quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

A HERANÇA

Todo pai se preocupa muito com o futuro dos filhos. E se ele morrer como ficarãos os filhos? O mundo tem preocupado-se muito com essa questão... Pais tem buscado guardar bens e posses para que os filhos possam usurfruir de algum conforto em caso de sua falta.

Conta-se a história de um homem muito rico que mandou seu filho estudar em outro país. Desejava que seu filho se tornasse um homem instruído, dominando as ciências, tanto quanto conhecesse o mundo para além das fronteiras do próprio país.

Enquanto o filho cumpria, com satisfação, os anseios paternos, aconteceu que o pai adoeceu gravemente. Percebendo que a morte se avizinhava, chamou o tabelião à sua casa, reuniu testemunhas e ditou as suas últimas vontades.

Para o seu escravo, aquele que dele cuidava com desvelo, deixou as suas terras, as contas bancárias, as jóias, tudo enfim. Para o seu filho, que se encontrava distante, assegurava a possibilidade de escolher o que ele desejaria herdar. E morreu.

O escravo, tão logo morreu o seu senhor, providenciou um enterro pomposo e tomou posse de tudo. Começou a tomar decisões, administrando muito bem todo o patrimônio. Ao mesmo tempo, despachou um outro escravo para que fosse em busca do filho do ex-patrão e lhe desse a notícia da morte do pai.

O filho voltou com rapidez e ficou muito magoado. Procurou o advogado da família e foi chorar em seu ombro. Afinal, por que o pai fizera aquilo com ele? Por que dera todos os seus bens para um escravo, não lhe deixando nada? Ele não se lembrava de ter ferido o pai, de o ter desrespeitado. Por que, então?

O advogado, homem ponderado, lhe falou: "Rapaz, ao deixar todos os seus bens para o escravo, seu pai usou de sabedoria. Se ele tivesse deixado para você, é possível que depois de sua morte, antes que você soubesse do ocorrido, os próprios escravos dilapidassem o seu patrimônio e pouco lhe sobraria. Deixando os bens ao escravo, ele os preservou. Deixando a você a possibilidade de escolher o que desejasse herdar, lhe deu a chance de escolher o escravo. Como tudo o que é do escravo, é do senhor, tudo lhe pertencerá. Para esse nobre servidor conceda a liberdade, o maior de todos os bens, e providencie para que ele tenha uma vida digna com sua família. Aja com a sabedoria do seu pai."

*********************

O maior tesouro que os pais podem deixar como herança aos seus filhos são os valores morais.

A honra, a verdade, o trabalho, a dignidade, esses não acabam nunca e são eles que constróem o mundo feliz que todos desejamos.

Ao mesmo tempo estaremos legando ao mundo a nossa melhor herança: homens de bem, por nós formados.

Um comentário:

Janderson Martins disse...

O homem de bem ele sempre deixa sua honestidade, dignidade e mesmo morrendo os filhos sempre vão ouvir que algo de bom que seu pai fez.
Se um dia acontecer isso conosco, vamos lembrar de tudo que o Senhor fez conosco.