sexta-feira, 3 de abril de 2009

POBRES E NECESSITADOS

Eu sou pobre e necessitado, porém o Senhor cuida de mim; tu és o meu amparo e o meu libertador; não te detenhas, ó Deus meu!
Salmo 40.17

No mundo em que vivemos, nunca houve tantos pobres e necessitados, mesmo num país rico como o nosso que não sofre com catástrofes naturais ou guerras civis, os índices de pobresa são alarmantes: 59,6 minhões de pobres entre os quais 24,7 milhões em extrema pobreza.

Quando Jesus Cristo andou neste mundo, ele disse uma coisa interessante: "Porque os pobres, sempre os tendes convosco e, quando quiserdes, podeis fazer-lhes bem" (Mc14.7). Ele mesmo, o Filho de Deus, foi um pobre.

A Bíblia diz que Ele nasceu numa estrebaria, durante o seu ministério passou necessidades - Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça. (Mc14.7), foi auxiliado por mulheres - Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, Suzana e muitas outras, as quais lhe prestavam assistência com os seus bens. (Lc 8.3).

O mestre nunca teve posses, até seu túmulo foi doado. Se Jesus veio a este mundo e realizou a maior obra de todas - morrer para salvar o homem, e não precisou de dinheiro nem de riquezas, por que nós amamos tanto o dinheiro e abominamos a pobreza?

Roguemos ao Pai como agur: "não me dês nem a pobreza nem a riqueza; dá-me o pão que me for necessário; (Pv. 30.8). No fundo de nossa alma, sabemos que não precisamos da riqueza para sermos felizes e lembremos que Deus não nos chamou para sermos bem sucedidos, mas fiéis.

Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber... Então, perguntarão os justos: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Ou com sede e te demos de beber?... O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. (Mt. 25.35-40)

3 comentários:

Janderson Martins disse...

Nós temos muito que agradecer ao nosso Deus por tudo que Ele tem feito por nós, devemos agradecer pois Ele nos concede tudo que precisamos, existem muitas pessoas necessitando não só de pão, mas também necessitando de ouvir a palavra de Deus. Mesmo distante de muitas destas pessoas podemos ajudar, orando por essas pessoas.

Daniel disse...

A pobreza já é um problema, e quando esta é extrema, a situação torna-se insuportável. Jesus, apesar de ser um Rei, não usou essa prerrogativa, nates humulhou-se tornando-se um sem teto. O Mestre queria nos dá uma lição: Mais vale a pobreza desta vida (e Ele não fala em miséria), do que ser rico e ter no fim, ser lanço no inferno.

Pedro disse...

Saber que temos uma Deus que independente de nossa situação, seja ela financeira ou sentimental, etc, nos torna rico em misericórdia e pela sua graça. e o mundo hoje passa por uma situação que os "poderosos" só pensam em situação material, e se esquecem de Deus que concede toda riqueza que não corroe.