sexta-feira, 30 de setembro de 2022
UM ATO DE NOBREZA
quinta-feira, 29 de setembro de 2022
NUNCA NOS CONTENTAMOS
Não importa quanto vemos, nunca ficamos satisfeitos…
Eclesiastes 1:8
Frank Borman comandou a primeira missão espacial ao redor da Lua. Ele não se impressionou. A viagem durou dois dias nos dois sentidos. Borman sentiu náuseas e vomitou. Disse que ficar sem peso era legal, mas apenas por trinta segundos, entretanto, ele se acostumou. Estando perto da Lua, ele a achou monótona e cheia de crateras. Sua equipe tirou fotos do deserto cinza e entediou-se.
Borman foi para onde ninguém havia ido antes e isso não lhe foi o suficiente. Se ele se cansou rapidamente de uma experiência em que estava fora deste mundo, talvez devêssemos diminuir nossas expectativas em relação ao que está nele. O “Mestre” em Eclesiastes observou que nenhuma experiência terrena oferece alegria suprema. “Não importa quanto vemos, nunca ficamos satisfeitos; não importa quanto ouvimos, nunca nos contentamos” (1:8). Podemos sentir momentos de êxtase, mas nossa alegria logo desaparece e buscamos a próxima emoção.
O astronauta teve um momento emocionante, quando viu a Terra surgir da escuridão atrás da Lua. Como uma esfera de mármore azul e branco, nosso mundo brilhava à luz do Sol. Da mesma forma, nossa verdadeira alegria vem do Filho que brilha sobre nós. Jesus é a nossa vida, a única fonte suprema de significado, amor e beleza. Nossa satisfação mais profunda vem de fora deste mundo. Nosso problema? Podemos ir até a Lua, e jamais iremos longe o suficiente.
quarta-feira, 28 de setembro de 2022
QUANDO A TRAGÉDIA SE TORNA VITÓRIA
O Dr. Gordon H. Schroeder gostava de contar a história de um menino que brincava com um barquinho de papel, num lago. De repente, o barco fugiu de seu alcance, e o menino começou a chorar. Outro menino, que se encontrava por perto, viu o que se passava, e começou a jogar pedras na direção do barquinho. Ao ver isso, o dono do barquinho chorou mais alto ainda, até compreender que as pedras não estavam atingindo e afundando o barco, mas o traziam de volta à margem do lago. As pedras caíam além do barco, mas as pequenas ondas que se formavam traziam-no para perto do menino.
Quase sempre reagimos negativamente quando encontramos pedras no meio do caminho. Quando, porém, somos pacientes, logo entendemos que nossas provações e dificuldades podem encerrar as possibilidades de Deus. Os propósitos de Deus nem sempre são claros e visíveis em tempo de dificuldade, mas em tudo eles operam para o nosso bem.
http://iecmarianatorres.blogspot.com
terça-feira, 27 de setembro de 2022
segunda-feira, 26 de setembro de 2022
O AMANHÃ PERTENCE A DEUS
domingo, 25 de setembro de 2022
SALVAMENTO EM YUBA GAP
sábado, 24 de setembro de 2022
SOFRENDO JUNTOS
Se uma parte sofre, todas as outras sofrem com ela…
I Coríntios 1.26
James McConnell, veterano da Marinha Real Britânica, morreu aos 70 anos em 2013. Ele não tinha família e os funcionários da casa de repouso temiam que ninguém comparecesse ao funeral. O oficiante do culto memorial de McConnell postou esta mensagem no Facebook: “Hoje em dia é uma tragédia alguém deixar este mundo sem ninguém para lamentar sua morte, mas esse homem um dia teve sua família. Se você puder vir prestar homenagens a um ex-irmão de armas, tente estar presente”. Duzentos fuzileiros navais compareceram!
Esses compatriotas exibiram uma verdade bíblica: estamos ligados um ao outro. “O corpo não é feito de uma só parte, mas de muitas…”, diz Paulo em 1 Coríntios 12:14. Não estamos isolados. Exatamente o oposto: estamos unidos em Jesus. As Escrituras revelam nossa interconexão orgânica: “Se uma parte sofre, todas as outras sofrem com ela…” (v.26). Como cristãos, membros da nova família de Deus, aproximamo-nos uns aos outros na dor, na tristeza, naqueles lugares obscuros onde temeríamos ir. Mas, felizmente, não vamos sozinhos.
Talvez a pior parte do sofrimento aconteça quando sentimos que estamos nos afogando no escuro e sozinhos. Deus, no entanto, cria uma nova comunidade onde, se um sofre, todos sofrem juntos. Uma nova comunidade onde ninguém deveria ser deixado sozinho.
sexta-feira, 23 de setembro de 2022
“JISU MASIH KI JAI”: LIBERTO DAS GARRAS DE KALI
O autor destas palavras pertencia a uma quadrilha de assaltantes, que por muitos anos assolava os viajantes, atacando-os e roubando-lhes tudo que possuíam. Invocavam as bênçãos da sanguissedenta deusa Kali, e dividiam os lucros com os seus sacerdotes. Mas chegou o dia em que Lachman ouviu o evangelho de Jesus Cristo, cuja mensagem de amor e perdão o fez uma nova criatura, estimada e apreciada por todos. Nesta ocasião, seu único filho, um esbelto rapaz de quinze anos, acabara de fazer a sua profissão de fé, na Igreja de Cristo.
O grupo de cristãos da vila ergueu sua voz num cântico alegre, dizendo: "Jisu Masih ki jai", que significa "vitória por Jesus Cristo".
N. de Barros Almeida - Coletânea de Ilustrações
quinta-feira, 22 de setembro de 2022
quarta-feira, 21 de setembro de 2022
MÁRTIR - TRILHAS MISSIONÁRIAS NA ÁFRICA
Na África, nos primórdios da obra missionária, certo evangelista vivia só, numa choupana que levantara com as próprias mãos. Os nativos daquela região mostravam hostilidade, e ele esperava um ataque a qualquer momento.
Certa manhã, olhando pelas frestas do pau-a-pique, constatou que doze homens, em círculo, se aproximavam da choupana. Vinham munidos de suas armas rústicas e se mostravam dispostos à violência. Num ímpeto, pegou o fuzil e verificou que estava carregado; poderia, com apenas doze balas, liquidar todos e manter-se vivo. Mas orou a Deus e chegou à conclusão de que, se matasse um daqueles nativos, nunca mais admitiriam missionário algum para pregar-lhes o evangelho. Pendurou a arma no gancho e esperou.
De repente, veio o assalto. Algumas bordoadas, mais uns golpes de lança e o missionário rendia a alma a Deus. Felizes com a facilidade do sucesso, aqueles homens passaram ao saque. Descobriram, então, a arma carregada e ficaram admirados: "Por que ele não atirou? Teria sido por causa da religião?"
Dias depois, dois nativos daquela tribo procuraram a igreja cristã da cidade mais próxima, pedindo que lhes fosse enviado um novo missionário.
N. de Barros Almeida - Coletânea de Ilustrações
terça-feira, 20 de setembro de 2022
NÃO SE DEIXE ENGANAR
[O diabo] é mentiroso e pai da mentira.
João 8:44
A mosca de lanterna manchada é um lindo inseto com asas externas salpicadas e manchas vermelhas nas asas internas que piscam ao voar. Sua beleza é enganadora, e foi visto pela primeira vez nos EUA em 2014. Considerado invasor que tem potencial para prejudicar o meio ambiente e a economia. Ela “come as entranhas de praticamente qualquer planta lenhosa”, incluindo cerejas e outras árvores frutíferas. Deixa uma gosma pegajosa que provoca o mofo, mata completamente as árvores ou as deixa com pouca energia para produzir frutos.
Aprendemos sobre um tipo diferente de ameaça na história de Adão e Eva. A serpente, Satanás, enganou o casal e os fez desobedecerem a Deus e comerem o fruto proibido, dizendo-lhes que, como Deus, “conheceriam o bem e o mal” (Gênesis 3:1-7). Mas por que ouvir a serpente? Suas palavras sozinhas atraíram Eva ou havia também algo atraente na serpente? As Escrituras afirmam que Satanás foi “modelo de perfeição” (Ezequiel 28:12). No entanto, Satanás caiu pela mesma tentação com que atraiu Eva: “serei como o Altíssimo” (Isaías 14:14; Ezequiel 28:9).
Qualquer beleza que Satanás tenha agora é usada para enganar (Gênesis 3:1; João 8:44; 2 Coríntios 11:14). Assim como ele caiu, ele tenta derrubar os outros ou impedi-los de crescer. Mas temos alguém muito mais poderoso ao nosso lado! Podemos correr para Jesus, nosso maravilhoso Salvador.
segunda-feira, 19 de setembro de 2022
IÇAR A VELA
Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito’, diz o Senhor dos Exércitos
Zacarias 4:6
Jesus nos convida a içar a vela. O cristianismo de barco a remo esgota e frustra. Aqueles que tentam, ficam esgotados e desesperados com a tentativa. Aqueles que permitem que o Espírito faça a obra, encontram um novo poder. A vida ainda tem tempestades, mas eles não são deixados para enfrentar a fúria sozinhos.
A obra da salvação está feita. Posso exortá-lo, se ainda não o fez, a crer naquele que Deus enviou? Confie em Jesus para fazer o trabalho que só ele pode fazer. Confie no Espírito Santo para vivificar com você um novo espírito, uma nova criação. Venha a ele na luz de um novo dia, no poder de um novo você.
domingo, 18 de setembro de 2022
O AMOR DE DEUS
Patrícia Alves
sábado, 17 de setembro de 2022
DEIXE A RAIVA SECAR
sexta-feira, 16 de setembro de 2022
CURADO DA AMARGURA
Cheio de zelo pela santidade do Senhor, mas com muito pouca misericórdia para com os pecadores.
Aquilo me doía, porque sabia que não era um caminho adequado e agradável para se chegar a um bom resultado.
Quanto mais as pessoas eram condenadas por causa dos seus erros e pecados, mais elas pioravam, e quanto afastamento da graça de Deus isto produzia.
Então orei, e pedi a Jesus que mudasse aquele quadro.
E para minha surpresa, o caminho da cura providenciado, foi o de permitir que a citada pessoa fosse confrontada com a necessidade de perdoar um grave pecado de alguém muito próximo.
Aleluia! Pode parecer até uma blasfêmia dar glórias a Deus num contexto tão difícil e insuportável.
Mas foi justamente o único modo que a graça encontrou para quebrar toda justiça própria e dureza que dantes havia, de modo que aquela pessoa que vivia em tristeza e amargura de alma, agora possui um semblante que transmite perdão, alegria, longanimidade e calma.
Silvio Dutra
quinta-feira, 15 de setembro de 2022
ABRA SEU MINISTÉRIO PARA AS INTERRUPÇÕES - E OUÇA DEUS FALAR
Jesus estava sempre sendo interrompido — por homens cegos, leprosos, fariseus que se encontravam com ele à noite, pais desesperados com filhos endemoninhados ou morrendo, mulheres pecadoras pegas em adultério ou colocando perfume em seus pés. E ele estava sempre interrompendo outros — coletores de impostos contando dinheiro, pescadores remendando redes ou puxando-as para cima, perseguidores indo para Damasco. Muito de seu ministério transformador aconteceu por meio de interrupções.
Muitos de nós que pregamos somos os sacerdotes e levitas na história que Jesus contou do bom samaritano. Estamos tão inflexivelmente focados nos nossos deveres com o templo que perdemos o que Deus tem para nós à beira da estrada. A única cura que conheço é o comprometimento diário e intencional da espera por Deus nas interrupções. (Enquanto eu escrevia isto, Deus interrompeu a minha agenda três vezes. Dois telefonemas, um de um homem à margem da fé salvadora e precisando de um pouco de atenção extra; o outro de um homem de outro credo interessado em realizar um trabalho para a igreja. A terceira interrupção foi de uma mulher pedindo alimento. Ela e seu filho não tinham nada para comer. "Eu vim a você faminto”, Jesus disse. "Você percebeu?". Eu estava tão ocupado que quase não percebi).
Viver uma teologia de interrupções abre minha alma para o vento fresco que reacende a minha chama.
Mark Buchanan – do livro A arte e o ofício da pregação bíblica
quarta-feira, 14 de setembro de 2022
terça-feira, 13 de setembro de 2022
FAZENDO SUA MÚSICA
…o Espírito, nos transforma […] à sua imagem gloriosa, deixando-nos cada vez mais parecidos com ele.
2 Coríntios 3.18
Arianne Abela, regente de coral, passou a infância escondendo as suas mãos. Nascida com os dedos ausentes ou fundidos nas duas mãos, também não tinha a perna esquerda e faltavam-lhe os dedos do pé direito. Amante da música e cantora lírica, ela planejava estudar gestão política. Mas um dia sua professora de coral pediu-lhe que ela o regesse. A partir desse momento, Arianne descobriu sua carreira, passando a reger coros de igrejas e hoje ela é a diretora dos corais em outra universidade. “Meus professores viram algo em mim”, ela explica.
Sua história nos faz questionar: O que Deus, nosso santo Mestre, vê em nós, independentemente de nossos “limites”? Mais do que tudo, Ele se vê. “Deus criou os seres humanos à sua própria imagem, à imagem de Deus os criou; homem e mulher os criou” (Gênesis 1:27).
Como portadores da Sua imagem, quando outros nos veem, devemos refleti-lo. Para Arianne, isso significa Jesus, não os seus limites físicos. E para nós também. “Portanto, todos nós, dos quais o véu foi removido, podemos ver e refletir a glória do Senhor, e o Senhor, que é o Espírito, nos transforma gradativamente à sua imagem…” (2 Coríntios 3:18).
Também podemos conduzir nossa vida pelo poder transformador de Cristo (v.18), oferecendo-lhe um cântico de vida que honre a Deus.
segunda-feira, 12 de setembro de 2022
UM LEMBRETE DO ESPÍRITO SANTO
domingo, 11 de setembro de 2022
2. RESOLVA OS PROBLEMAS CEDO
sábado, 10 de setembro de 2022
DECIDA ACREDITAR
A fé acontece quando depositamos a nossa confiança em Deus. É uma decisão de confiar inteiramente na força de um Salvador vivo e amoroso. E, na medida que fizermos isso, teremos “vida em seu nome”. Este é o propósito dos milagres. O Apóstolo João relembrou os sinais nesta promessa: que você e eu nunca estamos sós.
Isso não foi uma das últimas promessas de Cristo? Antes que ele subiu ao céu, ele assegurou seus amigos, “Eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mateus 28:20 NVI). Estas palavras deviam significar tudo para João. Você consegue imaginar o apóstolo já idoso enquanto ele conta do dia em que, há umas seis décadas e a milhares de quilômetros, Jesus o convidou a largar a sua rede de pesca e seguí-Lo? João podia. Você também pode. Lembre-se amigo. Você nunca está só.
Em Inglês: “Decide to Believe”
sexta-feira, 9 de setembro de 2022
TÃO SOMENTE CONFIA
1 Reis 17:15
Trezentas crianças estavam prontas para o café da manhã, e uma oração de agradecimento foi oferecida pelo alimento. Mas não havia comida! Isso era comum para o missionário e diretor do orfanato George Mueller (1805–98). Era mais uma oportunidade de ver como Deus os proveria. Minutos após a oração, um padeiro que não dormira na noite anterior apareceu à porta. Pensando que o orfanato poderia precisar do pão, ele os trouxe. Logo depois, o carrinho do leiteiro quebrou na frente do orfanato. Não querendo que o leite estragasse, ele o doou a Mueller.
É normal experimentar crises de preocupação, ansiedade e autopiedade quando não temos recursos essenciais para o nosso bem-estar; comida, abrigo, saúde, finanças, amizades. Deus nos lembra que a Sua ajuda pode vir de fontes inesperadas, como uma viúva necessitada, “não tenho um pedaço sequer de pão em casa. Tenho apenas um punhado de farinha que restou numa vasilha e um pouco de azeite no fundo do jarro” (v.12). Antes disso, era um corvo que providenciava para Elias (vv.4-6).
Nossas preocupações podem nos levar a buscar em várias direções. Pode ser libertador ter a confiança em Deus como o Provedor que promete suprir nossas necessidades. Antes de buscarmos soluções, tenhamos o cuidado de procurar primeiro o Senhor. Fazer isso pode economizar tempo, energia e frustração.
quinta-feira, 8 de setembro de 2022
CORAGEM - DESTEMOR EM MISSÃO
O grande pioneiro batista na Alemanha, Pr. Johann Gerhard Oncken (1800 - 1884),que chegou a ser chamado de “o apóstolo dos batistas europeus”, sofreu muito pela fé: perseguições duras e até prisões.
Ele conta que foi levado uma vez perante o Tribunal de Justiça da cidade de Hamburgo, e o juiz, levantando o dedo, disse-lhe:
— Está vendo este dedo? Enquanto eu tiver força de movê-lo, o senhor será vencido.
O pastor respondeu-lhe:
— Vejo, sim, o seu dedo. Mas vejo também um braço que o senhor não pode ver, e enquanto meu Deus estende-me o seu braço forte, o senhor não poderá vencer-me!
N. de Barros Almeida - Coletânea de Ilustrações (adaptado)
quarta-feira, 7 de setembro de 2022
terça-feira, 6 de setembro de 2022
OBEDEÇA À LEI MAIS DIFÍCIL
Talvez, o mais difícil de tudo seja, simplesmente, esquecer. Todos conhecemos a história do homem que foi mordido por uma cobra venenosa. Só há tempo para uma coisa: remover o veneno e sobreviver ou então, procurar a cobra para matá-la, e aí os dois morrem.
Uma antiga lenda judaica diz que, depois de muito tempo, Caim e Abel voltam a se encontrar, em uma noite fria, em frente a uma fogueira. Ambos permanecem um longo tempo em silêncio, cada um no seu lado do fogo, até que Abel diz: "Eu não me lembro, por favor, diga-me: fui eu quem lhe matou ou você que me matou?" Essa é, na minha opinião, a verdadeira medida do perdão.
Amargura e ressentimento são venenos que acabam com qualquer felicidade e, às vezes, o melhor que podemos fazer, mesmo que tenhamos sido feridos por nosso cônjuge, é deixar de desenterrar o passado, solucionar as coisas cedo e esquecer. Às vezes, sentimo-nos fracos, sem forças para perdoar, para tomar esse remédio do esquecimento. Se precisar da ajuda de uma transfusão espiritual, peça por ela. Isso se chama oração. Orar é um remédio espiritual poderoso. As instruções para seu uso se encontram nas Escrituras.
Como disse recentemente o grande mestre, Henry B. Eyring, não existem duas famílias iguais, por isso não existem conselhos específicos que funcionem, mas há um caminho para a felicidade. E esse caminho é seguir todos os mandamentos. Isso se aplica a todos. Quando perguntaram a Jesus qual era o mandamento mais importante dos dez, disse dois que não estavam entre eles, e que podem resumir-se em um: "Ame". Certamente, isso vai levar ao perdão, e esse à paz.
Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original ¿Tienes resentimiento hacia tu pareja?, de Oscar Pech.
http://familia.com.br
segunda-feira, 5 de setembro de 2022
MINHA ADMIRAÇÃO POR TOMÉ, O DISCÍPULO QUE DUVIDOU
Explicando melhor, a qualidade que admiro em Tomé é a sua sinceridade! Não o princípio da dúvida, do "ver para crer", mas o da honestidade. Quantos na igreja o pastor pergunta: "-Quem aqui está sentindo a presença de Deus?" - E todo mundo levanta a mão!!! Será?! Outros, ao invés de viverem o que a carta aos Efésios ensina: "Falai a verdade cada um para com o seu próximo" (Ef. 4), e dizer ao pastor o que acha de errado na igreja, o que concorda e discorda, ou mudarem de igreja, vivem na maior falsidade, sorrindo e abraçando, e no íntimo fica: "-Queima ele, Jesus...queima ele..."
Será que o povo de Deus é ensinado a ser falso, com medo de pecar?! Será que uma capa, um fingimento, pode ser colocado no lugar da sinceridade para com o próximo?? No mesmo episódio de Tomé, o Senhor Jesus não agiu como alguns líderes, que do púlpito flamejam indiretas para os que não se sintonizam com seus interesses. O Mestre, no intuito não somente de repreender, exortar, mas de corrigir Tomé, foi claro, direto: "Vem cá Tomé...põe a mão aqui...vê que sou Eu mesmo..." Não alugou os ouvidos dos outros que não tinham nada a ver com a história, com piadinhas, do tipo: "-Há pessoas aqui em nosso meio que duvidam que eu ressuscitei...sei não..."
Nós somos o Povo de Deus. Um povo eleito, escolhido, para fazermos diferença neste mundo não somente em roupas, aparências, com "não pode isso...não pode aquilo...", mas com caráter de cristão, espelhado em Cristo, vivendo em verdade, sinceridade e honestidade com o próximo.
Denis de Oliveira
Pastor
Assembleia de Deus, RJ
domingo, 4 de setembro de 2022
sábado, 3 de setembro de 2022
ANOS DEPOIS
sexta-feira, 2 de setembro de 2022
QUEM NOS SUPERARÁ?
"Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?"
Romanos 8:35
Pensamento: Nada pode nos separar do amor de cristo. Nada pode nos impedir de viver esse amor. O cansaço, a pobreza ou a riqueza, a doença, as ocupações do dia a dia, as dificuldades que enfrentamos, nada pode nos impedir de viver esse amor. Preste atenção nisso: NADA e NINGUÉM pode nos separar do amor de Cristo, somente nós mesmos. A escolha é nossa, temos o livre arbítrio. Um amor que nos é dado gratuitamente, abundantemente.
Oração: Pai, me perdoa por ter perdido a direção, eu sei que pequei contra Ti. Deixei que as tribulações do dia a dia fizessem eu esquecer que o Senhor derramou todo o Seu precioso sangue na cruz, porque me ama. Me perdoa, porque eu esqueci que o Senhor carregou o fardo que era para ser meu, levou sobre Si todo sofrimento, toda tribulação, para que hoje eu pudesse viver debaixo da Tua graça. Obrigado pelo Teu amor. Ajuda-me a me livrar desta inquietação, rogo para que o Senhor traga paz ao meu coração. Eu oro em nome de Jesus. Amém.
Fonte:https://www.devocionaldiario.com.br/