quinta-feira, 31 de julho de 2025
quarta-feira, 30 de julho de 2025
LIMPA OS ESCOMBROS
Nossa sociedade carregada de estresse desenvolveu muitas habilidades para lidar com a ansiedade. Temos exercícios de respiração e técnicas de meditação. Mas a pessoa em quem o Espírito habita tem os maiores recursos. O apóstolo Paulo disse: “Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito, falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor” (Efésios 5:18-19 NVI).
O apóstolo contrasta duas estratégias para enfrentar o caos interior: a embriaguez e a celebração. Muitas pessoas se entorpecem, se não com bebida, com compras ou horas jogando. A melhor opção: celebração. A adoração constante limpa os escombros de nossos corações. O louvor é o elemento de limpeza que limpa o lixo da preocupação e da ansiedade.
terça-feira, 29 de julho de 2025
JOGUE-O AOS CÃES SELVAGENS
segunda-feira, 28 de julho de 2025
A IGREJA, ENFERMEIRA DO MUNDO
A igreja, como esta mãe, também está doente. Dois mil anos de história mostram suas manchas e rugas (Efésios 5:27). Não faz sentido que tentemos esconder os defeitos da igreja; mesmo em nossa congregação local, podemos encontrar falhas. Mas com tudo isso, ela é o corpo de Cristo (Romanos 12, 1 Coríntios 12, Efésios 4) e a única esperança para o mundo, porque é o único instrumento com que Deus conta.
A igreja pode estar doente, mas é a única enfermeira com quem o mundo moribundo pode contar. No entanto, a igreja deve se conscientizar de suas dificuldades, porque, saudável, será mais capaz de cumprir a tarefa para a qual Deus a colocou no mundo.
domingo, 27 de julho de 2025
O VIVIFICANTE PODER DE DEUS
sábado, 26 de julho de 2025
COMO O VENTO
O Espírito é como o vento. Se Jesus tivesse parado com esse comentário, Nicodemos teria muito o que refletir. No entanto, Jesus estendeu a imaginação de Nick e Max e de todas as pessoas que tentaram extrair as joias que se seguiram. “Assim é com todo aquele que é nascido do Espírito” (João 3:8 NVI). O que nasce de um vegetal é um vegetal. O que nasce de um cão é um cão. E o que é nascido do Espírito é Espírito.
Ou seja, temos seu vento, seu poder invisível, dentro de nós. Nós hospedamos o mistério e a majestade de Deus. Pare e pense em algo que você luta para fazer. Perdoar um inimigo? Resolver um problema? Quebrar um hábito? Você não pode fazer isso? O Espírito pode. Você tem a força do vento do céu dentro de você.
sexta-feira, 25 de julho de 2025
BEH HUR
O escritor Lew Wallace duvidava da Bíblia e resolveu escrever uma novela, “Ben-Hur”, a fim de provar ser falso o cristianismo. Contudo, estudando com atenção as Escrituras, Wallace descobriu nelas justamente “…a repreensão, …a correção… e a educação na justiça” de que tanto precisava.
A Palavra de Deus de tal forma lhe transmudou o pensamento que acabou por escrever a novela em alto tributo ao recém achado Senhor.
Para os homens pensantes de todos os séculos, as Escrituras Sagradas assumem posição preeminente acima de todos os outros livros.
Isaque Newton referiu-se aos Evangelhos como “a mais sublime filosofia da Terra”.
Goethe disse: “Para mim os Evangelhos são verdadeiros, desde o princípio até o fim”.
Benjamin Franklin, Abraham Lincoln, Franklin Roosevelt, D. Pedro II e tantos outros líderes já renderam elevado tributo ao poder do Livro do Céu.
E são do romancista Coelho Neto, as palavras: “Homem de fé, o Livro de minh’alma aqui o tenho: é a Bíblia o pão para minha fome de consolo, a luz nas trevas das minhas dúvidas, o bálsamo para as dores das minhas agonias… Eis o livro que é a valise com que ando em peregrinação pelo mundo. Tenho nele tudo”.
“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” – 2 Timóteo 3:16,17
quinta-feira, 24 de julho de 2025
O INESPERADO
Todos nós – sem exceção – sabemos o que é ser surpreendido pelo inesperado. Na verdade, existe no inesperado um valor extremamente precioso. As pessoas com as quais você nunca imaginou que iria ter contato, os lugares que jamais sonhou que iria conhecer, as coisas que nunca esperou que um dia iria ter delas notícia – tudo é capaz de levá-lo a novas e positivas direções.
Constitui sucesso genuíno ter a habilidade de retirar tudo que há de melhor da posição em que você está. Frequentemente o lugar em que você se encontra não é aquele onde você planejou estar. Ainda assim você pode extrair o melhor desse momento novo e inesperado. Lembre-se de que as mais afortunadas descobertas acontecem por acidente.
Continue a fazer seus planos específicos, mas sempre submetendo-os a Deus; trabalhe neles com visão e compromisso, mas jamais deixe de dar lugar ao inesperado. Essa simples mas poderosa atitude poderá lhe trazer uma oportuna serenidade em tempos do inesperado.
Para Meditação: O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor. Salmos 16:1
quarta-feira, 23 de julho de 2025
POR QUE AS PESSOAS GRITAM?
Um dia, um mestre indiano, preocupado com o comportamento dos seus discípulos, que viviam aos berros uns com os outros, fez a seguinte pergunta:
– Por que as pessoas gritam quando estão aborrecidas ou quando não se entendem?
– Gritamos porque perdemos a calma – disse um deles.
– Mas por que gritar quando a outra pessoa está ao seu lado? – questionou novamente o pensador.
– Bem, gritamos porque desejamos que a outra pessoa nos ouça – retrucou outro discípulo.
O mestre volta a perguntar:
– Não é possível falar com a outra pessoa em voz baixa?
Os alunos deram várias respostas, mas nenhuma delas convenceu o velho pensador, que esclareceu:
– O fato é que quando duas pessoas gritam é porque, quando estão aborrecidas, seus corações estão muito afastados. E, para cobrir esta distância, precisam gritar para que possam escutar-se mutuamente. Quanto mais aborrecidas estiverem, mais forte terão de gritar, para que possam ouvir umas às outras, por causa da grande distância.
E continuou o sábio:
– Por outro lado, quando duas pessoas estão enamoradas, não gritam; falam suavemente. Por quê? Porque seus corações estão muito perto. A distância entre elas é pequena. As vezes, seus corações estão tão próximos que nem falam, somente sussurram. E quando o amor é mais intenso, não necessitam sequer sussurrar, apenas se olham, o que basta. Seus corações se entendem. E justamente isso que acontece quando duas pessoas que se amam estão próximas.
Por fim, o pensador conclui, dizendo:
– Quando vocês discutirem, não deixem que seus corações se afastem, não digam palavras que os distanciem mais, pois chegará o dia em que a distância será tanta que não mais encontrarão o caminho de volta.
Pela longanimidade se persuade o príncipe, e a língua branda amolece até os ossos – Provérbios 25.15.
Fonte: Revista Defesa da Fé número 78, página 8
terça-feira, 22 de julho de 2025
IÇANDO A VELA
"‘Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito’, diz o Senhor dos Exércitos”
Zacarias 4:6.
Jesus nos convida a içar a vela. O cristianismo de barco a remo esgota e frustra. Aqueles que tentam, ficam esgotados e desesperados com a tentativa. Aqueles que permitem que o Espírito faça a obra, encontram um novo poder. A vida ainda tem tempestades, mas eles não são deixados para enfrentar a fúria sozinhos.
A obra da salvação está feita. Posso exortá-lo, se ainda não o fez, a crer naquele que Deus enviou? Confie em Jesus para fazer o trabalho que só ele pode fazer. Confie no Espírito Santo para vivificar com você um novo espírito, uma nova criação. Venha a ele na luz de um novo dia, no poder de um novo você.
segunda-feira, 21 de julho de 2025
DÁ NÃO, SENHOR
– Bom dia, estou em busca de uma área para plantio, como é terra daqui, dá milho, feijão? Perguntou-lhe o visitante.
– Dá não, senhor, respondeu o proprietário.
– E mandioca?
– Dá não, senhor.
– Nem mandioca? Espantou-se o homem.
– Dá não, senhor.
O interessado não era um expert em solo, mas conhecia um pouco do assunto, olhou a terra ao seu redor e pareceu-lhe terra boa. Coçou a cabeça, como que para lhe ajudar a entender o caso, e fez a pergunta derradeira:
– E se plantar?
– Ah… moço, daí é uma maravilha. Daí dá de tudo. Dá batata, milho, feijão, inté mandioca.
Fonte: SitedoPastor.com.br
domingo, 20 de julho de 2025
ELE FOI FERIDO
Um homem andava tão profundamente perturbado com os seus pecados que, certa noite, teve um sonho em que via Jesus sendo brutalmente chicoteado por um soldado.
A cada golpe cruel que atingia as costas de Cristo, ele podia ver com muita nitidez as novas e terríveis marcas que se somavam às anteriores.
Não podendo mais suportar a cena, agarrou o soldado por trás, tentando impedir que ele baixasse o braço para aplicar o próximo acoite.
Neste momento o soldado virou-se para e, para seu espanto, o rosto que ele viu era o seu próprio rosto.
Fonte: Nosso Pão Diário, de 07/04/2006
sábado, 19 de julho de 2025
A MARCENARIA
Foi uma reunião, onde as ferramentas juntaram-se para acertar suas diferenças. Um martelo estava exercendo a presidência, mas os participantes lhe notificaram que teria que renunciar. A causa? Fazia demasiado barulho e além do mais passava todo tempo golpeando.
O martelo aceitou sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso, dizendo que ele dava muitas voltas para conseguir algo.
Diante do ataque o parafuso concordou, mas por sua vez pediu a expulsão da lixa. Dizia que ela era muito áspera no tratamento com os demais, entrando sempre em atritos.
A lixa acatou, com a condição de que se expulsasse o metro, que sempre media os outros segundo a sua medida, como se fora o único perfeito...
Nesse momento entrou o marceneiro, juntaram todos e iniciou o seu trabalho. Utilizou o martelo, a lixa, o metro e o parafuso. Finalmente, a rústica madeira se converteu num fino móvel.
Quando a marcenaria ficou novamente sem ninguém, a assembleia reativou a discussão. Foi então que o serrote tomou a palavra e disse:
- Senhores, ficou demonstrado que temos defeitos, mas o marceneiro trabalha com nossas qualidades, ressaltando nossos pontos valiosos. Assim, não pensemos em nossos pontos fracos e concentremo-nos em nossos pontos fortes.
Então a assembleia entendeu que o martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a lixa era especial para limpar e afinar asperezas e o metro era preciso e exato. Sentiram-se então como uma equipe capaz de produzir móveis de qualidade e uma grande alegria tomou conta de todos pela oportunidade de trabalhar juntos.
O mesmo ocorre com os seres humanos.Basta observar e comprovar. Quando uma pessoa busca defeitos em outra, a situação torna-se tensa e negativa. Ao contrário, quando se busca com sinceridade o ponto forte dos outros, florescem as melhores conquistas humanas.
É fácil encontrar defeitos, qualquer um pode fazê-lo.
Mas encontrar qualidades... Isto é para os sábios!!!
sexta-feira, 18 de julho de 2025
quinta-feira, 17 de julho de 2025
SUBINDO E DESCENDO
quarta-feira, 16 de julho de 2025
terça-feira, 15 de julho de 2025
GERAÇÃO "BORA"
Não gostamos de esperar. Somos a geração “bora”. Damos um olhar carregado à pessoa que levar onze itens no caixa expresso para dez. Batucamos os dedos enquanto o micro ondas esquenta o nosso café. Bora, bora! Não gostamos de esperar. Mas olhe ao seu redor. Já percebeu onde nós estamos? Este planeta é a sala de espera de Deus. Aquele casal jovem? Esperando para ela engravidar. O senhor com a pasta? Esperado por emprego. Esperando para Deus dar, ajudar… esperando para Deus vir. A terra da espera.
E você? Você está na sala de espera de Deus? Você pode ser infértil ou inativo, em limbo, entre empregos ou na busca por um apartamento, cônjuge, saúde, ou ajuda. Isso é o que você precisa saber. Enquanto você espera, Deus trabalha! Deus nunca fica mexendo com os dedos. Ele nunca para. Só porque você está parado, não presuma que Deus está. Confie nEle e, no tempo oportuno, você vai sair dessa.
domingo, 13 de julho de 2025
PROVAS VISÍVEIS
Em seguida o evangelista disse: "Prometo marchar à frente de um pequeno exército de ex-bêbados, ex-meretrizes e ex-jogadores que abandonaram seus vícios por terem ouvido a pregação do Evangelho de Jesus Cristo e foram salvos pelo poder de Deus." O ateu calou-se. Que podia ele dizer diante das "Provas Visíveis?"
A Voz Missionária / D. P. Silva - Mil Ilustrações
sábado, 12 de julho de 2025
QUANDO O AMANHÃ CHEGAR
Um triatleta do Ironman me contou o segredo de seu sucesso: “Você dura a corrida longa correndo as curtas”. Em outras palavras, não nade 3,8km; apenas nade até a próxima boia. Nunca enfrente mais do que o desafio à frente.
Jesus não ofereceu o mesmo conselho? “Portanto, não se preocupe com o amanhã. Afinal, o amanhã vai se preocupar consigo mesmo. Cada dia tem problemas suficientes” (Mateus 6:34).
Encare os desafios em etapas. Você não pode controlar seu temperamento para sempre, mas pode controlá-lo durante a próxima hora. Você dura a corrida longa correndo as curtas. Você não tem sabedoria para as necessidades de amanhã, mas terá amanhã. Você não tem recursos para as necessidades de amanhã, mas terá amanhã. Você não tem coragem para os desafios de amanhã. Mas você vai, quando o amanhã chegar.
sexta-feira, 11 de julho de 2025
VOCÊ TEM TUDO O QUE PRECISA
quinta-feira, 10 de julho de 2025
É MELHOR
“Dê, e será dado a você. Uma boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, será derramada em seu colo. Pois com a medida que você usar, será medido a você” (Lucas 6:38).
É melhor perdoar do que guardar rancor, melhor construir do que destruir, melhor procurar entender do que desconsiderar, melhor amar do que odiar.
A solução de Deus para os males da sociedade é um quórum de pessoas altruístas, doadoras de vida e amantes de Deus que fluem pelos bairros e empresas como agentes de limpeza, trazendo o bem e expulsando o mal. Eles vêm de todos os cantos do globo, refletem todos os tons de pele. Liberal, conservador, rural, metropolitano, jovem, velho. No entanto, eles estão unidos por essa descoberta incrível: a felicidade é encontrada ao doá-la.
terça-feira, 8 de julho de 2025
NÃO MATARÁS
segunda-feira, 7 de julho de 2025
VIAJANDO DE TREM

domingo, 6 de julho de 2025
DEPOIS
sábado, 5 de julho de 2025
NÃO JULGANDO O TODO PELA PARTE
Chamar, por exemplo, a um pedaço de pau ou de pedra, ou a qualquer criatura de Deus e adorar isto como se fosse o criador de tudo e de todos, não é porventura contrário à própria natureza da criatura racional que é inteligente o suficiente para saber que isto é impossível e portanto uma grande ofensa contra o único e grande Deus que é espírito, santo, justo e poderoso?
Como atribuir à criatura a perfeição do poder e do amor divinos, que tudo podem e que nunca falham?
Como considerar como sendo perfeitamente religioso a quem procede com violência para fazer valer as suas crenças? Há algo de divino nisto?
Será achada então a verdadeira religião em nossas crenças humanas e imperfeitas?
Não é necessário que a verdadeira religião seja proveniente da fonte em que é gerada, a saber no próprio Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo?
O verdadeiro crente então não será identificado pelo título de alguma instituição religiosa à qual pertença, ou pela simples afirmação verbal do que diz ser, senão pelo testemunho de uma vida realmente transformada pelo poder de Cristo em uma nova criatura coparticipante da natureza divina.
Quão improcedente portanto, é todo o debate e confronto de ideias religiosas e até mesmo seculares, da sociedade, quando o que se tem em vista é o conhecimento daquela verdade eterna encarnada na pessoa do próprio Cristo.
Portanto, quão insensato é tomar a parte pelo todo, considerando que o conjunto de igrejas, congregações, sociedades e denominações chamadas cristãs sejam o reflexo exato de uns poucos membros que caminhem de modo desordenado com a verdade do Evangelho que é perfeita e eterna, de da qual estes não são representantes em razão do mau testemunho de suas vidas.
Silvio Dutra
sexta-feira, 4 de julho de 2025
DAR A VIDA PELOS AMIGOS
quinta-feira, 3 de julho de 2025
O PODER PROMETIDO
Jesus não permitiria que seus seguidores começassem seus ministérios a menos que conhecessem o Espírito Santo. A essa altura, os discípulos haviam passado três anos em treinamento. Eles viram o túmulo vazio, tocaram seu corpo ressuscitado, passaram quarenta dias ouvindo o Cristo ressuscitado ensinar sobre o reino. Mas eles precisavam de mais.
Jesus lhes disse: “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”. (Atos 1:8 NVI).
O Espírito Santo vem com poder. Poder para fazer boas escolhas, cumprir promessas, silenciar as vozes internas do medo e do fracasso. Poder para se ocupar com as coisas certas da maneira certa. Poder. Isso é o que Jesus prometeu então, e é isso que Jesus promete ainda.