quarta-feira, 31 de maio de 2023

ADORAÇÃO - NAS MÃOS DE DEUS

"Não ameis o mundo, nem as coisas que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele"

 1 João 2.15

Ao fundador do Exército da Salvação, General William Booth, perguntou-se em certa ocasião qual o segredo do seu êxito. "Deus tem tudo que há em mim", respondeu ele. "Se hoje existe qualquer partícula de poder no Exército da Salvação, é porque Deus recebeu toda a adoração de meu coração.

"Se a vocês e a mim falta poder na vida, só o poderemos buscar nas mesmas condições: que Deus tenha o que há em nós. Não podemos pertencer metade a Deus e metade ao mundo! "Se alguém ama o mundo", diz João, "o amor do Pai não está nele."

N. de Barros Almeida - Coletânea de Ilustrações

segunda-feira, 29 de maio de 2023

A MARCENARIA

Contam que em uma Marcenaria houve uma estranha assembleia.

Foi uma reunião, onde as ferramentas juntaram-se para acertar suas diferenças. Um martelo estava exercendo a presidência, mas os participantes lhe notificaram que teria que renunciar. A causa? Fazia demasiado barulho e além do mais passava todo tempo golpeando.

O martelo aceitou sua culpa, mas pediu que também fosse expulso o parafuso, dizendo que ele dava muitas voltas para conseguir algo.

Diante do ataque o parafuso concordou, mas por sua vez pediu a expulsão da lixa. Dizia que ela era muito áspera no tratamento com os demais, entrando sempre em atritos.

A lixa acatou, com a condição de que se expulsasse o metro, que sempre media os outros segundo a sua medida, como se fora o único perfeito...

Nesse momento entrou o marceneiro, juntaram todos e iniciou o seu trabalho. Utilizou o martelo, a lixa, o metro e o parafuso. Finalmente, a rústica madeira se converteu num fino móvel.

Quando a marcenaria ficou novamente sem ninguém, a assembleia reativou a discussão. Foi então que o serrote tomou a palavra e disse:

- Senhores, ficou demonstrado que temos defeitos, mas o marceneiro trabalha com nossas qualidades, ressaltando nossos pontos valiosos. Assim, não pensemos em nossos pontos fracos e concentremo-nos em nossos pontos fortes.

Então a assembleia entendeu que o martelo era forte, o parafuso unia e dava força, a lixa era especial para limpar e afinar asperezas e o metro era preciso e exato.  Sentiram-se então como uma equipe capaz de produzir móveis de qualidade e uma grande alegria tomou conta de todos pela oportunidade de trabalhar juntos.

O mesmo ocorre com os seres humanos.Basta observar e comprovar. Quando uma pessoa busca defeitos em outra, a situação torna-se tensa e negativa. Ao contrário, quando se busca com sinceridade o ponto forte dos outros, florescem as melhores conquistas humanas.

É fácil encontrar defeitos, qualquer um pode fazê-lo.
Mas encontrar qualidades... Isto é para os sábios!!!

JORGE JÚNIOR

NÃO AMEIS O MUNDO


 

domingo, 28 de maio de 2023

O CORDEIRO

"...Resgatados... pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo." 

1 Pedro 1.18-19

Por que Jesus é chamado de Cordeiro de Deus?

1. Ele é chamado de Cordeiro de Deus a fim de nos revelar a Sua natureza. Sabemos que um cordeiro é o símbolo da inocência e da pureza. Assim, Jesus é verdadeiro homem em todas as coisas, "tentado... à nossa semelhança, mas sem pecado."

2. Ele é chamado de Cordeiro de Deus a fim de nos indicar o caminho. Ele veio a essa terra com um alvo claramente estabelecido por Deus que era ser morto pelos nossos pecados. "...Digno é o Cordeiro, que foi morto." Ele não foi surpreendido ao ser executado, pois disse com santa determinação: "...mas precisamente com este propósito vim para esta hora."

3. Jesus é chamado de Cordeiro de Deus para revelar o caráter da Sua vitória. A vitória de Jesus é, portanto, a vitória do Cordeiro. Pois há algo mais desamparado e dependente do que um cordeiro? O ser mais fraco realiza o ato mais grandioso que se possa imaginar. O cordeiro na sua fragilidade carrega o mais pesado fardo.

Jesus conquistou a vitória totalmente além de qualquer esforço humano. De fato, ele "foi crucificado em fraqueza", mas ressuscitou em poder. Por isso, a expressão "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!" é tão poderosa em sua aparente contradição!

Extraído do livro Pérolas Diárias (de Wim Malgo)

FALE COM DEUS

 

sexta-feira, 26 de maio de 2023

O PODER DE UMA MENSAGEM – ALBERT SCHWEITZER

Um folheto escrito por Alfred Boegner foi o elemento importante na decisão de Albert Schweitzer para deixar Paris e marchar para a África.

Um dia, tarde da noite, Schweitzer regressou da universidade onde trabalhava como professor. Estava tão cansado que prestou pouca atenção às cartas que sua governanta havia colocado em sua mesa; então olhou-as rapidamente, até que uma revista com uma capa verde chamou sua atenção. Folheando-a, foi atraído por um artigo escrito por Alfred Boegner intitulado: "As necessidades da Missão no Congo". "Aqui sentado na África", escreveu Boegner, "oro a Deus pedindo que os olhos de alguém em quem o olhar do Senhor já tenha caído, leia e responda a esse chamado dizendo: 'Eis-me aqui, Senhor.'

"Comovido pelo poderoso e fervoroso convite de Boegner para ir ao Congo e ajudá-los, Schweitzer inclinou a cabeça naquela noite e orou: "A busca acabou. Eu irei”.

Aquilo o inspirou a se tornar um médico missionário. Schweitzer estudou medicina na Universidade de Estrasburgo, e em 1913 ele estava marchando para a África, onde começou a servir em Lambarene, na África Equatorial Francesa. Seu primeiro hospital na selva começou em uma cozinha.

Quando ele decidiu ser missionário-médico, Schweitzer era o diretor da Escola Teológica Saint Thomas da Universidade de Estrasburgo. Ele já era um renomado escritor, teólogo, pastor e músico. Ele era o melhor intérprete, no órgão, das composições de Johan Sebastian Bach. Mas, sentindo o chamado de Deus, virou as costas a todo prestígio e promessa de sucesso e mergulhou sua vida na obscuridade da África.

O compromisso total de sua vida de serviço em nome de Jesus Cristo teve seu início no artigo escrito por um missionário desconhecido que servia no Congo.

 José Luis Martínez - 502 Ilustraciones Selectas

É O CORAÇÃO

 

quinta-feira, 25 de maio de 2023

A LIÇÃO DA TAMAREIRA

Tive a oportunidade de visitar a Igreja egípcia no final de novembro de 2007. Uma das lições mais marcantes que aprendi lá foi sobre a tamareira. Ela é como uma palmeira, e as frutas ficam presas em cachos lá no alto, perto das folhas.

Só existem duas maneiras de se conseguir uma tâmara. Uma forma é subindo na árvore. Essa, entretanto, é uma tarefa bastante difícil, por causa do tronco liso, sem galhos para apoiar as mãos e os pés. Uma vez lá no alto, você ainda vai ter de separar as frutas maduras das verdes. E nem me pergunte como descer da árvore carregando as tâmaras...

A outra forma, mais fácil e mais usada, é jogar uma pedra na árvore e ficar embaixo dela enquanto as frutinhas maduras caem.

A lição não é sobre a arte de colher tâmaras. A lição está na árvore. Ela devolve apedrada com o melhor que ela tem, algo doce e gostoso.

O desafio é ser como a tamareira.

Há muita gente sendo apedrejada e ainda pagando o mal com o bem. Muitos estão semeando a semente do amor, enquanto são discriminados e excluídos. São inúmeras as oportunidades de ser uma tamareira, respondendo às pedradas com palavras de amor e doçura. Lembre-se disso quando semear o evangelho, pois isso faz parte da semeadura.

Daila Fanny - Missão Portas Abertas (adaptado)

PARA CRER NA BÍBLIA


 

quarta-feira, 24 de maio de 2023

ESTÁ BEM

Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra.

Salmos 46:10

Algum tempo atrás, eu fiz uma visita especial ao American Colony Hotel em Jerusalém. Eu quis ver a letra original de um hino pendurado na parede, numa moldura visível para todos verem.

Horatio Spafford escreveu a letra, nunca imaginando que viraria um dos hinos mais amados no mundo. Em 02 de dezembro, 1873, ele recebeu um telegrama da sua esposa que começou, “Salva só. O que farei?” O navio em que ela estava colidiu com outro navio e afundou. As quatro filhas afogaram e só Anna sobreviveu. Enquanto viajou em outro navio para trazer ela de volta para casa, ele escreveu a letra para uma canção que viraria um hino para a providência de Deus. “Seja o que for, tu me fazes saber que feliz com Jesus sempre sou!”

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “It is Well”
de “Anxious for Nothing”

INIMIGO

 

terça-feira, 23 de maio de 2023

BOA MEDIDA

Deem e receberão… 

Lucas 6.38

Certo dia, no posto de gasolina, Sofia encontrou uma mulher que havia saído de casa sem o seu cartão do banco. Com o seu bebê no colo, ela pedia ajuda aos transeuntes. Sofia, mesmo desempregada, gastou R$ 60,00 para colocar gasolina no tanque dessa senhora. Dias depois, Sofia encontrou uma cesta com brinquedos e presentes na varanda de sua casa. Os amigos dessa estranha do posto haviam retribuído a gentileza de Sofia e convertido sua bênção de R$ 60,00 num Natal memorável.

Essa história emocionante ilustra o que Jesus fez quando disse: “Deem e receberão. Sua dádiva lhes retornará em boa medida, compactada, sacudida para caber mais, transbordante e derramada sobre vocês. O padrão de medida que adotarem será usado para medi-los” (Lucas 6:38).

Pode ser tentador ouvir isso e focar no que ganharemos ao doar, mas isso é errado. Antes disso, Jesus disse: “amem os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles sem esperar nada de volta. Então a recompensa que receberão do céu será grande e estarão agindo, de fato, como filhos do Altíssimo, pois ele é bondoso até mesmo com os ingratos e perversos” (v.35).

Nós não doamos para conseguir coisas; doamos porque Deus se deleita com nossa generosidade. Nosso amor pelos outros reflete o Seu coração amoroso em relação a nós.

Por:  Remi Oyedele
Fonte: https://paodiario.org/

UMA AÇÃO SUPERIOR

 

segunda-feira, 22 de maio de 2023

BOLSA DE FARDOS

Preocupação é a trouxa de fardos. Ela transborda com “e-se’s” e “como-é-que’s”. E se depois de toda minha dieta, eu descobrir que alface engorda e chocolate emagrece? Como é que vamos pagar as mensalidades da faculdade do nosso bebê? “E-se’s” e “como-é-que’s”… A trouxa de fardos. Pesado. Robusto. Feio. Áspero. Irritante para carregar e impossível de entregar!

Ninguém quer as suas preocupações. A verdade é que nem você as quer. Ninguém precisa lhe lembrar do alto custo da ansiedade, mas eu vou. A preocupação divide a mente. Ela divide a nossa energia entre as prioridades de hoje e os problemas de amanhã. O resultado é uma vida com metade da nossa mente.

Hebreus 4:16 nos encoraja assim: “aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.” A ajuda de Deus vem em boa hora. E como isso faz uma diferença!

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “Bag of Burdens”

NASCER DE NOVO

 

domingo, 21 de maio de 2023

DEUS INFINITAMENTE CUIDADOSO

Ou entraste tu até aos tesouros da neve, e viste os tesouros da saraiva,

Jó 38.22 

O professor W.A. Bentley tem fotografado milhares de flocos de neve; porém jamais encontrou dois semelhantes. Depois de quarenta anos de estudos, ele acredita que nunca foram formados dois flocos idênticos ainda que os ângulos de cristalização de seus filamentos sejam de 60 ou 120 graus.  

Não existe nada feito mais ou menos por Deus. Nem dois flocos de neve, nem dois rostos são iguais. Ele chama a cada um pelo seu nome; até os nossos cabelos são numerados. 

Relatório Homilético.

TRANSFORMAÇÃO

 

sábado, 20 de maio de 2023

LANCE PRIMEIRO O SEU CORAÇÃO

Norman V. Peale conta que um famoso trapezista tinha um grupo de alunos. Quando um deles ergueu os olhos para a barra, vislumbrou o pior: um escorregão e um mergulho no chão. Ficou gelado. Não conseguiu mexer um músculo. Apavorado, o rapaz gaguejou: 

— Não posso. Não posso. Vejo-me caindo. Não posso. 

Então o acrobata disse: — Faça o seguinte: primeiro atire o seu coração sobre aquela barra; o corpo irá atrás.

O raciocínio do rapaz então descongelou e ele passou pelo teste sem mais problemas. O foco do seu coração direcionará sua vida. Assim é na obra de Deus. Você tem medo? Ponha nela antes de seu corpo, o seu coração! E seu corpo seguirá seu coração até os confins da Terra.

Edino Melo - 1002 Ilustrações para Sermões (adaptado)

FELIZES DE VERDADE


 

quinta-feira, 18 de maio de 2023

ACALME MEU PASSO

Acalme meu passo, Senhor.

Desacelere as batidas do meu coração, acalmando minha mente.

Diminua meu ritmo apressado com uma visão da eternidade do tempo.

Em meio às confusões do dia a dia, dê-me a tranquilidade das montanhas.

Retire a tensão dos meus músculos e nervos com a música tranquilizante dos rios de águas constantes que vivem em minhas lembranças.

Ajude-me a conhecer o poder mágico e reparador do sono.

Ensina-me a arte de tirar pequenas férias: reduzir o meu ritmo para contemplar uma flor, papear com um amigo, afagar uma criança, ler um poema, ouvir uma música preferida.

Acalme meu passo, Senhor, para que eu possa perceber no meio do incessante labor cotidiano dos ruídos, lutas, alegrias, cansaços ou desalentos, a Tua presença constante no meu coração.

Acalme meu passo, Senhor, para que eu possa entoar o cântico da esperança, sorrir para o meu próximo e calar-me para escutar a Tua voz.

Obrigado Senhor, pelo dia de hoje, pela família que me deste, pelo meu trabalho e sobretudo pela Tua presença em minha vida.

ASSIM SEJA...

A VERDADE


quarta-feira, 17 de maio de 2023

MARY REED – MISSIONÁRIA AOS LEPROSOS

Ela olhou atentamente para o indicador de sua mão direita. Havia uma estranha ferida nele e um constante latejamento de dor. Então ela olhou outra vez em um espelho e viu uma igualmente estranha mancha em uma das faces, perto da orelha. Ela estava perplexa, como também os médicos haviam estado. Então, com rapidez de um relâmpago, veio-lhe a convicção de que eram sintomas de lepra e que ela era portadora da moléstia.

A moça era Mary Reed (1854 - 1943); o lugar, seu lar, em Cincinnati, em 1890. Seis anos antes, em 1884, ela se havia apresentado voluntariamente para o serviço missionário na Índia e foi enviada pela filial de Cincinnati da Sociedade Missionária de Mulheres da Igreja Metodista Episcopal. Ela serviu em Cawnpore e no magistério em Gonda, mas, sofrendo um abalo na saúde, foi forçada a voltar para casa.

Seria um baque aterrorizador a qualquer um, naquele tempo, convencer-se de que estava leprosa, porque não havia esperança de cura. Foi um choque para Mary Reed.

Ela poderia repetir as palavras registradas nas Escrituras: “meus propósitos estão destruídos”. O que ela disse foi: “Estamos perplexos, mas não desesperados; abatidos, mas não destruídos”. Com sua convicção de que estava leprosa, veio uma determinação, uma dedicação: dar sua vida como missionária aos leprosos da Índia. Ela levou a efeito essa dedicação. Voltou à Índia e, depois de pouco tempo, começou seu serviço, que se estendeu por meio século no Lar dos Leprosos de ChandagHeights, sendo diretora durante a maior parte do tempo.

É uma história heroica, um pouco mais dramática, possivelmente, que muitas outras, mas somente uma dentre centenas de histórias de mulheres missionárias na linha de esplendor sem fim de vidas dedicadas.

O esplendor se reflete naquelas que saíram, naquelas que cooperaram para enviá-las para fora e sustentá-las nos seus trabalhos.

Halford E. Luccok - Linha de Esplendor Sem Fim


LONGE DE DEUS

 

terça-feira, 16 de maio de 2023

A LIÇÃO DOS PÁSSAROS

Por acaso foi a sua inteligência que ensinou o falcão a voar em direção ao sul? 

Jó 39:26 (A Bíblia Viva).

A migração das aves é um exemplo das providências de Deus em favor de melhores condições de vida e abastecimento. Calcula-se que uns dez bilhões de pássaros se envolvam em voos migratórios. Aqui estão alguns exemplos notáveis: o maçarico do Alasca voa milhares de quilômetros sobre o Oceano Pacífico até às ilhas do Havaí. Um papafigo de Baltimore foi reconhecido como tendo viajado até à América do Sul e retornado para a mesma árvore em Nova Iorque. A tarambola dourada voa 4.000 quilômetros de Newfoundland até a Colômbia, no outono. Uma espécie de picanço cobre os 5.600 quilômetros da Ásia Central até à África Central.

A andorinha-do-mar do Ártico tem um dos mais longos padrões de migração entre as aves. Ela voa do Círculo Ártico até à Antártica no fim do verão, uma distância de uns 17.000 quilômetros. Retoma o voo da Antártica ao Ártico na primavera seguinte, gastando aproximadamente dois meses em cada viagem.
Os pombos-correios têm a capacidade de orientar-se em relação com o sol e o ninho de origem. Mas em dias nublados, utilizam células especiais, as quais são sensíveis ao campo magnético da terra.

Jeremias fala de vários outros tipos de aves com instintos migratórios. Diz ele: "A cegonha, a rola, a andorinha e o grou sabem exatamente quando devem voar para outras terras por causa do inverno; também sabem a hora de voltar. Mas o Meu povo não respeita as leis do Senhor." Jer. 8:7, A Bíblia Viva.

Os seres humanos têm menos instintos naturais do que as aves. Mas o Criador implantou em nós algo que Ele não concedeu aos pássaros ou a qualquer outro animal: a faculdade moral da escolha. A razão pela qual Ele o fez foi para que nosso amor por Ele brotasse livremente, por apreciarmos o Seu caráter de amor. Somente esse tipo de amor compensa.

Israel cometeu um trágico erro quando se recusou a aceitar a lei de amor de Deus. Você e eu podemos aprender com o erro deles.

EQUILÍBRIO DESTRUÍDO

 

segunda-feira, 15 de maio de 2023

VOCAÇÃO PARA CUIDAR DO PRÓXIMO

Em 1913, o médico Albert Schweitzer e sua esposa viajaram para Lambaréné, na África Francesa (Gabão). 

Num consultório montado em um antigo galinheiro, ele começou a atender pacientes com uma variedade de enfermidades: febre do pântano, malária, lepra, reumatismo, feridas abertas, insônia, diarreia e ocasionais casos de elefantíase. Sua esposa, Helene, era sua enfermeira, e Joseph Azvawami, um nativo que falava oito dialetos, seu intérprete. Ele dizia: 

— O que o mundo mais necessita é de homens que se dediquem às necessidades dos outros homens.
 
Edino Melo - 1002 Ilustrações para Sermões

DEUS AMA

 

domingo, 14 de maio de 2023

TRÊS HOMENS E SUAS MÃES

Ted escrevia para sua mãe todo dia. Ele sempre começava a carta com a mesma frase: “Minha preciosa queridinha mainha”.

Frank era tão ligado a sua mãe que quando ele mudou-se para a faculdade ele pediu que sua mãe fosse com ele. Aquela faculdade foi Harvard, e ela foi.

Harry era mais apegado ainda com a sua mãe. Seus assessores frequentemente ficaram frustrados porque sempre que Harry tinha uma decisão difícil ele queria ligar para a mãe dele, para pedir a opinião dela.

Um psicólogo, hoje, talvez diria que estes homens tinham uma obsessão com suas mães. Certamente diria que eram dependentes demais. Talvez diria que eram homens que não conseguiram se realizar sozinhos, homens inseguros.

Mas, Ted Roosevelt (presidente dos EUA de 1901-09) aquele que escrevia para sua mãe todo dia, não parece ter sido um homen dependente demais.

O primo dele Franklin Roosevelt (presidente dos EUA de 1933-45), que levou sua mãe com ele para Harvard - parece que consegiu se realizar bem na vida.

Harry Truman, o sucesssor de Roosevelt (presidente dos EUA de 1945-53) frequentemente ligava para sua mãe da Casa Branca para pedir sua opinião. Ele não nos parece ser um homem inseguro ou dependente.
 
Depender de mãe ou confiar naquela que nos criou de fato pode ser um sinal de um homem que sabe valorizar o serviço humilde e abnegado daquelas cujo serviço muitas vezes é ignorado pelo mundo. Que todos nós saibamos valorizar as nossas mães.
 
Adaptado de uma pregação de Max Lucado

MINHA MÃE

 

sexta-feira, 12 de maio de 2023

O DISFARCE DE JESUS

Certa vez, Madre Teresa disse às pessoas que trabalhavam com ela que fossem especialmente delicadas com os mais pobres dentre os pobres, quando lidassem com os que estavam morrendo e os abandonados nas ruas de Calcutá. Ela lhes dizia que tratassem os pobres com o tipo de reverência com a qual um sacerdote católico lida com os elementos da missa. 

— Quando vocês tocam neles - ela dizia - ali vocês tocam em Jesus no seu disfarce de aflito.

Edino Melo - 1002 Ilustrações para Sermões

TRISTEZA

 

quinta-feira, 11 de maio de 2023

VOCÊ TEM TUDO O QUE PRECISA

Quando um dos homens mais ricos da história, John D. Rockefeller, faleceu, foi perguntado ao contador dele, “Quanto foi que Seu John deixou?” A resposta? “Tudo!” Ninguém leva nada quando sai deste mundo. Pense nas coisas que você tem, todas as suas coisas. Então, deixe-me lhe lembrar: suas coisas não são suas.

E sabe de outra coisa? Suas coisas não são você. Jesus explicou em Lucas 12:15 que a vida não é definida pelo que você possui, mesmo quando você tiver muito. O contentamento vem quando podemos dizer honestamente como o apóstolo Paulo, “aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação.” (Filipenses 4:11-12).

Você já tem tanto! Você tem um Deus que lhe ouve, o poder do amor dEle atrás, O Espírito Santo dentro de você, e todo o céu adiante. Você tem tudo que precisa!

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “You Have Everything You Need”

DIFÍCIL DE ENGOLIR


 

quarta-feira, 10 de maio de 2023

O ÍMÃ

“Se uma peça de aço comum for amarrada a um ímã e deixada ali, depois de algum tempo o magnetismo do ímã passa para o aço de modo que ele também se torna um ímã”, disse Henry Drummond em um de seus sermões. “A forma como aprendemos a amar os outros, portanto, é ficando tão próximos de Jesus, que Seu amor se transforme em nosso amor pelos outros”.

 Edino Melo - 1002 Ilustrações para Sermões

AMADA POR QUEM?

 

terça-feira, 9 de maio de 2023

A PALAVRA NÃO VOLTA VAZIA

O pastor Marcus Paula conta que certo seminarista saiu para distribuir folhetos evangelísticos. Um grande milagre aconteceu naquele dia. Quando um incrédulo amassou um dos folhetos e o lançou no ar em rejeição à mensagem, o vento levou-o a um trabalhador, que limpava feijão com a peneira. Aquela mensagem tinha destino certo. A Palavra jamais volta vazia. O folheto caiu sobre a peneira bem no momento em que eram suspendidos os feijões. Como este fato, incomum, chamou-lhe a atenção, ele parou para pegar o folheto. Desamassou-o e começou a ler. O título do

folheto era: “Aonde você passará a Eternidade?”. O coração daquele homem

desmanchou-se com esta questão. Quando terminou a leitura, ele estava em lágrimas. Caiu de joelhos ali mesmo, no meio dos feijões, e se entregou a Jesus.

Edino Melo - 1001 Ilustrações para Sermões

SEM DIREITO


 

segunda-feira, 8 de maio de 2023

NÓS COMO OVELHAS

Isaías 53:6 diz “Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho…”

Você não pensaria que ovelhas seriam obstinadas. De todos os animais de Deus, a ovelha é que menos tem condições de se cuidar. Ovelhas não são inteligentes. Você já conheceu um treinador de ovelhas? Já viu ovelhas fazendo malabarismos? Conhece alguém que ensinou sua ovelha a rolar no chão? Não. Ovelhas são burras demais.

Quando Davi disse em Salmo 23, “O Senhor é o meu pastor” será que ele não poderia ter empregado uma metáfora melhor do que ovelhas e pastores? Quando Davi que foi guerreiro e embaixador de Deus, procurou uma figura para Deus, ele lembrou de seus dias como pastor. Ele lembrou como derramou atenção nas ovelhas. Como ele vigiou as ovelhas. Davi regozijou-se para dizer “O Senhor é o meu pastor” e enquanto fez isso, ele orgulhosamente proclamou “Eu sou ovelha dEle!”

Max Lucado
Tradução por Dennis Downing
Em Inglês: “We Like Sheep”

TOLICE

 

domingo, 7 de maio de 2023

ROSA DE SARON

Conta o Dr. Campbell Morgan que foi à casa de um homem que o hospedava e, mundos quartos, sempre sentia forte perfume de rosas. Um dia, disse ao seu hospedeiro:

— Eu gostaria que o senhor me contasse por que, quando eu entro neste quarto, sinto perfume de rosas.

O cavalheiro sorriu, e respondeu:

— Faz dez anos eu estive na Terra Santa, e ali comprei um vidro de essência de rosas. Ele estava envolvido em lã, e, ao desempacotá-lo aqui, quebrei o vidro. Pus o vidro quebrado, a lã e tudo mais no vaso que aí está na lareira.

Havia ali um belo vaso que, ao ser destampado, impregnou o quarto com o perfume de rosas. Aquela fragrância havia-se impregnado no barro do vaso, e era impossível que alguém entrasse no quarto sem senti-la. O Dr. Morgan muitas vezes usou o incidente como ilustração de que, se for concedida preeminência a Cristo na vida do cristão, a fragrância da Rosa de Sarom permeará a vida toda, tornando outros cônscios da presença dAquele a quem não veem. Sejamos o perfume vivificante de Cristo para um mundo que perece sufocado! E mais, perfumemos onde for maior o odor do pecado.

Keith L. Brooks

MISERICÓRDIA

 

sábado, 6 de maio de 2023

O ECLIPSE DO SOL

Pois chegou a hora de vocês todos serem espalhados, cada um para a sua casa; e assim vão me deixar sozinho. Mas eu não estou só, pois o Pai está comigo. Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo.

João 16.32-33

Em agosto de 1930 houve um eclipse do sol. Meu irmão e eu em companhia de um astrônomo, observávamos o fenômeno através de óculos escuros. Este conservava sua atenção no cronômetro. Quando tudo terminou, ele disse: "Foi exatamente no segundo predito há vinte e cinco anos pelos cientistas da época".

Andava eu, então, bastante preocupada porque tinha perdido meu emprego e aquela experiência me trouxe este pensamento: "Se este universo é governado por um Poder que faz com que tudo corra normal e matematicamente no minuto exato, certamente terei confiança, seja qual for o meu destino". Que lição maravilhosa eu aprendi!

Esta lição serve para todos nós. Por que tanta tensão, receio e preocupações na hora presente? Temos a promessa do suprimento de todas as nossas necessidades cada dia que passa. Por que não cremos e agimos confiantes nas promessas de Deus? Por que não "aprendemos a arte de descansar no seu poder"? Por quê? Por que não o fazemos?

Emma M. Wuerry (Ontário, Canadá)

INGRATO


 

sexta-feira, 5 de maio de 2023

MISSÃO COM AMOR

“Com o que o amor se parece?”, pergunta Santo Agostinho. “Tem mãos para ajudar os outros. Tem pés que se apressam em direção ao pobre a ao necessitado. Tem olhos que enxergam a penúria e a carência, tem ouvidos para ouvir os lamentos suspira dose o pesar dos homens”. E conclui: “É essa a aparência do amor”.

Edino Melo - 1001 Ilustrações para Sermões


 

quinta-feira, 4 de maio de 2023

MADRE TERESA E O CHAMADO DE DEUS

Quando perguntaram a Madre Teresa de Calcutá (1910 - 1997), ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, sobre a origem de tão nobre chamado de gastar a sua vida com os pobres e miseráveis da Índia, ela escreveu apenas o seguinte:

“Quanto à origem –  foi muito simples – o bom Deus chamou e eu disse ‘sim’”.

Edino Melo - 1001 Ilustrações para Sermões


CÉU EM TI