segunda-feira, 3 de novembro de 2008

O PREÇO DE UMA ALMA

Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé, e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.

I Timóteo 6. 10

Conta-se uma estória de um homem, que vivia em condições de pobreza extrema. Sem teto, emprego e desprovido de qualquer bem material, ele passava os dias. Porém, o que faltava na questão material, sobrava em disposição para viver, todos se admiravam seu jeito de lidar com o mínimo para viver, era um homem feliz.

Certo dia, ele ouviu rumores de uma xícara mágica que resolvia todos os problemas econômicos, desde que, o possuidor derramasse lágrimas no seu interior. Mas surgiu um problema, o homem contentava-se com a situação que o destino impusera-lhe e assim, tinha dificuldades para chorar. Então, ele procurou motivos para umidecer a xícara. O fim da estória encerra-se com o homem chorando com uma faca no punho, e sua mulher e filho mortos, deitados ao seu lado.

O fim dessa estória é trágico, mas a palavra de Deus afirma que os que se inclinam ao dinheiro, se desviam da fé, e si mesmo se atormentam com muitos males. A mesma palavra nos adverte a fugir destas coisas e a seguir o amor, a justiça, a piedade, a mansidão.

O dinheiro tem sido objeto de busca de quase todos, e nessa corrida vale tudo. Esse é o pensamento daqueles que sem escrúpulos, se entregam a esse fim.

As grandes potências têm tentado a todo custo, amenizar as perdas econômicas das grandes corporações, mas não se pensa em resolver problemas mais anacrônicos, como a fome e doenças que assolam países menos favorecidos.

Dessa forma, o mundo transformou-se num caos econômico e expôs ainda mais as mazelas humanas, onde poucos possuem muitos, enquanto milhões nada têm. Novamente a Bíblia nos adverte quanto à questão do dinheiro: “não acumuleis para vós tesouro sobre a Terra onde traça e ferrugem corrói, mas no céu, onde ladrões não podem escavar ou roubar”.

Lembre-se: o dinheiro não é tudo, e sua vida não tem preço, nem o mundo inteiro poderia comprar ou avaliar o preço de uma alma, mas Deus sabe o quanto você é valioso, e tem um presente a tua espera, no céu, onde as ruas são de ouro e muros de pedras preciosas. Esse lugar foi preparado para você.

7 comentários:

Miller disse...

Não for negar que ter dinheiro é bom e faz-nos realizar coisas que nos traz felicidade. O problema é que, às vezes, o homem se entrega a uma busca irracional pelo dinheiro. Torna-o o alvo principal da vida e se esquece que tem uma alma e esta alma precisa mais de salvação do que de dinheiro. No cap. 2 de Eclesiastes, o pregador narrar que amontou dinheiro, fez grande obras, teve mulheres, foi famosos, mas no final da vida ele declarou: "e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento, e nenhum proveito havia debaixo do sol." Lembre-se que para quem está morrendo finheiro não vale nada, mas sim se encontrou Jesus como salvador.

fania disse...

Lembro-me que logo após o velório da Luzivana, eu e o pai estávamos entrando na casa de vocês e comentando como ela era cuidadosa com a casa, como gostava do que era bom e como só andava muito bem arrumada, ou seja usava bem o dinheiro que ganhava, mas o diferencial era: isso não era o mais importante. O importante era o seu relacionamento com Senhor. Ter dinheiro é bom, claro que é, ninguém é hipócrita, mas Lembre-se o que aconteceu ao homem rico de Lc. 12 que disse:" E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.”, mas a resposta do Senhor foi: “ Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?”
Essa é a pergunta que o Senhor te faz, que o Senhor me faz. E a nossa resposta?

Unknown disse...

Realmente o dinheiro nos ajuda em algumas coisas materiais, pessoas lutam, sofrem para ter algo em suas vidas para este mundo, e se esquecem que o tesouro maior está na vida eterna com Cristo no céu, onde receberemos a coroa da vida, porque faremos parte do reino mais rico e lindo que já existiu. que tesouros nós herdaremos inigualável, amém!!!!

Janisvaldo disse...

Realmente as Sagradas Escrituras estão repletas de mensagens para lembrar ao homem o que realmente importa - sua alma, tão preciosa que custou a vida do Senhor Jesus. E Ele mesmo disse que não adianta nada se alguem ganhar o mundo inteiro, porém perder o que tem de mais importante! Mas o que se ve hoje são pessoas desesperadas em "conquistar" mais e mais, que pena, pois estão perdendo grandes oportunidades de obterem riquezas insondaveis na eternidade através de um simples gesto de humildade diante do Deus Eterno que espera apenas um sincero pedido de perdão...

Unknown disse...

O problema não é o dinheiro, e sim, o apego a ele.A cada dia o ser humano se torna mais desumano dominado pelo desejo de "possuir". Porém, pra quem conhece a Palavra, nada disso é novidade, pois em Mt 24.12 diz " devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará" . Que Deus tenha misericórdia...

Gleicy disse...

o preço de uma alma é realmente muito valioso, demonstrado por um grande amor na cruz, o de Cristo por cada um de nós.

J. Marques disse...

O mundo sem Deus vive uma crise de valores e, por isso, coloca o dinheiro e outros bens materiais como valor supremo de sua existência. Acho que a maior miséria do homem está exatamente em buscar a felicidade no lugar errado.