sábado, 31 de dezembro de 2022

REFLEXÕES PARA O ANO NOVO

Ora, irmãos, com respeito ao ano que se aproxima, eu espero que ele seja um ano de felicidade para vocês, — de forma muito enfática desejo a todos vocês um Feliz Ano Novo, — mas ninguém pode ter certeza de que ele será um ano livre de dificuldades.

Pelo contrário, tenha a segura confiança de que não será assim, porque, como é certo que as faíscas sobem para o alto, o homem nasce para as dificuldades.

Cada um de nós possuímos amados amigos, muitos rostos queridos com os quais nos regozijamos — que eles possam sorrir para nós ainda por muito tempo: mas lembre-se de que cada um deles pode vir a ser ocasião de tristeza durante o próximo ano, porque não existe nenhum filho imortal, nenhum marido imortal, nenhuma esposa imortal, nenhum amigo imortal, e, portanto, alguns deles podem morrer durante o ano.

Além do mais, os confortos com os quais nos cercamos podem tomar para si asas antes que o ano cumpra seus meses. As alegrias terrenas são todas como que feitas de neve, se desfazem com a mais leve brisa, e se vão antes de terminarmos de agradecer sua chegada. Pode ser que você tenha um ano de seca e escassez de pão; pode ser que anos magros e desagradáveis lhe estejam reservados.

Sim, e ainda mais, talvez durante o ano que já está quase amanhecendo você possa recolher seus pés à cama e morrer, para encontrar-se com Deus Pai.

Pois bem, com relação a este ano que está próximo e suas possibilidades desoladoras, devemos viver cabisbaixos e tristonhos? Devemos pedir a morte ou desejar nunca ter nascido? De modo algum. Devemos, por outro lado, viver de forma despreocupada e risonha em todas as circunstâncias? Não, isso soaria doentio nos filhos de Deus.

O que faremos? Iremos pronunciar esta oração: “Pai, glorifica teu nome.” Isto significa dizer: se devo perder minha propriedade, glorifica teu nome na minha pobreza; se devo ser roubado, glorifica teu nome em meu sofrimento; se devo ser morto, glorifica teu nome em minha partida.

Quando você ora nesta disposição, seu conflito finda, nenhum pavor exterior permanece se tal oração surge de seu íntimo, você tem nela rejeitado todos os presságios fatídicos e pode, de forma lúcida e tranquila, trilhar seu caminho pelo desconhecido amanhã.

Charles H. Spurgeon
Fonte www.estudosgospel.com.br

FELIZ ANO NOVO

sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

COM A LUZ APAGADA ENXERGAMOS MELHOR

"Com efeito, grandes coisas fez o SENHOR por nós; por isso, estamos alegres" 

Salmos 126:3

"Muitas vezes Deus apaga a luz que brilha ao nosso redor para que possamos enxergar melhor o esplendor de seu céu estrelado."

Deus tem feito grandes coisas por nós. Deseja fazer outras ainda maiores. E como entenderemos Seus propósitos? Provavelmente, quando tudo se tornar mais escuro e nebuloso, é que veremos a grandeza das maravilhas que Deus tem preparado para nosso deleite e prazer.

Se for necessário nos fazer tropeçar e cair, para achar uma pedra preciosa que não veríamos se não tivéssemos caído, Ele o fará. Seus métodos são diferentes, às vezes incompreensíveis, mas nos conduzem a bênçãos que nem podemos imaginar. De vez em quando Ele apaga a luz para que, livres da distração, possamos ver a Sua vontade, tão bela, tão motivadora, tão brilhante.

Se o vale de sombras nos leva ao desânimo, às angústias, ao medo, às dúvidas... olhemos para cima e o brilho das estrelas do Senhor nos dirão, claramente, que em mais alguns passos encontraremos o brilho da bênção de que necessitamos. Lembremos das coisas que o Senhor já fez... confiemos que outras grandes coisas acontecerão.

Está tudo escuro em sua vida? Abra os olhos e verá coisas grandiosas que não via com a claridade da luz.

Paulo Barbosa

CADA DECISÃO


 

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

A IMAGEM DO PERDÃO

Você nunca perdoará alguém mais do que Deus já lhe perdoou. Ainda é difícil considerar a ideia de perdoar aquela pessoa que lhe machucou? Se for, vá mais uma vez para o quarto. Veja Jesus enquanto ele vai de discípulo para discípulo. Está vendo Ele? Dá para ouvir a água na bacia? Dá para ouvi-Lo se arrastar no chão para a próxima pessoa? Focalize nesta imagem.

João 13:12 diz “Quando terminou de lavar-lhes os pés…” Note aí, ele terminou de lavar os pés deles. Isso significa que ele não deixou ninguém de fora. Por que isso é importante? Porque isso significa que ele lavou os pés de Judas. Jesus lavou os pés do seu traidor. Isso não significa que foi fácil para Jesus, e isso não significa que é fácil para você. Mas É para dizer que Deus nunca lhe mandará fazer algo que ele ainda não tenha feito!

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “The Image of Forgiveness”

ESPALHE AMOR


 

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

OCASIÃO PERDIDA

Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo.

 Colossenses4:5

 Remindo o tempo; porquanto os dias são maus

Efésios 5:16

Em 1905, na época em que o pregador Torrey cumpria sua missão de evangelização em Brighton (Inglaterra), um de seus colaboradores entrou num salão de chá. Ao observar o rosto angustiado do moço que o atendia, sentiu-se impelido a dirigir-lhe apalavra, mas vacilou e saiu sem dizer nada. Um pouco mais tarde, assediado pela ideia de que talvez tivesse descuidado de algo importante, voltou ao estabelecimento e perguntou ao dono se ele podia ter uma breve conversa com o empregado que acabara de servi-lo.

— Você jamais terá oportunidade de falar com esse homem - disse o dono, emocionado. — Imagine que, depois que ele atendeu você, subiu a seu quarto e deu fim a seus dias.

É fácil representar o pesar do evangelista: ele não resistira assim a um mandamento divino? E nós, amigos crentes? Quantas vezes na fábrica ou no escritório, no colégio, durante uma viagem ou em circunstâncias comuns da vida diária, temos ocasião de pronunciar algumas palavras que poderiam despertar a atenção de uma pessoa conhecida ou desconhecida acerca das realidades invisíveis e dos direitos absolutos de nosso Deus! Basta uma "palavra dita a seu tempo" (Provérbios 15:23) para orientar uma vida e levar ou fazer voltar uma alma ao Salvador. Peçamos a Deus mais diligência para falar do Senhor Jesus.

Boa Semente Seleções - Histórias da Graça de Deus

FELIZ


 

terça-feira, 27 de dezembro de 2022

ALIMENTANDO AO INIMIGO – ISSO TAMBÉM É GANHAR ALMAS

Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam.

Lucas 6.20

Durante o século XIX, a população tribal da Nova Zelândia estava frequentemente em guerra contra as tropas britânicas de ocupação. Um dia, enquanto se recuperava de um extenuante conflito, um general chamado Cameron e seus homens acamparam-se na orla do rio Waikato. Seus soldados tinham poucas provisões e esperavam um ataque dos guerreiros maoris. De repente, um homem que tinha sido posto como sentinela avisou que várias canoas de grande tamanho estavam subindo o rio. Cameron e seus soldados esperavam que as canoas estivessem cheias de guerreiros ,mas se viram surpreendidos ao notar os barcos carregados com leite, cabras e batatas. Os maoris disseram:

— Ouvimos dizer que estavam famintos e o Livro que os missionários trouxeram diz: 'Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer'. Vocês são os inimigos, têm fome e nós os alimentamos. Isto é tudo". 

Os maoris saltaram na orla, descarregaram os alimentos e regressaram aprazivelmente a seu povoado. Estes neozelandeses tribais, iluminados pela Palavra de Deus, mostraram amor para com seus inimigos. Tomaram Romanos 12:20 ao pé da letra, compreendendo o que ali estava escrito. Deveríamos fazer menos que isto? 

Recorde por um momento a sua reação quando alguém em seu convívio lhe causou aborrecimentos. Pense acerca do colega de classe que lhe tratou mal. Você respondeu com o leite e o mel da bondade humana? Ou ainda melhor, deu-lhe aprovar do fruto do Espírito Santo em sua vida?

 Nosso verdadeiro caráter como cristãos se conhece melhor por nossas ações para com aqueles que nos maltratam. A represália vingativa não deve ter lugar algum em nossa vida. Em vez disso, façamos como os maoris e “alimentemos o inimigo”. A mais gloriosa vitória que podemos obter sobre um inimigo é convertê-lo em amigo. 

Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. Romanos 12:21.

Boa Semente Seleções - Histórias da Graça de Deus

PELA SEMENTES


 

segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

AGARRANDO UMA SOMBRA

Henry Martyn (1781 - 1812), um estudante da Universidade de Cambridge, foi honrado com apenas 20 anos de idade por suas conquistas em matemática. De fato, ele recebeu o maior reconhecimento possível nesse campo. E ainda assim ele sentia um vazio imenso em sua alma. Ele disse que, em vez de encontrar satisfação em suas realizações, ele havia "só agarrado uma sombra". 

Depois de avaliar os objetivos de sua vida, Martyn viajou para a Índia como missionário aos 24 anos. Quando ele chegou, orou: "Senhor, deixe-me queimar por Ti." Nos próximos sete anos que precederam sua morte, ele traduziu Novo Testamento em três línguas orientais difíceis.

 J. Oswald Sanders - Enfrentando a solidão / Ministry 127

O QUE CONTA

 

domingo, 25 de dezembro de 2022

ÁRVORE DE BÊNÇÃOS

…Porque o Poderoso me fez grandes coisas. Santo é o seu nome. 

Lucas 1.49

Li a respeito de um casal jovem cujos negócios falharam e eles tinham pouco dinheiro para investir em comemorações no Natal. Eles teriam de sair de sua casa depois do Ano Novo, mas não queriam estragar a época natalina por causa disso. Então decidiram fazer uma festa. Quando chegaram os convidados, viram uma árvore decorada com um único cordão de luzes e pequenos papéis enrolados, amarrados aos galhos com fitas.

Sorrindo de alegria, eles disseram: “Essa é nossa “árvore das bênçãos”! Apesar dos tempos difíceis, Deus nos abençoou de tantas maneiras que decidimos dedicar nossa árvore a Ele. Cada pedaço de papel descreve uma bênção que Ele nos deu este ano.”

Esse casal enfrentou outras provações desde então, mas escolheram permanecer firmes no Senhor. E muitas vezes comentam que o Natal com a “árvore das bênçãos” foi um dos mais bonitos, porque puderam testemunhar como Maria tinha feito: “…e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador […] porque o Poderoso me fez grandes coisas…” (Lucas 1:47-49).

Quaisquer que sejam as dificuldades, elas não precisam estragar o seu Natal, pois nada pode roubar-lhe as bênçãos de estar em Cristo! Fique perto de Jesus e busque maneiras de compartilhar suas bênçãos com outros — quem sabe por meio da sua própria “árvore das bênçãos”.

Para dar sentido ao Natal, dê o primeiro lugar a Cristo.

NATAL NO CORAÇÃO

sábado, 24 de dezembro de 2022

UMA HISTÓRIA DE NATAL

A história de John Pierpont é uma seqüência de fracassos. Após formar-se na Universidade de Yale, iniciou sua carreira de professor, mas faltava-lhe energia para manter a ordem na classe. Por isso, fracassou como docente. Tentou a advocacia, mas era excessivamente escrupuloso, e os colegas mais espertos sempre levavam a melhor sobre ele. E mais uma vez fracassou. Resolveu ser comerciante, mas vendia muito barato e não sabia dizer não aos pedidos de fiado. Também fracassou.

Talvez o pastorado fosse o lugar ideal para uma pessoa tão generosa. Por isso, John Pierpont matriculou-se no curso de Teologia da Universidade de Harvard. Formou-se e foi ordenado pastor, mas fracassou também no pastorado. Tentou a política, porém não conseguiu eleger-se para nenhum cargo.

John Pierpont faleceu em 1866, com oitenta e um anos de idade, alquebrado por inúmeras frustrações. Seu corpo foi sepultado no Cemitério de Mount Auburn, em Cambridge, Massachusetts. E sobre seu túmulo há uma pequena lápide de granito, onde está escrito: JOHN PIERPONT - POETA, PREGADOR, FILÓSOFO, FILANTROPO. Ele viveu seus últimos anos num emprego muito humilde, numa das subseções do Ministério da Fazenda, em Washington, abrindo e fechando gavetas de arquivos.

Mas o nome de John Pierpont ficou gravado na história não por seus fracassos, mas por um grande sucesso. Numa fria tarde de inverno, enquanto caía a neve, ele escreveu numa partitura as notas de Jingle Bells, a canção que celebra a alegria de se deslizar pelo escuro gelado das noites brancas, num trenó puxado por um cavalo. Quase cento e cinqüenta anos após o falecimento de John Pierport, milhões de pessoas ao redor do mundo são embaladas por essa linda canção de Natal. Apesar de tantos fracassos, uma única canção foi o suficiente para gravar na História o nome de John Pierpont.

Muito mais importante do que ter o nome gravado na História é tê-lo escrito no Livro da Vida. Neste livro estão gravados os nomes daqueles que viverão eternamente felizes com Jesus. “Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor” (Apocalipse 21.3,4). Foi para nos garantir essa felicidade que Jesus veio ao mundo. Ele nasceu, viveu e, por fim, morreu pregado em uma cruz para pagar pelos nossos pecados e nos garantir a salvação. A Bíblia diz: ”Dificilmente alguém morreria por um justo. Mas Deus prova o seu própria amor para co­nosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda peca­dores. Logo, muito mais agora, sendo justi­ficados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira” (Romanos 5.7-9).

- Rev Adão – Igreja Presbiteriana de Campinas http://www.ipcamp.org.br/

NASCER MIL VEZES


sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

JESUS NASCEU

Você já pensou como o mundo seria diferente se Jesus não tivesse nascido? Não falo só da noite de natal - Anjos cantando nos céus, pastores nos campos de Belém e magos caminhando longas distância, enfrentado o desconhecido para conhecer um menino que nasceu para ser Rei - falo do mundo inteiro e até do ano atual.

A mensagem de Jesus sempre foi o amor. Desde o seu nascimento até a sua morte, ele sempre ensinou a amar: ame o inimigo, ame o pobre, ame o doente, ame o perdido, ame o aflito.

Eu sei que cada um de nós ainda não alcançou a plenitude deste amor. Mas mesmos imperfeitos e imperfeitos amando o mundo mudou graças ao seu nascimento.

Jesus nasceu para nos ensinar a amar. O amor de Deus pelo homem sempre foi a mensagem principal do natal!

Clipe: Jesus Nascei - Thais Freire.


Fandermiler Freitas

O NATAL

 

quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

EXISTE UMA RAZÃO

O que você vê como um problema pode não ser um problema; simplesmente pode ser algo conspirador da parte de Deus em seu favor. David Jeremiah

Nada – partindo da perspectiva de Deus – sai errado. O que existe, existe por uma razão. Quando as coisas não saem como você planejou, entenda que existe uma razão para isso. Quando você não alcança o que havia proposto, existe uma razão. 

E da mesma maneira que existe uma razão porque as coisas são do jeito que são, existe também uma maneira de mudá-la. Para alcançar diferente resultados é necessária uma estratégia diferente, é necessário entender a causa porque as coisas não ocorreram como esperado. 

Entenda a causa, entenda a razão e os próximos resultados poderão ser completamente diferentes. Existe uma razão por detrás de tudo que acontece. Faça com que essa razão venha trabalhar a seu favor. 

Para Meditação: Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu. Eclesiastes 3:1 

Por Nélio DaSilva

NÃO SÃO OS MILAGRES

 

terça-feira, 20 de dezembro de 2022

FÉ PARA OS CONVERSOS

A fé honra a Deus e Deus honra a fé. 

Por 10 anos Robert e Mary Moffat trabalharam fielmente em Bechuanaland (agora chamado Botswana) sem um raio de encorajamento para iluminar seu caminho. Eles não conseguiram reportar um único convertido. 

Finalmente, os diretores do conselho da missão começaram a questionar a sabedoria de continuar o trabalho. A ideia de deixar o campo, no entanto, trouxe grande pesara esse casal devoto, pois eles tinham certeza de que Deus estava em seus labores, e que eles veriam pessoas se voltando para Cristo no devido tempo. Eles ficaram; e por um ano ou dois, a escuridão reinou. Então, um dia, um amigo na Inglaterra mandou dizer aos Moffats que ele queria mandar um presente para eles e perguntou o que gostariam de receber. Confiando que com o tempo o Senhor abençoaria seu trabalho, a Sra. Moffat respondeu: “Envie-nos um conjunto de comunhão para a ministração da Santa Ceia; tenho certeza de que em breve será necessário”.

Deus honrou a fé daquela querida mulher. O Espírito Santo moveu-se sobre o coração dos aldeões e logo um pequeno grupo de seis convertidos se uniu para formar a primeira igreja cristã naquela terra. A encomenda da Inglaterra sofreu atraso pelo correio; mas no dia antes da primeira comemoração da ceia do Senhor em Bechuanaland, o conjunto chegou.

Heather Hanly - Coragem para Conquistar/Ministry 127

EXPONTÂNEO

 

segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

QUANDO ELE CHAMA SEU NOME

João 1:14 diz “A Palavra se tornou um ser humano e morou entre nós, cheia de amor e de verdade.” (NTLH).

Ele morou entre nós. Ele se vestiu do mais caro dos mantos, um corpo humano. Ele tornou-se um amigo do pecador e irmão do pobre. Ele tocou suas feridas e sentiu suas lágrimas e pagou pelos seus erros. E para todos nós amedrontados, Ele compartilhou a mesma mensagem “Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim… Vou preparar-lhes lugar.” (João 14:1-2 NVI).

E como é que nós respondemos? Alguns fingem que ele não existe. Outros ouvem ele, mas não acreditam. Mas aí, alguns decidem tentar. E quando Ele chamar o seu nome, esteja pronto. Olhe para cima. Ele estenderá a mão e lhe levará para seu lar… quando Cristo voltar!

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “When He Calls Your Name”

FAZER O MELHOR

 

domingo, 18 de dezembro de 2022

PRA QUE SERVE O HORIZONTE?

Certa vez alguém chegou no céu e pediu pra falar com Deus porque, segundo o seu ponto de vista, havia uma coisa na Criação que não tinha nenhum sentido...

Deus o atendeu de imediato, curioso por saber qual era a falha que havia na criação.

— "Senhor Deus, sua criação é muito bonita, muito funcional, cada coisa tem sua razão de ser... Mas no meu ponto de vista, tem uma coisa que não serve para nada". – Disse aquela pessoa para Deus.

— "E que coisa é essa que não serve para nada?" - Perguntou Deus.

— "É o horizonte. Para que serve o horizonte? Se eu caminho um passo em direção ao horizonte, ele se afasta um passo de mim. Se caminho dez passos, ele se afasta outros dez passos. Se caminho quilômetros em direção ao horizonte, ele se afasta os mesmos quilômetros de mim... Isso não faz sentido! O horizonte não serve pra nada".

Deus olhou para aquela pessoa, sorriu e disse: — "Mas é justamente pra isso que serve o horizonte... " Para fazê-lo caminhar ".

Fonte: Adilson Ferreira dos Santos, em O Jornal Batista, pg 3, 08 a 14/07/2002

DEUS AMA


sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

A DOAÇÃO DE ROBERT ARTHINGTON

O investidor e filantropo inglês Robert Arthington (1823 – 1900), embora herdeiro de grande fortuna, vivia em um quarto individual, preparava suas próprias refeições e compartilhava sua amizade com os alunos que precisavam, durante seus estudos na Universidade de Cambridge. No entanto, ele deu enormes quantias de dinheiro durante sua vida para missões cristãs. Quando ele morreu, seu patrimônio valia cerca de cinco milhões de dólares, que ele desejava que fossem enviados para as missões.

Depois de sua morte, uma carta que recebera de um missionário foi encontrada em seus pertences. Dizia: “Se eu estivesse na Inglaterra novamente, eu ficaria feliz em morar em um pequeno quarto, fazer no chão a minha cama, de uma caixa a minha cadeira, de outra a minha mesa, em lugar de assistir, em conforto, aos pagãos morrerem pela falta de conhecimento de Jesus Cristo”. Robert Arthington estava determinado a tornar esse tipo de autonegação o padrão de sua vida.

 A Tribuna Batista da Bíblia / Ministry 127

IMPOSSÍVEL É POSSÍVEL

 

quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

PERDENDO O TRONO

Amigo meu, temo que você perca o Céu como Luís Filipe perdeu o trono. Um grande e terrível motim levantou-se contra esse rei nas Tulheiras, França. A guarda nacional estava em seu posto para guardar e defender o rei, quando o comandante disse a Luís que era tempo de romper fogo.

"Assim, uma só carga pode limpar o campo inimigo", disse ainda o comandante. "Não, não", disse Luís. Depois de certo tempo, vendo o rei que se havia equivocado, disse ao comandante: "Já é tempo de disparar fogo." "Não", disse o general, "é demasiado tarde. Não vê V.M. que os soldados estão dando as suas armas aos paisanos?" Era tarde demais.

Caiu o trono de Luís Filipe, perdeu-se a casa dos Orléans e tudo porque o rei dissera: "Ainda não, anda não". Que Deus evite adiarmos o assunto do nosso destino eterno. Não há que demorar em romper o fogo contra o pecado até que seja demasiado tarde para fazê-lo e assim venhamos a perder o lugar no Céu como Luís perdeu o seu trono terreno.

Talmage

PRA SER UM GÊNIO


terça-feira, 13 de dezembro de 2022

O DISFARCE DE JESUS

Certa vez, Madre Teresa disse às pessoas que trabalhavam com ela que fossem especialmente delicadas com os mais pobres dentre os pobres, quando lidassem com os que estavam morrendo e os abandonados nas ruas de Calcutá. Ela lhes dizia que tratassem os pobres com o tipo de reverência com a qual um sacerdote católico lida com os elementos da missa. “Quando vocês tocam neles”, ela dizia, “ali vocês tocam em Jesus no seu disfarce de aflito”.

 1002 Ilustrações para Sermões



PONTO DE VISTA


segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

IMPORTE-SE COM O QUE COMPREENDE


"Dá-me entendimento, segundo a tua palavra" 

Salmos 119:169

"Muitas pessoas se preocupam com textos da Bíblia que não compreendem, mas eu me preocupo com os que compreendo." (Mark Twain)

Que importância temos dado à Palavra de nosso Deus? Se a Bíblia diz que só há um Salvador, por que o ignoramos? Se as Escrituras nos asseguram que Cristo é o Caminho, por que temos preferido becos e ruelas? Se Jesus é a luz do mundo, por que ainda insistimos em nos esconder nas sombras?

Se obedecermos somente o pouco que conhecemos dos ensinos de Jesus, então não estaremos mais perdidos e nem caminhando sem rumo neste mundo cheio de armadilhas e enganos. A mulher que estava para ser apedrejada compreendeu o "vá e não peques mais" que ouviu do Senhor e isso transformou sua vida. Pedro guardou no coração o "tu me amas?" e sua covardia e instabilidade desapareceram. Saulo entendeu o "por que me persegues" e se transformou no Paulo, grande missionário a serviço de Cristo.

Não precisamos entender tudo! Se tão somente colocarmos em prática o que compreendemos, Deus completará nosso conhecimento e seremos sempre mais que vencedores. Não devo me preocupar com o que me parece difícil, nem se a igreja não é o que deveria ser, nem que o meu amigo que se diz cristão não testifica de sua fé. o que deve ser importante, para mim, é o meu relacionamento com o Senhor e a salvação de minha alma. Só assim eu desfrutarei da vida eterna com Deus.

O que você compreende na Bíblia? seja feliz com o pouco que já conhece e Deus acrescentará as demais.

Paulo Barbosa

O CAMINHO APARECE


domingo, 11 de dezembro de 2022

TUDO O QUE TINHA

Era uma bela loja, situada num bairro rico e prospero da cidade. A joalheria estava com vários clientes ilustres, quando entrou pela porta uma pequena menina, vestida com muita simplicidade. O guarda tentou afasta-la, mas o dono da loja, que gostava muito de criança, falou para deixa-la entrar, e que ele mesmo a atenderia.

A pequena menina agradeceu e chegou perto do balcão, dizendo:

- Gostei desse anel.  Ele vai ficar lindo na minha irmã! Por favor, faça um pacote bem bonito!

O dono da loja perguntou:

- Quanto você tem?

A menina tirou um pacote de moedas do bolso e colocou-as em cima da mesa, muito feliz.

- Isso dá? Vendi minha boneca favorita, que ganhei no ano que nossa mamãe morreu. Eu quero dar um presente para minha irmã. Quanto minha mãe morreu, ela parou de estudar para tomar conta de mim e de meus irmãos. Ela não tem tempo para ela. Hoje ela está fazendo dezoito anos e tenho certeza de que ela gostará muito desse anel. 

O homem entrou, fez um embrulho mito bonito, colocou um laço vermelho e entregou para a menina, que saiu cantando toda feliz. 

Ainda não havia findado o dia quando entrou na loja uma jovem muito bela. Colocou sobre o balcão um embrulho desfeito e perguntou:

- Por favor, esse anel foi comprado aqui?

– Sim minha jovem.

– E quanto custou?

– Ah!, falou o dono da loja. O preço de qualquer produto da minha loja e sempre um assunto confidencial entre o vendedor e o cliente. 

A jovem continuou:

– Mas minha irmã tinha somente algumas moedas que ela conseguiu vendendo uma boneca velha! O anel é verdadeiro, não é? Ela não teria dinheiro para pagá-lo!

O homem tomou o estojo, refez o embrulho com extremo carinho, colocou a fita e o devolveu a jovem.

– Ela pagou o preço mais alto que qualquer pessoa pode pagar. ELA DEU TUDO O QUE TINHA.

O silêncio encheu a pequena loja e duas lágrimas rolaram pela face emocionada da jovem e de todos que assistiram a cena enquanto suas mãos tomavam o pequeno embrulho.

E NÓS, TERÍAMOS DINHEIRO PARA PAGAR O QUE JESUS DEU PARA NÓS?

SEM EXCEÇÃO


sábado, 10 de dezembro de 2022

MÁQUINAS VOADORAS

O artista James Taylor explodiu no cenário musical, no início dos anos 70, com a canção “Fogo e Chuva”. Nesta canção, ele descrevia as decepções da vida como “doces sonhos e máquinas voadoras em pedaços caídos ao chão”. Era uma referência à banda original de Taylor – Máquina Voadora – cuja tentativa de entrar no mercado fonográfico falhou tremendamente. Ele questionou se os seus sonhos de carreira musical algum dia se tornariam reais. As expectativas despedaçadas tinham pago o seu preço, deixando Taylor sentir-se perdido e sem esperança. 

O salmista Davi também experimentou desespero sem igual, ao lutar com seus próprios fracassos, com os ataques de outros e as decepções da vida. No Salmo 6:6 ele disse: “Estou cansado de tanto gemer; todas as noites faço nadar o meu leito, de minhas lágrimas o alago”. A profundidade de sua tristeza e das perdas o levaram ao desgosto; mas naquele sofrimento, ele se voltou para o Deus de todo o conforto. As suas próprias “máquinas voadoras” quebradas e despedaçadas deram lugar à certeza do cuidado de Deus. levando-o a dizer: “o SENHOR ouviu a minha súplica; o SENHOR acolhe a minha oração” (Salmo 6:9). Em nossas decepções também podemos encontrar conforto em Deus, que cuida dos nossos corações quebrantados. 

William E. Crowder2.10.2009
 

DECEPÇÃO


SABEDORIA DO SILÊNCIO


 

sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

UMA BAGUNÇA PARA DEUS USAR

Vinte anos de casamento, três filhos, e agora ele foi embora. Trocou-a por um modelo mais novo. Ela me contou sua história, e nós oramos. Então eu disse, “Não será um processo indolor, nem rápido. Mas Deus vai usar essa bagunça para o bem. Com a ajuda de Deus, você vai sair dessa.”

Lembra de José? Gênesis 37:4 diz que seus irmãos “o odiavam”. Longe de casa, eles o jogam num buraco, deixando-o por morto. Desde o começo – uma tentativa de encobrir um homicídio. Buracos não têm saída fácil. A história de José piorou antes de melhorar. Mesmo assim, em sua explicação nós encontramos sua inspiração: “Vocês tiveram má intenção em relação a mim,” ele disse, “mas Deus usou para o bem…”Os mesmos atos para destruir o servo de Deus, serviram para fortalecê-lo.

O mesmo será dito a seu respeito. Você vai sair dessa.

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “A Mess for God to Use”
de “Você vai sair dessa”

segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

A PREOCUPAÇÃO NÃO FUNCIONA

Preocupação tem mais dúvidas do que respostas, mais trabalho do que energia, e pensa com frequência em desistir. Nunca tem tempo, sorte, crédito, sabedoria ou inteligência suficientes. Parece que está faltando tudo, então por isso nós nos preocupamos. Mas a preocupação não funciona. Você pode dedicar uma década de pensamentos ansiosos à brevidade da vida, e não estendê-la por um minuto. A preocupação de nada adianta.

Deus não condena preocupação legítima para com responsabilidades, e sim aquela forma de pensar habitual que despreza a presença de Deus. Ansiedade destrutiva subtrai Deus do futuro, e faz a conta dos desafios do dia sem considerar Deus na equação.

Jesus nos dá este desafio: “O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam dessas coisas. Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas.” (Mateus 6:32-33 NVI).

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Worry Doesn’t Work” 

MENTIRA

 

domingo, 4 de dezembro de 2022

O MEDIDOR DE AMOR SANCIONADO POR DEUS

Ver uma pessoa saudável ou bem-sucedida nos leva a concluir: Deus deve realmente amá-la. Ele é tão abençoado com saúde, dinheiro, boa aparência e habilidade. Ou gravitamos para o outro extremo. Solitário e frágil na cama do hospital, deduzimos, Deus não me ama. Como ele pode? Olhe para mim.

Rejeite esses pensamentos! O sucesso não sinaliza o amor de Deus, nem as lutas indicam a falta dele. A medida definitiva, sancionada por Deus, não é um bom dia ou uma pausa ruim, mas as horas da morte de seu Filho. Considere-os frequentemente. Deixe o intervalo entre suas viagens para a cruz diminuir diariamente.

Descubra o que David Brainerd, o missionário do século XVIII para os índios americanos, quis dizer quando falou: “Meu coração foi tragado por Deus a maior parte do dia.” Aceite este convite de Jesus em João 15:9, “Permaneça no Meu amor”.

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “The God-Sanctioned Guage for Love”

NÃO HÁ


CORRER É NOSSA TAREFA, VENCER É...

"não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel" 

Isaías 41:10

Um ator conversava, preocupado, com o diretor do filme onde seria protagonista. Disse o ator: "Estou aflito com aquela cena onde participo de uma competição onde terei de vencer uma corrida de mil metros. Sou péssimo em corridas". O diretor, com muita calma, disse: "Sua tarefa é correr entre os outros participantes. A minha é de fazê-lo chegar em primeiro lugar."

Assim é nossa tarefa no mundo em que vivemos. Temos que procurar ser uma bênção nas mãos de Deus, viver de maneira correta e honesta, enfrentar os obstáculos e dificuldades do dia-a-dia com fé, aproveitar as oportunidades para falar da salvação de Cristo. O poder para que tudo isso seja possível e sejamos vitoriosos é tarefa do nosso Senhor Jesus Cristo.

Quando confiamos em Deus, o que é aparentemente muito difícil se mostrará perfeitamente fácil. As tempestades violentas se transformarão em dias ensolarados. Os caminhos cheios de obstáculos se tornarão lisos e tranquilos para nós. Os portões dos Céus, fechados para o pecado se abrirão por constatarem que fomos perdoados pelo amor do Pai e pelo sacrifício de Cristo na cruz do Calvário.

A nossa tarefa é confiar e deixar tudo nas mãos do Senhor e a parte do Senhor é cumprir cada uma de Suas promessas existentes nas Sagradas Escrituras.

O ator de nossa ilustração estava aflito e, se você também está, tranquilize-se. Deus já tem pronta a sua vitória.

Paulo Barbosa