terça-feira, 25 de novembro de 2008

RESISTINDO AO MALIGNO


Lucas 22:34 – “mas Jesus lhe disse: afirmo-te, Pedro, que hoje, três vezes negarás que me conheces, antes que o galo cante.”

Olhando para esta passagem, nos faz pensar o quanto Deus nos alerta a respeito aos perigos do maligno, até o próprio Jesus foi tentado no deserto. Mas esta passagem nos mostra que depois da última ceia, Jesus disse a Pedro que ele negaria ser um dos seguidores de Jesus. E Pedro meio que estava chocado e quem sabe ofendido ao ponto de responder, Lc 22:33 “...Senhor, estou pronto a ir contigo, tanto para a prisão como para a morte.” As palavras de Pedro sem dúvida significavam muito mesmo, suas intenções eram honradas, mas, como muitos de nós, ele era fraco. Assim como nós, Pedro estava completamente despreparado para as provações.

Infelizmente para Pedro, os acontecimentos se deram da forma como Jesus disse. Pedro foi incapaz de se levantar e dizer a verdade até para uma criada, Lc 22: 56-57 “...uma criada, vendo-o assentado perto do fogo, fitando-o, disse: Este também estava com ele. Mas Pedro negava, dizendo: mulher, não o conheço.” Pedro assim foi flagrado com o canto de um galo, e fugiu e chorou amargamente.

Este episódio da vida de Pedro nos lembra de várias verdades importantes: (1) Satanás quer destruir nossas vidas e o relacionamento com Jesus; (2) nossas próprias forças não são o suficiente para suportar seus ataques; (3) quando nos arrependemos, admitimos nossa fraqueza e limitações e podemos com o arrependimento, fortalecer nossos irmãos, Lc 22:32 “...Tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos.”

Vamos rogar a Deus que nos proteja das tentações do maligno. Confiar nEle para obtermos forças para reagir na palavra de Deus quando surgir a tentação. Se fracassar, volte-se para Deus em busca de sua reconciliação para com Ele.

7 comentários:

Janisvaldo disse...

Realmente a Palavra de Deus nos ensina essas verdades e vemos que quando estamos debaixo da proteção de Deus temos confiança suficiente para não fracassar, e se isso ocorrer Ele nos estende a mão para que possamos renovar nossa esperança de que um dia não teremos mais a presença do pecado e tão pouco do tentador, que procura desesperadamente nos afastar de Deus.

Miller disse...

Resistir é a palavra certa para se alcançar a santificação. O problema é que só não temos força suficiente, e assim como Pedro, estamos sujeitos ao fracasso e a queda, mas que bom que o nosso Deus é rico em perdoar e está sempre de braços abertos a espera daquele que caiu.

Adenisia disse...

Quando negamos a Jesus?
Quando deixamos de orar.
O processo de negar a Jesus, provavelmente, começou antes na vida de Pedro. Ela começa quando deixamos de orar. Veja que enquanto o mestre orava intensamente, a ponto de suar gotas de sangue (LC 22: 44), Pedro dormia tranqüilamente (LC 22: 46). É assim que acontece nas nossas vidas também. Quantas vezes vamos dormir, tranqüilamente, sem se quer agradecer pelo dia vivido? Quantas vezes acordamos e nos “esquecemos” de pedir a Deus por aquele dia?

Daniel disse...

O que contece com Pedro deve ser observado por como um alerta. Talvez não negamos Jesus com palavras, mas quem sabe com ações. Apesar de sermos ruins para com Deus, Ele permanece bom para nós, e graças a isso, podemos voltar se erramos ou falhamos com Ele. Que Deus nos ajude a não negá-lo.

Ana Alves disse...

Somos felizes por servimos a um Deus que é tão misericordioso,que perdoa nossas falhas que são muitas.Realmente é muito difícil resistir as ciladas que o inimigo trama contra nossas vidas.È preciso nos fortalecermos em Cristo para que possamos vencer.
Que o Senhor nos ajude a não envergonhar o Seu Nome.
Deus os abençõe!!!

Ana Paula disse...

Resistir significa, não ceder, não se dobrar, defender-se. e é isso que nós servos de Cristo temos que desempenhar em nossa vida com Ele, sempre temos que estar atentos as ciladas do inimigo, para que possamos responder não a altura dele, mas acima dele, com o poder da palavra de Deus.

Janderson Martins disse...

Só podemos resistir as tentações do diabo se estivermos firmados em JESUS,pois sabemos que sem ele não somos capazes de conseguir ou fazer nada.Que a cada dia possamos está servindo o nosso SALVADOR JESUS e assim vamos resistir ao maligno.