sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

A LEOA E O BÚFALO

Havia um grupo de búfalos rodeados por leões, mas como estavam todos juntos, eram fortes e os leões não chegavam perto, mas de vez em quando, pela astúcia da  leoa, ela ameaçava dar o bote, mas os búfalos juntos eram uma fortaleza intransponível e a leoa sabia disto. 

Certa vez a leoa  resolveu agir de forma diferente, observava o búfalo que ficava mais longe do grupo e atacava, mas o búfalo corria para junto deles e a leoa batia em retirada. Outra vez este búfalo estava separado da manada e a leoa  vinha atacá-lo, mas quando o búfalo fazia menção de volta para junto dos outros a leoa parava e recuava. O búfalo então pensou que era forte e começou a enfrentar sozinho a leoa, que por sua  vez, se fazia de fraca e fugia.o búfalo pensou, “sou forte” e não mais necessito andar junto com os demais e desgarrou-se do grupo e seguiu o seu caminho solitário. Este foi o grande erro , a leoa estava  esperando exatamente  esta oportunidade para  lançar sobre o búfalo e o resultado sabemos.

FOJE


quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

MILHO DE PIPOCA

Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre. Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo, fica do mesmo jeito a vida inteira.

São pessoas de uma mesmice e uma dureza assombrosa. Só que elas não percebem e acham que seu jeito de ser é o melhor jeito de ser.

Mas, de repente, vem o fogo. O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos: a dor.

Pode ser fogo de fora: perder um amor, perder um filho, o pai, a mãe, perder o emprego ou ficar pobre. Pode ser fogo de dentro: pânico, medo, ansiedade, depressão ou sofrimento, cujas causas ignoramos.

Há sempre o recurso do remédio: APAGAR O FOGO! Sem fogo o sofrimento diminui. Com isso, a possibilidade da grande transformação também. Imagino que a pobre pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro cada vez mais quente, pensa que a sua hora chegou: VAI MORRER.

Dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar um destino diferente para si. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada para ela.

A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz. Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo a grande transformação acontece: BUM!

E ela aparece como uma outra coisa completamente diferente, algo que ela mesma nunca havia sonhado. Bom, mas ainda temos o piruá, que é o milho de pipoca que se recusa a estourar.

São como aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem.

A PRESUNÇÃO e o MEDO são a dura casca do milho que não estoura. No entanto, o destino delas é triste, já que ficarão duras a vida inteira.

Não vão se transformar na flor branca, macia e nutritiva. Não vão dar alegria para ninguém.

Extraído do Livro “O Amor que acende a lua” de Rubem Aves
Fonte: http://webservos.com.br/gospel/reflexoes/Reflexoes_show.asp?id=16682

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

DEUS ALIVIA SUA CARGA

Oração nos lembra de quem está no comando. Você não leva seus pedidos para alguém com menos autoridade. Você os leva para alguém que está acima de você no departamento de soluções.

O mesmo é verdadeiro em oração. Você não ora só para informar Deus sobre o que está acontecendo. Ele está bem adiante de você neste ponto. Você ora para transformar “Seja feita a minha vontade” em “seja feita a vontade de Deus”. E já que Ele está no comando, Ele sabe qual é a melhor solução. Oração transfere a carga para Deus e Ele torna o peso que você carrega mais leve. Oração nos empurra pelos pontos baixos da vida, por sobre as lombadas, e nos tira dos buracos. Oração é a energia que precisamos para conseguir as respostas que buscamos. Então, ore…hoje!

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “God Lightens Your Load”

CERTO E ERRADO

terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

ALTERANDO AS FRONTEIRAS

Há alguns anos, durante um seminário de uma semana numa grande universidade cristã da Califórnia, desafiei os alunos a fazerem a oração de Jabez (1Cr 4.10), pedindo mais bênçãos e maior influência. Sugeri que o corpo discente de mais de dois mil alunos estabelecesse um objetivo ministerial digno da importância daquela escola.

— Porque não olhar para o globo e escolher uma ilha? –  sugeri - Depois de escolher o lugar, reúnam um grupo de alunos, fretem um avião e conquistem a ilha para Deus.

Alguns alunos riram. Os outros questionaram minha sanidade. Mas quase todo o mundo ouviu. Insisti. Tinha viajado à ilha de Trindade e constatado a carência do lugar e por isso disse a eles:

— Vocês podem pedir Trindade para Deus. E também um DC-10.

Ninguém comprou a ideia.

Mesmo assim, o desafio deu início a uma agitada conversa. Vi que a maioria dos alunos estava ansiosa por fazer alguma coisa significativa com seus talentos e com seu tempo disponível, mas estavam inseguros sobre como começar. Normalmente eles faziam questão de relatar sua falta de habilidade, de dinheiro, de coragem e oportunidade.

Passei a maior parte daquela semana fazendo-lhes uma pergunta: se o Deus do céu o ama infinitamente e quer que você esteja diante dele a cada instante, e se você sabe que o céu é um lugar muito melhor para você, então porque será que Ele deixou você aqui na terra?

Expus a cada aluno que encontrava o que eu achava ser uma resposta bíblica para aquela questão: você está aqui porque Deus quer que você alargue suas fronteiras, conquistando novos territórios para Ele –  talvez uma ilha – e alcançando pessoas em nome dEle.

Deus estava operando. Uma semana depois de voltar para casa, recebi uma carta deum aluno chamado Warren. Ele e seu amigo, Dave, tinham decidido desafiar o poder de Deus e pedir que os abençoasse e alargasse suas fronteiras. Eles oraram especificamente que Deus lhes desse a oportunidade de testemunhar ao governador daquele estado naquele final de semana. Jogaram seus sacos de dormir no porta-malas do Plymounth Valiant ano 1963 de Warren, viajaram mais de 600 quilômetros até a capital do estado e foram bater na porta do governador.

 A carta prossegue assim:

Veja o que tinha acontecido até a noite de domingo, quando voltamos de Sacramento. Havíamos testemunhado de nossa fé a dois frentistas de um posto de gasolina, a quatro seguranças, ao chefe da Guarda Nacional dos Estados Unidos, ao diretor do Departamento de Saúde, Educação e Ação Social do Estado da Califórnia, ao chefe da Polícia Rodoviária da Califórnia, à secretária do Governador e por fim ao próprio Governador. 

Estamos agradecidos e assustados feito crianças com o crescimento que Deus nos tem dado. Obrigado mais uma vez por seu desafio!

Isso foi só o começo. Nas semanas e meses que se seguiram, uma visão de fronteiras mais largas varreu o campus. No outono, um aluno, orientado por Warren e Dave, já havia montado um grande projeto missionário para o verão seguinte, chamado “Operação Jabez”. Seu objetivo: reunir um grupo de alunos autossustentados, fretaram avião e  adivinhe – voar para a ilha de Trindade para um ministério de verão.

E foi exatamente isso que eles fizeram. O grupo foi composto de 126 alunos e professores. Quando levantou voo de Los Angeles, a Operação Jabez já contava com grupos prontos para ministrar mediante dramatizações, construção, escola bíblica de férias, música e visitação. Nas palavras do reitor da universidade, a Operação Jabez foi o mais bem-sucedido ministério estudantil da história daquela entidade.

 Dois alunos pediram que Deus lhes alargasse as fronteiras  e Deus atendeu! Uma pequena oração refez um mapa e impactou a vida de milhares de pessoas.

Bruce Wilkinson - A Oração de Jabez

CADA UM


segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

A QUEM DAREI OUVIDOS?

Por que às vezes falhamos em detectar o Espírito Santo? Como podemos ser guiados por ele? Aqui está uma resposta direta: “Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.” (Romanos 12:2 NTLH).

A voz de Deus deve superar as vozes da sociedade. Deus quer que sejamos diferentes. Não é sermos estranhos, nem peculiares. Nosso objetivo é não se misturar, mas olhar para cima. Se você quer ouvir Deus, a primeira pergunta que você precisa fazer não é “O que devo fazer?” mas “A quem vou ouvir?” Pare de seguir uma cultura que não segue a Deus e comece a ouvir o Espírito, que fala em nome de Deus.

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Whom Will I Hear?”

AGIR CORRETO

 

domingo, 23 de fevereiro de 2025

A MAIOR BÊNÇÃO DO EVANGELHO


CORDEIRO PERFEITO

E clamavam com uma grande voz: Salvação a nosso Deus que está sentado sobre o trono, e ao Cordeiro. (Ap 7.10)

Logo no início do ministério de Jesus, João Batista viu o Senhor caminhando em direção a ele e exclamou com entusiasmo: “Olhem, aí está o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (Jo 1.29). É a primeira vez que alguém se refere a Jesus chamando-o de Cordeiro.

Depois de João, o apóstolo Paulo amplia a figura e ensina que Jesus é “o nosso Cordeiro de Páscoa” devidamente sacrificado (1Co 5.7). Mas no último livro da Bíblia, Jesus é chamado de “o Cordeiro” mais de trinta vezes (Ap 5.6; 6.1; 7.10; 8.1 etc.).

Ao mencionar Jesus como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, João Batista estava se referindo ao sacrifício expiatório de Cristo e também à impecaminosidade do Senhor. Todo o povo de Israel sabia de cor e salteado que o cordeiro do antigo sistema levítico tinha de ser “sem nenhum defeito” (Lv 22.21). O animal não poderia ser cego, aleijado nem mutilado, nem ter úlcera, sarna ou outras doenças de pele (Lv 22.22). Não deveria ser oferecido ao Senhor animal que tivesse “os testículos machucados, esmagados, arrancados ou cortados” (Lv 22.24). Esse cerimonial rigoroso e detalhado apontava para um Jesus “santo, inocente, sem mancha”, que não precisava, como os sumos sacerdotes da antiga aliança, “oferecer sacrifícios a cada dia, primeiro por seus próprios pecados e depois pelos do povo” (Hb 7.26-27).

Jesus não cometeu pecado algum, mesmo tendo passado “por todo tipo de tentação” (Hb 4.15). Uma das pessoas mais próximas a Jesus recorda que ele, “quando insultado, não revidava; quando sofria, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga com justiça” (1Pe 2.22-23). Em Jesus você pode confiar. 

Retirado de Cuide das Raízes, Espere pelos Frutos, [Elben César]. Editora Ultimato.

sábado, 22 de fevereiro de 2025

DEUS NOS OUVE

Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a vontade de Deus, ele nos ouvirá. E se sabemos que ele nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que temos o que dele pedimos. (1 João 5.14-15) 

Esta passagem é um incentivo aos cristãos que aprenderam como devem crer e como devem amar. Eles precisam lembrar que a piedade deles vem da Palavra que foi proclamada e que não devem viver de qualquer outra forma a não ser com fé e amor. João prevê uma objeção vinda dessas pessoas: “E se o meu coração estiver frio e eu sentir que me falta a fé?”. “Aqui está o remédio” – diz João – “Peça e ore. Ele o ouvirá”.

Tiago diz: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida” (Tg 1.5). O melhor ensino sobre como se deve agir é confiar na oração. Paulo diz: “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus” (Fp 4.6). Igualmente, Agostinho diz: “Senhor, dá-me o que ordenas”. Assim, nós também devemos orar: “Senhor, dá-nos fé”.

Esse versículo é um incentivo à oração, e João descreve como orar de maneira excelente. Primeiramente, ele nos lembra que podemos ter “confiança”, a qual é a alma da oração. Em seguida, ele nos instrui quanto ao que pedir: “alguma coisa de acordo com a vontade de Deus”. Finalmente, devemos também crer que “ele nos ouve”. Tiago diz que “[aquele que duvida] tem mente dividida e é instável em tudo o que faz” (Tg 1.8). No entanto – ele diz –, quando pedir, “peça […], porém, com fé, sem duvidar” (v. 6). 

Retirado de Somente a Fé – Um Ano com Lutero. Editora Ultimato

DEDICAÇÃO

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

ACALME MEU PASSO

Acalme meu passo, Senhor.

Desacelere as batidas do meu coração, acalmando minha mente.

Diminua meu ritmo apressado com uma visão da eternidade do tempo.

Em meio às confusões do dia a dia, dê-me a tranquilidade das montanhas.

Retire a tensão dos meus músculos e nervos com a música tranquilizante dos rios de águas constantes que vivem em minhas lembranças.

Ajude-me a conhecer o poder mágico e reparador do sono.

Ensina-me a arte de tirar pequenas férias: reduzir o meu ritmo para contemplar uma flor, papear com um amigo, afagar uma criança, ler um poema, ouvir uma música preferida.

Acalme meu passo, Senhor, para que eu possa perceber no meio do incessante labor cotidiano dos ruídos, lutas, alegrias, cansaços ou desalentos, a Tua presença constante no meu coração.

Acalme meu passo, Senhor, para que eu possa entoar o cântico da esperança, sorrir para o meu próximo e calar-me para escutar a Tua voz.

Obrigado Senhor, pelo dia de hoje, pela família que me deste, pelo meu trabalho e sobretudo pela Tua presença em minha vida.

ASSIM SEJA...

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

O QUE SOMOS DIANTE DE DEUS

Há muita gente que pensa ser alguma coisa, mas na realidade ela não passa de nada, e nesse pequeno artigo, vamos ver o que a Bíblia fala sobre o assunto.

Nada provém da palavra latina nata, que significa não existência, coisa nenhuma, nenhum valor, coisa vã.

Em Gálatas 6:3, está escrito: Se alguém pensa ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo.

1- O que somos diante de Deus. 
       
 A-  As nações são consideradas como nada. Isaías 40:17. 

Todas as nações são perante ele como coisa que não é nada, eles as considera sem valor menos do que nada. 

B-   Somos menos que nada. Isaías 41:24. 

Eis que sois menos do que nada, e menos do que nada é a vossa obra: abominação é quem vos escolhe. Eis que todos são nada; as suas obras são nada (coisa nenhuma): as suas imagens de fundição, vento e vácuo. Isaías 41:29.

 2- Deus precisa mostrar-nos que nada somos.  

A-  Nada com relação a nossa sabedoria. I Coríntios 1:19. 

Pois está escrito destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos. 

B- Nada com relação ao nosso conhecimento. I Coríntios 8:2. 

Se algum homem pensa saber alguma coisa, ele não sabe nada, como convém saber. 

C- Nada em relação aos preceitos denominacionais. I Coríntios 7:19. 

A circuncisão em si não é nada, e a incircuncisão também nada é, mas o que vale é guardar as ordenanças de Deus. 

D- Nada com relação à vida mais devota, porém sem amor.  I Coríntios 13:3. 

Ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres... Se não tiver amor, nada disso me aproveitará. 

E- Nada em qualquer coisa à parte de Cristo.  João 15:5. 

Sem mim, nada podeis fazer. 

F- Nada com relação até mesmo ao poder a ser recebido. João 3:27. 

O homem não pode receber nada, se do céu não lhe for dado. 

O resumo de tudo é que: A carne para nada aproveita. João 6:63. 

O espírito é o que vivifica: a carne para nada aproveita: as palavras que eu vos dito são espírito e vida. 

Porém, como escreveu em I Timóteo 6:7. 

Porque nada temos trazido para o mundo, nem nada podemos levar dele. 

Conclusão final: I Pedro 5:6 

Humilhai-vos, portanto, debaixo da poderosa mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte.

Fonte Consultada: Bíblia Sagrada

Antonio Magnani

CRÍTICOS

 

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

UM ATO DE NOBREZA

Quase todo mundo conhece “Os Três Tenores”, Luciano Pavarotti, Plácido Domingo e José Carreras. Com sua arte abrilhantaram diversos eventos, até mesmo uma Copa do Mundo de Futebol!

Há uma história surpreendente sobre dois deles, Plácido Domingo e José Carreras, que não deve ser esquecida. Plácido Domingo é Madrileño e José Carreras, Catalão. Ambos são espanhóis, mas de regiões rivais, pois os Catalães lutam por independência, desejando ter nacionalidade própria. Carreras e Plácido não conseguiram ficar imunes ao conflito político e, em 1984, romperam seu relacionamento.

Muito requisitados em todas as partes do mundo, ambos faziam constar em seus contratos que só se apresentariam em determinado show se o outro não fosse convidado!

Porém, em 1987, Carreras ganhou um inimigo muito mais implacável, a leucemia!

Sua luta contra o câncer foi sofrida e persistente. Submeteu-se a vários tratamentos, que o obrigava a viajar uma vez por mês aos Estados Unidos. Nestas condições, sem poder trabalhar, os altos custos das viagens e do tratamento rapidamente minguaram suas finanças.

Quando não tinha mais condições financeiras, tomou conhecimento de uma fundação existente em Madrid com a finalidade única de apoiar o tratamento de leucêmicos, a Fundación Hermosa, que o ajudou a vencer a doença e voltar a cantar!

Recuperado, decidiu associar-se àquela fundação. No entanto, para sua surpresa, ao ler o estatuto, descobriu que o fundador e maior colaborador da Fundación Hermosa era Plácido Domingo!

Descobriu, ainda, que o mesmo criara a entidade em princípio para atendê-lo e se mantivera no anonimato para não constrangê-lo a ter que aceitar auxílio de um adversário.

O momento mais lindo e comovente desta história foi o reencontro. Numa apresentação de Plácido, em Madrid, inesperadamente Carreras interrompe o evento e, humildemente, ajoelha-se aos seus pés, pede desculpas e agradece-o em público. Plácido levanta-o, e com um forte abraço, os dois selam, naquele instante, o início de uma grande amizade!

Um repórter, numa entrevista, perguntou a Plácido Domingo por que criara a Fundación Hermosa para beneficiar um “inimigo”. Sua resposta foi curta e definitiva: “Por que uma voz como essa não se pode perder…”

Artigo de Rubens Nunes de Andrade

O SILÊNCIO DOS AMIGOS

domingo, 16 de fevereiro de 2025

O PURO ENTRE IMPUREZAS

Relata certo escritor este incidente ocorrido com ele e outra pessoa ao descerem uma mina de carvão de pedra.

Ao passar por certo lugar viram uma planta perfeitamente branca. Os visitantes surpreenderam-se grandemente por não haver nenhum pó preto do carvão sobre a planta. Um mineiro que estava com eles arrojou um punhado do pó preto sobre o pequeno arbusto mas nenhuma partícula do carvão ficou na planta, pois ela era coberta com uma espécie de esmalte maravilhoso que não deixava aderir nada. Vivendo ali entre nuvens de pó preto, nada poderia manchar a sua brancura.

Esta planta representa um quadro que cada cristão deve tomar como modelo. Há uma influência profana que nos está rodeando continuamente; porém a nossa missão é estar sempre limpos entre tanta impureza. Se Deus pode fazer uma planta tão maravilhosa, certamente por sua graça Ele pode transformar os nossos corações. O que pode guardar sem mancha a pequena planta, branca como a neve, entre as nuvens de carvão, pode guardar-nos da contaminação neste mundo de pecado.

Seleto.

sábado, 15 de fevereiro de 2025

DEDICAÇÃO AO SENHOR

A cidade de Caucete, na Argentina, foi destruída por um terremoto em 1978. As ruas, os prédios, a praça, os templos, tudo foi destruído. 

Os irmãos da igreja Batista do local vieram ver seu templo; havia apenas pilhas de pedras e detritos do edifício amado que custaram tantos esforços para construir. Os anciãos derramaram lágrimas de tristeza quando sentiram que a casa de seu Deus, que fazia parte deles, de sua vida, não podia mais abrigá-los. 

Não houve ajuda oficial para reconstruí-lo. Mas guiados pela fé de que Deus vive e é poderoso, eles começaram a reedificação. Conseguiram um pequeno empréstimo, compraram materiais, trabalharam doando seu serviço os irmãos profissionais, as mulheres carregavam material, limpavam o local, as crianças prepararam café, recolhiam tijolos. 

Em pouco tempo eles já tinham reuniões ali. Mas faltava uma parte do telhado e as terminações. E o desejo deles era tão grande de terminar o templo que alguns doaram seus anéis, suas joias, para que, com a venda, pudessem comprar o material para a conclusão. 

Que alegria aqueles irmãos sentiram ao ver seu amado templo reconstruído! Eles louvaram ao Senhor com todas as suas forças e posses. 

Às vezes, precisamos aprender a confiar que Deus não proverá milagrosamente de fora, mas que a provisão de necessidades faz parte dos recursos que Deus já concedeu em mordomia aos irmãos. Deus faz milagres em e através de nós.

 Alberto D. Gandini/José Luis Martínez - 502 Ilustraciones Selectas

DO LADO DE DENTRO

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

PARA O NOSSO BEM

“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”. Romanos 8:28 é um dos versículos mais úteis e confortantes de toda a Bíblia, anunciando a soberania de Deus em qualquer situação dolorosa, trágica, que possamos enfrentar. Deus opera. A palavra de Paulo para esta expressão é “sunergeo” – o tataravô do termo “sinergia”. Paulo está dizendo que Deus pode fazer todas as coisas “sunergeo” para o bem. Misturando fé com fracassos, triunfos com lágrimas.

Tiago faz o mesmo ponto em Tiago 1:2 quando diz, “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.” Deus está operando… para o nosso bem!

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “For Our Good”

CAMPO DE BATALHA

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

O REI VEM

Um arauto real rodou pelas ruas da aldeia, proclamando sua urgente mensagem: "Vem o rei! O rei virá amanhã a vossa aldeia. Preparai vossas casas, pois ele almoçará com um de vós quando chegar". 

Grande foi a atividade que se seguiu. Varria-se aqui, esfregava-se ali, lavava-se acolá, removia-se o pó, podavam-se as árvores, limpava-se o quintal, punha-se aqui e ali um adorno - e assim se passaram todo o dia e parte da noite. 

Certo homem, no entanto, não se uniu aos preparativos exteriores. 

— Melhor que isto é eu limpar meu coração - disse ele simplesmente. - Cuidarei de que tudo esteja direito entre mim e meus semelhantes. Esta será a melhor maneira de me preparar para me encontrar com o rei.


Segundo conta a história, o rei preferiu almoçar numa casa humilde, cujo único ornamento era uma rosa branca no parapeito da janela; e seu morador, um homem que não se preocupou com tantos preparativos.


— Receio que os outros tenham procurado encobrir injustiça e maus sentimentos - justificou o rei - mas este homem embelezou o coração. Almoçarei com ele.

 Fonte: https://www.pastorwalterpacheco.com

NECESSIDADES

 

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

SEMPRE PRONTOS

É fascinante como a Escritura nos lembra diferentes pessoas.

Abraão é lembrado confiando; João amando; o lugar de Paulo é registrado pelas obras escritas. Mas Simeão foi o homem… olhando! Oitenta dias após o nascimento de Jesus, José e Maria o trouxeram ao templo. E Lucas 2:27 constata esta declaração curiosa: “Movido pelo Espírito, ele (Simeão) foi ao templo.” O versículo anterior (26) nos ensina que “Fora-lhe revelado pelo Espírito Santo que ele não morreria antes de ver o Cristo do Senhor.”

Simeão foi um homem que vivia na ponta de pé, de olhos bem atentos, esperando aquele que viria salvar Israel. Não fomos, como Simeão, avisados da vinda do Cristo? Não fomos, como Simeão, movidos pelo Espírito? Não ansiamos ver o mesmo rosto?

Simeão nos lembra de esperar pacientemente, vigilantes, sempre prontos!

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “On Tiptoe Watching”

OBEDEÇA AS ORDENS

 

terça-feira, 11 de fevereiro de 2025

UMA PERGUNTA INCONTESTÁVEL

Faz alguns anos, um ministro escocês, um verdadeiro homem de Deus, se inclinou no púlpito, no início do seu sermão e disse em tom solene:

– Meus amigos, tenho uma pergunta a fazer-lhes. Eu não posso respondê-la e nem tampouco vocês. Nem um anjo do Céu, nem o diabo a responderia.

Um silêncio fúnebre reinou na congregação. Todos os olhares fixavam-se no pastor, que prosseguiu, dizendo:

– A pergunta é esta: "Como escaparemos, se rejeitamos tão grande salvação?" 

C.H. Spurgeon.

SUCESSO


segunda-feira, 10 de fevereiro de 2025

PROVAS VISÍVEIS

Um evangelista contou que ele tinha estado a pregar o Evangelho no bairro mais perigoso de uma grande cidade. Entre os seus ouvintes achava-se um bem conhecido ateu que o desafiou para um debate em público. O desafio foi aceito pelo evangelista sob uma condição. Pediu ao ateu que, no dia do debate, levasse um bêbado, que tivesse deixado o vício pela influência do ateísmo; uma decaída que tivesse mudado de vida pela leitura de livros ateus; um jogador que tivesse abandonado o jogo por ter abraçado o ateísmo. 

Em seguida o evangelista disse: "Prometo marchar à frente de um pequeno exército de ex-bêbados, ex-meretrizes e ex-jogadores que abandonaram seus vícios por terem ouvido a pregação do Evangelho de Jesus Cristo e foram salvos pelo poder de Deus." O ateu calou-se. Que podia ele dizer diante das "Provas Visíveis?"

 A Voz Missionária / D. P. Silva - Mil Ilustrações

NÃO PODE ENCONTRAR DEUS



domingo, 9 de fevereiro de 2025

SALVADOR DO PECADOR

E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.

Mateus 1.21

Um jovem repórter estava entrevistando um professor cristão, que voltara recentemente de uma extensa viagem ao estrangeiro, em visita de inspeção às missões. "Senhor", disse o jovem, "de todos os países onde esteve, de todos os contatos com homens eruditos de terras estrangeiras, conte-me por favor algumas de suas impressões mais vivas." O velho e bondoso educador colocou a mão sobre o ombro do jovem, fitando-lhe os olhos. "Amigo", respondeu, "de todos os grandes homens do mundo, dois fatos se destacaram dentre todos os demais. O primeiro é que sou um grande pecador. O segundo é: Jesus Cristo é um grande Salvador."

Meditações Matinais.

TOCAR DEUS

sábado, 8 de fevereiro de 2025

AMIGO EM INIMIGO

Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.

Gálatas 5:13,14

Certo fazendeiro contava acerca de um desentendimento que houve entre ele e seu vizinho. Por pouco não houve entre eles uma cena de sangue. Passados alguns dias, saiu de carro sob fortes chuvas e, no caminho, notou que outro automóvel estava atolado no barro. Para sua surpresa, o motorista em apuros era o seu inimigo. A principio ele

pensou em passar de lado e deixá-lo com seu próprio infortúnio, mas venceu o sentimento vingativo e parou para ajudá-lo.

Aquele ato transformou o inimigo de outrora num dedicado amigo. Que grande recompensa resultou de um simples ato de solidariedade humana. Aquilo que palavras ásperas e mau humor não haviam conseguido, foi alcançado em poucos minutos por um ato de bondade, praticado no lamaçal do caminho.

Na rua, no metrô, no ônibus, no afã da vida diária, ou no lamaçal do caminho, a fraternidade de Cristo operará milagres em qualquer tempo. A humanidade em toda parte, a nossa vizinhança, está sedenta por esta demonstração de amizade e atos de presteza que só Cristo inspira.

"Servindo-vos uns aos outros em amor."

Earl Perry (Kansas, E.U.A.)

SÓ A FÉ

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

UMA COLINA DEVASTADA

No Oeste, quando os homens vão caçar, no outono, e já há meses que não chove, às vezes a pradaria pega fogo, começa a soprar um vento forte e as chamas rolam à razão de 30 a 40 milhas por hora, devorando as pastagens.

E o caçador? Sabe muito bem que não pode correr com a velocidade do fogo. O mais veloz cavalo não escaparia. Pois o caçador pega o fósforo e põe fogo na relva que lhe está próxima; esse fogo abre clareira na qual ele se coloca. E ali se salva: ouve o crepitar das labaredas; vê a morte que avança; mas não tem que temer porque o fogo já limpou o lugar onde ele está; nada mais pode queimar-se ali.

Há uma colina que já foi devastada pela ira de Deus: Calvário. Permaneçam ali, junto à cruz e vocês terão salvação agora e eternamente.

Seara em Fogo.

TRABALHO

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

NENHUMA VANGLÓRIA POR CHEGAR AO CÉU

Falando da salvação pela graça, Moody disse, certa vez: 

— Boa coisa é que o homem não possa salvar-se a si mesmo; pois se, por si só, pudesse abrir caminho para o Céu, nunca acabaríamos de ouvir-lhe falar disso. Basta que alguém consiga colocar-se um pouco acima de seus semelhantes e acumular alguns milhares de reais para que se lhe ouça afirmar com orgulho que se fez com esforço próprio. Estou cansado de ouvir tais coisas, e alegro-me de que por toda a eternidade nunca ouviremos ninguém no Céu que se possa vangloriar de haver-se aberto para si mesmo o caminho até ali.

Mid Continent.

O SEGREDO DE FAZER TUDO

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

EXEMPLO DE PACIÊNCIA

O famoso cientista genovês, Abauzit, que no século XVIII surpreendeu seus contemporâneos pela excelência de seu saber, caracterizava-se também pela sua imensa bondade.

O fato a seguir mostra a medida de sua imensa paciência. Sua criada um dia atirou ao fogo, porque estavam amarelados e sujos, os papéis nos quais Abauzit havia anotado 27 anos de observações do barômetro. O sábio, cruzando os braços, lutou um instante contra sua justa indignação, e disse em tom muito calmo: "Você destruiu 27 anos de trabalho; de hoje em diante, não tire nada mais do meu escritório".

Fé e Vida.

SONO TRANQUILO


terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

TEMOS DE PERSEVERAR

Aquele, porém, que ficar firme até o fim, esse será salvo

Mateus 24:13

O local era o Estádio Imperial, em Vancouver, na Columbia Inglesa. O tempo, 7 de agosto de 1954. A ocasião, a corrida maratona de uns 40 Kms, dos jogos do Império Britânico.

Um dos atletas na corrida era Tiago Henrique Peters. Quilômetro após quilômetro ele esteve à frente no campo, ganhando distância a cada passo. Ao fim desse exaustivo exercício, ele se achava a bons vinte minutos na frente de seu mais próximo competidor. E penetrou no estádio por entre as aclamações da multidão.

Mas que era isto? Peters ia diminuindo; cambaleava; caía! Tombava na pista. Companheiros o incitaram a erguer-se. Incerto, pôs-se de pé, deu alguns possas adiante, e tornou a cair. Mais uma vez os companheiros gritaram-lhe palavras de animação, e novamente Peters se levantou, foi vacilando adiante alguns passos, e caiu. Doze vezes ele se levantou e doze vezes tombou, e finalmente, tateou em direção de uma linha branca que ele parecia julgar a linha final. E ali desfaleceu nos braços de seu treinador.

Peters não venceu a corrida. Estava a 60 metros do alvo. Vinte minutos depois um escocês por nome Tiago McGhee saltou através da linha e foi declarado vencedor.

Que decepção! Peters fizera metro após metro, quilômetro após quilômetro. Fizera a maior parte da corrida. Apenas 60 metros a sua frente! Mas deixou de resistir "até ao fim", e daí perdeu a corrida.

Fonte:https://www.iasdemfoco.net

AMOR E CONHECIMENTO

 

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

FABRICANDO UMA AGULHA

Conta-se a história relatada pelos chineses de um de seus filósofos que, durante os anos escolares, lançou o livro em que estudava ao solo, certo de que nunca poderia assenhorear-se dele. Depois deste incidente se encontrou com uma senhora que estava esfregando uma barra de ferro sobre uma pedra.

– Por que está fazendo isto? – perguntou o estudante.

– Porque desejo obter uma agulha e assim estou afinando esta barra até que fique em condições de ser usada para coser.

A lição de paciência e perseverança não foi desprezada pelo jovem, que tomou novamente seus livros e, dedicando-se a eles, tornou-se um dos maiores mestres chineses.

Nossos deveres poderão parecer-nos tão pesados como a tarefa de tornar uma barra de ferro numa agulha. Entretanto, com paciência e a ajuda de Deus, conquistaremos todos eles.

Bem disse o poeta que escreveu: "Mais alto do que o temor e mais forte do que o destino é o amor e a fé que pacientemente esperam".

Amós R. Welles

É UM PRAZER


domingo, 2 de fevereiro de 2025

EM MEMÓRIA DE MIM

E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim.

Lucas 22.19


Para um grande número de pessoas a imagem de Jesus pregada numa cruz (crucifixo) é o modo de fazer memória de seu sofrimento na cruz, de sempre recordar da dor e do sacrífico do Filho de Deus no Calvário.

No entanto, quando o Senhor Jesus pediu aos seus seguidores que lembrassem dele tinha em mente algo completamente diferente - um memorial de comunhão - e foi nos momentos que antecederam sua prisão, morte e sepultamento que o Mestre falou sobre isto.

No Quadro "Última Ceia", Leonardo da Vinci, retrata Jesus expondo aos seus discípulos o que deviam fazer para que sempre estivesse recordando de seu sacrifício.

Hoje é domingo, que bom se cada um dos filhos de Deus pudesse entrar em comunhão perfeita com Deus e recordar do sofrer de Jesus numa cruz, mas não olhando para uma imagem, mas sentando à mesa com Jesus e participando da Ceia - memorial eterno da salvação humana em Deus.

SALVO


 

sábado, 1 de fevereiro de 2025

NOSSO ÚNICO CUIDADO

Nos disse um amigo, que ao visitar um farol, havia perguntado ao faroleiro se ele não tinha medo de morar lá sozinho.

— Não - disse ele, — não tenho medo, porque nunca preciso pensar em mim.

— Como não pensar em si mesmo? 

A resposta foi a seguinte:

— Eu sei que nesta rocha estou completamente seguro, e meu único cuidado é sempre ter as luzes acendidas, para que aqueles que estão em perigo no mar possam vê-las e serem salvos. 

É também isso que o verdadeiro cristão faz. Por si mesmo ele não se preocupa, porque está na rocha, Cristo. Só pensa nas almas que podem afundar no mar do pecado, e procura que a luz do evangelho brilhe para guiar as almas naufragadas à segurança encontrada em Jesus Cristo.

 Adolfo Robleto - 501 Ilustraciones Nuevas