mundo, semeando paz e alegria, salvação e vida eterna.

Quem tem Cristo no coração é um missionário. Atravessando ou não os mares, subindo ou não as montanhas, caminhando debaixo do sol escaldante dos sertões ou das ruas pavimentadas das grandes cidades. Ser missionário é amar a Cristo, é amar aos homens, é doar a própria vida.

Ser cristão é ser missionário. Todos os que têm o Senhor Jesus no coração têm uma missão -- ser luz do mundo e sal da terra, ser testemunha de Cristo onde mora e por onde passa, ser uma bênção em qualquer situação ou circunstância. O cristão deve ter amor no coração e aplicar esse amor ajudando a todos que ainda não tiveram a mesma experiência de viver na presença de Deus.

Ser missionário é cruzar os mares, é não cruzar mar algum, é fazer tudo para a honra e glória do nome de Jesus.

Você tem olhado para a cruz?

Paulo Barbosa

REPROVADOS


quinta-feira, 20 de março de 2025

A MAIS BELA FLOR

“A mais bela flor” é o título desta bela história que teria se desenrolado por volta do ano 250 a.C., na China antiga.

Um certo príncipe da região de Thing-Zda, norte do país, estava às vésperas de ser coroado imperador, mas, de acordo com a lei, ele deveria se casar.

Sabendo disso, ele resolveu fazer uma “disputa” entre as moças da corte ou quem quer que se achasse digna de sua auspiciosa proposta.

No dia seguinte, o príncipe anunciou que receberia, numa celebração especial, todas as pretendentes e lançaria um desafio.

Uma velha senhora, serva do palácio há muitos anos, ouvindo os comentários sobre os preparativos, sentiu uma leve tristeza, pois sabia que sua jovem filha nutria um sentimento de profundo amor pelo príncipe.

Ao chegar em casa e relatar o fato a jovem, espantou-se ao ouvir que ela pretenderia ir a celebração, e indagou incrédula: – Minha filha, o que achas que fará lá ? Estarão presentes todas as mais belas e ricas mocas da corte. Tire esta ideia insensata da cabeça, eu sei que você deve estar sofrendo, mas não torne o sofrimento uma loucura.

E a filha respondeu: – Não, querida mãe, não estou sofrendo e muito menos louca, eu sei que jamais poderei ser a escolhida, mas é minha oportunidade de ficar pelo menos alguns momentos perto do príncipe, isto já me torna feliz, pois sei que meu destino é outro.

À noite, a jovem chegou ao palácio. Lá estavam, de fato, todas as mais belas mocas, com as mais belas roupas, com as mais belas joias e com as mais determinadas intenções.

Então, finalmente, o príncipe anunciou o desafio: – Darei, para cada uma de vocês, uma semente. Aquela que, dentro de seis meses, me trouxer a mais bela flor, será escolhida minha esposa e futura imperatriz da China.

A proposta do príncipe não fugiu as profundas tradições daquele povo, que valorizavam muito a especialidade de “cultivar” algo sejam costumes, amizades, relacionamentos etc.

O tempo passou e a doce jovem, como não tinha muita habilidade nas artes da jardinagem, cuidava com muita paciência e ternura pois sabia que se a beleza das flores surgisse na mesma extensão de seu amor, ela não precisava se preocupar com o resultado.

Passaram-se três meses e nada surgiu. A jovem de tudo tentara, usara de todos os métodos que conhecia, mas nada havia nascido e dia a dia ela percebia cada vez mais longe o seu sonho, mas cada vez mais profundo o seu amor.

Por fim, os seis meses haviam passado e nada ela havia cultivado, e, consciente do seu esforço e dedicação comunicou a sua mãe que independente das circunstancias retornaria ao palácio, na data e hora combinadas, pois não pretendia nada além do que mais alguns momentos na companhia do príncipe.

Na hora marcada estava lá, com seu vaso vazio, ao lado da demais pretendentes, cada uma com uma flor mais bela do que a outra, de todas as mais variadas formas e cores. Ela estava absorta, nunca havia presenciado tal bela cena.

E finalmente chega o momento esperado, o príncipe chega e observa cada uma das pretendentes com muito cuidado e atenção e após passar por todas, uma a uma, ele anuncia o resultado e indica a bela jovem como sua futura esposa.

As pessoas presentes tiveram as mais inusitadas reações, ninguém compreendeu porque ele havia escolhido justamente aquela que nada havia cultivado, então, calmamente ele esclareceu: – Esta foi a única que cultivou a flor que a fez digna de se tornar uma imperatriz, a flor da honestidade, pois todas as sementes que entreguei eram estéreis.

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” João 8.32

Fonte: A história real se deu com Zhuang Zhou, também conhecido como Zhuangzi ou ainda Chuang Tzu. Este era filósofo Chinês taoísta, e o teste é conhecido como “O Teste das Moedas de Jade”

AÇÃO E TEORIA


quarta-feira, 19 de março de 2025

OS PORQUÊS

"Vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas as coisas" 
Mateus 6:32 


Um homem, visitando uma escola de surdos-mudos, escrevia no quadro perguntas para as crianças responderem. Em dado momento escreveu a seguinte: "Por que Deus me fez capaz de ouvir e falar e fez vocês surdos-mudos?".

A terrível pergunta caiu sobre os pequenos como um tapa no rosto. Ficaram ali paralisados ante o espantoso "Por quê?". De repente uma menina levantou-se.

Seus lábios tremiam. Tinha os olhos cheios de lágrimas. Dirigiu-se com firmeza para o quadro e, tomando o giz, escreveu com mão segura: "Assim fizeste, ó Pai, porque assim foi do teu agrado". Que resposta! Ela alcança uma verdade eterna sobre a qual o crente mais amadurecido bem como o mais novo filho de Deus pode igualmente descansar - a verdade de que Deus é seu Pai.

Será que nós também sabemos disso? Será que cremos realmente? Totalmente? Quando essa é a nossa experiência, então a nossa fé não vagueia mais como uma pomba a buscar onde pousar o seu pé, mas descansa para sempre em seu lugar de paz: "Vosso Pai!"

Eu creio que chegará o dia em que todos nós entenderemos os por quês; o dia em que as tragédias que agora anuviam o nosso céu se encaixarão em seus devidos lugares, como parte de um plano tão esplêndido, tão extraordinário, tão pleno de gozo, que exultaremos de admiração e prazer.

Extraído do livro Mananciais no Deserto 

PIOR INIMIGO


terça-feira, 18 de março de 2025

QUANDO VOCÊ SE COMPARA E COMPETE

Um menino chamado Adão queria ser como seu amigo Bob. Adão amava o jeito que Bob andava e falava. Bob, porém, queria ser como Charles. Havia algo nos passos e no sotaque de Charles que o intrigavam. Charles, por sua vez era impressionado com Daniel. Charles queria a aparência e o jeito de falar de Daniel. Daniel, supreendentemente, também tinha um herói: Adão. Ele queria ser como Adão. Então Adão estava imitando Bob, que estava imitando Charles, que estava imitando Daniel, que estava imitando Adão! Afinal, tudo que Adão precisava fazer era ser como ele mesmo.

Fique na sua própria faixa. Nada de bom acontece quando você se compara e compete. Deus não lhe julga de acordo com os talentos dos outros. Ele lhe julga de acordo com os seus talentos. A régua de Deus para medir a sua fidelidade é o quanto você é fiel com seus próprios dons.

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Stay in Your Own Lane”

FALAR COM DEUS


domingo, 16 de março de 2025

QUANDO DEUS ENTROU NO TEMPO

Quando Deus entrou no tempo e se tornou homem, aquele que não conhecia limites se tornou limitado. Por mais de três décadas, o alcance sem limites dele seria limitado pelo alcance do braço; a velocidade dele seria restrita ao passo dos pés humanos.

Eu fico pensando, será que ele foi tentado a se aproveitar da sua infinidade? Quando a chuva esfriou o corpo dele, será que ele foi tentado a mudar o tempo? Se alguma vez ele cogitou esta possibilidade, ele nunca cedeu à tentação.

Nenhuma vez o Cristo usou seus poderes sobrenaturais em benefício próprio. Com uma palavra ele podia ter transformado o chão duro num cama fofa, mas ele não o fez. Com um aceno da mão dele, ele podia ter jogado o cuspe dos seus acusadores de volta nos seus rostos. Com um levantar da sobrancelha, ele podia ter paralisado a mão do soldado que trançou a coroa de espinhos. Mas Jesus não o fez!

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “When God Entered Time”

SEM ESQUECIMENTO


 

sábado, 15 de março de 2025

ACREDITAR NOS SONHOS

É preciso acreditar nos sonhos sempre. Eles são como um sementinha que se joga na terra. Ela está pronta a germina, mas espera as condições lhe sejam favoráveis par abrir sua primeira folha. Assim é na vida, as realizações não acontecem por acaso. Nós precisamos lutar, é no esforço que as oportunidades nascem e no trabalho que as condições favoráveis surgem.

Charles Dickens, grande escritor inglês do século XIX, não parecia ter o direito de sequer sonhar com a fama e o sucesso. Nascido em um lar muito pobre (seu pai fora preso por não poder pagar as dívidas da família), só estudou até a quarta série. Ainda criança, trabalhava num porão e morava numa favela em Londres.

Os primeiros contos que escreveu foram todos recusados pelos editores da época. Alguns nem se deram ao trabalho de examiná-los. Embora tudo se mostrasse contrário, ele acreditava no seu potencial como escritor. Um dia, finalmente, um de seus contos foi aceito e publicado. Ele não recebeu nem um tostão por isso.

Mas com o incentivo do primeiro sucesso, dedicou-se ainda mais à sua carreira de autor literário. Saiu-se tão bem que, ainda em vida, tornou-se reconhecido e admirado por todos, sendo aclamado como um dos maiores escritores de língua inglesa de todos os tempos.

SINCERO


sexta-feira, 14 de março de 2025

É TUDO OU NADA

Numa certa manhã, uma criança sai de sua casa e atravessa a rua em direção a uma mercearia, ao chegar lá ela pede para dono do estabelecimento um copo de água. A criança bebe a água, agradece e deixa um papelzinho dobrado sobre o balcão, o dono da mercearia abre o papel e lê o que está escrito: “NADA”.

Ele fica intrigado, pensativo!

Na hora do almoço, a criança volta e, novamente, pede um copo de água. O homem lhe dá a água e, sem ele perceber, a criança sai, mas, antes, deixa mais um papelzinho escrito “NADA”.

O homem fica mais intrigado ainda!

No final da tarde, a criança vem novamente, mas desta vez o homem se antecipa e já põe o copo de água no balcão e fica aguardando. Ela pede a água e, de novo, tentando não chamar a atenção, põe outro papelzinho dobrado no balcão. O homem corre lá e pega o papel escrito “NADA”.

Ele chama a criança e indaga ela:  “— Menino, por três vezes você veio aqui hoje pedir água e deixou estes papeizinhos! Quem escreveu estes bilhetes? O que significa isso, é uma brincadeira, uma travessura, uma chacota?”.

A criança lhe responde atentamente:

” — Não, moço! Eu jamais faria isto!”.

” — O que é, então?” insiste o homem.

“— Sabe o que é, moço, não temos nada para comer em casa. Minha mãe e meus dois irmãozinhos estão com fome. A água que o senhor me deu foi tudo que eu “comi” hoje. Eu ia pedir a sua ajuda, mas estava com muito medo, então escrevi este bilhete. Desculpa, moço, não vou mais incomodar o senhor”.

Já comovido, o homem pergunta aonde o menino mora e o deixa ir embora. Ele fecha o estabelecimento, enche algumas caixas com suprimentos para aquela família e vai até lá com o seu carro.

Foi indescritível a emoção daquele momento, estampada nos olhos do menino. Ele e sua mãe agradeceram várias vezes e desejaram muitas bênçãos celestiais ao comerciante.

Na saída, o menino entregou outro bilhetinho para o homem. Nele estava escrito “TUDO”.

O comerciante volta para a sua casa com a alma elevada, mas com uma dúvida na cabeça. O que significa aquele “TUDO”? Seria “Obrigado por tudo?”, ou, quem sabe, “Agora temos tudo?”, ou, ainda, o discurso completo do menino: “Não temos NADA para comer, em casa falta TUDO”?

Só o menino saberia responder isso. O que sabemos, com certeza, é que ele já havia escrito aquele bilhete “TUDO” antes mesmo do homem lhe dar o primeiro copo de água naquele dia.

Muitas são as aflições do justo, mas de todas o Senhor os livra.

Salmos 34.19


Fonte: https://sitedopastor.com.br

ATINGIR A VERDADE

quinta-feira, 13 de março de 2025

A PRÁTICA DO EVANGELHO

"Eis que tu és para eles como quem canta canções de amor, quem tem voz suave e tange bem; porque ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra" 

Ezequiel 33.32

Estava um missionário falando a um grupo de hindus. De súbito, uma das senhoras se levantou e retirou-se. Pouco depois voltou, ouvindo com mais atenção que antes.

No final do culto, o missionário lhe perguntou o motivo de sua saída. 

- O senhor sabe - respondeu ela - eu fui perguntar a um de seus servos se o senhor realmente pratica as coisas que prega. Ele me afirmou que sim, e eu voltei mais interessada que antes. E estou ansiosa por ouvir mais de alguém que vive aquilo que ensina aos outros.

Fonte: http://conbcd.com.br

SER VERDADEIRO


quarta-feira, 12 de março de 2025

VENDO COM OLHOS DIFERENTES

Veja seus inimigos não como fracassos, mas como projetos de Deus.

Deus ocupa o único assento na corte suprema do céu. Ele usa o manto e se recusa a dividir o martelo de juiz. “Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: ‘Minha é a vingança; eu retribuirei’, diz o Senhor.” (Romanos 12:19). Justiceiros retiram e substituem Deus. “Eu não tenho certeza de que você consegue resolver isso, Senhor. Talvez você punirá muito pouco ou muito lentamente. Eu mesmo cuidarei disto, obrigado.”

Ninguém tinha um senso de certo e errado mais claro do que o perfeito Filho de Deus. Somente Deus realiza julgamentos corretos. Vingança é Seu trabalho. Dê graça, mas se necessário, mantenha distância. Você pode perdoar o marido abusivo sem viver com ele. Perdão não é tolice. Perdoar é simplesmente escolher ver seu ofensor com olhos diferentes.

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Seeing with Different Eyes”

VERDADE

segunda-feira, 10 de março de 2025

“JISU MASIH KI JAI”: LIBERTO DAS GARRAS DE KALI

"Sahib, este é o dia mais feliz da minha vida!", exclamou Lachman, um indiano. "Quando aceitei Jesus Cristo como meu Salvador, uma grande luz iluminou meu coração e o fez puro e, então, eu vi quão fraco eu era em adorar Kali Mata (Mãe Preta), e roubar, e matar."

O autor destas palavras pertencia a uma quadrilha de assaltantes, que por muitos anos assolava os viajantes, atacando-os e roubando-lhes tudo que possuíam. Invocavam as bênçãos da sanguissedenta deusa Kali, e dividiam os lucros com os seus sacerdotes. Mas chegou o dia em que Lachman ouviu o evangelho de Jesus Cristo, cuja mensagem de amor e perdão o fez uma nova criatura, estimada e apreciada por todos. Nesta ocasião, seu único filho, um esbelto rapaz de quinze anos, acabara de fazer a sua profissão de fé, na Igreja de Cristo. 

O grupo de cristãos da vila ergueu sua voz num cântico alegre, dizendo: "Jisu Masih ki jai", que significa "vitória por Jesus Cristo".

Theodor C. Badley (Índia)
N. de Barros Almeida - Coletânea de Ilustrações

O TREM DA ALEGRIA

Todas as viúvas o rodearam, chorando e mostrando as túnicas e vestes que Dorcas fizera quando estava com elas.

Atos 9.39

Certo dia, tomei café da manhã com um homem que vendeu jornais e engraxou sapatos por quase 60 anos nas ruas de uma cidade de Idaho, nos Estados Unidos.

Ele me contou sobre a sua vida naqueles dias, e como as coisas haviam mudado.

Eu lhe perguntei: “O que mais mudou, desde então?”

Ele disse: “As pessoas, elas não se importam mais umas com as outras.”

Como exemplo, ele contou-me sobre a sua mãe, que muitas vezes deu comida a homens que vinham à sua casa. Cada dia, ela preparava comida para a sua família e então fazia diversas refeições a mais porque sabia que viajantes sem nenhum lar iriam aparecer na hora das refeições. Ela tinha uma profunda compaixão por aqueles em necessidade.

Certa vez, ela perguntou a um homem como ele encontrou o caminho até a sua porta. Ele disse-lhe: “O seu endereço está escrito em todas as paredes dos vagões de trem em que os mais miseráveis viajam clandestinamente“.

Autor Desconhecido

DECLÍNIO


LIVRE


 

sábado, 8 de março de 2025

ONDE ESTÃO AS DÉBORA DESSA GERAÇÃO?

Quando Deus escolheu Débora para liderar Seu povo, não estava preocupado na diferença entre homem e mulher, tampouco na discriminação que as pessoas do sexo feminino sofrem desde que o primeiro pecado foi cometido.

Naquele tempo, a mulher tinha uma única função social: gerar filhos.  Ultrapassando os limites de seu próprio ventre, porém, Débora se tornou “a mãe de Israel”. Seus filhos, que havia 20 anos sofriam com a opressão imposta por Jabim, rei de Canaã, não tiveram forças para duvidar diante da fé de Débora.

Acontece que os israelitas haviam feito mal ao Senhor, mas já era tempo de voltarem a ter paz. Débora era esposa, sim. Cumpria com seus deveres dentro de casa. Mas seu papel mais importante era confortar a família que estava ao lado de fora de suas paredes. 

A única mulher a assumir o posto de Juiz em Israel também era profetiza. E liderou dez mil homens na vitória contra o poderoso exército adversário. Naquela terra faltavam homens corajosos que liderassem o povo de Deus contra uma terrível opressão. E a fé de Débora foi escolhida como caminho.

“Temos que ser mulheres de guerra, as Déboras dos dias atuais! Mulheres que não têm medo! Temos que ter essa força!”

É isso ai, Princesas, depende de cada uma de nós ser um referencial de Deus neste mundo. E é o que Deus quer, que nós sejamos mulheres fortes, guerreiras e corajosas. Você, eu, nós somos capazes de realizar obras grandiosas. Está é a força que Ele nos dar.

“Desperta, Débora, desperta, desperta, acorda...” Juízes 5.12

Deus fala para cada uma de nós, esse versículo. Tome posse da força que Deus te dar. Deus Abençoe... Que o dia de vocês seja maravilhoso.Amo cada uma de vocês, Paz seja convosco!

Ita Costa

SABEDORIA DO SILÊNCIO


 

SATISFEITOS CONSIGO MESMOS


sexta-feira, 7 de março de 2025

SOSSEGA CORAÇÃO

“Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas.”


Lucas 10.41

Com estas palavras Jesus repreendeu o comportamento de Marta, irmã de Lázaro, e continua repreendendo o nosso, quando nos igualamos a Marta quanto ao viver ansioso.

“Tenho que fazer isso, tenho que fazer aquilo...”

Quando permitimos ser movidos por esta roda de inquietação da alma, ficamos sobrecarregados de cuidados, e não raro, a consequência disto é o nosso afastamento da comunhão com Deus e falta de confiança na Sua providência. 

Não permanecemos calmos, sossegados, tranquilos, em toda e qualquer circunstância, por uma confiança plena no cuidado de Deus, se é que chegamos a aprender isto algum dia.

As águas do rio correrão o seu curso, sempre adiante, e não voltarão atrás.

Nadar contra a correnteza dos problemas da vida, não é e nunca será uma atitude sábia para enfrentá-los.

Trabalharemos muito, nos afadigaremos nas coisas necessárias, mas que isto seja feito com paz de mente e de coração, sabendo que o Senhor luta por nós, todas as nossas batalhas, quando demonstramos a nossa confiança n`Ele, pela nossa paz e calma espirituais.

Silvio Dutra 

quinta-feira, 6 de março de 2025

ASSALTADO TRÊS VEZES

Três amigos viajavam por uma estrada deserta quando se viram diante de uma encruzilhada. Sem nenhuma placa que lhes indicasse categoricamente qual das duas estrada deveriam seguir nem ninguém por perto para lhes dizer a direção a tomar, iniciaram uma calorosa discussão.

Um deles insistia que deviam pegar a estrada à esquerda. Os outros dois preferiam o outro caminho. Tentaram convencê-lo a irem os três juntos, primeiro à direita, depois à esquerda, caso estivessem errados, com os devidos pedidos de desculpas, é claro. Mas, não deu certo.

Buscaram, então, ganhá-lo pelo coração, lembrando-o que juntos iniciaram aquela jornada, que estavam perto do destino, e que nunca é uma boa ideia separar companheiros de viagem, pois dificilmente acabam se encontrando novamente.

No entanto, o teimoso mostrava-se irredutível, exigindo que o seguissem, senão, iria ficar ali mesmo, descansando, enquanto eles "quebravam a cara", andando feito bobos. E os avisou que, quando eles voltassem, iria zombar bastante deles.

Após um longo período de discussão, acabaram se separando. Nos primeiros instantes, após a separação, o teimoso sentia-se muito bem, firmado em suas convicções, mas, tão logo seus companheiros desapareceram lá longe na estrada, ele foi assaltado três vezes.

Primeiro, ele foi assaltado pela solidão. Uma solidão miserável e tão sem graça, aparecida assim, do nada, sem ser convidada.

Depois, foi assaltado pelo arrependimento, pois sabia que não deveria ter-se separado de seus amigos. Fosse o que fosse, era melhor terem ficado juntos (apesar de ele ainda não querer admitir isso).

Por fim, ele foi literalmente assaltado por dois sujeitos mal-encarados que passaram por ali e o obrigaram a lhes "dar" seus sapatos.

AMIGO E INIMIGO

quarta-feira, 5 de março de 2025

CORRER É NOSSA TAREFA, VENCER É...

"não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel" 

Isaías 41:10

Um ator conversava, preocupado, com o diretor do filme onde seria protagonista. Disse o ator: "Estou aflito com aquela cena onde participo de uma competição onde terei de vencer uma corrida de mil metros. Sou péssimo em corridas". O diretor, com muita calma, disse: "Sua tarefa é correr entre os outros participantes. A minha é de fazê-lo chegar em primeiro lugar."

Assim é nossa tarefa no mundo em que vivemos. Temos que procurar ser uma bênção nas mãos de Deus, viver de maneira correta e honesta, enfrentar os obstáculos e dificuldades do dia-a-dia com fé, aproveitar as oportunidades para falar da salvação de Cristo. O poder para que tudo isso seja possível e sejamos vitoriosos é tarefa do nosso Senhor Jesus Cristo.

Quando confiamos em Deus, o que é aparentemente muito difícil se mostrará perfeitamente fácil. As tempestades violentas se transformarão em dias ensolarados. Os caminhos cheios de obstáculos se tornarão lisos e tranquilos para nós. Os portões dos Céus, fechados para o pecado se abrirão por constatarem que fomos perdoados pelo amor do Pai e pelo sacrifício de Cristo na cruz do Calvário.

A nossa tarefa é confiar e deixar tudo nas mãos do Senhor e a parte do Senhor é cumprir cada uma de Suas promessas existentes nas Sagradas Escrituras.

O ator de nossa ilustração estava aflito e, se você também está, tranquilize-se. Deus já tem pronta a sua vitória.

Paulo Barbosa

PREFIRO



terça-feira, 4 de março de 2025

SELADOS POR DEUS

Como pais, quando nossos filhos tropeçam, nós não os renegamos. Podemos disciplinar ou corrigir, mas cortá-los da nossa família? Não podemos. Eles são ligados biologicamente a nós. Aqueles que nasceram com o nosso DNA morrerão com ele.

Deus, nosso Pai, cria um relacionamento igual conosco. Uma vez salvos, nós nos tornamos, como diz João 1:12, “filhos de Deus.” Ele altera a nossa linhagem, redefine nosso parentesco espiritual, e ao fazer isso, assegura a nossa salvação. Paulo diz “Quando vocês creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados em Cristo com o Espírito Santo da promessa.” (Efésios 1:13). E uma alma selada por Deus está segura! Deus pagou um preço alto demais para nos deixar em perigo.

Novamente, uma lembrança de Paulo, de Efésios 4:30: “vocês foram selados para o dia da redenção.” Que diferença esta segurança faz!

Max Lucado 
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Believers are Sealed by God