Mateus 6:19-20- “Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde os ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu...”.
Olha só que ensino surpreendente esse! O Senhor esta dizendo que eu ou você podemos passar nossa vida trabalhando para conseguir uma das duas coisas: Um tesouro que vale muito, ou, um tesouro que não vale nada!
Mas ai eu ou você podemos nos perguntar: Como é que alguém poderia entre duas escolhas ficar com a pior? O que levaria um homem ou uma mulher sadios da mente fazer a pior escolha e dedicar sua vida inteira para consegui-la? Gastar o melhor dos seus dias em busca do pior para a sua existência? Sinceramente a não ser que a pessoa tenha algum problema mental, isso parece uma coisa impossível de acontecer, pois qualquer pessoa quer o melhor para si. Mas então, qual é a razão desse ensino do Senhor? Acho que o Senhor está nos advertindo contra um poderoso inimigo: o engano.
O que acontece se uma pessoa pensar que escolheu o melhor enquanto na verdade escolheu o pior? Pense em quantas pessoas já compraram um apartamento às vezes só na planta e concluíram que estavam fazendo o negócio da sua vida. Trabalharam duramente para pagar as prestações. Economizaram, sonharam. Pense na decepção e amargura delas quando lá na frente descobrem que tudo é uma farsa. Era apenas uma arapuca. Tanto trabalho, tanto esforço... Por uma farsa! Vidas verdadeiramente empenhadas por uma mentira, pensando que trabalhavam por uma coisa boa, trabalhavam duro por um grande mal. Que poder incrível tem esse tal de engano!!! Usar o melhor de nós para tirar o melhor para ele!
Talvez essa seja a armadilha contra a qual o Senhor quer nos advertir aqui nesse ensino. Será que sinceridade, esforço e dedicação formam um trio imbatível que nos garanta a salvação? E se, por falta de conhecimento, formos enganados? E se, enquanto acreditamos que estamos trabalhando para nossa salvação, estamos, na verdade, trabalhando para nossa perdição eterna. Sinceros, mas enganados! Fervorosos, mas enganados! Dedicados, mas enganados!
Como ter certeza? Qual a fonte de nossa segura? A igreja que frequento? Pregadores que ouço? Os trabalhos que faço na igreja? Somente Jesus dá a resposta: “Jesus, porém, lhes respondeu: Errais, não conhecendo as Escrituras ...” Mateus 22:29. Essa é a resposta. O conhecimento das Escrituras pode nos livrar dos enganos. É por acreditar nos sentimentos e não na verdade que somos enganados. Jacó trabalhou sete anos para ter Raquel como esposa, mas sem saber trabalhava esforçadamente a cada dia para se casar com Lia. Pensando que trabalhava para ter Raquel, sem saber trabalhava para ter Lia.
Quantas pessoas dedicadas podem estar nessa situação hoje? Pensando que trabalham para a salvação, com seu tesouro no céu, sem saber trabalham para a perdição, ou melhor: tesouros na terra. Dedicadas, empenhadas, amorosas, evangelizadores. Tantas coisas, que não dá para acreditar que não terão o seu lugar na eternidade ao lado do Senhor. Mas, e se o terrível engano tiver sob nosso controle? E se elas estiverem na mesma situação do Jacó: trabalhando por Lia enquanto pensava que era por Raquel?.
Em Mateus 7:21, Jesus diz muito sobre esse tipo de engano: “Nem todo que me diz Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus; mas aquele que faz a vontade do meu Pai que esta nos céus”. Olha só? Não é a mesma situação? Aquelas pessoas fizeram muita coisa em nome do Senhor, é só continuar lendo Mateus que a gente vê. Mas terrivelmente foi tudo um grande engano. Apanhadas em uma poderosa armadilha ficaram cegas. E, cegas, foram para longe do Senhor enquanto pensavam que estavam indo ao seu encontro.
Qual é o verdadeiro tesouro então? Como achar um caminho certo e seguro para ele? O apóstolo Paulo responde: “A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo” Efésios 3:8. Eis aí o mapa do verdadeiro tesouro: o evangelho da salvação. Confie sua vida a ele e seja rico em bênçãos celestiais! “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo” Efésios 1:3.
2 comentários:
(Provérbios 15:16) - Melhor é o pouco com o temor do SENHOR, do que um grande tesouro onde há inquietação.
(Provérbios 27:24) - Porque o tesouro não dura para sempre; e durará a coroa de geração em geração?
(Mateus 6:20) - Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
Muitas vezes queremos adquirir o melhor na terra, muitas pessoas querem ser ricas e esquecem que o melhor é ter tesouros no céu.
Que o nosso pensamento seja diferente das pessoas do mundo.
Postar um comentário