quarta-feira, 30 de julho de 2025

LIMPA OS ESCOMBROS

Nossa sociedade carregada de estresse desenvolveu muitas habilidades para lidar com a ansiedade. Temos exercícios de respiração e técnicas de meditação. Mas a pessoa em quem o Espírito habita tem os maiores recursos. O apóstolo Paulo disse: “Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito, falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor” (Efésios 5:18-19 NVI).

O apóstolo contrasta duas estratégias para enfrentar o caos interior: a embriaguez e a celebração. Muitas pessoas se entorpecem, se não com bebida, com compras ou horas jogando. A melhor opção: celebração. A adoração constante limpa os escombros de nossos corações. O louvor é o elemento de limpeza que limpa o lixo da preocupação e da ansiedade.

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Clear the Debris”

terça-feira, 29 de julho de 2025

JOGUE-O AOS CÃES SELVAGENS

Em uma pequena e longínqua comunidade existia um rei extremamente perfeccionista que tinha prazer em torturar qualquer de seus servos que cometesse um erro. E para isso ele sempre mantinha vários vigilantes atentos e também dez cães selvagens dos mais bravos e violentos que se conhecia ali naquele lugar, para punir os culpados.

Numa tarde de outono o rei observava o trabalho de um dos seus servos. Ele não gostava muito daquele servo e procurava ocasião para castigá-lo. Foi então que o rei lhe fez uma pergunta e o servo respondeu da maneira incorreta.Então o rei, sem demora, ordenou que esse servo fosse jogado aos cães selvagens como exemplo para todos os outros servos de que o rei não toleraria erros.

Porém, antes de ser jogado aos cães, o servo fez um último pedido ao rei:

– Senhor Rei, eu o servi por mais dez anos, e estou muito triste por o senhor fazer isso comigo. Permita-me ter mais dez dias de vida antes de me jogar aos cães, para que eu coloque minha vida em dia e me despeça de minha família?

O rei achou justo e lhe concedeu esses dez dias.

Nesses dez dias, o servo foi designado para ajudar o guarda que lida com os cães do rei. Ele disse a ele que gostaria muito de alimentar aqueles cães selvagens durante os próximos dez dias que lhes restavam.

O guarda, um tanto confuso com o pedido, concordou e o servo foi designado para trabalhar na alimentação dos cães, na limpeza, e no banho deles, pois eram queridos do rei.

Os dez dias se passaram e o rei ordenou que o servo fosse buscado imediatamente para que a pena de seu erro fosse aplicada a ele.

Os guardas imediatamente jogaram o servo em meio aos cães à vista de muitas pessoas que esperavam agoniadas que ele fosse despedaçado por eles.

No entanto, algo aconteceu! Os cães, ao invés de devorá-lo, começaram a lambê-lo. Começaram a pular nele, a correr, a brincar e a demonstrar grande alegria pela presença daquele servo ali.

O rei, perplexo com o que estava vendo, disse:

– O que aconteceu com meus cães selvagens?

O servo olhou nos olhos do rei e lhe respondeu:

– Eu servi os seus cães apenas por dez dias. Nesse tempo fiz tudo que podia por eles. Não fiz um trabalho perfeito, cometi erros, mas os servi de coração. E eles não se esqueceram de mim, não me maltrataram por eu ser um homem imperfeito. No entanto, eu servi o senhor rei por dez anos e o senhor se esqueceu de tudo que lhe fiz de todo coração, por causa de um único erro que cometi e me condenou à morte.

O rei, impactado pela sabedoria daquele servo, percebeu seu erro e ordenou que o servo não fosse mais morto.

Nós, como esse rei perfeccionista, temos condenado pessoas com nossos julgamentos muitas vezes injustos? Será que não somos muitas vezes como esse rei que não valoriza as pessoas por conta de alguns erros que cometem?

Fonte: https://www.esbocandoideias.com

RAZÕES PARA NÃO SER AMADO


segunda-feira, 28 de julho de 2025

A IGREJA, ENFERMEIRA DO MUNDO

Uma mãe experimentou a angústia de se sentir sozinha diante da doença. O marido, que era um marinheiro, estava muito distante e, em meio à angústia, ela não conseguiu se comunicar com ele. Seus três filhos estavam gravemente doentes. Ela também sofria da mesma doença, mas não podia dar-se ao luxo de ficar na cama, embora precisasse. Tirando forças de suas fraquezas, tornou-se enfermeira de seus filhos moribundos, colaborou eficazmente com o médico e ajudou na salvação de sua família. 

A igreja, como esta mãe, também está doente. Dois mil anos de história mostram suas manchas e rugas (Efésios 5:27). Não faz sentido que tentemos esconder os defeitos da igreja; mesmo em nossa congregação local, podemos encontrar falhas. Mas com tudo isso, ela é o corpo de Cristo (Romanos 12, 1 Coríntios 12, Efésios 4) e a única esperança para o mundo, porque é o único instrumento com que Deus conta. 

A igreja pode estar doente, mas é a única enfermeira com quem o mundo moribundo pode contar. No entanto, a igreja deve se conscientizar de suas dificuldades, porque, saudável, será mais capaz de cumprir a tarefa para a qual Deus a colocou no mundo.

 Jorge A. León/Adolfo Robleto
501 Ilustraciones Nuevas 

MINHA SALVAÇÃO

 

domingo, 27 de julho de 2025

O VIVIFICANTE PODER DE DEUS

Regozijemo-nos! Vamos nos alegrar e dar-lhe glória! Pois chegou a hora do casamento do Cordeiro, e a sua noiva já se aprontou. Foi-lhe dado para vestir-se linho fino, brilhante e puro". O linho fino são os atos justos dos santos.

Apocalipse 19:7,8

Inúmeras são as demonstrações da salvadora graça de Deus na vida dos que Ele "chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz" I Pedro 2:9. Isto é especialmente notado por meio do contraste que se nos oferece nas rudes terras pagãs. Eis um exemplo da Costa do Ouro, na África Ocidental:

Era sábado em Agona. Umas 500 pessoas se haviam reunido no improvisado "tabernáculo" de teto de palha. Tocando uma campainha e cantando os hinos de Sião enquanto caminhavam, das várias direções do mato, grupos de irmãos tinham feito ouvir sua aproximação. O chefe principal e sua comitiva estavam localizados no centro e todos escutavam atentamente a pregação sobre o amor de Deus. Por ocasião do apelo final, também os pagãos manifestaram, pelo erguer das mãos, seu desejo de encontrar-se entre os remidos perante o trono de Deus.

A seguir, delegados de nossas igrejas se adiantaram, dando seu testemunho de amor e gratidão. Uma irmã nativa foi para a frente erguendo uma grande efígie de madeira de um sacerdote fetichista, vestido com todos os parlamentas de seu cargo. Em alta voz, cheia de emoção, exclamava: "Esses eram os ídolos que adorávamos antes de conhecer o Deus vivo. Agora, não mais colocamos neles nossa confiança, mas no Criador dos Céus e da Terra, que nos remiu desses poderes que nos mantinham em suas garras. Agradecemos à Missão por nos mandar mensageiros da verdade, e sentimo-nos muito alegres por sermos agora filhos de Deus!"

Foi um poderoso testemunho este, que não deixou de impressionar o auditório pagão, pois não poucos de nossos irmãos eram conhecidos por eles como havendo anteriormente pertencido a seu grupo.

 O Missionário

COMO DEUS


sábado, 26 de julho de 2025

COMO O VENTO

O Espírito é como o vento. Se Jesus tivesse parado com esse comentário, Nicodemos teria muito o que refletir. No entanto, Jesus estendeu a imaginação de Nick e Max e de todas as pessoas que tentaram extrair as joias que se seguiram. “Assim é com todo aquele que é nascido do Espírito” (João 3:8 NVI). O que nasce de um vegetal é um vegetal. O que nasce de um cão é um cão. E o que é nascido do Espírito é Espírito.

Ou seja, temos seu vento, seu poder invisível, dentro de nós. Nós hospedamos o mistério e a majestade de Deus. Pare e pense em algo que você luta para fazer. Perdoar um inimigo? Resolver um problema? Quebrar um hábito? Você não pode fazer isso? O Espírito pode. Você tem a força do vento do céu dentro de você.

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Like the Wind”

SERÁ A PRIMEIRA VEZ

sexta-feira, 25 de julho de 2025

BEH HUR

O escritor Lew Wallace duvidava da Bíblia e resolveu escrever uma novela, “Ben-Hur”, a fim de provar ser falso o cristianismo. Contudo, estudando com atenção as Escrituras, Wallace descobriu nelas justamente “…a repreensão, …a correção… e a educação na justiça” de que tanto precisava.

A Palavra de Deus de tal forma lhe transmudou o pensamento que acabou por escrever a novela em alto tributo ao recém achado Senhor.

Para os homens pensantes de todos os séculos, as Escrituras Sagradas assumem posição preeminente acima de todos os outros livros.

Isaque Newton referiu-se aos Evangelhos como “a mais sublime filosofia da Terra”.

Goethe disse: “Para mim os Evangelhos são verdadeiros, desde o princípio até o fim”.

Benjamin Franklin, Abraham Lincoln, Franklin Roosevelt, D. Pedro II e tantos outros líderes já renderam elevado tributo ao poder do Livro do Céu.

E são do romancista Coelho Neto, as palavras: “Homem de fé, o Livro de minh’alma aqui o tenho: é a Bíblia o pão para minha fome de consolo, a luz nas trevas das minhas dúvidas, o bálsamo para as dores das minhas agonias… Eis o livro que é a valise com que ando em peregrinação pelo mundo. Tenho nele tudo”.

“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” – 2 Timóteo 3:16,17

Fonte: Coletânea de Ilustrações 
do Pr. Natanael de Barros Almeida (196)

CONSCIÊNCIA

quinta-feira, 24 de julho de 2025

O INESPERADO

Retire o melhor de onde você está; se o inesperado ocorrer e requerer o máximo da sua atenção, dê a ele o seu melhor, porque isso poderá lhe trazer enormes dividendos. Martin Clark

Todos nós – sem exceção – sabemos o que é ser surpreendido pelo inesperado. Na verdade, existe no inesperado um valor extremamente precioso. As pessoas com as quais você nunca imaginou que iria ter contato, os lugares que jamais sonhou que iria conhecer, as coisas que nunca esperou que um dia iria ter delas notícia – tudo é capaz de levá-lo a novas e positivas direções.

Constitui sucesso genuíno ter a habilidade de retirar tudo que há de melhor da posição em que você está. Frequentemente o lugar em que você se encontra não é aquele onde você planejou estar. Ainda assim você pode extrair o melhor desse momento novo e inesperado. Lembre-se de que as mais afortunadas descobertas acontecem por acidente.

Continue a fazer seus planos específicos, mas sempre submetendo-os a Deus; trabalhe neles com visão e compromisso, mas jamais deixe de dar lugar ao inesperado. Essa simples mas poderosa atitude poderá lhe trazer uma oportuna serenidade em tempos do inesperado.

Para Meditação: O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor. Salmos 16:1

Nélio DaSilva

UM SOLDADO BRAVO DE JESUS

quarta-feira, 23 de julho de 2025

POR QUE AS PESSOAS GRITAM?

Um dia, um mestre indiano, preocupado com o comportamento dos seus discípulos, que viviam aos berros uns com os outros, fez a seguinte pergunta:

– Por que as pessoas gritam quando estão aborrecidas ou quando não se entendem?

– Gritamos porque perdemos a calma – disse um deles.

– Mas por que gritar quando a outra pessoa está ao seu lado? – questionou novamente o pensador.

– Bem, gritamos porque desejamos que a outra pessoa nos ouça – retrucou outro discípulo.

O mestre volta a perguntar:

– Não é possível falar com a outra pessoa em voz baixa?

Os alunos deram várias respostas, mas nenhuma delas convenceu o velho pensador, que esclareceu:

– O fato é que quando duas pessoas gritam é porque, quando estão aborrecidas, seus corações estão muito afastados. E, para cobrir esta distância, precisam gritar para que possam escutar-se mutuamente. Quanto mais aborrecidas estiverem, mais forte terão de gritar, para que possam ouvir umas às outras, por causa da grande distância.

E continuou o sábio:

– Por outro lado, quando duas pessoas estão enamoradas, não gritam; falam suavemente. Por quê? Porque seus corações estão muito perto. A distância entre elas é pequena. As vezes, seus corações estão tão próximos que nem falam, somente sussurram. E quando o amor é mais intenso, não necessitam sequer sussurrar, apenas se olham, o que basta. Seus corações se entendem. E justamente isso que acontece quando duas pessoas que se amam estão próximas.

Por fim, o pensador conclui, dizendo:

– Quando vocês discutirem, não deixem que seus corações se afastem, não digam palavras que os distanciem mais, pois chegará o dia em que a distância será tanta que não mais encontrarão o caminho de volta.

Pela longanimidade se persuade o príncipe, e a língua branda amolece até os ossos – Provérbios 25.15.

Fonte:  Revista Defesa da Fé número 78, página 8

SE FAZ NÃO SE SENTE

terça-feira, 22 de julho de 2025

IÇANDO A VELA

"‘Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito’, diz o Senhor dos Exércitos” 

Zacarias 4:6.

Jesus nos convida a içar a vela. O cristianismo de barco a remo esgota e frustra. Aqueles que tentam, ficam esgotados e desesperados com a tentativa. Aqueles que permitem que o Espírito faça a obra, encontram um novo poder. A vida ainda tem tempestades, mas eles não são deixados para enfrentar a fúria sozinhos.

A obra da salvação está feita. Posso exortá-lo, se ainda não o fez, a crer naquele que Deus enviou? Confie em Jesus para fazer o trabalho que só ele pode fazer. Confie no Espírito Santo para vivificar com você um novo espírito, uma nova criação. Venha a ele na luz de um novo dia, no poder de um novo você.

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Hoist the Sail”

segunda-feira, 21 de julho de 2025

DÁ NÃO, SENHOR

Um sujeito colocou seu sítio à venda. Logo no primeiro dia apareceu um interessado.

– Bom dia, estou em busca de uma área para plantio, como é terra daqui, dá milho, feijão? Perguntou-lhe o visitante.

– Dá não, senhor, respondeu o proprietário.

– E mandioca?

– Dá não, senhor.

– Nem mandioca? Espantou-se o homem.

– Dá não, senhor.

O interessado não era um expert em solo, mas conhecia um pouco do assunto, olhou a terra ao seu redor e pareceu-lhe terra boa. Coçou a cabeça, como que para lhe ajudar a entender o caso, e fez a pergunta derradeira:

– E se plantar?

– Ah… moço, daí é uma maravilha. Daí dá de tudo. Dá batata, milho, feijão, inté mandioca.

Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará.
II Coríntios 9.6

Fonte: SitedoPastor.com.br

ADORAÇÃO VERDADEIRA


domingo, 20 de julho de 2025

ELE FOI FERIDO

Um homem andava tão profundamente perturbado com os seus pecados que, certa noite, teve um sonho em que via Jesus sendo brutalmente chicoteado por um soldado.

A cada golpe cruel que atingia as costas de Cristo, ele podia ver com muita nitidez as novas e terríveis marcas que se somavam às anteriores.

Não podendo mais suportar a cena, agarrou o soldado por trás, tentando impedir que ele baixasse o braço para aplicar o próximo acoite.

Neste momento o soldado virou-se para e, para seu espanto, o rosto que ele viu era o seu próprio rosto.

Ele foi ferido pelas nossas transgressões
e moído pelas nossas iniqüidades;
o castigo que nos traz a paz
estava sobre Ele,
e pelas Suas pisaduras fomos sarados.
Isaías 53.5

Fonte: Nosso Pão Diário, de 07/04/2006

ORAÇÃO E LOUVOR

sábado, 19 de julho de 2025

A MARCENARIA

Contam que em uma Marcenaria houve uma estranha assembleia.

Foi uma reunião, onde as ferramentas juntaram-se para acertar suas diferenças. Um martelo estava exercendo a presidência, mas os participantes lhe notificaram que teria que renunciar. A causa? Fazia demasiado barulho e além do mais passava todo tempo golpeando.

O martelo aceitou sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso, dizendo que ele dava muitas voltas para conseguir algo.

Diante do ataque o parafuso concordou, mas por sua vez pediu a expulsão da lixa. Dizia que ela era muito áspera no tratamento com os demais, entrando sempre em atritos.

A lixa acatou, com a condição de que se expulsasse o metro, que sempre media os outros segundo a sua medida, como se fora o único perfeito...

Nesse momento entrou o marceneiro, juntaram todos e iniciou o seu trabalho. Utilizou o martelo, a lixa, o metro e o parafuso. Finalmente, a rústica madeira se converteu num fino móvel.

Quando a marcenaria ficou novamente sem ninguém, a assembleia reativou a discussão. Foi então que o serrote tomou a palavra e disse:

- Senhores, ficou demonstrado que temos defeitos, mas o marceneiro trabalha com nossas qualidades, ressaltando nossos pontos valiosos. Assim, não pensemos em nossos pontos fracos e concentremo-nos em nossos pontos fortes.

Então a assembleia entendeu que o martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a lixa era especial para limpar e afinar asperezas e o metro era preciso e exato.  Sentiram-se então como uma equipe capaz de produzir móveis de qualidade e uma grande alegria tomou conta de todos pela oportunidade de trabalhar juntos.

O mesmo ocorre com os seres humanos.Basta observar e comprovar. Quando uma pessoa busca defeitos em outra, a situação torna-se tensa e negativa. Ao contrário, quando se busca com sinceridade o ponto forte dos outros, florescem as melhores conquistas humanas.

É fácil encontrar defeitos, qualquer um pode fazê-lo.
Mas encontrar qualidades... Isto é para os sábios!!!

JORGE JÚNIOR

É O CORAÇÃO

quinta-feira, 17 de julho de 2025

SUBINDO E DESCENDO

"Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer" (João 15:5).


Um pequeno menino, brincando nos fundos de sua casa, jogava sua bola para o alto e a segurava novamente. Um senhor que passava pelo local, já idoso e há muito afastado de brincadeiras infantis, perguntou ao menino o que ele estava fazendo. Este respondeu: "Estou brincando de lançar a bola com Deus. Eu lanço a bola para o alto e ele lança de volta para mim."

Não estamos em condições de julgar a habilidade de Deus de jogar bola, mas sabemos que tudo que sobe deve descer. O processo é tão previsível que poderíamos nos referir a ele como uma lei científica. O mesmo processo aplicasse às nossas vidas religiosas. É muito bom "subir" para uma grande experiência com Deus, mas poderemos nos desiludir se não lembrarmos que devemos "descer" novamente.

Muitas vezes nos aplicamos exclusivamente à tarefa de prosperar, tanto em relação à vida material como espiritual.

Queremos ter o melhor e ser o melhor. Conseguimos um pouco e queremos mais. Nunca estamos satisfeitos e a ânsia de chegar mais alto nos transforma em pessoas de difícil trato e até infelizes.

A nossa vida é constituída de altos e baixos e precisamos estar preparados para ambas as situações. E quando os nossos "altos" suplantam os "baixos" e nos tornamos pessoas de grande sucesso, é indispensável que entendamos que o mesmo não acontece com todos os demais e que devemos manter a humildade característica dos vencedores e, principalmente, dos filhos de Deus.

Muito mais prazeroso para nós é cumprir a lei do descer após estar no alto através de atitudes de simpatia, generosidade e humildade do que ver ruir os nossos sonhos após uma queda por atos de arrogância e prepotência.

Saiba subir e descer, e suas bênçãos jamais terão fim.


Paulo Roberto Barbosa

terça-feira, 15 de julho de 2025

GERAÇÃO "BORA"

Não gostamos de esperar. Somos a geração “bora”. Damos um olhar carregado à pessoa que levar onze itens no caixa expresso para dez. Batucamos os dedos enquanto o micro ondas esquenta o nosso café. Bora, bora! Não gostamos de esperar. Mas olhe ao seu redor. Já percebeu onde nós estamos? Este planeta é a sala de espera de Deus. Aquele casal jovem? Esperando para ela engravidar. O senhor com a pasta? Esperado por emprego. Esperando para Deus dar, ajudar… esperando para Deus vir. A terra da espera.

E você? Você está na sala de espera de Deus? Você pode ser infértil ou inativo, em limbo, entre empregos ou na busca por um apartamento, cônjuge, saúde, ou ajuda. Isso é o que você precisa saber. Enquanto você espera, Deus trabalha! Deus nunca fica mexendo com os dedos. Ele nunca para. Só porque você está parado, não presuma que Deus está. Confie nEle e, no tempo oportuno, você vai sair dessa.

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “We Don’t Like to Wait”

É UM PRAZER


domingo, 13 de julho de 2025

PROVAS VISÍVEIS

Um evangelista contou que ele tinha estado a pregar o Evangelho no bairro mais perigoso de uma grande cidade. Entre os seus ouvintes achava-se um bem conhecido ateu que o desafiou para um debate em público. O desafio foi aceito pelo evangelista sob uma condição. Pediu ao ateu que, no dia do debate, levasse um bêbado, que tivesse deixado o vício pela influência do ateísmo; uma decaída que tivesse mudado de vida pela leitura de livros ateus; um jogador que tivesse abandonado o jogo por ter abraçado o ateísmo. 

Em seguida o evangelista disse: "Prometo marchar à frente de um pequeno exército de ex-bêbados, ex-meretrizes e ex-jogadores que abandonaram seus vícios por terem ouvido a pregação do Evangelho de Jesus Cristo e foram salvos pelo poder de Deus." O ateu calou-se. Que podia ele dizer diante das "Provas Visíveis?"

 A Voz Missionária / D. P. Silva - Mil Ilustrações

O PODER SALVADOR


sábado, 12 de julho de 2025

QUANDO O AMANHÃ CHEGAR

Um triatleta do Ironman me contou o segredo de seu sucesso: “Você dura a corrida longa correndo as curtas”. Em outras palavras, não nade 3,8km; apenas nade até a próxima boia. Nunca enfrente mais do que o desafio à frente.

Jesus não ofereceu o mesmo conselho? “Portanto, não se preocupe com o amanhã. Afinal, o amanhã vai se preocupar consigo mesmo. Cada dia tem problemas suficientes” (Mateus 6:34).

Encare os desafios em etapas. Você não pode controlar seu temperamento para sempre, mas pode controlá-lo durante a próxima hora. Você dura a corrida longa correndo as curtas. Você não tem sabedoria para as necessidades de amanhã, mas terá amanhã. Você não tem recursos para as necessidades de amanhã, mas terá amanhã. Você não tem coragem para os desafios de amanhã. Mas você vai, quando o amanhã chegar.

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “When Tomorrow Comes”

LUTAR

sexta-feira, 11 de julho de 2025

VOCÊ TEM TUDO O QUE PRECISA

Quando um dos homens mais ricos da história, John D. Rockefeller, faleceu, foi perguntado ao contador dele, “Quanto foi que Seu John deixou?” A resposta? “Tudo!” Ninguém leva nada quando sai deste mundo. Pense nas coisas que você tem, todas as suas coisas. Então, deixe-me lhe lembrar: suas coisas não são suas.

E sabe de outra coisa? Suas coisas não são você. Jesus explicou em Lucas 12:15 que a vida não é definida pelo que você possui, mesmo quando você tiver muito. O contentamento vem quando podemos dizer honestamente como o apóstolo Paulo, “aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação.” (Filipenses 4:11-12).

Você já tem tanto! Você tem um Deus que lhe ouve, o poder do amor dEle atrás, O Espírito Santo dentro de você, e todo o céu adiante. Você tem tudo que precisa!

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “You Have Everything You Need”

DIZER NÃO

 

quinta-feira, 10 de julho de 2025

É MELHOR

“Dê, e será dado a você. Uma boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, será derramada em seu colo. Pois com a medida que você usar, será medido a você” (Lucas 6:38).

É melhor perdoar do que guardar rancor, melhor construir do que destruir, melhor procurar entender do que desconsiderar, melhor amar do que odiar.

A solução de Deus para os males da sociedade é um quórum de pessoas altruístas, doadoras de vida e amantes de Deus que fluem pelos bairros e empresas como agentes de limpeza, trazendo o bem e expulsando o mal. Eles vêm de todos os cantos do globo, refletem todos os tons de pele. Liberal, conservador, rural, metropolitano, jovem, velho. No entanto, eles estão unidos por essa descoberta incrível: a felicidade é encontrada ao doá-la. 

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “It Is Better”

DISTINÇÃO

 

NÃO PERMITIREI


terça-feira, 8 de julho de 2025

NÃO MATARÁS

Eu sou o Senhor, o teu Deus... Não matarás. 

Êxodo 20. 2, 7

Lurdinha, de nove anos, chegou da aula exausta. Mal avistou a mãe e já saiu desabafando: Mãe, não aguento mais o Lucas! Um dia ainda esgoelo ele! Lurdinha!, exclamou a mãe, eu nem te conheço mais! Você não aprendeu na Escola Dominical que devemos amar nossos colegas e fazer tudo pelo bem deles? É, mãe... Mas o Lucas é muito chato!

Em nossa relação com outras pessoas há sempre alguém que não suportamos. Se você reparar bem, notará que a pessoa que é muito chata para nós pode ser benquista por outros. Onde está o problema? Está no outro ou em nós mesmos?

Por isto estudaremos o mandamento do Senhor que afirma Não matarás. O que significa isto? Lutero deu a seguinte explicação para este mandamento: Devemos temer e amar a Deus e, portanto, não causar dano ou mal algum ao nosso próximo em seu corpo; mas devemos ajudar-lhe e favorecê-lo em todas as necessidades corporais.

Você percebe o que Deus espera de nós? Não é o desprezo, a rejeição ou a morte das pessoas indigeríveis. Pelo contrário, ele exige um esforço especial de nós, para vermos os outros como criaturas amadas por Ele e a quem devemos amar.

Sabe por que Deus coloca pessoas chatas em nosso caminho? Para nos dar uma oportunidade de aprender a amar. Se amarmos apenas quem nos ama, o que temos de especial?

Senhor, ajuda-me a olhar e ver todas as pessoas com os olhos compassivos de Jesus. Amém. 

Ministério Encontrão (http://www.me.org.br)

A VELHICE E A JUVENTUDE

 



segunda-feira, 7 de julho de 2025

VIAJANDO DE TREM

Convidei certa vez uma garota de dez anos para fazer um passeio. Viajar de trem de Assis até Ourinhos. O trem saía ás seis horas da manhã, assim, teríamos que levantar bem cedo. O curioso é que a garota não conseguia dormir de tanta ansiedade e expectativa. O dia amanheceu,tomamos um leite quente com aveia e fomos. Por nunca ter viajado de trem,a garota não parava, olhava pelas janelas, corria pelo corredor. 

Era muito entusiasmo e alegria sem cessar, que todos os presentes podiam perceber. Havia a curiosidade de saber quem conduzia, como que não saía a roda dos trilhos, e se saísse, o que aconteceria, e tantas outras perguntas. Cada estação,ela ficava surpresa vendo o embarcar e desembarcar das pessoas. Como, o percurso era curto, durou pouco. Apenas duas horas, na verdade ela queria seguir adiante até o ponto final, a cidade de São Paulo. 

Mesmo assim, foi suficiente para deixar a recordação inesquecível de um passeio. Hoje, quando nos encontramos e lembramos deste passeio é só risos e abraços. É assim que, podemos comparar a nossa vida. Estamos numa viagem, muitas vezes felizes, entusiasmados, outras, sentimos tristes, cansados, mas o trem segue, estaciona uns minutos nas estações, entra algumas pessoas, saem outras e assim continua até chegarmos ao destino final.  

São os nossos familiares, nossos amigos, conhecidos, que passam pela nossa vida. Podemos ver as paisagens lindas, também quadros tristes. Tudo faz parte da criação. 

Deus é o nosso condutor. Ele nos dirige. Ele nos sustenta. Vamos prosseguir, vamos em frente, na certeza que em todos os momentos, em cada estação. Deus está conosco. Que a sua viagem seja inesquecível, de amor, de entusiasmo, de alegria, de fé, esperança, força, graça e vitórias. 

Você está nos trilhos certos! Trilhos da salvação, rumo a cidade celestial. O maquinista é Deus. O trem não vai descarrilhar. Não tenha medo. Eis que estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores. Gênesis 28:15. 

O Senhor, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará. Não temas, nem te espantes. Deuteronômio 31:8. Graças, porém, a Deus que em Cristo sempre nos conduz em triunfo, e por meio de nós difunde em todo lugar o cheiro do seu conhecimento. 2 Coríntios 2:14

Valéria Belotti

INQUIETAÇÕES


domingo, 6 de julho de 2025

DEPOIS

Uma jovem que era constantemente advertida por sua mãe para que buscasse a Cristo antes que fosse tarde demais, um dia respondeu-lhe com impaciência: "Eu vou mãe, mas não agora. Agora é meu tempo de curtir a juventude".

Quando o pastor um dia visitou essa família, aquela mãe piedosa falou sobre a atitude da filha. O pastor estava tomando um cafezinho quando a filha entrou na sala. Educadamente, o pastor ofereceu-lhe a sua xícara com um restinho de café no fundo, dizendo: "Você pode beber o resto, pois eu não quero mais".

Ela se ofendeu, respondendo: "O senhor está sendo grosseiro em me oferecer o que o senhor mesmo não quer mais". Depois de um pequeno silêncio, o pastor disse: "Mas, filha, não é isso que você pretende oferecer a Deus?" A lição pastoral atingiu-lhe o coração.

SALVAR ALMAS


sábado, 5 de julho de 2025

NÃO JULGANDO O TODO PELA PARTE

No mundo inteiro o homem possui crenças religiosas e seculares as mais diversas, sendo que algumas são aprovadas por Deus e outras reprovadas, conforme se vê pelo critério das Escrituras e conforme ensina a própria natureza.

Chamar, por exemplo, a um pedaço de pau ou de pedra, ou a qualquer criatura de Deus e adorar isto como se fosse o criador de tudo e de todos, não é porventura contrário à própria natureza da criatura racional que é inteligente o suficiente para saber que isto é impossível e portanto uma grande ofensa contra o único e grande Deus que é espírito, santo, justo e poderoso?

Como atribuir à criatura a perfeição do poder e do amor divinos, que tudo podem e que nunca falham?

Como considerar como sendo perfeitamente religioso a quem procede com violência para fazer valer as suas crenças? Há algo de divino nisto?

Será achada então a verdadeira religião em nossas crenças humanas e imperfeitas?

Não é necessário que a verdadeira religião seja proveniente da fonte em que é gerada, a saber no próprio Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo?

O verdadeiro crente então não será identificado pelo título de alguma instituição religiosa à qual pertença, ou pela simples afirmação verbal do que diz ser, senão pelo testemunho de uma vida realmente transformada pelo poder de Cristo em uma nova criatura coparticipante da natureza divina.

Quão improcedente portanto, é todo o debate e confronto de ideias religiosas e até mesmo seculares, da sociedade, quando o que se tem em vista é o conhecimento daquela verdade eterna encarnada na pessoa do próprio Cristo.

Portanto, quão insensato é tomar a parte pelo todo, considerando que o conjunto de igrejas, congregações, sociedades e denominações chamadas cristãs sejam o reflexo exato de uns poucos membros que caminhem de modo desordenado com a verdade do Evangelho que é perfeita e eterna, de da qual estes não são representantes em razão do mau testemunho de suas vidas.

Silvio Dutra

PAIXÃO


sexta-feira, 4 de julho de 2025

DAR A VIDA PELOS AMIGOS

Ninguém tem maior amor do que este, de dar a sua vida pelos seus amigos.

João 15.13

A doença do sono assolava certa região da África. Por isso, não havia pregadores do Evangelho que se arriscassem a viver nessa região. Bakeri, uma jovem muganda, ofereceu-se para ensinar as mulheres e as crianças, perguntada por que faria isso, ela respondeu:

— Aquele povo está morrendo sem Cristo e eu conheço as pessoas e as amo. Como eu posso permitir que isso continue assim? Preciso falar de Jesus.

Por longos e afanosos meses andou por toda a parte, falando do amor de Cristo até que enfermou. O mal diagnosticado era a doença do sono. No hospital enquanto a doença a ia matando lentamente, continuou a obra de evangelização. Soube aproveitar seus últimos dias. Sem lamentos servia ao seu Senhor e amava o seu povo.

Amantino Adorno

NÃO SÃO OS MILAGRES

 

quinta-feira, 3 de julho de 2025

O PODER PROMETIDO

Jesus não permitiria que seus seguidores começassem seus ministérios a menos que conhecessem o Espírito Santo. A essa altura, os discípulos haviam passado três anos em treinamento. Eles viram o túmulo vazio, tocaram seu corpo ressuscitado, passaram quarenta dias ouvindo o Cristo ressuscitado ensinar sobre o reino. Mas eles precisavam de mais.

Jesus lhes disse: “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”. (Atos 1:8 NVI).

O Espírito Santo vem com poder. Poder para fazer boas escolhas, cumprir promessas, silenciar as vozes internas do medo e do fracasso. Poder para se ocupar com as coisas certas da maneira certa. Poder. Isso é o que Jesus prometeu então, e é isso que Jesus promete ainda.

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “The Promised Power”

LOBOS