quinta-feira, 14 de novembro de 2024

AMOR - APARÊNCIA

(O amor) "Não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal" 

1 Co 13.5  

Certa vez, um homem bem intencionado foi à igreja com roupas sujas. Tornando-se notado entre os outros, limpos e bem vestidos, ele disse a alguém que lhe ficava perto, após a reunião:

– Eis uma coisa que faz o amor cristão: abaixa-nos todos ao mesmo nível. 

 Não, amigo - respondeu o vizinho -, o amor cristão nos eleva ao mesmo nível. 

Coletânea de Ilustrações 
Pr. Natanael de Barros Almeida

O QUE VALE É O AMOR


quarta-feira, 13 de novembro de 2024

AMIGO VERDADEIRO

De maneira alguma te deixarei nunca jamais te abandonarei

Hebreus 13.5

William Stidger narra como um rapazinho que jazia na mesa de operação, tendo de sofrer uma intervenção séria, pediu ao pai que ficasse com ele para lhe segurar a mão enquanto o médico o anestesiava. Justamente antes de lhe colocarem a máscara de éter, ele olhou para o pai, e disse com inteira confiança: 

- O senhor ficará comigo até o fim, não é, papai? 

O pai respondeu com lágrimas de compreensão:

- Certamente ficarei, meu filho. 

Eis o que significa a verdadeira amizade. Significa acompanhar por todo o caminho, até o fim. O amigo que é mais chegado do que um irmão, Jesus, nosso melhor amigo, acompanha por todo o caminho. Ele diz: "De maneira alguma te deixarei nunca jamais te abandonarei. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século" (Hb 13.5; Mt 28.20). 

Cultivemos-Lhe a amizade e, à Sua semelhança, sejamos um amigo verdadeiro para todos - os que têm e os que não têm amigos.

Coletânea de Ilustrações 
Pr. Natanael de Barros Almeida

SABEDORIA E SILÊNCIO


terça-feira, 12 de novembro de 2024

A LINGUAGEM UNIVERSAL DO AMOR

Eu os aconselho a obedecerem somente às instruções do Espírito Santo. Ele lhes dirá aonde ir e o que fazer, e assim vocês não estarão sempre satisfazendo os desejos da natureza pecaminosa.

Gálatas 5:16 (NBV-P)

O Espírito Santo está bem vivo no mundo de hoje, mas talvez não reconheçamos esta verdade.

Em 1957, minha esposa e eu ficamos perturbados pela condição dos refugiados da Hungria. Sentindo que deveríamos abrir o nosso lar para um jovem casal, expressamos o nosso desejo à comissão encarregada de alojá-los. Veio morar conosco um casal recém-casado, que ficou em nossa casa quatro meses. Não falavam uma palavra da nossa língua, mas logo verificamos que a linguagem universal do amor era entendida por todos. Recebemos muito mais alegria do que proporcionamos, e sentimos a presença do Espírito Santo em nosso lar.

Hoje, consideramos esse jovem casal como filhos. São membros respeitados e nossa comunidade e têm dois filhos. 

Se escutarmos, ouviremos o Espírito Santo falando a nós através de nossas moções e de nosso intelecto.

E. Everett H. Palmar (E.U.A.) 

FELICIDADE

 

segunda-feira, 11 de novembro de 2024

A TERCEIRA PERGUNTA

Há alguns anos atrás, três perguntas sacudiram o mundo. 1) Se você fosse um Cristão Alemão durante a Segunda Guerra Mundial, você teria sido opositor a Hitler? 2) Se você tivesse vivido no Sul dos Estados Unidos durante os conflitos sobre direitos civis, você teria sido opositor ao racismo? 3) Quando seus netos descobrirem que você viveu num período em que bilhões de pessoas eram pobres e famintas, como será que eles julgarão a sua reação?

Eu não me incomodava com as primeiras duas perguntas. Aqueles dias já foram e as escolhas não eram minhas. Mas a terceira pergunta me deixava sem sono. Como seria se sacudíssimos o nosso mundo com esperança? Como seria se infiltrássemos os quatro cantos com o amor e a vida de Deus? Como seria se seguíssemos o exemplo da igreja de Jerusalém? Esta pequena seita expandiu para se tornar uma força de mudança mundial. Como seria se vivíssimos as nossas vidas por esta oração: Faça de novo, Jesus. Faça de novo. Esta é a pergunta que precisamos responder.

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Three Questions”

MARTELO


domingo, 10 de novembro de 2024

O AMOR

Em tudo o que fiz, mostrei-lhes que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: ‘Há maior felicidade em dar do que em receber’.

At 20.35 

Durante um período de fome em Moçambique, duas mães vieram pedindo para fazer algum trabalho em troca de um pouco de farinha de milho. Deixaram suas duas filhinhas conosco, enquanto trabalhavam. 

No decorrer da manhã, levei quatro bananas para as duas meninas. Agradeceram-me pelas bananas e então ouvi uma delas dizer à outra: "Vamos comer uma só cada uma, e guardar as outras para nossas mães". E assim elas fizeram. 

Se duas meninas famintas, de lares não-cristãos, podiam distribuir o pouco que tinham, quanto mais nós cristãos não havemos de pôr em prática a Regra Áurea de nosso Mestre? Todos nós precisamos ser mais atenciosos e generosos no uso que fazemos do nosso tempo, energia e bens. Acima de tudo, precisamos do espírito de Cristo como base de todos os nossos atos. Não está o espírito de Cristo resumido na Regra Áurea? Não é verdade que Cristo mesmo se colocou em nosso lugar e compartilhou conosco tudo que Ele era? Edite Riggs Gillet (Moçambique) 

CHORAR

sábado, 9 de novembro de 2024

VALE A PENA?

"Sabedoria! Força! Riqueza! Se eu tão somente tivesse estas coisas poderia verdadeiramente viver." Assim pensam os homens mundanos. Essas coisas, porém, à parte de Deus não trazem nenhuma alegria nem felicidade duradouras.

Conta-se a história de um marinheiro que estava a bordo de um navio prestes a naufragar, carregado de ouro, nos tempos das conquistas espanholas. O comandante ordenara que todos os homens abandonassem o navio. Ao fazer ele a derradeira ronda para certificar-se de que ninguém seria deixado a bordo, encontrou um homem assentado sobre um barril de barras de ouro, e com outro aberto diante dele.

— Que está afinal fazendo aqui, homem? Não sabe que a embarcação está afundando? - gritou o capitão.

— Sim, senhor - respondeu o homem. Mas não me importo. Fui um homem pobre toda a minha vida, e pelo menos vou morrer rico. 

Mas o preço da concupiscência humana é alto, pois: "Que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?" (Mt 16.26). 

PERDOAR TRANSFORMA

sexta-feira, 8 de novembro de 2024

CORAÇÃO - FONTES DE BÊNÇÃOS

Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.

João 4.14 

Num dia de verão, certo viajante vagava à procura de descanso e prazer, perto da foz de um grande rio. Chegando a hora que a maré estava baixa, ele viu uma esplêndida fonte de água cristalina, fresca e pura jorrando das rochas. Duas vezes ao dia a água salgada subia acima daquela linda fonte de água fresca, cobrindo-a totalmente. Mas quando a maré esgotava as suas forças e se retirava para as profundezas do oceano, da fonte brotava a água pura e cristalina novamente.

Se o coração do homem for realmente uma fonte do amor de Cristo, ele há de fazer brotar do seu interior a água pura e cristalina, mesmo por entre as ondas da política, dos negócios e das atividades mais variadas. E possível que a maré da vida, com seus interesses, tente suplantar e engolfar a fonte, mas o mundo esgotará as suas forças e aqueles que trazem em seu coração a presença do Espírito Santo serão sempre vitoriosos. Reaparecerão com mãos puras, corações limpos, manifestando a mente de Cristo, com a consciência livre de ofensa a Deus e aos homens. 

Katherine Bevis (Texas, E.U.A.)

ORAÇÃO


quinta-feira, 7 de novembro de 2024

AJUDA EM MEIO A CHAMAS

Os discípulos, cada um conforme as suas posses, resolveram enviar socorro aos irmãos que moravam na Judeia; 

Atos 11.29 

As chamas destruíam uma loja de curiosidades em Água Prieta, no México, e ameaçavam os prédios vizinhos. Naquele domingo de dezembro, oficiais mexicanos telefonaram ao nosso departamento de incêndios pedindo ajuda. O prefeito obteve rapidamente a aprovação do Conselho, para que nossos homens e carros seguissem em socorro da cidade irmã, através da fronteira. 

No dia seguinte, um oficial da cidade mexicana disse: "Quero dar meus especiais agradecimentos em nome do meu país por sua bondade, ajudando-nos ontem. Somos muito gratos". 

As mangueiras tinham sido conduzidas da alfândega até onde havia fogo. O chefe dos bombeiros, o chefe da polícia e o prefeito atravessaram a fronteira para ajudar. "Não podemos ficar parados e deixar que o fogo destrua um quarteirão inteiro a uma milha de distância", dissera o chefe dos bombeiros. 

Um modo de expressar nossa gratidão a Deus é ajudarmos nossos vizinhos, sejam quem forem e qualquer que seja a necessidade deles. 

Kenneth E. Nelson (Arizona, E.U.A.) 

O QUE FAZEMOS

quarta-feira, 6 de novembro de 2024

MARCAS DE CRISTO

Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um. Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo; Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos;

2 Coríntios 11:24-26

Sentei-me, uma tarde, num parque do Norte da Inglaterra, ao lado de um velho mineiro aposentado. Notei que ele tinha uma longa cicatriz na face esquerda, que atravessava todas as rugas de seu rosto. "Sofreu algum acidente nas minas?", perguntei-lhe. Um brilho estranho veio aos seus olhos, enquanto respondia: "Não, moço, esta cicatriz foi deixada

por uma garrafa quebrada, quando na minha mocidade seguia o general William Booth, fundador do Exército da Salvação. Tenho orgulho desta cicatriz".

Quando leio as Escrituras e encontro o versículo desta meditação, recordo, envergonhado, quão diminuto têm sido meus esforços e quão fraca, a minha resistência contra o mal, em nome de Jesus Cristo. A cicatriz honrosa que aquele homem trazia no rosto era, sem dúvida, "resistência até o sangue". A maioria de nós não precisa, hoje em dia, sofrer a tal ponto, mas se quisermos realmente avaliar nossa resistência ao pecado e ao mal, temos de olhar para a cruz de Cristo e lembrar que Ele morreu para que tivéssemos vida. Não devemos nos alegrar pela Sua obra redentora em nossas vidas e ter orgulho dos conflitos que enfrentamos em seu nome?

William Walton (Inglaterra) 

QUEM CAMINHA


terça-feira, 5 de novembro de 2024

UMA BREVE HISTÓRIA DO EVANGELHO NO NEPAL – MISSIONÁRIOS FAZEDORES DE TENDAS

Há 60 anos não havia presença cristã reconhecida no Nepal. 

Em 1952, o rei hindu convidou profissionais para irem, trabalharem e contribuírem com o desenvolvimento do seu país em cinco áreas: educação, saúde, desenvolvimento comunitário, engenharia e ciência florestal. 

O rei foi muito claro em suas expectativas: os profissionais deveriam trabalhar em suas diferentes áreas, mas eram proibidos de qualquer atividade de proselitismo. Como algumas outras organizações, a Interserve passou pela porta aberta e enviou profissionais missionários para o Nepal. 

Qual a situação da igreja nepalesa hoje? De zero passou para mais de um milhão de cristãos. Como isso foi possível?! Não existe qualquer lei no mundo que proíba alguém de fazer amizades, de ser um profissional do modo como Jesus seria e de responder perguntas sobre sua própria fé. Com o testemunho de vida daqueles profissionais, o evangelho penetrou a cultura e se estabeleceu. Nasceu uma igreja nacional – não estereotipada no padrão ocidental. 

Interserve

O FORTE