quarta-feira, 22 de abril de 2009

PROMESSAS QUE NÃO DEVERIAM SER FEITAS


Juízes 11:32 – “Assim, Jefté foi de encontro aos filhos de Amom, a combater contra eles; e o SENHOR os entregou nas mãos de Jefté.”

Uma promessa é uma promessa. Mas algumas, como a promessa de Jefté de sacrificar em holocausto quem quer que saísse para cumprimentá-lo em seu retorno, nunca deveriam ser feitas. Nos tempos bíblicos, uma premessa feita a Deus tinha tanta força quanto um contrato escrito entre duas partes, não que tenha perdido o valor ao longo dos tempos. Jefté, um bravo guerreiro, fez um pesado voto a Deus em retribuição à sua ajuda na conquista dos amonitas. Não está claro por que Jefté sentiu-se compelido a fazer essa promessa; de qualquer maneira, ela era desnecessária.


Não sabemos o que aconteceu a sua filha, a primeira pessoa que veio ao encontro dele, se foi queimada como oferta ou separada como virgem, negando assim qualquer esperança de descendentes a Jefté, uma vez que era filha única. O que sabemos é que seu voto trouxe-lhe um desgosto indescritível.

No meio da agitação pessoal, é fácil fazer promessas tolas a Deus. Quantas vezes você já pegou começando uma oração: “Deus, se o Senhor me tirar dessa, prometo que vou...?”. Essas promessas podem parecer muito espirituais quando são feitas, mas geralmente produzem apenas culpa e frustração quando somos forçados a cumpri-las. Jefté nos lembra do preço de fazer “acordos”, eles só trazem desapontamento. Ao invés de desejar promessas a Deus para o futuro, comprometa-se a obedecer-lhe hoje.

Deus não quer promessas para o futuro, mas obediência hoje.

4 comentários:

fania disse...

Precisamos estar atentos as promessas que fazemos. Que fazemos aos nossos amigos, aos nossos colegas de trabalho e principalmente a Deus. Vejo em muitas festas pagãs alguns cumprindo promessas tolas que fizeram e me pergunto e agora como ficam suas vidas?Como está o seu viver diário?A palavra de Deus em Isa. 15:22 nos diz” Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar”

Janderson Martins disse...

Muitas vezes prometemos algo e não cumprimos, que possamos cumprir as nossas promessas e ser sempre obediente ao nosso Deus.

Miller disse...

Deus não deseja nada além de nossa obediência. É ilusão nossa a pretensão de negociar com Deus, oferecendo-lhe algo em troca da realização de um desejo. Mas se prometemos-lhe algo, Ele exige o cumprimento de nossa palavra. Que Deus nos dê sabedoria para falarmos e agirmos diante de Deus de modo sábio e sincero.

Ana Paula disse...

Se fossemos contar as nossas promessas, não seriam incontáveis mas seriam muitas, mas graças a Deus que com sua infinita misericórdia nos concede novas oportunidades para podermos reconhecer nossos erros. que nosso maisor objetivo com Jesus seja a completa obediência, e deixar que Deus tenha total controle em nossas vidas.