terça-feira, 30 de março de 2021

ALEGRIA

O coração alegre é um bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos.

Provérbios 17.22

Eu conheço pessoas que estão sempre a rir, elas nos fazem tão bem que é impossível se sentir triste perto delas. Essas pessoas possuem um espírito de alegria que invade o ambiente onde estão.

O que a Bíblia diz sobre a alegria (ser bom remédio), a medicina já comprovou em suas pesquisas. "Quando sentimos prazer, o corpo libera endorfina, o hormônio da felicidade. Esse processo favorece a beleza da pele, porque estimula a circulação sanguínea local", explica o dermatologista Otávio Macedo (SP). "A satisfação desencadeia um processo holístico no organismo, ou seja, cada órgão percebe essa sensação de bem-estar. É um sistema integrado", completa o médico.

Eu conheço um homem que não anda há mais de 10 anos e vive com uma aposentadoria minguada. Ele sempre tem dificuldades para contar. Mas o que mais é evidente nele é o seu coração alegre. Quando ele fala conosco é como se de sua boca jorrasse balsamo que caindo sobre a gente nos fizesse enxergar a vida com outros olhos.

Oxalá que Deus convertesse o nosso coração triste e abatido num coração alegre a enxergar a vida com otimismo e esperança. Sabendo que esperar em Deus não é cansativo, chega a ser prazeroso para os que tem a alegria divina.

Fandermiler Freitas

Ministério Sarando a Terra Ferida - Tempo Favorável

CADA SORRISO

 


segunda-feira, 29 de março de 2021

A BANDEIRA BRANCA DO CORAÇÃO

Talvez o seu passado não é nada para se orgulhar. Então, você supera o seu passado e faz uma diferença? Ou você permanece controlado pelo passado e faz desculpas? Muitos escolhem o último. Aproxime-se e você os ouvirá dizendo “Se eu tivesse… Se eu tivesse nascido em outro lugar… Se eu tivesse sido tratado de forma mais justa…” Se eu tivesse…

A bandeira branca do coração. Talvez você tem todo direito de usar essas palavras. Para você encontrar um antepassado digno de imitar, você tem que ir bem no fundo do álbum familiar. Se esse for o caso, permita-me lhe mostrar para onde virar. Coloque de lado o álbum e abra sua Bíblia. Vá para o Evangelho de João e leia as palavras de Jesus “Quem nasce de pais humanos é um ser de natureza humana; quem nasce do Espírito é um ser de natureza espiritual.” (João 3:6 NTLH). Deus está disposto a lhe dar o que sua família não podia.

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “White Flag of the Heart”

UM TRISTE ENGANO


 

sábado, 27 de março de 2021

A FOGUEIRA DA MÃE BICKERDYKE

"Isso me foi no coração como fogo ardente." 

Jeremias 20:9

Era dia de Ano Novo e o frio era terrivelmente forte. Por mais de uma semana a neve, acompanhada de ventos e chuviscos, vinha castigando as tendas que formavam o hospital de campanha onde jaziam mais de 2.000 feridos da batalha do Monte Lookout. A enfermeira Mary Ann Bickerdyke conseguira conservar os soldados aquecidos ao manter acesa uma fogueira de grande tamanho, mas agora o termômetro descera a zero e o suprimento da fogueira estava chegando ao fim. Era bem tarde já, e assim a Sra. Bickerdyke saiu à procura do médico em serviço antes que ele fosse para os escritórios da administração. Finalmente ela o encontrou.

- A lenha está se acabando - ela disse ofegante - e seria melhor mandar pessoas buscarem mais antes que termine de todo.

Levantando os olhos para o céu enegrecido, o médico respondeu:

- Já é muito tarde. Creio que terá de se arranjar até amanhã de manhã. - Ele se virou, montou o animal, e saiu para os aquecidos escritórios em Chattanooga.

A Sra. Bickerdyke ficou furiosa. Ela ficou ali parada junto ao caminho e ergueu para ele seus punhos ameaçadores. Quando finalmente o médico estava fora do alcance de sua vista, ela caminhou coisa de um quilômetro até o acampamento mais próximo e conseguiu persuadir um grupo de soldados a acompanhá-Ia até o hospital.

Depois de oferecer-Ihes uma bebida quente, mandou que os homens fossem derrubar uma linha de fortificações de madeira que havia nas proximidades do hospital, e usou este material para manter acesa a fogueira. Destruir propriedade militar sem ordens superiores era um crime grave, mas esses homens tinham sido cuidados pela Sra. Bickerdyke. Além do mais, eles sabiam que ninguém ousava dizer não a esta corajosa mulher de Illinois. Assim não tiveram dúvida em cortar a madeira, empilhá-Ia, e deixá-Ia pronta para ser usada na fogueira.

Nessa noite centenas de vidas foram salvas porque a Sra. Bickerdyke manteve acesa uma fogueira. Deus tem uma tarefa semelhante para você hoje.

"Cyclone in Cali", Reader's Digest. dezembro de 1952, págs. 141-162.

TODO CÉU

 

sexta-feira, 26 de março de 2021

TOLICE

Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente.

1 Coríntios 2:14 

Uma noite, um evangelista estava falando com um homem a quem procurava levar a Cristo, o qual depois de tudo lhe disse:

– Tudo isso que o senhor me diz é para mim uma tolice.

O evangelista respondeu-lhe:

– Sim, isso é justamente o que a Bíblia diz.

O homem olhou-o espantado e interrogou-o abruptamente:

– O que?

– Que você disse que tudo que eu disse é uma tolice; e eu respondi que isto mesmo é o que a Bíblia diz.

O homem mostrou-se mais espantado que nunca, e, aproveitando o momento, o evangelista recorreu à passagem citada e leu: "Mas o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porquanto se discernem espiritualmente."

O homem respondeu:

– Eu nunca tinha visto a coisa sob este ponto de vista.

R. A. Torrey.

INVENÇÃO CELESTIAL

 


quarta-feira, 24 de março de 2021

QUANDO O PREÇO FOR ALTO DEMAIS

Nos dias em que fui missionário no Brasil, eu fui uma vez visitar um dos líderes da nossa igreja. Não havíamos visto ele fazia alguns domingos. Amigos me falaram que ele havia herdado uns mil reais. E ele estava construindo, com as próprias mãos, uma casa de um quarto. Quando ele me mostrou o projeto todo levou uns vinte segundos.

Eu falei que sentimos a falta dele, que a igreja precisava dele de volta. Ele ficou quieto e virou e olhou a casa dele. Os olhos dele lacrimejaram. “Você tem razão, Max” ele confessou, “acho que eu fiquei ganancioso demais”. Ganancioso? Eu quis perguntar, “Você está construindo uma barraca num mangue e você chama isso de ganância?” Mas, ele tinha razão. A ganância é relativa. A ganância não é definida pelo preço de algo, e sim por quanto custa a você. Se alguma coisa custar você a sua família ou a sua fé, o preço é alto demais!

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “The Price Is Too High”

SE DOIS ANJOS

 

terça-feira, 23 de março de 2021

CAMINHOS

Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele.

Isaías 30:21

“Havia uma pedra no meio do caminho”, assim descreveu Carlos Drummond de Andrade o seu caminho em seu poema.

“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para os meus caminhos”. Deus retirando a pedra dos caminhos.

“Deus escreve certo em linhas tortas”, assim fizeram os homens em seus provérbios.

Todos os caminhos dos homens são puros aos seus olhos”, diz a Bíblia sobre o modo dos seres humanos verem o seu caminho, sem se preocuparem com o que Deus lhes tem preparado.

“Os vossos caminhos não são os meus caminhos”, Deus comparando o caminho do homem ao Seu para provar quão errôneo é a nosso modo de pensar.

“Há caminhos e Caminhos” disse uma vez um sábio, falando da diferença existente entre os caminhos.

“Há caminhos que ao homem parecem direito, mas ao cabo dá em caminho de morte”, Provérbio fala do quanto o homem se engana quando analisa os caminhos.

“Todos os caminhos levam a Roma”. Assim disseram os antigos.

Estreita é a porta e apertado o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.” No sermão do monte, o Filho de Deus, nos declara que nem todos os caminhos levam a Roma. Cuidado!

“Eu sou caminho, a verdade e a vida” disse Jesus em seu discurso aos discípulos em João 14, apontando o único caminho que se deve seguir.

segunda-feira, 15 de março de 2021

ESPERE ATRASOS

É da natureza humana fazer planos, mas é o Senhor quem dirige nossos passos.

Provérbios 16:9

Eu já estava atrasado, mas a placa à frente me instruía a ajustar minhas expectativas: “Possíveis atrasos”. O tráfego estava lento. Dei risada, pois espero que tudo funcione no meu cronograma ideal; não espero obras na estrada.

Num nível espiritual, poucos de nós planejamos crises que desacelerem ou redirecionem a nossa vida. Ao pensar nisso, lembro-me de muitas vezes em que as circunstâncias me redirecionaram. Atrasos acontecem.

Salomão nunca viu uma placa dessas, mas, em Provérbios 16, ele contrasta nossos planos com a direção de Deus. Uma versão bíblica parafraseou o verso 1: “As pessoas podem fazer seus planos, porém é o Senhor Deus quem dá a última palavra”. E reafirma essa ideia no verso 9: “A pessoa faz os seus planos, mas quem dirige a sua vida é Deus”. Em outras palavras, temos ideias do que deveria acontecer, mas, às vezes, Deus tem outro caminho para nós.

Como eu perco de vista essa verdade espiritual? Eu faço planos, mas me esqueço às vezes de lhe perguntar quais são os Seus planos. E me frustro com as interrupções.

Mas, em vez dessa preocupação, que possamos, como ensina Salomão, simplesmente confiar que Deus nos guia, passo a passo, quando o buscarmos em oração, esperando Sua direção e permitindo-lhe continuamente nos redirecionar.

Por:  Adam R. Holz

domingo, 14 de março de 2021

UMA FALSA LIBERDADE

Em nossos dias, milhões de almas que ainda se encontram escravizadas ao pecado, por não terem sido libertadas por Cristo, caminham debaixo de uma sentença de morte espiritual eterna, cuja condenação final será executada a partir do momento em que deixarem este mundo, e todavia, caminham debaixo da falsa convicção de que são livres porque pensam que por simplesmente se considerarem pessoas que têm fé em Deus, são livres para fazerem o que for da sua própria vontade.

Mas, a liberdade cristã não é liberdade para a carne, mas liberdade para a Nova Criatura. Libertação do jugo do pecado para poder fazer não a própria vontade carnal, mas a de Deus, revelada em Sua Palavra e ensinada e moldada pelo Espírito Santo. 

A carne deve ser mortificada; por isso foi crucificada juntamente com Cristo quando Ele morreu na cruz do Calvário (Gál 5.24). E este benefício é para aqueles que de fato não caminham segundo a carne, mas segundo o Espírito.

Silvio Dutra

SERVO DO AMOR


 

sábado, 13 de março de 2021

QUAIS OS NOSSOS INTERESSES?

"buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas" 

Mateus 6:33

Quando estava nos Estados Unidos, visitei uma igreja e ouvi o pregador dizer: "Eu estive em um culto e, para brincar com os membros locais, pedi para abrirem a Bíblia no Evangelho de Bartolomeu. Aguardei um pouco e perguntei, "Todos já acharam?" E vi que muitos continuavam folheando para a frente e para trás, tentando encontrar um livro que não existe. Fiquei triste ao ver como os membros da igreja continuam deixando a Palavra de Deus de lado."

Quais são nossas prioridades espirituais? O que domina nossos interesses no dia-a-dia? Continuamos perdendo tempo lendo "fatos ou fakes" em nossos celulares? Continuamos gastando tempo importante em coisas que não edificam? As redes são muito importantes quando deixamos que a sabedoria de Deus nos motive.

Muitos cristão modificaram seus hábitos, trocando Deus pelo facebook, pelo whatsapp, pelo youtube e assim por diante. Não sou contra os que usam essas ferramentas, mas, há tempo para tudo e, com toda certeza, o Senhor Jesus deve vir em primeiro lugar. Quando temos o conhecimento das coisas de Deus, podemos "navegar" por todos esses rios e mares digitais que não seremos confundidos ou enganados. Quando deixamos o que é espiritual de lado, acabamos perdidos e sem saber como voltar ao porto de nossas bênçãos.

Precisamos buscar a direção do nosso Salvador para que, em todas as situações, sejamos luz, sal da terra, testemunhas vivas do Senhor, para que outros, através de nosso exemplo, sejam também alcançados e abençoados por Deus.

Não devemos esquecer que todo o resto -- o que nos for útil -- será acrescentado.

Paulo Barbosa

quinta-feira, 11 de março de 2021

O FILME DA VIDA

Prepara-te… para te encontrares com o teu Deus. Amós 4.12


Une-te, pois, a Deus, e tem paz, e, assim, te sobrevirá o bem. Jó 22:21

Quando somos crianças, não temos compromisso algum em pensar em Deus e na eternidade: há tantas coisas que devemos descobrir e tanta diversão nos esperando! Temos toda a vida pela frente!

Quando somos jovens, somos muito autoconfiantes. Temos nossas ideias, ilusões, planos, e pensamos que nada poderá impedir que eles se realizem. 

Quando nos casamos, estamos muito felizes para pensar na eternidade, em Deus, e na morte. Temos de desfrutar da felicidade do momento!

Quando temos filhos, ficamos ocupados demais. Temos de cuidar deles, e garantir o futuro das crianças. Deus pode esperar um pouquinho!

Quando envelhecemos, será que vale a pena pensar em Deus? Afinal, já vivemos uma vida mais ou menos correta. Ficamos bem sem Deus até agora, para que mudar a essa altura da vida?

Quando morremos… é muito tarde! Tarde demais para se preocupar com o porvir, tarde demais para crer, tarde demais para descobrir o amor de Deus e se colocar ao abrigo da cruz de Jesus. Tarde demais para ser salvo: eternamente tarde!

Não queremos assustar nossos leitores, mas, queira ou não, o filme de sua vida está passando neste exato momento. Qual será a sequência dele? Hoje, para você, ainda é tempo de deixar Deus entrar nesta história. Não adie isso. “Se hoje ouvirdes a sua voz, não endureçais o coração” (Salmo 95:7-8).

Extraído do devocional Boa Semente

MAIS LIVRE


 

segunda-feira, 8 de março de 2021

A ABÓBORA MISSIONÁRIA

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.

Mateus 28.19-20

Uma mulher pobre queria muito participar da campanha de missões que sua igreja vinha fazendo, mas, decididamente, não tinha dinheiro.

Ajoelhou-se em seu quarto e pediu a Deus que lhe desse uma ideia, um jeito de ganhar algum, para poder participar.

Logo após a oração, saiu para o quintal e viu que uma abóbora da sua horta caseira já estava no ponto de ser colhida. Decidiu, então, dar aquela abóbora para missões.

Para tentar vendê-la por um preço melhor, resolveu partir a abóbora em 4 pedaços, mas, ao ver as sementes, teve uma ideia brilhante. Resolveu "batizar" as sementes de "Semente de Abóbora Missionária". Secou-as e saiu às ruas vendendo-as.

E vendeu todas. Muitos compraram pela criatividade da mulher; outros, por sua insistência; outros, ainda, por amor a Jesus e às missões. Para cada comprador ela dava um folheto evangelístico de sua igreja.

Quando a campanha se encerrou, todos ficaram espantados ao ver que aquela mulher, uma das mais pobres da comunidade, foi a que deu a maior oferta de missões daquele ano. Superando em muito o valor doado por pessoas de posse.

E Deus, na sua graça, salvou algumas pessoas por meio dos folhetos que ela distribuiu.

Fonte: http://missaoreviver.no.comunidades.net

AS MULHERES

sexta-feira, 5 de março de 2021

NOTA DE ALEGRIA

Servi ao Senhor com alegria, e apresentai-vos a ele com cântico.

Salmo 100.2

 Certa vez perguntaram ao compositor alemão Franz Joseph Haydn qual a razão de suas composições sacras serem tão alegres.

Ele respondeu:

- Não posso fazê-las de outro modo. Quando penso em Deus e em Sua graça manifestada em Jesus Cristo, meu coração fica tão cheio de alegria que as notas parecem saltar e dançar da pena com que escrevo. Já que Deus me tem dado um coração alegre, deve ser-me permitido servi-lo com alegria.

Desconhecido

DEUS PODE

 


quarta-feira, 3 de março de 2021

SEGUIR OS PASSOS

"Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste"

Mateus 5.48

A beira de um grande charco, vivia um casal com seu filhinho, Henrique. Um dia, Henrique seguiu o pai, pântano a dentro, sem que ninguém o perce­besse; quando deram pela falta do menino, puseram-se a procurá-lo ansiosos.

Finalmente, descobriram seus pequenos rastos, rumo ao charco. Em cada pegada deixada pelo pai, via-se o rasto do pequenino sapato de Henrique. Os pais o seguiram, penetrando no charco, forçando a vista, no afã de descobrir o paradeiro do filhinho. Chegando ao outro lado do pantanal, en­contraram o pequenino Henrique sentado à beira do caminho. Ali, no chão ba­tido, não podia mais ver os rastos do pai, de maneira que se sentou, à espera de que o pai o viesse buscar. E assim pôde ser encontrado.

Seria maravilhoso se, como filhos de Deus que somos, nossos rastos sempre fossem encontrados somente onde as pegadas do nosso Pai celestial assinalam o caminho! Cristo é o nosso caminho.