quarta-feira, 31 de agosto de 2022

A MISERICÓRDIA DE DEUS EM AÇÃO

Que o Senhor julgue entre nós dois… 

1Samuel 24:12

Enchi-me de raiva quando uma mulher me maltratou, culpou-me e fez fofocas sobre mim. Queria que todos soubessem o que ela havia feito e que ela sofresse como eu sofrera por causa da sua atitude. Fiquei ressentida e senti uma terrível dor de cabeça. Ao orar para que a dor passasse, o Espírito Santo me convenceu. Como eu poderia planejar vingança enquanto implorava a Deus por alívio? Se eu acreditava que Ele cuidaria de mim, por que não confiaria nele para lidar com tal situação? Sabendo que as pessoas que estão sofrendo muitas vezes machucam outras pessoas, pedi a Deus que me ajudasse a perdoá-la e a me esforçar pela reconciliação.

O salmista Davi entendeu a dificuldade de confiar em Deus enquanto sofria um tratamento injusto. Embora Davi fizesse o possível para ser um servo amoroso, o rei Saul sucumbiu ao ciúme e queria matá-lo (1 Samuel 24:1,2). Davi sofreu enquanto Deus agia e o preparava para assumir o trono, mas ainda assim escolheu honrar a Deus em vez de se vingar (vv.3-7). Ele fez sua parte para se reconciliar com Saul e deixou os resultados nas mãos divinas (vv.8-22).

Quando parece que outras pessoas estão se safando de erros, lutamos com a injustiça. Mas com a misericórdia de Deus operando em nosso coração e no dos outros, podemos perdoar como Ele nos perdoou e receber as bênçãos que preparou para nós.

Por:  Xochitl Dixon

ALGO MAIS


 

terça-feira, 30 de agosto de 2022

A FIDELIDADE DO PAI

As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos... Grande é a tua fidelidade.

Lamentações 3:22-23

O missionário Hudson Taylor, o humilde servo de Deus na China, demonstrou confiança extraordinária na fidelidade de Deus. Em seu diário ele escreveu: “Nosso Pai Celestial é alguém muito experiente. Ele sabe muito bem que Seus filhos acordam com muita fome todas as manhãs…. Ele sustentou três milhões de israelitas no deserto por 40 anos. Nós não esperamos que Ele envie três milhões de missionários para a China; mas se os enviasse, teria todos os meios para sustentá-los. Confie nisso, o trabalho de Deus, feito à Sua maneira nunca deixará de ser suprido por Ele.”

Podemos estar fracos e desanimados, mas o nosso Pai Celestial é todo-poderoso. Nossos sentimentos podem ser abalados, mas Ele é imutável. Até mesmo a própria criação é um registro da Sua fidelidade. E por isso podemos cantar essas palavras deum hino escrito por Thomas Chisholm:

Flores e frutos, montanhas e mares
Sol, lua, estrelas no céu a brilhar
Tudo criaste, na terra e nos ares
Todo o universo vem, pois, te louvar.

Que encorajador é viver para Ele! Nossa força para o presente e esperança para o futuro não se fundamentam na estabilidade da nossa própria perseverança, mas na fidelidade de Deus. Não importa qual a nossa necessidade, podemos contar com a fidelidade de Deus.

PVG / Devocional Pão Diário

MEU NOME


 

segunda-feira, 29 de agosto de 2022

PRECISANDO DE RESGASTE

homem; e quando o viu, teve pena dele...

Lucas:10.33

Aldo era adolescente e trabalhava sozinho num barco de pesca ancorado a cerca de 125 km da ilha de Sulawesi, na Indonésia, quando os ventos fortes derrubaram a cobertura do ancoradouro que desapareceu no mar. Por 49 dias, Aldo ficou no oceano. Toda vez que avistava um navio, acendia a lâmpada e tentava chamar a atenção dos marinheiros, apenas para se decepcionar. Cerca de dez navios passaram pelo adolescente desnutrido antes de ele ser resgatado.

Jesus contou uma parábola sobre alguém que precisava de resgate a um “especialista da lei” (Lucas 10:25). Dois homens, um sacerdote e um levita viram o homem ferido enquanto viajavam. Mas, em vez de ajudá-lo, os dois atravessaram “para o outro lado da estrada” (vv.31,32). Não sabemos o porquê disso, pois ambos eram homens religiosos e familiarizados com a lei de Deus para amar o próximo (Levítico 19:17,18). Eles podem ter pensado que era muito perigoso. Ou talvez não quisessem violar as leis judaicas sobre tocar em cadáveres, o que os tornaria cerimonialmente impuros e incapazes de servir no Templo. Por outro lado, um samaritano, que era desprezado pelos judeus, agiu com nobreza ao ver o homem necessitado e desinteressadamente cuidou dele.

Jesus encerrou esse ensinamento com a ordem aos Seus seguidores: “Vá e faça o mesmo” (10:37). Que Deus nos dê a disposição para, em amor, estender ajuda aos outros.

Por:  Poh Fang Chia
Fonte: https://paodiario.org/category/devocional-pao-diario/

COMO PODE SER MEDIDO O CARÁTER DE UM HOMEM?

 



domingo, 28 de agosto de 2022

CRIADO NA IMAGEM DE DEUS

Todos nós fazemos a pergunta “Será que eu sou uma pessoas importante?” É fácil sentir qualquer coisa menos importante quando seu ex tira sua energia ou a idade toma sua dignidade. Alguém importante? Dificilmente. Mas, lembre-se da promessa de Deus: você foi criado por Deus, na imagem de Deus, para a glória de Deus.

Deus falou: “Façamos o ser humano à nossa imagem; ele será semelhante a nós. Dominará sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, sobre todos os animais selvagens da terra e sobre os animais que rastejam pelo chão”.’ (Gênesis 1:26 NVT). Deus nunca declarou “Façamos o mar à nossa imagem,” ou “pássaros na nossa semelhança”. Os céus refletem a glória de Deus, mas eles não são feitos na imagem de Deus. No entanto, você é! E porque as promessas de Deus são inquebráveis, a nossa esperança é inabalável!

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Made in the Image of God”

MISSÃO

 

sexta-feira, 26 de agosto de 2022

ARMAS DE GUERRA ESPIRITUAL

Não se engane. O diabo é um diabo real. Cada conflito é um confronto com Satanás e suas forças. Por essa razão a Bíblia diz “embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos. As armas com as quais lutamos não são humanas; ao contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas.” (2 Coríntios 10:3-4 NVI).

Quais são essas armas? Oração, adoração e as Escrituras. Quando oramos, engajamos o poder de Deus contra o diabo. Quando adoramos, fazemos o que Satanás não fez. Colocamos Deus no trono. Quando pegamos na espada do Espírito, fazemos o que Jesus fez no deserto. Ele respondeu a Satanás proclamando a verdade. E já que Satanás tem uma alergia severa à verdade, ele se afastou de Jesus. Satanás não demorará muito onde Deus é adorado e orações são oferecidas.

E porque as promessas de Deus são inquebráveis, a nossa esperança é inabalável!

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Weapons of Spiritual Warfare”

OCUPADO DEMAIS

 

quinta-feira, 25 de agosto de 2022

JUNTO À PORTA

Se você fizer o bem não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado ameaça à porta; ele deseja conquista-lo, mas você deve dominá-lo.
Gênesis 4.7
Quando eu era adolescente, nós tínhamos em casa um cão de guarda, e ele sempre vem a minha cabeça quando eu penso em segurança, porque não importava a hora que você saísse de casa, se manhã, meia-noite, madrugada, na chuva, ele sempre te recebia de pé.
O que Deus disse para Caim no versículo acima é uma verdade incontestável, não importa o dia, a hora, o momento e a circunstância que estamos enfrentando, o pecado vai está sempre a porta de nossa vida, nos convidando para pecar, nos mostrando seus “benefícios”.
Lembremos sempre de Eva, caminhando na paz do jardim, na tranquilidade e alegria de seu viver, sem a presença da violência, sem um coração pecaminoso, perto da presença de Deus: um sonho! Mas, o pecado estava a porta, na forma de uma serpente que lhe convenceu –“quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para se obter discernimento, tomou o seu fruto, comeu-o e deu a seu marido...”
Uma coisa que eu aprendi com o tempo é que por mais sábio que eu seja, não dá para eu discutir sobre pecado com ninguém. O diabo é mais sábio que eu, conhece minhas fraquezas, por esta razão, estejamos atentos, pois ele está sempre a porta, sempre nos sondando.Meu querido, o mal se esconde nas formas que parecem menos prováveis, nos aspectos mais singelos, por isso coloque seu cuidado em Deus, pois só ele pode nos proteger e livrar-nos do mal e do poder e influência do pecado.

É PREFERÍVEL


CONTRADIÇÃO COM A VIDA NO LAR


quarta-feira, 24 de agosto de 2022

CORAGEM E FÉ

A história de Dietrich Bonhoeffer é muito trágica e, apesar de tudo, inspiradora. Este jovem teólogo cristão se opôs ativamente ao movimento

nacional socialista na Alemanha, no tempo de Hitler. Foi enviado a um campo de concentração, onde sofreu as mais terríveis torturas. Contudo, com sua fé e esperança, inspiradas por uma profunda devoção a Deus, encorajou seus companheiros de prisão e, por fim, chegou mesmo a ganhar o respeito de seus guardas.

Em seu livro "O Preço do Apostolado", Bonhoeffer diz que muitos de nós não queremos pagar o preço total como servos de Cristo. Temos a tendência de nos acomodar, pela metade, num trabalho espiritual. Esse cristão dedicado foi um exemplo vivo do preço que um discípulo de Cristo tem de pagar. Bonhoeffer, fuzilado, pagou o preço com sua própria vida, pois não deixara de pregar o evangelho, nem mesmo num campo de concentração.

Precisamos ser fortes na fé, a todas as horas. Podemos agora mesmo sondar os nossos corações e mentes, em atitude de prece, e nos dedicarmos completamente para o serviço de Deus. 

James M. Buchman (Nova lorque, E.U.A.) 

DISTINÇÃO

 

terça-feira, 23 de agosto de 2022

RIVAIS OU ALIADOS?

Antes, tenham o mesmo parecer, unidos em pensamento e propósito.

1 Coríntios 1.10

A cidade de Texarkana fica na fronteira de dois estados norte-americanos. A cidade de 70 mil habitantes tem dois prefeitos, duas prefeituras e dois departamentos de polícia e bombeiros. A rivalidade esportiva entre as escolas secundárias atrai muitos e reflete a lealdade que cada time tem com a escola de seu próprio estado. As disputas sobre o sistema de água compartilhado também são desafios significativos, pois ele segue as leis de cada estado. No entanto, a cidade é conhecida por sua unidade, apesar da linha que a divide. Os moradores se reúnem anualmente para um jantar realizado na “Avenida linha do Estado” para compartilhar uma refeição em comemoração à sua unidade como comunidade.

Os cristãos não tinham traçado uma linha na via principal, mas estavam divididos. Brigavam porque eram leais àqueles que os ensinaram sobre Jesus: Paulo, Apolo ou Cefas (Pedro). Paulo chamou todos eles à união “… em pensamentos e propósitos” (1 Coríntios 1:10), lembrando-lhes de que Cristo fora crucificado por eles, não os seus líderes espirituais.

Hoje agimos assim, não é? Às vezes, opomo-nos até aos que creem no sacrifício de Jesus por nossos erros tornando-os rivais e não aliados. Como Cristo não está dividido, nós, como Sua representação terrena, Seu corpo, não devemos permitir que as diferenças nos dividam. Em vez disso, celebremos nossa unicidade nele.

Por:  Kirsten Holmberg

SEJA SIMPLES


 

segunda-feira, 22 de agosto de 2022

UM MURO DE MEDO

Talvez você esteja diante de um muro de medo. Tijolo sobre tijolo de ansiedade e pavor. Assombrando você estão os reis de confusão. Graças a eles você já teve que lutar com sua identidade e destino. Você aceitou a mentira de que a vida não tem propósito… a vida não tem nada de absoluto. Como filho de Deus, tudo chega a uma simples decisão de acreditar e receber a sua posição como herdeiro de Deus e coerdeiro de Cristo.

“Neste mundo somos como Jesus” (1 João 4:17 NVI). Nossa herança é tão abundante quanto aquela que pertence ao próprio Jesus. O que ele recebe, nós recebemos. Qual mensagem você está gravando naquele muro de medo? Quais palavras você está escrevendo? Escolha a esperança e não o medo. Escolha a vida e não a morte. Escolha as promessas de Deus. Você é uma pessoa nova. Viva assim! Porque as promessas de Deus são inquebráveis, a nossa esperança é inabalável!

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “A Wall of Fear”

TANTO A FAZER


 

domingo, 21 de agosto de 2022

QUAL É O SEU SABOR?

Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.

Mateus 5.13

- Nas bem-aventuranças de Mateus 5.3-12, Jesus define os elementos essenciais do caráter do cristão. Entretanto, na metáfora do sal e da luz, nos versos 13 a 16, Ele considera a influência do cristão.

- Na verdade, essas duas seções do Sermão do Monte estão intimamente relacionadas. Afinal, a influência do cristão depende do seu caráter. Sem um caráter cristão, não pode haver influência cristã.

- O que queremos dizer quando falamos que sem um caráter cristão, não há influência cristã?

Simplesmente isto: que os assim chamados cristãos, que não são misericordiosos, mansos, nem puros de coração e outras coisas mais, não são realmente cristãos, embora pertençam à igreja. Essa pessoa exercerá alguma influência, mas sua influência não será cristã.

- E aí está um problema para a igreja. Porque como a pessoa é chamada de cristã e pertence à igreja, suas ações são vistas pela comunidade em geral como representando aquilo que significa cristianismo. Mas isso é um falso testemunho.

A maneira trapaceira de alguns fazerem negócios e o orgulho ou difamação de outros apresentam um falso testemunho à comunidade. Isso não é testemunho cristão.

- Devemos observar também que Mateus 5.13 diz que os cristãos são o sal da Terra. Se eles são cristãos, não há outra escolha.

Marcelo Augusto de Carvalho

MUITO SE PERDE


sexta-feira, 19 de agosto de 2022

TUA TAREFA É PREGAR O EVANGELHO

Um velho membro da igreja aproxima-se de seu pastor certa manhã e lhe diz, triste mas com firmeza: 

— Há certamente alguma coisa que não vai bem na sua  Prédica ou na sua obra pastoral, pois que a igreja este ano não conseguiu mais do que um membro novo, e esse mesmo não passa de um garoto.

 O velho pastor pregou nesse dia com o coração magoado, e quando terminou a oração tinha lágrimas nos olhos. Desejava naquele momento que sua carreira estivesse terminada para que pudesse deitar-se para o derradeiro sono sob os ciprestes do velho cemitério. Deixou-se ficar na igreja querida, procurando solidão, quando se aproxima um jovem com o rosto transfigurado pela emoção.

 Acha que, trabalhando bastante, eu poderia chegar a pregar o Evangelho? -perguntou com hesitação.

 A pregar o Evangelho?

 Sim, poderia tornar-me missionário?

Um longo silêncio; as lágrimas banharam as faces do pastor e a ferida de seu coração estava cicatrizada.

 Robert, diz ele, vejo aí a mão de Deus. Que o Senhor lhe abençoe, meu filho. Sim, penso que você pregaria o Evangelho.

Esse rapaz era o missionário Robert Moffat (1795 - 1883) que, mais tarde anexou à igreja uma nova província da África Meridional, traduziu a Bíblia para a língua Setswana e enriqueceu o mundo com suas descobertas geográficas. Moffat veio ainda a ser a inspiração, e posteriormente sogro de outro grande missionário: David Livingstone. E não passava, no entanto, de um garoto!

Respigando / D. P. Silva - Mil Ilustrações

TRABALHO E OPORTUNIDADE

 


quinta-feira, 18 de agosto de 2022

ATENTOS NO CAMINHO

Adicionar legenda
“Não se desvie para os seus caminhos o teu coração, e não andes perdido nas suas veredas” 
Provérbios 7:25

Um homem comprou um novo cão de caça. Ansioso para ver se era realmente bom, saiu com ele para localizar um urso. Tão logo chegaram no bosque o cão farejou a trilha. De repente, o animal parou, cheirou o chão e disparou em uma nova direção. Ele sentiu o cheiro de um cervo que havia cruzado o caminho do urso. Alguns momentos mais tarde ele se deteve novamente, sentindo o odor de um coelho que cruzara o caminho do cervo. Finalmente, muito cansado e ofegante, o caçador encontrou seu cão latindo triunfalmente diante do buraco de um rato do campo. Nós, cristãos, muitas vezes agimos da mesma maneira. Colocamos Jesus em primeiro lugar em nossas vidas confiando ser este o melhor caminho a seguir. Porém, pouco depois desviamos nossa atenção para coisas sem a menor importância. A partir daí, acabamos nos afastando mais e mais do nosso propósito original.

A Palavra de Deus nos diz que ao conhecermos a Verdade somos, por Ela, libertos. A partir daí devemos centralizar nossa fé na perseverança em caminhar no centro desta Verdade, para que não mais venhamos a nos enroscar nas correntes enganadoras deste mundo.

Quantas vezes, após momentos de grandes provações e desacertos, vemos novamente o sol da alegria brilhar sobre os dias nebulosos que teimavam em ser os únicos companheiros de todos os momentos. Sentimos que acordamos de um terrível pesadelo e que dali para a frente apenas a felicidade sentaria ao nosso lado.

Mas, distraídos com a calma que agora passou a imperar em nossos corações ou mesmo com algum novo ingrediente que passou a frequentar os mesmos locais de nosso caminhar,
acabamos perdendo, sem o perceber, as bênçãos que até bem pouco tempo enchiam de regozijo a nossa alma.

Que estejamos sempre vigilantes para que a nossa fé não desfaleça e para que sob hipótese alguma deixemos a presença do Senhor. Só assim os nossos dias serão sempre claros e
abençoados e poderemos viver, desde agora, a vida abundante e eterna que Deus preparou para nós.

Pr. Paulo Roberto Barbosa, do site – Escuro Iluminado

CAMINHO SEM OBSTÁCULO


quarta-feira, 17 de agosto de 2022

QUANTO VOCÊ VALE

Lembre-se o quanto você vale! A Bíblia diz “Não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos… mas pelo precioso sangue de Cristo.” (1 Pedro 1:18-19)

Já sentiu que não tinha nada? Olhe para os presentes que ele já lhe deu. Seu Espírito Santo para habitar em você, a igreja dele para lhe encorajar, a Palavra dele para lhe guiar. Você foi escolhido por Cristo. Ele lhe escolheu como seu amado. Ele lhe chamou; escolheu, separou, convocou… uma noiva santa!

Esteja atento à data do seu casamento. Não tolere lapsos de memória. Escreva recados para se lembrar. Faça o que for necessário para “procurar as coisas que são do alto… manter seus pensamentos nas coisas do alto.” (Colossenses 3:1-2). Você é prometido à Realeza – e seu príncipe vem lhe levar para casa!

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Remember What You’re Worth”

CONVERTER

 


terça-feira, 16 de agosto de 2022

URSINHO PUFF

À mais de um ano, quando de viagem para os EUA, um dos presentes que trouxemos na bagagem foi um ursinho Puff para nossa primogênita, Susanne, hoje com quase 17 anos. Ela gosta muito daquele urso. Quase todos os dias, antes de ela acordar, pego aquele urso e coloco numa situação engraçada. Num dia ponho o urso debruçado na janela. Outro dia, na cadeira de praia, com óculos escuros. Um dia desses coloquei-o com um pote de biscoito aberto (até procurei um pote de mel, mas não tinha). 

Ao acordar, às vezes, tendo já saído, ela já sabe que o seu ursinho Puff está fazendo alguma coisa. Pode parecer apenas uma brincadeira familiar, mas o que estou estabelecendo com a minha filha é mais uma forma de nos manter conectado um ao outro. Quando ela acorda já sabe que há uma grande possibilidade de procurar o urso e encontrá-lo numa situação nova (um dia desses ela o encontrou sentado no vaso sanitário!). Quando minha filha acorda, mesmo às vezes mal-humorada, e procura pelo ursinho Puff e o encontra numa situação engraçada, ela inconscientemente pensa: "Meu pai se lembrou de mim e gastou alguns segundos procurando me distrair. Não sou hóspede nesta casa. Eu pertenço à uma família!" – Gilson Bifano, 2005.

SÃO CURADAS


segunda-feira, 15 de agosto de 2022

A ARTE DE RESOLVER CONFLITOS

O trem atravessava sacolejando os subúrbios de Tóquio numa modorrenta tarde de primavera.

Um dos vagões estava quase vazio: apenas algumas mulheres e idosos e um jovem lutador de Aikidô.

O jovem olhava, distraído, pela janela, a monotonia das casas sempre iguais e dos arbustos cobertos de poeira.

Chegando a uma estação as portas se abriram e, de repente, a quietude foi rompida por um homem que entrou cambaleando, gritando com violência palavras sem nexo.

Era um homem forte, com roupas de operário. Estava bêbado e imundo.

Aos berros, empurrou uma mulher que carregava um bebê ao colo e ela caiu sobre uma poltrona vazia. Felizmente nada aconteceu ao bebê.

O operário furioso agarrou a haste de metal no meio do vagão e tentou arrancá-la. Dava para ver que uma das suas mãos estava ferida e sangrava.

O trem seguiu em frente, com os passageiros paralisados de medo e o jovem se levantou.

O lutador estava em excelente forma física. Treinava oito horas todos os dias, há quase três anos.

Gostava de lutar e se considerava bom de briga. O problema é que suas habilidades marciais nunca haviam sido testadas em um combate de verdade. Os alunos são proibidos de lutar, pois sabem que Aikidô "é a arte da reconciliação.

Aquele cuja mente deseja brigar perdeu o elo com o universo.

Por isso o jovem sempre evitava envolver-se em brigas, mas no fundo do coração, porém, desejava uma oportunidade legítima em que pudesse salvar os inocentes, destruindo os culpados.

Chegou o dia! Pensou consigo mesmo. Há pessoas correndo perigo e se eu não fizer alguma coisa é bem possível que elas acabem se ferindo.

O jovem se levantou e o bêbado percebeu a chance de canalizar sua ira.

Ah! Rugiu ele. Um valentão! Você está precisando de uma lição de boas maneiras!

O jovem lançou-lhe um olhar de desprezo.

Pretendia acabar com a sua raça, mas precisava esperar que ele o agredisse primeiro, por isso o provocou de forma insolente.

Agora chega! Gritou o bêbado. Você vai levar uma lição. E se preparou para atacar.

Mas, antes que ele pudesse se mexer, alguém deu um grito: Hei!

O jovem e o bêbado olharam para um velhinho japonês que estava sentado em um dos bancos.

Aquele minúsculo senhor vestia um quimono impecável e devia ter mais de setenta anos...

Não deu a menor atenção ao jovem, mas sorriu com alegria para o operário, como se tivesse um importante segredo para lhe contar.

Venha aqui disse o velhinho, num tom coloquial e amistoso. Venha conversar comigo insistiu, chamando-o com um aceno de mão.

O homenzarrão obedeceu, mas perguntou com aspereza: por que diabos vou conversar com você?

O velhinho continuou sorrindo. O que você andou bebendo? Perguntou, com olhar interessado.

Saquê rosnou de volta o operário e não é da sua conta!

Com muita ternura, o velhinho começou a falar da sua vida, do afeto que sentia pela esposa, das noites que sentavam num velho banco de madeira, no jardim, um ao lado do outro.

Ficamos olhando o pôr do sol e vendo como vai indo o nosso caquizeiro, comentou o velho mestre.

Pouco a pouco o operário foi relaxando e disse: é, é bom. Eu também gosto de caqui...

São deliciosos concordou o velho, sorrindo. E tenho certeza de que você também tem uma ótima esposa.

Não, falou o operário. Minha esposa morreu.

Suavemente, acompanhando o balanço do trem, aquele homenzarrão começou a chorar.

Eu não tenho esposa, não tenho casa, não tenho emprego. Eu só tenho vergonha de mim mesmo.

Lágrimas escorriam pelo seu rosto. E o jovem estava lá, com toda sua inocência juvenil, com toda a sua vontade de tornar o mundo melhor para se viver, sentindo-se, de repente, o pior dos homens.

O trem chegou à estação e o jovem desceu. Voltou-se para dar uma última olhada. O operário escarrapachara-se no banco e deitara a cabeça no colo do velhinho, que afagava com ternura seus cabelos emaranhados e sebosos.

Enquanto o trem se afastava, o jovem ficou meditando... O que pretendia resolver pela força foi alcançado com algumas palavras meigas. E aprendeu, através de uma lição viva, a arte de resolver conflitos.

Autor desconhecido

DESTINO


domingo, 14 de agosto de 2022

SALVO PELA GRAÇA

Alguns anos depois da morte de Hunt, um ateu inglês visitou Fidji. Ele sabia o que tinha sido aquela ilha, viu a transformação que nela se operara, mas não cria em Deus, que fora o Autor dessa transformação. Disse a um velho chefe fidjiano, que tinha aparência de muito civilizado e respeitável:

– Você é um grande chefe, e é uma lástima que seja tão tolo que dê ouvidos aos missionários, que para cá vieram só para ficar ricos. Hoje em dia ninguém mais acredita naquele velho livro que chamam Bíblia; tampouco acreditam os homens naquela história acerca de Jesus Cristo. Hoje o povo tem mais conhecimentos eu tenho pena de vocês que são tão tolos.

Os olhos do velho brilharam, e ele respondeu:

– O senhor vê aquele forno ali adiante? Naquele forno nós assassinamos corpos humanos, para nossos grandes banquetes. Se não fossem esses bons missionários, e aquele velho Livro, e Jesus Cristo, que nos transformou de selvagens para filhos de Deus, o senhor seria morto e torrado naquele forno, e em três tempos nos banquetearíamos com o seu corpo. – Tidings.

sábado, 13 de agosto de 2022

UMA CERCA DE ALEGRIA

"Tu mudaste o meu choro em dança alegre, afastaste de mim a tristeza e me cercaste de alegria" 

Salmos 30:11

Uma irmã, disse ao jovem Edmundo, ao final do culto que comemorava sua partida para uma instituição teológica, onde se prepararia para o ministério pastoral: "Que bom que você resolveu deixar a vida de prazer e alegria para servir ao Senhor". O jovem, espantado com o que a irmã lhe dizia, comentou: "A irmã está enganada! É exatamente porque gosto dos prazeres e alegrias da vida que estou me oferecendo para o ministério. Quero ser ainda mais feliz e ter muito mais prazer do que tenho tido até agora."

Quando estamos de fora do centro da vontade de Deus, julgamos que a vida cristã é cheia de sofrimentos e angústias e que essas coisas existem para que mostremos o amor a Cristo. Não é verdade! Cristo é alegria, é satisfação, é cântico e louvor, é um desfrutar da verdadeira felicidade criada por Deus. O nosso Pai, em verdade, enviou Jesus para que a alegria e a vida abundante sejam mais reais em nós.

Não abandonamos os prazeres do mundo para uma vida infeliz ao lado de nosso Salvador. Pelo contrário, deixamos os enganosos prazeres que nos causam destruição para uma vida de verdadeiro prazer e contentamento, que só existem quando o Senhor está em nossos corações.

Apresente-se diante do Senhor e deixe que Ele construa uma cerca de alegria ao seu redor, afastando de vez a infelicidade que ainda atinge muitos que não O conhecem.

Paulo Barbosa

ALEGRIA

sexta-feira, 12 de agosto de 2022

NECESSIDADE

"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.

Mateus 11:28-29

Jesus falava a uma multidão aflita, cansada da luta diária de um mundo tão frio, egoísta e confuso e os convidou a seguir a estrada com Ele. Atender ao chamado do Mestre naquele dia, não só revolucionou suas vidas, mas teve consequências no futuro.

A Bíblia narra que alguns deles foram mortos, outros tiveram que fugir por causa da perseguição ou se enveredaram pelo mundo a falar do amor de Jesus. É bom lembrar que tudo o que Jesus prometeu a estes homens foi descanso e, isto, eles tiveram.

Hoje, as coisas estão muito confusas! Eu ouço as pessoas prometendo muitas coisas em nome de Jesus - prosperidade, saúde, etc. É claro que acredito que Deus pode fazer tudo isso. Mas quero deixar claro que a única coisa que Jesus assegurou a uma multidão foi descanso para a suas almas.

O grande mistério da vida é que as pessoas não precisam de muitas coisas para viver bem e feliz. O mundo afirma que você precisa de dinheiro, beleza, ser popular, uma boa casa, viajar, um carro novo, roupas da hora e uma série de outras coisas que estão a venda por um bom preço. Mas a verdade é que a maioria de nós só precisa de descanso para a alma.

Fandermiler Freitas

Canção e Louvor - Sossega


UM HOMEM DE PAZ


quinta-feira, 11 de agosto de 2022

VOCÊ AINDA NÃO CHEGOU EM CASA

Dizem que quando o Presidente Theodor Roosevelt estava prestes a embarcar no navio que o levaria de volta para casa em um porto africano, uma grande multidão se reuniu para comemorar sua visita e despedir-se.

Um tapete vermelho foi colocado onde ele deveria passar. A bordo, ele recebeu a cabine mais elegante e foi o centro das atenções durante toda a viagem. 

Ao mesmo tempo, havia outro homem no mesmo barco, que era um missionário idoso que havia entregue sua vida a Deus servindo na África. Sua esposa morreu, seus filhos foram embora e o homem estava completamente sozinho e ninguém estava ciente dele. 

Quando o navio chegou a São Francisco, o presidente ficou mais uma vez entretido. Os sinos tocaram e a multidão aplaudiu quando Roosevelt desembarcou com pompa e glória. No entanto, não havia ninguém esperando o missionário. Ele foi para o seu quarto em um pequeno hotel, se ajoelhou aos pés da cama e orou: 

— Não reclamo, Senhor, mas não entendo. Dei minha vida pelo Senhor na África e parece que ninguém se importa. Não posso entender.

Naquele momento, pareceu-lhe que o Senhor baixou a mão desde o céu, colocou-a em seu ombro e disse: — Meu bom servo fiel, você ainda não chegou em casa.

Quando você estiver cansado na sua peregrinação, desapontado pela falta de reconhecimento, e vendo só "estrelas" serem homenageadas, lembre-se: VOCÊ AINDANÃO CHEGOU EM CASA!

 José Luis Martínez - 502 Ilustraciones Selectas

O OLHAR DO HOMEM

 

quarta-feira, 10 de agosto de 2022

AMADO, LINDO, TALENTOSO

…pois o seu Espírito confirma a nosso espírito que somos filhos de Deus. 

Romanos 8.16

Malcolm parecia muito confiante quando adolescente, mas essa confiança era uma máscara. Na verdade, seu lar turbulento o deixou com medo, desesperado por aprovação e se sentindo responsável pelos problemas de sua família. “Desde que me lembro”, diz ele: “todas as manhãs eu ia ao banheiro, olhava no espelho e dizia em voz alta para mim mesmo: Você é estúpido, é feio e a culpa é sua”.

A autoaversão de Malcolm continuou até os 21 anos, quando ele teve uma revelação divina de sua identidade em Jesus. “Percebi que Deus me amava incondicionalmente e nada mudaria isso”, lembra ele. “Eu nunca poderia envergonhar a Deus, e Ele nunca me rejeitaria.” Com o tempo, Malcolm se olhou no espelho e falou consigo mesmo de maneira diferente e disse: “Você é amado, é bonito, é talentoso e o mérito não é seu”.

A experiência dele ilustra o que o Espírito de Deus faz em quem crê em Jesus. Ele nos liberta do medo, revela o quão profundamente somos amados (Romanos 8:15; 3,39) e confirma que somos filhos de Deus com todos os benefícios que esse status traz (8:16,17; 12:6-8). Como resultado, podemos começar a nos ver corretamente pela renovação da nossa mente (12:2,3).

Anos depois, Malcolm ainda sussurra essas palavras todos os dias, reforçando quem Deus diz que é. Aos olhos do Pai, ele é amado, bonito e talentoso. E nós também.

Por:  Sheridan Voysey
Fonte: https://paodiario.org

 

terça-feira, 9 de agosto de 2022

A IMPORTÂNCIA DO TESTEMUNHO

Quando você entra na magnífica Abadia de Westminster, em Londres, a primeira sepultura que você vê é a do Dr. David Livingstone, missionário, explorador e médico que serviu a Cristo por mais de três décadas na África. Livingstone está enterrado com os heróis mais reconhecidos da Inglaterra.

Uma das lembranças mais doces da vida de David Livingstone foi a de seu antigo professor da escola dominical, David Hogg. Quando Hogg sentiu que iria morrer, chamou o jovem Livingstone para sua presença e o encorajou a viver uma vida entregue a Jesus Cristo sem reservas. 

"Faça de Cristo a devoção e ocupação diária de sua vida", Hogg disse ao jovem Livingstone. 

A história revela o quanto Livingstone significou na obra do Senhor. Mas o que nunca saberemos até chegarmos ao céu é o quanto o testemunho cristão de David Hogg significou nos anos de formação de Livingstone.

 José Luis Martínez - 502 Ilustraciones Selectas

PARA TRANSFORMAR VIDAS

 

segunda-feira, 8 de agosto de 2022

MERGULHE NA PROMESSA

Lá fora é um mundo abalado. Você precisa de uma esperança inabalável?

Vivemos numa época desesperada. A taxa de suicídio nos EUA aumentou 24 por cento desde 1999. Como é que se explica o aumento? Nunca tivemos mais conhecimento. Somos saturados com entretenimento e diversão. No entanto, mais pessoas que nunca estão orquestrando as suas próprias mortes. Como é que pode?

Entre as respostas, deve ser que as pessoas estão morrendo por falta de esperança. O secularismo reduz o mundo a algumas décadas entre o nascimento e o carro fúnebre. Muitos acreditam que este mundo é o melhor que veremos, mas pessoas da promessa tem uma vantagem. São como Abraão, que não fez perguntas céticas. Ele mergulhou na promessa e voltou forte. (Romanos 4:20).

Porque as promessas de Deus são inquebráveis, a nossa esperança é inabalável!

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Plunge into the Promise”

sexta-feira, 5 de agosto de 2022

O QUE FEZ A DIFERENÇA?

Uma vez eu estudei na mesma turma que uma moça que ficou noiva. Eu não lembro muito sobre a aula, exceto que era cedo e o professor era enfadonho. Eu nem me lembro do nome da moça. Eu lembro que não havia nada demais nela. Ela era tímida e não muito segura.

Um dia, porém, o cabelo dela mudou e sua vestimenta ficou diferente. Até a voz dela mudou. Ela começou a falar com confiança. O que fez a diferença? Simples. Um jovem rapaz que ela amava olhou direto nos olhos dela e disse “Una-se comigo para sempre.” Ele a pediu em casamento. O amor dele a convenceu de que ela valia ser amada.

O amor de Deus pode fazer o mesmo. Ele pode nos transformar! A Bíblia diz “O Senhor lhe apareceu no passado, dizendo: ‘Eu a amei com amor eterno; com amor leal a atrai’.” (Jeremias 31:3).

Jesus pode viver sem a gente – mas ele não quer!

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “What Makes the Difference?”
de “Quando Cristo Voltar”