domingo, 30 de junho de 2024

J. N. DARBY E O SALMO 23

Conta-se sobre o famoso tradutor e estudioso da Bíblia, John N. Darby (1800 - 1882),que, durante um feriado entre as montanhas, ele conheceu um pastor pobre que estava doente. Averiguando, descobriu que o jovem havia adoecido depois de procurar um cordeiro de seu rebanho que havia se perdido na neve; salvou-lhe a vida ao custo da sua porque estava morrendo de tuberculose como resultado das horas passadas ao ar livre naquela noite.

Darby contou a ele do Bom Pastor que veio do céu à procura de ovelhas humanas perdidas, sacrificando sua vida por amor a elas. Darby ensinou a ele o primeiro versículo do Salmo 23 e, para ajudá-lo a se lembrar, ele disse as palavras contando nos dedos. Existem cinco: "O Senhor é meu pastor" e ensinou-o a enfatizar a palavra MEU, segurando o quarto dedo da mão. O senhor Darby retornou no próximo ano ao mesmo lugar e foi visitar a cabana onde morava o pastorzinho doente. A mãe disse a ele que poucos dias depois de sua primeira visita, havia encontrado o filho morto. Ele segurava o quarto dedo da mão. Darby se sentiu muito emocionado ao ouvir isso e teve certeza de que encontraria o pastor no céu, pois não duvidava que o menino havia aceitado o Senhor Jesus como seu Pastor e Salvador.

 Adolfo Robleto - 501 Ilustraciones Nuevas

PERDIDO

 

sábado, 29 de junho de 2024

A VEREDA

Conta-se a história de um homem num safari africano nas profundezas da selva. O guia tinha uma faca de mato e estava cortando rapidamente as ervas altas e a densa vegetação rasteira. O viajante, cansado e quente, perguntou em frustração, “Onde é que estamos? Você sabe para onde está me levando? Onde está a vereda?” O guia parou e olhou para trás ao homem e respondeu, “Eu sou a vereda.”

Nós fazemos as mesmas perguntas, não é? Nós perguntamos a Deus, “Aonde o Senhor está me levando? Onde está a vereda?” Ele pode até nos dar uma dica ou duas, mas é só isso. Se ele nos desse mais, será que íamos entender? Não, como o viajante, não estamos acostumados com esta selva. Então, ao invés de nos dar a resposta, Ele nos dá um presente muito maior. Jesus se dá dEle mesmo. Ele diz em Mateus 28:20 “Estou com você para sempre até o fim dos tempos.” Nós precisamos desse lembrete!

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “The Path”

NOBREZA


quinta-feira, 27 de junho de 2024

PRESTE MUITO ATENÇÃO

…todo o povo tinha os ouvidos atentos ao Livro da Lei. 

Neemias 8:3

Sentado no auditório, eu mantinha os meus olhos fixos no pastor. Minha postura sugeria que eu estava absorvendo tudo o que ele estava dizendo. De repente, ouvi todos rindo e aplaudindo. Surpreso, olhei à minha volta. Aparentemente, o pregador tinha dito algo engraçado, mas eu não imaginava o que poderia ter sido. Todas as aparências indicavam que eu estivera escutando com atenção, mas, na realidade, minha mente estava muito distante.

É possível ouvir o que está sendo dito, mas não escutar; observar, mas não ver; estar presente, contudo ausente. Em tal condição, podemos perder mensagens importantes dirigidas a nós.

Quando Esdras leu as instruções de Deus para o povo de Judá, “…todo o povo tinha os ouvidos atentos ao Livro da Lei” (Neemias 8:3). Sua atenção à explicação produziu entendimento (v.8), o que resultou em seu arrependimento e restauração. Em outra situação, em Samaria, Filipe pregou aos samaritanos após o início da perseguição dos cristãos em Jerusalém (Atos 8:1). As multidões não só observavam os sinais milagrosos que ele fazia, mas também “…atendiam, unânimes, às coisas que Filipe dizia…” (v.6). “E houve grande alegria naquela cidade” (v.8).

A mente pode ser como um aventureiro errante que perde muito do entusiasmo ao seu lado. Nada merece mais atenção do que as palavras que nos ajudam a descobrir a alegria e as maravilhas de nosso Pai celestial.

A recepção da Palavra consiste em atenção da mente e intenção da vontade. 

William Ames

Por: acharles
Devocional Pão Diário

PARCEIRO DE DEUS

 

quarta-feira, 26 de junho de 2024

O PERIGO DA DEMORA

Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, Não endureçais os vossos corações,Como na provocação, no dia da tentação no deserto.

Hebreus 3:7,8

Um jovem engenheiro construía no nordeste dos Estados Unidos uma ponte sobre um precipício nas montanhas. Depois de semanas e meses de trabalho com um grupo de operários a obra já estava quase terminada.

Numa tarde ele disse aos seus empregados:

– Venham depois da ceia e terminaremos isto em uma hora. Então eu lhes pagarei o solário de um dia por esta hora extra.

Mas eles responderam:

– Nós fizemos outros planos.

– Venham depois da ceia – insistiu o engenheiro – e lhes pagarei o preço de dois dias.

– Por que nos obriga a voltar? – disseram.

– Porque, se vier uma tempestade esta noite, sobre as montanhas, a ponte será arrastada, pois não está bem firme.

E eles saíram dizendo que não choveria durante alguns meses.

Mas as nuvens estavam densas e se arremessaram em chuva sobre as montanhas, numa torrente indômita que arrastou a ponte em seu furor.

Ó homens e mulheres! Este é um quadro vivo que nos ensina que não devemos tardar em garantir nossas almas.

 George W. Truett.

IMAGEM DO HOMEM


terça-feira, 25 de junho de 2024

TALENTOS

Na Itália, na cidade de Cremona, viveu durante o século 16 um jovem chamado Antonio. Este jovem sentia-se frequentemente triste porque ele morava em um lugar famoso por sua música, mas ele não podia cantar ou tocar. Sua voz não era nada de especial, então ele nunca foi convidado a cantar no coral juvenil de Cremona. Quando começou a ter aulas de violino, os vizinhos convenceram a seus pais de que ele deveria parar de tocar. Ainda assim, Antonio ainda queria ter sua parte na arte musical. 

Seus amigos zombavam dele porque parecia que o único talento de Antonio era entalhar; mas ele não desanimou. Um dia, ficou sabendo que um famoso fabricante de violinos chamado Amati vivia em Cremona. No dia seguinte, ele foi vê-lo e implorou para que o artesão o admitisse como aprendiz em sua oficina. Ali ele esteve trabalhando e estudando durante muitos anos. O amor pela escultura se desenvolveu até ele chegar a ser um artista. Ele pacientemente fez muitos violinos, procurando que cada um fosse melhor e mais bonito que o anterior. 

Quando Antonio morreu, ele deixou mais de 1.500 violinos feitos, cada um com o nome "Antonio Stradivarius". Hoje são os violinos mais procurados na Terra. Sua grande qualidade permanece inalterada ao longo dos séculos. Os violinos de Antonio são vendidos hoje por valores astronômicos.

Antonio Stradivarius não sabia cantar nem tocar, mas fez o que pôde; e agora, depois de trezentos anos, seus violinos ainda produzem música belíssima.

Às vezes, os cristãos se preocupam porque não podem cantar, tocar, pregar ou ensinar. No entanto, o mais importante não é qual e quantos são nossos talentos ,mas o que fazemos com eles. Um canto de louvor a Deus e de serviço ao homem que está no coração de um crente dedicado encontrará, sem dúvida, alguma maneira apropriada de expressão.

 José Luis Martínez - Ilustraciones Selectas

SALVO DE MUITAS ANGÚSTIAS

 

segunda-feira, 24 de junho de 2024

NÃO FUJA

“Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do SENHOR...”

 Jonas 1:3ª

Você já deve ter visto ou ouvido falar de grandes fugas. Uma dessas é contada no filme “A Fuga de Alcatraz”. Mas nem todas essas investidas acabam bem. Um dia desses foi reportado a descoberta de um túnel que dava acesso a um dos presídios paulistas. Nesse caso, o plano para escapar da cadeia foi  frustrado. Encontramos na Bíblia a tentativa sem sucesso de fuga do profeta Jonas. Ele não estava preso, mas fugia de uma ordem de Deus.

O SENHOR havia chamado Jonas para pregar contra a malícia crescente da cidade de Nínive, capital do império Assírio (Jonas 1:1-2). O profeta, porém, fugiu da presença de Deus, ou pelos tentou. Em vez de ir para o destino apontado, Jonas pegou um barco para Társis, cidade que ficava na direção totalmente contrária e distante de onde deveria ir. Daí em diante ocorre uma sucessão de acontecimentos dirigidos pelo SENHOR soberano, de modo que o profeta foi lançado ao mar para que a tempestade que assolava o navio cessasse.

Deus salvou o seu profeta por meio de um grande peixe, no ventre do qual Jonas permaneceu três dias e três noites (1:17). Em ato soberano sobre a natureza, o SENHOR fez o animal aquático vomitar Jonas na terra. Depois de receber outra vez a ordem de pregar aos ninivitas, o profeta obedeceu.

A fuga de Jonas é a nossa também. Tentamos fugir daquilo que o SENHOR nos ordena. Fazemos isto quando deixamos de orar, congregar, ler a Bíblia, evangelizar e, principalmente, quando deixamos de amar. Paremos de fugir de nossas responsabilidades.

Como Jonas, muitas pessoas tentam fugir da presença de Deus. Não podemos fugir da presença de Deus, mas podemos levar uma vida totalmente desprovida da presença de Deus no sentido de não fazer o que lhe agrada. Se você é uma pessoa assim, mude de atitude. Na verdade, não adianta fugir de Deus. Será um esforço inútil. Hoje te convidamos a parar de fugir de Deus e render-se ao Salvador, que é Cristo Jesus, o Senhor. Convide-o a ser presente em seu viver.

Pr. José Roberto

O SEGREDO DO FRACASO


domingo, 23 de junho de 2024

O PODER DE UMA VIDA TRANSFORMADA – SOMOS BÍBLIAS VIVAS

Certo domingo à noite, uma mulher bêbada entra em um templo e é convertida. 

O pastor da igreja foi visitar o marido da mulher no dia seguinte e viu que ele era um mecânico muito inteligente; no entanto, percebeu que ele se opunha às Escrituras Sagradas, ao cristianismo, e que estava muito apegado às ideias do escritor ateu Ingersol, que lhe haviam infundido um espírito de inimizade em relação à Bíblia. Ele ficou muito desgostoso por causa da conversão de sua esposa e disse que não tinha dúvidas de que ela retornaria em breve à sua vida anterior.

Seis meses se passaram, e uma tarde, esse mesmo homem, cheio de grande perplexidade, veio ver o ministro para perguntar sobre sua própria condição e disse:

— Eu li todos os livros que me estavam disponíveis sobre as evidências do cristianismo e fui capaz de resistir a seus argumentos; mas, nos últimos seis meses, tenho tido um livro aberto em minha casa na pessoa de minha esposa, ao qual não posso resistir ou refutar. Cheguei à conclusão de que eu estou em erro, e que deve haver algo santo e divino na religião que possa levar uma mulher bêbada a se tornar uma mulher que vive a louvar, amável, paciente e piedosa como minha esposa é agora.

 Juan V. Galdámez Palma / Adolfo Robleto
 501 Ilustraciones Nuevas

IR A DEUS

 

sábado, 22 de junho de 2024

EM PLENA EVOLUÇÃO

Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.

2 Coríntios 3:18


A vida é uma eterna caminhada. Todo dia a gente acorda, se levanta, realiza alguma obra e, no final do dia, voltamos a dormir. E neste ciclo vicioso, passam-se dias, semanas, anos, décadas até que quando menos esperamos finda-se a vida.

Dos filhos de Deus, no entanto, se faz necessário algo mais: Deus espera que estejamos em plena evolução - transformados de glória em glória. Quando acordamos, todos os dias é necessário clamar ao Pai que nos ajude a mudar, que nos oriente a não falar mais aquilo que não convém, a não andar no caminho errado e a não desejar com o coração o que é mal.

O coração do cristão deve estar voltado  para o que o aproxima mais da imagem de Deus e aborrecer tudo aquilo que o afasta. O próprio Senhor Jesus disse certa vez: "Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo." (Lucas 14.26).

O Verdadeiro discípulo de Jesus precisa entender que muitas vezes terá que enfrentar o mundo, aborrecer aos que ama e até desagradar-se a si mesmo para que a vontade de Deus prospere em sua vida. Se não fizer isso, deixará de refletir a imagem de Deus e, consequentemente, não será discípulo de Jesus.

Fandermiler Freitas 

RESPONSABILIDADE

 

sexta-feira, 21 de junho de 2024

PROCURANDO O CÉU

Você se sente como se seus melhores anos já se passaram? Você sente culpa por ter passado épocas da sua vida correndo atrás de coisas tolas? Eu também. Mas, nós podemos parar com as nossas lamentações. Temos uma eternidade para recuperar tempo perdido.

Colossenses 3:1 é uma tremenda lembrança de “procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus.”

Procure o céu como um marinheiro procura a costa ou um piloto procura uma pista de pouso. Colossenses 3:2 diz “Mantenham o pensamento nas coisas do alto”. Outras traduções dizem “mantenha sua mente fixa nisso”. Busque as coisas sobre as quais o Cristo reina. Em outras palavras, fique obcecado com o céu!

Abra seus olhos, Cristo convida. Levante a sua vista. Não limite sua história para os dias entre seu nascimento e sua morte. Você foi criado para mais do que esta vida!

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Seek Heaven”

CONTRA SI MESMO

 

quinta-feira, 20 de junho de 2024

DONS ESPIRITUAIS – AVALIANDO UM CANDIDATO A MISSIONÁRIO

Numa manhã de intensa neve e frio, um candidato a missionário bateu às 5:00 da manhã na porta da casa do missionário que iria examiná-lo. Ele foi posto no escritório e ali permaneceu esperando, após a hora do compromisso marcado, por mais três horas para a entrevista. As 8 horas da manhã, um missionário já aposentado apareceu e o exame começou. 

— Você conhece a ortografia das palavras mais comuns? 

Muito surpreso com o tipo de pergunta, ele respondeu: 

 Sim senhor. 

 Diga-me, então, como você escreve: ‘Há lá um homem que diz oh!’? 

O aspirante a missionário respondeu corretamente. 

 Muito bem - continuou o examinador - você sabe somar? 

 Sim, senhor. 

 Bem, diga-me quantos são dois e dois. 

 Quatro - respondeu o candidato. 

 Correto - disse o veterano missionário. Creio que você passou no exame. Amanhã informarei o Comitê de Compromissos. 

Na reunião do comitê, o missionário que havia feito o exame, relatou: 

"Eu acho que ele tem todas as qualificações para servir como missionário. Primeiro, testei-o em abnegação, fazendo-o chegar à minha casa às cinco da manhã. Ele foi capaz de sair de uma cama quente numa manhã fria de inverno sem reclamar. 

Segundo, eu o testei em sua pontualidade, e ele chegou exatamente no momento combinado. Terceiro, eu o examinei quanto à paciência, porque eu o fiz esperar no meu escritório por três horas, e ele não se desesperou. Quarto, eu o testei em seu gênio e temperamento, e ele não mostrou raiva ou irritação. Eu o examinei quanto à humildade, fazendo perguntas que uma criança poderia responder e ele não mostrou indignação. De maneira que minha conclusão é que o mesmo satisfaz todos os requisitos para ser o bom missionário que precisamos". 

Os dons e habilidades dadas pelo Espírito são muito necessários, mas os frutos do Espírito demonstrados em amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio são muito mais importantes. 

José Luis Martínez
- 503 Ilustraciones Escogidas

NADA É PERMANENTE

terça-feira, 18 de junho de 2024

PATERNIDADE

Ninguém me disse que os recém-nascidos fazem barulhos noturnos. A noite toda. Eles gorgolejam; eles ofegam. Eles mantêm o papai acordado. Certa noite eu estava cuidando do nosso bebê e a respiração de Jenna ficou mais lenta. Eu baixei meu ouvido perto da boca dela, para ver se ela estava viva. E quando ela fez um barulhinho e ofegou, eu também fiz. Foi aí que uma tsunami de sobriedade me invadiu. Nós estamos encarregados de um ser humano!

Não me importa o quão duro você seja. Você pode ser uma arma secreta da marinha que mergulha por trás das linhas inimigas. Não importa. Mães têm trinta e seis semanas de lembretes dando cotoveladas dentro delas. Pais, nossos chutes nas vísceras vêm mais tarde… mas vêm. E para mim, veio há anos atrás, no silêncio da meia noite, na sala de um apartamento – enquanto eu segurava um ser humano nos meus braços!

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: "Fatherhood"

SEM EXIGÊNCIA

segunda-feira, 17 de junho de 2024

VENCER O MAL COM AS ARMAS DE DEUS

De Gênesis a Apocalipse pode ser localizado o trabalho de Satanás como enganador de toda a terra habitada, até que o clímax é alcançado, e são revelados os resultados plenos do engano no Jardim do Éden, no Apocalipse.

Em Gênesis nós temos a história simples do jardim, com o primeiro casal exposto ao perigo de seres malignos no mundo não visível. Nós achamos registrado o primeiro trabalho de Satanás lá no Éden como enganador, e a forma sutil do seu método de engano.

Nós o vemos trabalhando nos desejos mais elevados e mais puros de uma criatura inocente.

Então, a inocência não é nenhuma garantia de proteção do engano.

O modo mais agudo no qual o diabo engana o mundo é quando ele entra no disfarce de alguém, ou algo, que aparentemente está falando dos interesses de Deus.

Ele disse a Eva que eles seriam como deuses, mas escondeu dela que seriam como demônios.

O alvo verdadeiro dele era enganar Eva fazendo com que desobedecesse a Deus, mas com o argumento de que ela seria como Deus.

Veja que ele costuma argumentar aparentemente em favor de Deus. Ele não disse que o pecado tornaria o homem semelhante ao diabo, mas que seria semelhante a Deus.

O Espírito Santo, através do apóstolo Paulo ordena a todos os cristãos, no sexto capítulo da epístola aos Efésios, a estarem revestidos permanentemente com toda a armadura de Deus para poderem empreender a luta na qual têm que se empenhar contra os principados e potestades, de maneira que possam resistir às ciladas do diabo e permanecerem inabaláveis.

Esta armadura é composta das armas espirituais da verdade, da justiça, da salvação, da fé, da Palavra de Deus, numa vida de oração e súplica por todos os santos.

E é estando fortalecido no Senhor Jesus e na força do Seu poder que os cristãos poderão triunfar nesta guerra espiritual que têm que travar com os poderes das trevas.

A autoridade de Cristo sobre Satanás e seu exército de demônios é realizada por meio do equipamento que os cristãos podem receber do Espírito Santo, e Cristo tem dado autoridade em Seu Nome aos seus seguidores sobre os espíritos malignos.

Silvio Dutra

SEMPRE É O CAMINHAR

 

sábado, 15 de junho de 2024

COMO É A SUA VIDA?

Algumas pessoas são como rodas, não trabalham a menos que sejam empurradas. 

Algumas são como reboques, precisam ser puxadas! 

Algumas pessoas são como as pipas, sempre no ar e se não for mantida presa a uma linha, voam para longe!

Algumas outras são como canoas, precisam ser remadas.

Algumas são como bolas de futebol, não sabemos de que forma elas voltarão em seguida! 

Existem pessoas que são como balões de gás, vivem soprando para o alto e nunca se sabe quando vão explodir!

Há pessoas que são como um pneu furado, precisam ser levantadas.

E algumas pessoas são como um bom relógio ouro puro, face à mostra, sempre pontuais, de confiança, ocupadas e sempre prontas a mostrar um bom trabalho.

Será que nos encaixamos em alguma das definições acima?

Temos estado satisfeitos com o tipo de vida que levamos ou gostaríamos de vivenciar algo melhor?

Quando edificamos nossa vida fora dos padrões e ensinos da Palavra de Deus, estamos sempre sujeitos a uma dependência de terceiros, ou para um empurrãozinho aqui, um abrir de portas ali, uma ajeita dela acolá... E sabemos que isso não é confiável e que nem sempre a solução vem.

Quando entregamos nossas vidas nas mãos do Senhor, que nos
ama, que pagou o preço de nossos erros, que tem prazer em
nos ajudar sem interesses, então poderemos confiar e
descansar, pois, aquilo que for melhor para nós há de
acontecer.

Como é a sua vida?

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet! Visite minha homepage: 
Escuro Iluminado 

ETERNAMENTE RESPONSÁVEL


sexta-feira, 14 de junho de 2024

FORÇA NO SOFRIMENTO

Em 1948, Haralan Popov, pastor de uma igreja subterrânea, foi preso para um “interrogatório”. Após duas semanas, ele foi interrogado ininterruptamente sem receber alimento por dez dias. Cada vez que negava ser espião, ele era espancado. Popov sobreviveu a esse tratamento severo e conduziu outros prisioneiros a Jesus. Finalmente, onze anos depois, ele foi liberto e continuou a compartilhar sua fé. Depois de dois anos, Popov foi capaz de deixar o país e reunir-se à família. Ele continuou a pregar e levantar recursos para distribuir Bíblias em países fechados para o evangelho.

Como inúmeros cristãos, Popov foi perseguido por sua fé. Cristo, muito antes de Sua tortura, morte e da subsequente perseguição de Seus seguidores, disse: “Felizes os perseguidos por causa da justiça, pois o reino dos céus lhes pertence” (Mateus 5:10). E acrescentou: “Felizes são vocês quando, por minha causa, sofrerem […] e quando outros, mentindo, disserem todo tipo de maldade a seu respeito” (v.11).

“Felizes”? O que Jesus quis dizer com isso? Ele estava se referindo à totalidade, alegria e conforto encontrados no relacionamento com Ele (vv.4,8-10). Popov perseverou porque sentiu a presença de Deus infundindo força nele, mesmo no sofrimento. Quando andamos com Deus, independentemente das circunstâncias, também podemos experimentar a Sua paz. Ele está conosco.

Por:  Alyson Kieda

A VERDADEIRA PAZ

quinta-feira, 13 de junho de 2024

ENCONTRAR A PAZ

"Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca vem a inteligência e o entendimento"

Provérbios 2.6

É um milagre! A Bíblia tem sido, no decorrer dos anos, o livro mais vendido do mundo. Nenhum outro livro alcança a profundidade de sua sabedoria, nem a beleza de sua poesia, nem a veracidade de sua história e de sua profecia.

Os críticos que viram nela fraudes, ficção e promessas não cumpridas acabaram descobrindo que os equívocos estavam neles, e não na Bíblia. Eruditos notáveis e respeitáveis têm demonstrado que as aparentes contradições foram causadas por traduções incorretas e não por erros divinos. E o homem, e não a Bíblia, que precisa ser corrigido.

Um de nossos colportores-evangelistas na Índia bateu à porta da casa de um médico. "Como posso encontrar paz?", perguntou-lhe o médico. O colportor falou-lhe sobre a esperança do cristão, e deixou-lhe uma Bíblia. Ao voltar, alguns meses mais tarde, recebeu cordial acolhida. A Bíblia estava sobre a mesa, aberta. Apontando para ela, disse o médico: "No ano passado, quando o senhor bateu à minha porta, eu não era cristão. Agora sou seguidor de Jesus. Esse livro maravilhoso operou a mudança em minha vida. Estudo-o todos os dias e procuro levar à minha família a alegria e felicidade que encontrei em suas páginas".

Sim, meu amigo, a divina Bíblia, lida atenta e devotadamente, levará gozo e alegria'' ao seu coração

A PROCURA DA PAZ


quarta-feira, 12 de junho de 2024

PAZ

Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.

Mateus 5.9

Como ser feliz se ao nosso redor tudo é uma guerra? É preciso compreender que ninguém pode ser feliz só. É egoísmo, ganância, maldade!

Eu acho lindo este versículo na versão Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH) - Felizes os que trabalham pela paz - Neste mesmo sentido o Apóstolo Paulo falou: No que depender de vocês, façam todo o possível para viver em paz, com todas as pessoas.(Romanos 12.8)

O homem, no entanto está em guerra: guerra na família, guerra no trabalho, guerra no trânsito. E é estranho pelo que muitas vezes lutamos: Uma toalha molhada, pela TV, pela vez no caixa... Quanta perda de tempo.

É por isso, que Jesus diz que felizes são os pacificadores. Não inflamam o coração, tornam o ambiente mais leve e a vida menos triste, pois sobra mais tempo para viver, já que não se gasta tanta energia e vida com aquilo que não tem tanta importância assim.

Pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas, isto é, os governos, as autoridades e os poderes que dominam completamente este mundo de escuridão. — Efésios 6:12 NTLH

Fandermiler Freitas

NÃO VIVER

terça-feira, 11 de junho de 2024

SER, NÃO TER

Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.

Mateus 5.9

Enquanto as pessoas acreditam que a felicidade está em ter dinheiro, sucesso, amor, fama etc., Jesus afirmou que a felicidade está em ser - que contradição - a felicidade está dentro de mim não fora.

No seu sermão do monte ele afirmou entre outras coisas:

1. Felizes as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres;

2. Felizes as pessoas humildes;

3. Felizes as pessoas que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus;

4. Felizes as pessoas que têm misericórdia dos outros;

5. Felizes as pessoas que têm o coração puro;

6. Felizes as pessoas que trabalham pela paz.

É bom frisar que Jesus não falou que felizes são as pessoas que aparentam ser, que fingem ser. Não! Ele falou felizes as que têm, as que são.

É por isso que o mundo é um lugar tão triste, de pessoas tão infelizes!

A felicidade é um artigo raro porque as pessoas estão focadas em ter e não em ser. E no caminho do TER se aventuram em terras perigosas e deixam de ser humildes, misericordiosas, afastando-se da vontade de Deus, perdem o coração puro e não trabalham pela paz.

E tarde, descobrem que a felicidade não está no ter, mas no ser.

Fandermiler Freitas


A NOSSA FELICIDADE

segunda-feira, 10 de junho de 2024

FELICIDADE

Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.

Mateus 5.9

Este versículo faz parte do chamado Sermão do Monte. Quando Jesus falou à uma multidão a respeito do Reino de Deus. Nesta parte específica do sermão, Ele abordou sobre as Bem-aventuranças (O que fazer pra ser feliz).

É importante salientar sobre isto, porque a busca pela felicidade tem incomodado os homens durantes os séculos. Se criaram teorias, religiões, filosofias, teologias; se escrevem livros, gravam-se vídeos, mas para a maioria das pessoas a felicidade ainda continua a ser um caminho desconhecido. Por que isso?

Antes de se responder a esta questão precisa se saber:  Pra você, o que é a felicidade?

Para Jesus, a felicidade está nas coisas interiores, não na realização de grandes obras ou de se tornar um grande homem. A felicidade é o alicerce para se construir a vida: paz, mansidão, justiça e misericórdia são alguns exemplos abordado no Sermão do Monte.

A Busca pela Felicidade é um caminho bem simples.

Fandermiler Freitas

É POUCO

domingo, 9 de junho de 2024

GRAÇAS A UMA MOSCA

Bastantes vezes se ouve falar no meio evangélico de homens, de mulheres e até de crianças de quem o Senhor se tem servido para bênção de outros. Mas quem pensaria que Ele também pode servir-se de uma mosca, inseto tão antipático e muitas vezes até perigoso por ser portador de moléstias? 

No entanto, o nosso Deus onisciente serve-se por vezes dos meios mais insignificantes, mesmo dos que nós reputamos mais desprezíveis.

O grande evangelista do século XVIII, John Wesley, anunciava o Evangelho na cidade de Dublin, capital da Irlanda. Certo homem, católico romano fanático e intolerante de tudo quanto em religião fosse alheio à Igreja de Roma, resolveu assistir a um dos cultos dirigidos pelo célebre evangelista tão somente para ouvir os cânticos, pois apreciava muito a música.

Resolvido a nada escutar do que Wesley dissesse na sua prédica, tapava os ouvidos com os dedos sempre que não estivessem cantando. Mas, quando Deus deseja tocar numa consciência, serve-se muitas vezes de meios que nós consideramos muito estranhos. 

Assim, aconteceu que, estando o homem com os ouvidos tapados com os dedos, posou-lhe no rosto uma mosca, provocando-lhe tal comichão que precisou usar uma das mãos para tirá-la. 

Precisamente neste momento, Wesley citava palavras que no Novo Testamento se acham repetidas cinco vezes: "Quem tem ouvidos para ouvir, ouça" (Mateus 11.15;13.9,43; Marcos 4.9; Lucas 11.35).O homem, que se recusara a escutar o pregador, ficou tão impressionado que continuou a ouvir as prédicas de Wesley, enveredando, por fim, pelo caminho da salvação. E esse homem era um taberneiro de reputação duvidosa! "Ouvi e a vossa alma viverá" (Isaías 55.3).

Blog Páginas Ilustradas

VERDADES

sexta-feira, 7 de junho de 2024

HIDRATE SUA ALMA

Não negue sua raiva. Não rejeite sua solidão. Seu espírito inquieto, sua sensação de pavor. Não deixe seu coração encolher como uma passa. Hidrate sua alma. Atenda a essa sede!

Nem tudo o que você coloca nos lábios vai aliviar a sua sede. Os braços do amor proibido podem satisfazer por um tempo, mas apenas por um tempo. Semanas de trabalho de oitenta horas dão uma sensação de realização, mas nunca eliminam a sede. A religião pacifica, mas nunca satisfaz. As atividades da igreja podem esconder uma sede, mas somente Cristo a sacia. Beba-o, e beba-o frequentemente.

Você não precisa de goles regulares do reservatório de Deus? Eu preciso. Eu caminho para a fonte subterrânea de Deus e recebo novamente sua obra pelo meu pecado e morte, a energia de seu Espírito, seu senhorio e seu amor. Seu amor infinito e infalível. Beba profundamente – e beba com frequência!

Max Lucado 
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: "Hydrate Your Soul"

CONSEQUÊNCIAS


quinta-feira, 6 de junho de 2024

NÃO DESISTIR NUNCA DE INTERCEDER

"A oração do justo pode muito em seus efeitos" (Tiago 5.19) 

Um jovem estava sentado numa cela, preso. Sua irmã o estava visitando e conversava com ele. Suas palavras eram amistosas, porém sérias. Contudo, ela observou que se via diante de um muro de rejeição. Então os dois começaram a falar do tempo em que a mãe deles ainda estava viva. O jovem disse: 

— Naquela época eu ainda podia orar. 

— Sim — respondeu sua irmã — eu ainda posso ouvir como você costumava orar ao Salvador. E o que há em seu coração agora? Ressentimento, ódio e cobiça! 

— E doloroso pesar — acrescentou o prisioneiro. 

— Você sabia — continuou sua irmã — que consigo lembrar a época antes de seu nascimento, quando chegou a notícia da morte de nosso pai na guerra? Foi um terrível momento para mamãe. Mas em meio às suas lágrimas, ela disse: “Eu estou levando um dom de Deus em meu ventre. Esse dom não se perderá. As coisas têm de mudar”. 

O irmão ficou comovido com essas palavras e olhou nos olhos da irmã. Então ele reconheceu as características faciais da mãe que tinha amado. — De fato — ele disse — as coisas têm de mudar, e mudarão de agora em diante! 

Ainda que esse jovem não tenha aberto seu coração para o Salvador até depois da morte de sua mãe, as orações dela não tinham sido em vão. O redimido nunca deve desistir de orar pela salvação de seus parentes e amigos que ainda não aceitaram Jesus Cristo como seu Salvador. 

Boa Semente Seleções
Histórias da Graça de Deus

APRENDIZADO


 

quarta-feira, 5 de junho de 2024

NÃO DESISTA

Alguns anos atrás, numa cidade industrial da Inglaterra, uma jovem se ofereceu ao superintendente de uma escola dominical para ensinar uma classe. O superintendente lhe disse que não havia classe sem professor, mas se ela quisesse sair a procurar um grupo de meninos e ajuntá-los numa classe, apreciaria muito. Ela fez isso, e reuniu uma classe de pobres meninos maltrapilhos. Entre eles, o pior e menos promissor era um chamado Roberto.

O superintendente convidou os meninos a irem a sua casa, um dia, que presentearia a cada um com um terno. Foram, e cada um recebeu o seu terno novo. Depois de dois ou três domingos, Roberto não apareceu.

A professora foi em sua busca e descobriu que seu terno estava rasgado e sujo. Convidou-o a voltar à escola. Ele foi, e o superintendente lhe deu outro terno novo. Depois de comparecer uma ou duas vezes, Roberto deixou de vir. De novo a professora foi a sua busca. Viu que o segundo terno havia seguido o caminho do primeiro. Referiu o caso ao superintendente, dizendo que estava completamente desanimada acerca de Roberto, e que teria de desistir de ajudá-lo.

- Não faça isso, disse o superintendente; ainda tenho esperança de que existe em Roberto alguma coisa boa. Tente mais uma vez. Vou-lhe dar um terno pela terceira vez, se ele prometer assistir à classe regularmente.
 
Roberto prometeu. Recebeu seu terceiro terno e não mais deixou de vir à escola. Começou a interessar-se. Tornou-se um fervoroso e perseverante em buscar a Jesus e O encontrou. Tornou-se membro da igreja. Estudou para o ministério, e o fim da história é este: aquele menino maltrapilho, sujo e fujão tornou-se o Dr. Roberto Morrison, o grande missionário na China, que traduziu a Bíblia para o chinês. 

- 1001 Illustrations.

TENTATIVA


terça-feira, 4 de junho de 2024

UMA TRANSFORMAÇÃO EM MADAGÁSCAR

"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo."

2 Coríntios 5:17

Conta-se que, pouco depois da chegada de uma missão cristã à ilha de Madagáscar, o capitão de um barco perguntou a um chefe tribal por que ele se convertera ao cristianismo; queria saber se havia sido resultado de uma pregação ou se ele já sabia ler os livros dos cristãos. 

— Não — respondeu o homem — nada disto me convenceu. Na tribo, um era ladrão, o outro um bêbado e o terceiro um bruto. Aconteceu algo no interior de cada um deles, de modo que se transformaram. Eu vi isso e também quis ter essa misteriosa força. Por isso acheguei-me a Cristo com meus pecados. 

Sim, a fé em Cristo é um poder de Deus que nos muda de dentro para fora. O que ninguém pode fazer mediante seu próprio esforço, isso faz a nova criação que Deus realiza no que crê, pois "nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo"(2 Coríntios 5:18). 

Boa Semente Seleções
Histórias da Graça de Deus

O GRANDE PROBLEMA