segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O SACRIFÍCIO


Viu também certa viúva pobre lançar ali duas pequenas moedas; e disse: Verdadeiramente, vos digo que esta viúva pobre deu mais do que todos. Porque todos estes deram como oferta daquilo que lhes sobrava; esta, porém, da sua pobreza deu tudo o que possuía, todo o seu sustento.

Lucas 31. 1-4
 Quando falamos em sacrifício, pensamos em renúncia, abnegação, numa força de vontade extra e numa determinação interior gigante que faz o homem suportar as tentações e vencer os apelos do coração.

Quando Jesus viu a viúva oferecendo uma pequena moeda no templo, ele não viu o valor do dinheiro, mas o que ela, no interior, havia renunciado. Era o único dinheiro que dispunha para comprar alimento para os filhos. Era o único dinheiro que tinha para fazer tudo. Se entregasse esse dinheiro não teria mais nada.

Isto foi um sacrifício gigantesco. Saber que poderia levar os filhos a não ter o que comer... Não deve ter sido fácil lançar aquela moeda no cofre do templo. Nenhum homem tinha visto essa cena desse ângulo. Mas Deus viu e Jesus percebeu que aquela atitude foi o maior sacrifício que ele viu ali.

Deus não vê as coisas com os nossos olhos. Ele diferencia sacrifício de contribuição. Contribuir é ajudar, reforçar, ampliar, mas Sacrifício é entrega,  renuncia, oferecer mais do que pode. 

O maior sacrifício que Deus espera é que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

Um comentário:

Janderson Martins disse...

A viúva deixou talvez de comprar alimento para seus filhos e se sacrificou dando tudo o que tinha.
Será que fariamos isso pelo Senhor?
Devemos se sacrificar, assim ,como essa viúva que é um exemplo para nossa vida.