Eu sou o Senhor, o teu Deus... Não matarás.
Êxodo 20. 2, 7
Lurdinha, de nove anos, chegou da aula exausta. Mal avistou a mãe e já saiu desabafando: Mãe, não agüento mais o Lucas! Um dia ainda esgoelo ele! Lurdinha!, exclamou a mãe, eu nem te conheço mais! Você não aprendeu na Escola Dominical que devemos amar nossos colegas e fazer tudo pelo bem deles? É, mãe... Mas o Lucas é muito chato!
Em nossa relação com outras pessoas há sempre alguém que não suportamos. Se você reparar bem, notará que a pessoa que é muito chata para nós pode ser benquista por outros. Onde está o problema? Está no outro ou em nós mesmos?
Por isto estudaremos o mandamento do Senhor que afirma Não matarás. O que significa isto? Lutero deu a seguinte explicação para este mandamento: Devemos temer e amar a Deus e, portanto, não causar dano ou mal algum ao nosso próximo em seu corpo; mas devemos ajudar-lhe e favorecê-lo em todas as necessidades corporais.
Você percebe o que Deus espera de nós? Não é o desprezo, a rejeição ou a morte das pessoas indigeríveis. Pelo contrário, ele exige um esforço especial de nós, para vermos os outros como criaturas amadas por Ele e a quem devemos amar.
Sabe por que Deus coloca pessoas chatas em nosso caminho? Para nos dar uma oportunidade de aprender a amar. Se amarmos apenas quem nos ama, o que temos de especial?
Senhor, ajuda-me a olhar e ver todas as pessoas com os olhos compassivos de Jesus. Amém.
Ministério Encontrão (http://www.me.org.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário