sexta-feira, 24 de abril de 2009

HOMENAGEM A TARAUACÁ

24 de Abril. Uma data muito especial. O dia em que Vila Seabra tornou-se cidade. Faz tanto tempo - 96 anos! Os homens que assinaram aquele documento já não existem mais e as vozes que anunciaram as novas pelos quatro cantos do povoado já cessaram. Mas enche-me o peito de orgulho em saber que homens, no final do século XIX e início do XX, escreveram uma linda história neste mesmo solo que hoje piso.

Que homens como o Pr. Caetano e Dr. Thomé gastaram-se e ofereceram os melhores anos de sua vida para que a Palavra de Deus ecoassem pela nossa Tarauacá. Escritores como Núbia Wanderley, Freitas, Moisés Diniz gravaram seus nomes na imortalidade das letras e tantos outros que estiveram aqui e com sua presença fizeram-se importantes para tantos corações.

Meu maior desejo é que tu, Tarauacá, conheças a Deus, que Ele te mostre a salvação e que todos os teus habitantes encontrem o modo de viver que Jesus deseja para todo o homem. Quem dera, neste dia, poder fazê-los compreender que só Deus pode salvar o pecador. Ah! Seria grande a festa no céu por ti, Tarauacá!


HOMENAGEANDO TARAUACÁ

A verdade meus amigos
Que agora vou contar
Como é linda essa cidade
De quem eu vou falar
Onde os nordestinos emigraram
De suas terras para cá

Eles desbravaram os rios
Muru e Tarauacá
Mas os índios das tribos catuquinas, colinas e outras
Já moravam neste lugar
Eles viviam no Jordão
Outros no Jaminauá

Nossa cidade, as margens de um rio é situada
Preciso lhe explicar:
Ela fica à esquerda
Também posso lhe afirmar:
O Rio das tronqueiras é afluente
Do famoso Juruá

Tarauacá completa ano
Em 24 de abril
Tem um abacaxi muito grande
Todo povo o já viu
Ele é bem conhecido
Em todo o Brasil

A maioria de nossas terras
São planícies, pode-se notar
A sede municipal é
De cento e noventa metros
Em relação ao nível do mar

Quem passa por aqui
Nunca se irrita
Apenas fica encantado
Porque só tem mulher bonita.
.
A poesia é de José Cabral, o Vacir.
.
Parabéns Tarauacá!

Um comentário:

Janderson Martins disse...

Bela poesia, realmente quem passa nesta cidade jamais esquece, imagine se todos a valorizar-se, ela seria uma cidade inesquecível, Mesmo sendo em um lugar longe sempre vemos pessoas de outros lugares por aqui. Não podemos deixar de agradecer a nossso Deus por ter planejado nossa vida nesta cidade, cidade que podemos chamar MARAVILHOSA.
PARABÉNS TARAUACÁ PELOS SEUS 96 ANOS, E QUE AS PESSOAS DESTA CIDADE VENHA RECONHECER QUE JESUS MORRREU PARA NOS DÁ A SALVAÇÃO.