domingo, 30 de outubro de 2022

O DOM DA ESCOLHA

Vê que proponho, hoje, a vida e o bem, a morte e o mal;

Dt 30.15

Deus nos deu o livre arbítrio, a capacidade de decidir o caminho a seguir. Desde o princípio, o poder da escolha está em nossas mãos. Quando Deus nos permitiu ter esse dom, Ele abriu mão de ser responsável pelo nosso futuro, impondo a nós a capacidade de lutar, de ir enfrente de construir ou então de desistir, destruir ou ser indiferente. O homem tem todas as chaves para construir a paz ou guerra, o bem e o mal.

Deus sempre disse claramente o que esperava do homem. Um viver de paz, de amor, perdão e adoração. Jesus mesmo nos deu exemplo de como se viver neste mundo. Mas Deus para neste ponto. Ele diz, aponta o caminho, descreve o futuro, mas é ao homem que cabe a escolha sem muitos atalhos e discursos longos. Nós só precisamos andar, porque é no andar que se escolhe o caminho.

Hoje é segunda, e você fará muitas escolhas, decidirá fatos importantes que repercutirão no seu futuro. Enquanto este mundo for nossa realidade, não se pode esquecer que o poder de abrir portas ou de fechá-las é nosso. Deus espera apenas que saibamos usar o dom do livre arbítrio com sabedoria, porque  dele dependerá a eternidade.

EU QUERO SER - JAILSON DUQUE

NÃO SE PODE ESCONDER

 


sábado, 29 de outubro de 2022

RETREINANDO MULAS

Vamos fazer orações como esta: Deus, por favor, libere água viva sobre e através de seus filhos. Sejamos fontes de vida e amor onde quer que formos.

Um dos avivamentos mais famosos aconteceu no início do século XX no País de Gales. Cem mil pessoas vieram a Cristo em menos de um ano. Bares quase vazios foram fechados por falta de vendas. Os magistrados viram seus tribunais esvaziados de criminosos. Os mineiros até tiveram que treinar novamente as mulas que trabalhavam nas minas de carvão – muitos dos animais haviam sido treinados para responder a comandos vulgares. Mas quando os homens foram transformados, sua linguagem também, e as mulas tiveram que aprender um novo vocabulário.

Que surja a necessidade de treinar novamente algumas mulas hoje. Que as almas sedentas venham a Cristo, e que os rios de água viva fluam novamente.

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Retraining Mules”

AGIR CORRETO

 

sexta-feira, 28 de outubro de 2022

ORAÇÕES À BEIRA DA PRAIA

Louvem todos o nome do Senhor, pois exaltado é seu nome… 

Salmo 148.13

Durante uma viagem para comemorar o nosso 25º aniversário, meu marido e eu lemos nossas Bíblias na areia da praia. À medida que os vendedores passavam e anunciavam os preços de seus produtos, agradecíamos a cada um, mas não comprávamos nada. Um vendedor, Fernando, sorriu largamente com a minha rejeição e insistiu que considerássemos comprar presentes para os amigos. Depois que recusei a sugestão, Fernando empacotou seus produtos e começou a se afastar sorrindo. Então eu lhe disse: “Oro para que Deus abençoe o seu dia”!

Fernando virou-se para mim e disse: “Já abençoou! Jesus transformou a minha vida”. Fernando se ajoelhou entre nossas cadeiras. “Sinto a presença dele aqui”. Em seguida, ele compartilhou como Deus o havia libertado do abuso de drogas e álcool há mais de 14 anos.

Minhas lágrimas correram quando ele recitou poemas inteiros do livro dos Salmos e orou por nós. Juntos, louvamos a Deus e nos regozijamos em Sua presença à beira do mar.

O Salmo 148 é uma oração de louvor. O salmista incentiva toda a criação a louvar “o nome do Senhor, pois ele ordenou, e [tudo veio] a existir, […] pois exaltado é seu nome; sua glória está acima da terra e dos céus!” (vv.5,3).

Embora Deus nos convide a apresentar nossas necessidades a Ele e confiar que o Senhor ouve e se importa conosco, o Senhor também se deleita em orações de grato louvor, onde quer que estejamos. Até mesmo na praia.

Por:  Xochitl Dixon
Fonte:https://paodiario.org

ALMA EDUCADA

 

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

DIGA ÀQUELE HOMEM QUE ELE ESTÁ PERDOADO

Há alguns anos, um membro do coral da minha igreja e eu fomos convidados por um líder cristão para ir ao sul da Índia. Ali nos reuniríamos a um grupo de ministério composto por pessoas de diversas regiões dos Estados Unidos. Foi-nos dito que Deus nos usaria para alcançar para Cristo muçulmanos, hindus e pessoas sem religião. Todos nós nos sentimos chamados por Deus para ir, embora sem saber o que nos aguardava. 

Ao chegarmos, o líder indiano nos convidou para ir a sua casa. No decorrer dos dias, falou-nos de seu ministério. 

O pai dele, orador e líder dinâmico, havia iniciado a missão em uma região de domínio hindu. Certo dia, um líder hindu pediu a seu pai que orasse. 

Ansioso para orar com o homem, na esperança de levá-lo a Cristo, aquele cristão conduziu-o a uma sala particular, ajoelhou-se com ele, fechou os olhos e pôs-se a orar. Enquanto orava, o hindu tirou uma faca da roupa e apunhalou-o repetidas vezes. Meu amigo, ouvindo os gritos do pai, correu em seu auxílio. Tomou-o nos braços, enquanto o sangue se espalhava pelo assoalho da cabana. Três dias depois, o pai morreu. Em seu leito de morte, falou ao filho: "Diga, por favor, àquele homem, que ele está perdoado. Cuide de sua mãe e continue com este ministério. Faça o que for necessário para ganhar pessoas para Cristo."

Com mais coragem e fé do que a maioria das pessoas jamais sonharia em obter, este homem de Deus obedeceu. Há mais de vinte anos vem trabalhando com fervor inacreditável. Fundou mais de cem igrejas, uma clínica médica, além de vários tipos de ministérios.

Todo ano, geralmente em fevereiro, ele aluga um enorme parque, monta um palco e um sistema de som improvisados, pendura algumas lâmpadas e dirige reuniões evangelísticas durante uma semana. Faz publicidade das reuniões por intermédio de cartazes e alto-falantes por toda a cidade. As pessoas acorrem aos milhares e sentam-se no chão, em frente ao palco, homens de um lado e mulheres e crianças, do outro. As reuniões da noite começam às 18 horas. Por cerca de meia hora eles ouvem música instrumental gravada, seguida por alguns números especiais. Depois, vem o sermão de aquecimento. Instrutivo, prático e relevante para a vida diária, seu objetivo é mostrar aos ouvintes que o Cristianismo faz sentido.

Bill Hybels - Ocupado Demais Para Deixar de Orar

PORTAS

 

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

A HISTÓRIA DO RELÓGIO: ECUTAR A VOZ INTERIOR

Meu pai tinha uma joalheria onde também vendia e consertava relógios antigos de pulso e de parede. Nossa família morava numa casa nos fundos da loja. Cresci rodeado pelo som de relógios despertadores, relógios de parede e de pulso.

Todos os dias, ao fechar a loja, meu pai costumava pegar alguns dos relógios de parede que estivera consertando durante o expediente e os pendurava dentro de casa, no corredor que dava para o nosso quarto.

Eu não entendia por que ele fazia isso e por que tínhamos que dormir com todo aquele barulho. Mas, com o passar do tempo, o som variado da marcha dos diferentes relógios tornou-se uma característica familiar das noites em nossa casa. Alguns anos depois, comecei a trabalhar com meu pai na loja. Certa manhã, ele disse algo que abriu minha mente e me ajudou a compreender por que ele pendurava os relógios dentro de casa, em vez de deixá-los na loja. Ele pediu-me: “Filho, poderia me trazer o relógio que estava pendurado perto do seu quarto ontem à noite?” Fiquei olhando para ele sem entender o porquê, quando ele me disse: “Fiquei ouvindo o som desse relógio à noite e percebi que não está funcionando bem. Preciso abri-lo de novo e retificar o que não está bom”.

Então, ocorreu-me um forte pensamento: “Era isso! Era isso!” Na quietude da noite, ele ouvia o som do relógio da mesma maneira que um médico escuta o coração de um paciente. No processo de consertar relógios de parede e de pulso a vida toda, ele tinha treinado o ouvido para reconhecer quando havia alguma coisa errada. Tinha aprendido a determinar, pelo som, se o relógio estava funcionando perfeitamente ou não.

Depois dessa experiência, comecei a prestar mais atenção ao som dos relógios durante a noite, como meu pai o fazia. Assim, aprendi a reconhecer se um relógio estava funcionando corretamente ou se precisava de algum ajuste.  Espontaneamente, passei a aplicar o aprendizado dessa experiência para buscar momentos de silêncio em que eu pudesse ouvir a mim mesmo. O ato de ouvir atentamente ajudou-me, e ainda me ajuda, a determinar se meus passos estão indo na direção certa ou se é necessário fazer alguma correção no curso para estar em sintonia com o Pai Celestial.

Nos dias de hoje, a vida está repleta de barulho e agitação, por isso torna-se difícil encontrar um momento e um lugar nos quais podemos nos isolar para ouvir “nossa marcha interior” e, da mesma maneira, ouvir as indicações do Pai por meio do Espírito Santo.

(...)

A fim de permanecermos em sintonia com nosso Pai Celestial, precisamos ajustar o ritmo do nosso relógio pessoal, o que só poderá ser feito quando nos afastamos de toda a agitação vã e de todo o barulho exterior.

Ao final do dia, reflita sobre si mesmo e pergunte-se: “A minha ‘marcha’ está em harmonia com a vontade do Pai?” Se a resposta for positiva, agradeça ao Senhor e renove seu compromisso de manter um curso reto na direção Dele. Se a resposta for outra, faça planos de corrigir o curso e “retificar o que não está bom” a fim de que possa voltar a ter uma marcha harmoniosa.

Precisamos saber que temos um Pai Celestial que nos ama e que deseja nos abençoar. Somente por meio desses momentos de meditação é que poderemos nos conectar com Ele e aumentar muito mais nossa compreensão do propósito da vida e do plano de nosso Pai com relação a cada um de nós.

Ao nos encontrarmos diariamente com o Pai Celestial no refúgio do nosso lar, saberemos de uma maneira muito pessoal que Ele nos ama e que Se importa conosco.

Nesse instante, receberemos aquela renovação diária que nos dará a força necessária para vencer os desafios desta vida.

Fonte: https://www.lds.org.br/

É ISSO QUE ME IMPULSIONA


terça-feira, 25 de outubro de 2022

ÁGUA VIVA

Eu não cresci em um rancho, mas fui criado na terra dos ranchos. Aprendi que existem duas maneiras de aumentar o valor da fazenda: encontrar petróleo ou descobrir água. Se um rancho tiver um rio ou riacho passando por ele ou água perfurável dentro dele, ele será anunciado como um rancho com “água viva”. A presença de água transforma a terra seca em propriedade útil.

A presença de seguidores de Cristo cheios do Espírito faz o mesmo com a sociedade. O Espírito Santo flui de nós para os lugares secos do mundo. É assim que o avivamento acontece. Existem 2,3 bilhões de cristãos no mundo. Suponha que cada um, a cada dia, responda à inspiração do Espírito para abençoar outra pessoa. O reavivamento pode acontecer em nossos dias?

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Live Water”

CORAÇÃO GRANDE

 

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

SE ALGUÉM TEM SEDE

“Se alguém tem sede, venha a mim e beba.” 

João 7:37 NVI

Jesus falou essas palavras em um dia de outubro em uma Jerusalém lotada. As pessoas encheram as ruas para a Festa dos Tabernáculos, uma reencenação anual do milagre de Moisés que deu água à pedra. “Se alguém tem sede.” A cor da pele não importa. O nível de renda não tem importância. Há apenas uma qualificação. “Se alguém tem sede.” Tudo o que é necessário é admitir sua sede.

Quem não cumpre este critério? Estamos sedentos — sedentos de ser felizes, sedentos de significado, sedentos de respostas e força. Com sede. Jesus estava falando em um momento extremamente religioso. Mesmo assim, ele convidou: “Venha a mim!” A sede espiritual é saciada somente pelo próprio Cristo.

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “If Anyone Is Thirsty”

SEM PACIÊNCIA


 

domingo, 23 de outubro de 2022

VISITANDO O POVO DE DEUS

Aquela senhora idosa não tinha condições de frequentar os cultos de sua igreja. Incapaz de mover-se sozinha, dependia da ajuda de outras pessoas para as mínimas tarefas domésticas de sua casa, bastante simples. Mas ela mantinha vida espiritual vitoriosa e abundante. 

Prezava a comunhão com Deus, lia a Bíblia constantemente, orava dia e noite, andava na comunhão do Senhor, e alegrava-se sobremaneira quando outras pessoas vinham vê-la. Nessas ocasiões, os visitantes saíam ricamente abençoados, confortados, e, com satisfação, davam testemunho disso. 

Um dia, uma irmã chegou quase à noite à casa da mulher fisicamente inválida, desculpando-se e dizendo: "Lamento muito ter vindo a esta hora. É que eu fiz outras visitas, antes de chegar aqui." "Eu também, querida, estive hoje visitando várias pessoas", respondeu a mulher. "Como é isso possível? A senhora não pode sair de casa!" "Ah, meu corpo está impedido, mas, como dizia o apóstolo Paulo que a Palavra não estava presa, também meu espírito está livre. Todos os dias visito o povo de Deus com minhas orações, sem sair daqui!"

SE VOCÊ SOUBESSE


sábado, 22 de outubro de 2022

O QUE HÁ DE ERRADO COM O MUNDO?

Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores”, e eu sou o pior de todos.

1 Timóteo 1:15

Diz-se que na virada do século, um renomado jornal perguntou aos leitores: O que há de errado com o mundo?

Que pergunta, não? Alguém pode responder rapidamente: “Quanto tempo você tem para eu lhe contar?”. Isso seria justo, pois parece haver muita coisa errada com o nosso mundo. O jornal recebeu várias respostas, mas uma em particular se sobressaiu. O escritor, poeta e filósofo inglês G. K. Chesterton escreveu essa resposta de quatro palavras, uma surpresa refrescante para o habitual imprevisto: “Prezados senhores, sou eu”.

Se a história é verdadeira ou não, podemos questionar. Mas essa resposta? Não é nada além de pura verdade. Muito antes de Chesterton aparecer, havia um apóstolo chamado Paulo. Longe de ser um cidadão modelo ao longo da sua vida, Paulo confessou suas falhas do passado: já fui “blasfemo, perseguidor e violento” (v.13). Depois de afirmar que Jesus veio para salvar “pecadores”, ele segue dizendo algo semelhante às palavras de Chesterton: “eu sou o pior de todos” (v.15). Paulo sabia exatamente o que estava e está errado com o mundo. E conhecia a única esperança de consertar as coisas —, a graça de Deus “transbordar” (v.14). Que realidade incrível! Essa verdade duradoura eleva os nossos olhos à luz do amor salvador de Cristo.

Por:  John Blase
Fonte: https://paodiario.org/

AMIZADE PERFEITA


 

sexta-feira, 21 de outubro de 2022

UM HOSPITAL PARA OS SEM LUGAR

O Rei responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram’.

Mateus 25:40

Na véspera do Natal de 1827, em Londres, o médico cirurgião William Marsden (1796- 1867), levando presentes para a esposa e o filhinho, caminhava animadamente de volta para casa, na neve. De repente, um gemido que vinha das escadas de uma igreja, o interrompeu. Uma mulher mendiga, de dezoito anos aproximadamente, jazia moribunda, vítima de moléstia repulsiva. Marsden rapidamente envolveu-a em seu sobretudo e com esforço conseguiu levá-la até um hospital. Contudo, não encontrou vaga no primeiro nem demais hospitais da cidade, devido à aparência daquela criatura. O médico compassivo providenciou, então, por conta própria, abrigo para a infeliz numa pensão barata.

Devido a esta experiência, Marsden resolveu fundar um hospital gratuito aos pobres e, sem perda de tempo, reuniu uma comissão para estudar o projeto. Alugou-se um velho edifício e, em breve, o hospital para tratamento gratuito de moléstias malignas foi inaugurado. Assim começou o hoje famoso Hospital Real Gratuito e o Royal Marsden Hospital, especializado no tratamento do câncer.

William G. Slade (Nova Zelândia)/N.de Barros Almeida
Coletânea de Ilustrações(adaptado)

SER LIVRE

 

quinta-feira, 20 de outubro de 2022

O SONO DA INDOLÊNCIA

Quando o Titanic afundou, havia um outro navio, o Califórnia, tão perto do Titanic que podia avistá-lo no momento do desastre; tão perto que podia salvar muitos, senão todos os 1.500 que pereceram. Mas então, por que não o fez? Porque o telegrafista do Califórnia dormia, e não ouviu os apelos urgentes e repetidos do Titanic.

Diz-se que quatro dias depois, quando os sobreviventes chegaram a Nova Iorque levados pelo navio Carapathia, havia uma multidão composta de 30 mil pessoas. Entre elas estavam parentes aguardando para abraçar seus queridos enquanto desciam do navio. Também estavam ali os parentes daqueles que desapareceram. Esperando, sem esperança!

A grande multidão de pessoas, em pé, mantinha-se em silêncio enquanto a primeira sobrevivente descia com dificuldade pela escada.

Então, a multidão rompeu num gemido e choro baixo que aumentou em volume e depois diminuiu. Que horror, que angústia, que sofrimento, que perda de vidas...porque um homem, o telegrafista do Califórnia, dormira!

Quantos de nós, possuindo a chave para a salvação dos náufragos deste mundo, o evangelho de Jesus Cristo, não dormimos quietos na segurança de nossa zona de conforto!

Orlando Boyer - Jornal Mensageiro da Paz / Antônio Mesquita - Ilustrações para Enriquecer Suas Mensagens

SEMENTE DE FELICIDADE

 

terça-feira, 18 de outubro de 2022

INFINITA GRAÇA

Afastei seus pecados para longe…

Isaías 44:22

Alexa, o dispositivo controlado por voz da Amazon, tem um recurso capaz de apagar tudo o que você diz. Qualquer pedido feito ou informação que você tenha solicitado para reparar, uma frase simples como: “Exclua tudo o que eu disse hoje”, apaga tudo, como se nunca tivesse sido aqui. É uma pena que não tenhamos esta capacidade: cada palavra mal falada, todo ato vergonhoso, todo momento que desejássemos apagar, bastaria dar o comando e desapareceria.

Porém, Deus oferece a cada um de nós um novo começo. Só que Ele faz mais do que excluir nossos erros ou mau comportamento. Deus provê a redenção, a cura profunda que nos transforma e nos torna novas criaturas. Ele diz: “Volte para mim, pois paguei o preço do seu resgate”. Israel se rebelou e desobedeceu, mas Deus os alcançou com misericórdia. ele, como “seus pecados para uma nuvem”; [dispersou suas maldades, como a névoa da manhã”. Ele toda a vergonha e os fracassos e os lavou com Sua ampla e infinita graça (Isaías 44:22).

Deus fará o mesmo com nossos pecados e erros. Não há erro que Ele corrija, nenhuma ferida que Ele não pode curar. A misericórdia de Deus sara e redime os lugares mais prejudicados em nossa alma, até mesmo os que escondemos por tanto tempo. Sua misericórdia varre toda a nossa culpa, lava todo o erro que cometemos.

Por: Winn Collier  
Fonte: paodiario.org

A PAZ EXIGE

 

segunda-feira, 17 de outubro de 2022

QUEM CRER

 "Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva." 

João 7:38

Pensamento: Quando cremos no Senhor, e o convidamos para fazer parte da nossa vida, recebemos o Espírito Santo que começa transformar nosso caráter e influenciar nossas atitudes. Abandonamos a velha natureza pecaminosa, passamos a dar bom testemunho do Senhor, e isso tudo promove a paz e a alegria em nosso coração. A boca fala aquilo que o coração está cheio, portanto se a sua palavra estiver amarga, sem esperança, sem alegria, e não estiver edificando o próximo, significa que você precisa buscar a intimidade com o Espírito, e endireitar seus caminhos, para que os rios de água viva do Senhor possam fluir através de você.

Oração: Pai querido eu creio em Jesus, creio no Seu poder, na Sua palavra de vida, no Seu amor que transforma e restaura, e faz novas todas as coisas. Por favor ajuda-me a ter mais intimidade com o Espírito, pois eu quero ser usado para edificar a vida do meu próximo. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

Fonte: https://www.devocionaldiario.com.br

FÉ E CRENÇA


 

domingo, 16 de outubro de 2022

QUERO ESTÁ PERTO DE DEUS

Mas, para mim, bom é estar perto de Deus; fiz do soberano Senhor o meu refúgio; proclamarei todos os teus feitos.

Salmos 73. 28 (nvi)

Todos nós gostamos de estar perto de pessoas que amamos; e o inverso é verdadeiro, aqueles com quem não temos afinidade, não há prazer estar perto dos mesmos. Como é bom estar perto da esposa, filhos, netos, pais, irmãos, sobrinhos e de tantos amigos com os quais nos identificamos e amamos. Quanto mais amamos e demonstramos o quanto essas pessoas são caras para nós, mais próximos ficamos delas. Evidentemente que se não tivermos um comportamento ético adequado, nos portarmos com infidelidade aos outros, perderemos o respeito e admiração deles e, consequentemente, a amizade e o afastamento por parte deles, será inevitável.

Com Deus, não é diferente. Estávamos afastados de Deus em razão do pecado ter provocado um abismo imenso entre nós e Deus. Mas uma das virtudes do caráter de Deus é o amor. Deus enviou o seu amado Filho, o Senhor e Salvador Jesus Cristo, para este mundo; veio, sofreu, morreu na cruz do Calvário, para que através de sua morte pudéssemos ter restaurado a nossa comunhão com Deus. Hoje, para termos uma profunda amizade com Deus, depende exclusivamente de nós, pois Deus já providenciou a ?ponte de ligação? entre Ele e nós: JESUS CRISTO.

Para estarmos sempre pertinho de Deus, necessitamos ter uma vida de obediência a Ele. O próprio JESUS disse: Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando?. E os mandamentos d`Ele não são pesados. Devemos estar sempre alertas para poder rechaçar o pecado que tão de perto nos rodeia, pois é impossível querermos ser amigos de Deus e ao mesmo tempo do mundo. Vivamos longe do pecado, e estaremos sempre perto de Deus.

Refletindo: O meu modo de vida permite-me estar perto de Deus?

Pr. João da Cruz Parente

sábado, 15 de outubro de 2022

O QUE ENDURECE O CORAÇÃO

Memórias curtas endurecem o coração. Então, note com cuidado as bênçãos de Deus! Declare com Davi, Diariamente eu acrescentarei louvor sobre louvor. Escreverei o livro sobre sua justiça, proclamarei a sua salvação o dia todo, e nunca faltarão coisas boas para escrever ou dizer. Faça um catálogo da bondade de Deus. Medite nos atos dele. Ele lhe conduziu e merece a sua confiança. Lembre o que ele fez por você.

E reconheça o que você fez contra Deus. 1 João 1:10 diz “Se afirmarmos que não temos cometido pecado, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua palavra não está em nós.” Guardar pecado nos endurece. A confissão amolece. Seu coração está duro? Leve para seu Pai. Você está só a uma oração distante da ternura dele. Você vive num mundo duro, mas não precisa viver com um coração endurecido!

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Short Memories Harden the Heart

AO MESTRE

sexta-feira, 14 de outubro de 2022

CONVERSÃO NO SERTÃO NORDESTINO

De família muito católica, em sua adolescência o pastor assembleiano João Ferreira Filho recebeu um Novo Testamento de um crente. Colocou-o no bolso e foi a uma festa de São João, lá no Rio Grande do Norte, onde aconteceu uma pequena baderna.

Eu era metido a valente e, quando descia uma ladeira, parei o cavalo e abri o Novo Testamento deparando com o versículo que diz: 'Aparte-se do mal e faça o bem; busque a paz e siga-a' (1 Pe 3.11). 

Algo aconteceu comigo. Uma onda de gozo entrou no meu coração e fiquei chorando na estrada. Puxei o cavalo para fora da estrada para poder chorar, pois alguém poderia passar e dizer que eu estava louco. 

Quando cheguei em Pau dos Ferros havia alguém pregando na cidade. Era um vendedor de bijuteria, de Mossoró. Reunia-se na casa de um pernambucano chamado Pedro Alves Fontes. Fui assistir à reunião, e quando fizeram o apelo me entreguei a Jesus. Foi o dia de minha conversão."

Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que estejam comigo: o que anda num caminho reto, esse me servirá” (Sl 101.6).

 Pr. João Ferreira Filho - Revista Obreiro, Fev/1998 / Antônio Mesquita - Ilustrações paraEnriquecer Suas Mensagens

TEORIAS OU EXEMPLO?

 

quarta-feira, 12 de outubro de 2022

FILHOS DA ESPERANÇA

Já pensou se, por algum motivo, as crianças deixassem de existir ou se não nascessem mais Como a vida na terra seria seria afetada? Não haveriam lojas de brinquedos nem parquinhos infantis... os circos estariam abandonados e os zoológicos vazios... as datas especiais seriam menos festejadas... as escolas aos poucos morreriam e a vida perderiam muito da alegria.

No filme Filhos da Esperança, em sua primeira cena, o personagem Theo, vivido por Clive Owen, vê, no noticiário em um bar, a comoção mundial pela morte de Baby Diego, 17 anos, a pessoa mais jovem do mundo. A princípio, o espectador não se atenta e não dá a devida importância a esse fato, até que percebemos que, em pleno ano de 2027, não há crianças, jovens ou adolescentes nas ruas. Não há gritos nas brincadeiras ou choros de bebês. Em 2027, as mulheres se tornaram inférteis e há exatamente 17 anos não nasce uma criança em todo o planeta Terra. Filhos da Esperança é um filme que deve ser discutido e pensado, e que deixa uma questão: o choro de uma criança pode, às vezes, irritar. E quando este não for mais ouvido? 

CONSEQUÊNCIAS


 

terça-feira, 11 de outubro de 2022

UMA ALMA EM CHAMAS

“Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu… este vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.” 

Lucas 3:16 NVI

Foi assim que João Batista apresentou seu primo ao mundo. Batizar você com Espírito Santo e fogo? Essa era a descrição do trabalho de Jesus. O céu chega embalando calor.

Por favor, note que Jesus é o doador do fogo do Espírito Santo. Você deseja o Espírito? Então volte-se para Cristo. Receba-o como Salvador e Senhor. Ele, então, “batizará” você no Espírito. Ele mergulhará, imergirá e submergirá você no próprio ser do Espírito. Assim como Jesus saiu do rio que pingava do Jordão, nós também entramos no mundo encharcados do Espírito do céu.

A alma batizada no Espírito é uma alma em ardente.

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “A Soul Ablaze”

ESPERANÇA

 

domingo, 9 de outubro de 2022

ALÉM DA CAPACIDADE DE MEDIR

"Nisto está o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados" 

1 João 4:10

Nansen, um explorador norueguês, tentou medir uma parte extremamente profunda do Oceano Ártico. No primeiro dia, ele usou a sua maior linha de medir mas não conseguiu atingir o fundo. Ele escreveu em seu diário: "O oceano é mais fundo que minha linha de medir!!"

No dia seguinte, ele adicionou mais linha mas ainda não podia medir a profundidade, e então novamente em seu livro de registro ele escreveu: "Mais fundo ainda!" Depois de vários dias acrescentando cada vez mais pedaços de corda, ele teve que deixar aquela parte do oceano sem saber sua profundidade real. Tudo que ele sabia era que estava além de sua capacidade de medir. Assim também, nós não podemos conhecer as profundidades do amor de Deus, porque nossa linha humana de medir é muito pequena.

Como entender um gesto tão grandioso de Deus, que por amor a todos nós, imperfeitos, rebeldes, pecadores, sacrificou o Seu próprio Filho enviando-o para morrer em uma cruz em nosso lugar? Qual de nós seria capaz de oferecer-se para ser chicoteado, ou apedrejado, ou ser condenado a morte no lugar de um amigo? E que dizer de fazer tudo isso por uma pessoa que não se mostra nossa amiga, que mente para nós, que nos trata com indiferença e nos rejeita?

A nossa capacidade de compreensão é muito limitada e não conseguiremos entender isso agora. E nem há necessidade de nos esforçarmos para tal compreensão. Basta que aceitemos essa dádiva de amor puro e verdadeiro e experimentemos os benefícios que ele nos traz.

Paulo Roberto Barbosa

sábado, 8 de outubro de 2022

AGRADECIDO PELOS QUE O ALCANÇARAM

 O falecido pastor Oswald Smith, da Igreja do Povo em Toronto, Canadá, contou a seguinte história, a respeito de um cristão na China: 

João Chinês estava ao lado de um ateu que lhe perguntou:

— Qual será a primeira coisa que você fará quando chegar no céu?

 Ele respondeu:

— Vou percorrer as ruas de ouro até encontrar o Salvador Jesus e me prostrarei perante Ele para adorá-Lo pela minha salvação.

— Ótimo - disse o ateu zombando. — E então, João Chinês, o que fará em seguida?

— Ah! percorrerei as ruas do céu até encontrar o missionário que veio ao meu país trazendo o evangelho. Tomarei sua mão e lhe agradecerei pelo seu papel em minha salvação.

— E o que fará em seguida, João Chinês? - inquiriu o ateu.

— Então continuarei até encontrar o homem ou a mulher que tornou possível ao missionário vir à China, sustentando-o com orações e dinheiro e também agradecerei pelo seu trabalho e pela sua contribuição na minha salvação.

Herlânder Felizardo - O Semeador Batista

VANTAGEM DE MENTIR


 

sexta-feira, 7 de outubro de 2022

REPARTINDO O BOLO DE CRISTO

Oswald Smith (1889 - 1986), um grande estudioso de missões, no início do século 20 foi pastor da Igreja dos Povos  em Toronto, no Canadá. Sua igreja sustentou mais de300 missionários no mundo. Ele conta, em um dos seus livros, uma história interessante. Suponha, diz ele, que você tenha convidado muitas pessoas para a sua festa de aniversário. A alegria é intensa entre os presentes.

Chegou a hora de cortar o bolo. Os pedaços do bolo são colocados nas bandejas e os garçons começam a distribuí-los. As pessoas que estão na frente comem o primeiro pedaço e, também, o segundo pedaço. Alguns até três pedaços. Suponha que o bolo acabe. As pessoas do meio e de trás nem sequer experimentaram um pedacinho do bolo. Ninguém se preocupou em distribuir para todos primeiramente antes que alguém pudesse comer novamente. Imagine que você é o aniversariante. Estaria contente? 

É justo? Assim, da mesma forma, há pessoas, cidades e países que ouvem o Evangelho uma, duas ou mais vezes. Mas há quem sequer tenha ouvido uma única vez, até o dia de hoje. É justo? Pois existem povos e regiões do mundo assim!

Pr. Fernandes, missionário da JMM na Europa

O BOM E O MAU

 

quinta-feira, 6 de outubro de 2022

A QUEM DAREI OUVIDOS?

Por que às vezes falhamos em detectar o Espírito Santo? Como podemos ser guiados por ele? Aqui está uma resposta direta: “Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.” (Romanos 12:2 NTLH).

A voz de Deus deve superar as vozes da sociedade. Deus quer que sejamos diferentes. Não é sermos estranhos, nem peculiares. Nosso objetivo é não se misturar, mas olhar para cima. Se você quer ouvir Deus, a primeira pergunta que você precisa fazer não é “O que devo fazer?” mas “A quem vou ouvir?” Pare de seguir uma cultura que não segue a Deus e comece a ouvir o Espírito, que fala em nome de Deus.

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Whom Will I Hear?”

RELIGIÃO


 

quarta-feira, 5 de outubro de 2022

CONFORTO ESTRANHO

Ó Senhor, abre os olhos dele, para que veja. 

2 Reis 6:17

A mensagem do cartão que Lisa recebera não parecia coincidir com a sua situação: “Então o Senhor abriu os olhos do servo, e ele olhou e viu as colinas cheias de cavalos e carros de fogo ao redor de Eliseu” (2 Reis 6:17). Confusa, ela pensou: tenho câncer, acabei de perder um bebê e isso não se aplica!

Mas os “anjos” apareceram. Os sobreviventes de câncer lhe deram o seu tempo e a ouviram com atenção. Seu marido foi liberado mais cedo de uma missão militar no exterior. Seus amigos oraram com ela. Mas o momento em que ela mais sentiu o amor de Deus foi quando uma amiga trouxe duas caixas de lenços de papel e chorando as colocou sobre a mesa. Essa amiga conhecia a sua dor, pois também sofrera abortos. E Lisa afirmou: “Isso significou muito, agora o cartão fazia sentido. Seus ‘soldados anjos’ estavam lá o tempo todo”.

Uma hoste de anjos protegeu Eliseu quando um exército cercou Israel. Mas o servo de Eliseu não podia vê-los. “O que faremos agora?”, clamou ao profeta (v.15). Eliseu simplesmente orou: “Ó Senhor, abre os olhos dele, para que veja” (v.17).

Quando olhamos para Deus, nossa crise nos mostrará o que realmente importa e que não estamos sozinhos. Aprendemos que a presença consoladora de Deus nunca nos deixa. Ele nos mostra Seu amor de maneiras infinitamente surpreendentes.

Por:  Tim Gustafson
Fonte: https://paodiario.org

ESPERANÇA


 

terça-feira, 4 de outubro de 2022

O QUE DEUS NÃO VAI PERGUNTAR

Deus não vai perguntar que tipo de carro você costumava dirigir... Mas vai perguntar quantas pessoas que necessitavam de ajuda você transportou.


Deus não vai perguntar qual o tamanho da sua casa... Mas vai perguntar quantas pessoas você abrigou nela.


Deus não vai fazer perguntas sobre as roupas do seu armário... Mas vai perguntar quantas pessoas você ajudou a vestir.

Deus não vai perguntar o montante de seus bens materiais... Mas vai perguntar em que medida eles ditaram sua vida.

Deus não vai perguntar qual foi o seu maior salário... Mas vai perguntar se você comprometeu o seu caráter para obtê-lo.

Deus não vai perguntar quantas promoções você recebeu... Mas vai perguntar de que forma você promoveu os outros.

Deus não vai perguntar qual foi o título do cargo que você ocupava... Mas vai perguntar se você desempenhou o seu trabalho com o melhor de suas habilidades.

Deus não vai perguntar quantos amigos você teve... Mas vai perguntar para quantas pessoas você foi amigo.

Deus não vai perguntar o que você fez para proteger seus direitos... Mas vai perguntar o que você fez para garantir os direitos dos outros.


Deus não vai perguntar em que bairro você morou... Mas vai perguntar como você tratou seus vizinhos.

E eu me pergunto: "Que tipo de respostas terei para dar?"

DEUS É INFALÍVEL


segunda-feira, 3 de outubro de 2022

SOSSEGA CORAÇÃO


“Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas.”

Lucas 10.41

Com estas palavras Jesus repreendeu o comportamento de Marta, irmã de Lázaro, e continua repreendendo o nosso, quando nos igualamos a Marta quanto ao viver ansioso.

“Tenho que fazer isso, tenho que fazer aquilo...”

Quando permitimos ser movidos por esta roda de inquietação da alma, ficamos sobrecarregados de cuidados, e não raro, a consequência disto é o nosso afastamento da comunhão com Deus e falta de confiança na Sua providência. 

Não permanecemos calmos, sossegados, tranquilos, em toda e qualquer circunstância, por uma confiança plena no cuidado de Deus, se é que chegamos a aprender isto algum dia.

As águas do rio correrão o seu curso, sempre adiante, e não voltarão atrás.

Nadar contra a correnteza dos problemas da vida, não é e nunca será uma atitude sábia para enfrentá-los.

Trabalharemos muito, nos afadigaremos nas coisas necessárias, mas que isto seja feito com paz de mente e de coração, sabendo que o Senhor luta por nós, todas as nossas batalhas, quando demonstramos a nossa confiança n`Ele, pela nossa paz e calma espirituais.

Silvio Dutra