quarta-feira, 12 de novembro de 2008

O QUE É MAIS DIFÍCIL PERDOAR?

Toda vez que alguém faz algo que nos magoa, que atinge lá no fundo do nosso íntimo, temos dificuldade em conceder o perdão. Consideramos muito grave o mal que nos causaram, e dizemos: "devia ter pensado antes. Agora, não, talvez mais tarde quando esfriar a cabeça".

Mas a Bíblia diz que "Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; se ele se arrepender, perdoa-lhe." Não é mais tarde, ou daqui um ano, ou quem sabe um dia. É agora! E ainda nos põe um fardo sobre os ombros - se eu estou ofendido, devo procurar meu irmão e contar-lhe minha mágoa. Eu sei que é uma tarefa árdua, porém necessária, já que não haverá perdão para mim se eu não perdoar.

A enquete da semana passada: "O que é mais difícil perdoar?" teve como resposta mais frequente um assassinato. Perder alguém que você ama, às vezes na flor da idade, por causa de uma bobagem ou até mesmo, por pura maldade, não é fácil! Só em pensar que aquele que você ama nunca mais voltará para casa, não falará mais contigo, que sua presença e voz só existirão nas lembranças, me entristece.
Mas uma coisa eu sei, seja traição amorosa, mentira, ou a si mesmo, falsos amigos e muito mais que possam me fazer, não são motivos para eu não perdoar. Perdoar é uma atitude de ação, não de palavras. Se você está passando por um momento difícil, fruto de problemas que você não consegue esquecer nem seu coração absolver o culpado, rogue a Deus, dizendo:

"Pai, me magoaram tanto, eu não consigo perdoar, mas eu quero receber teu perdão por meus erros e pecados praticados e eu sei que se eu não perdoar, cria-se uma barreira enorme entre mim e Ti, por isso me ajude a perdoar, dai-me força de vontade para com o teu amor, amar meu inimigo."

Se você não tentar se aproximar de quem te machucou e estender-lhe a mão, mesmo com o coração em pedaços, nunca vai haver perdão. Enquanto você faz isto, rogue ao Pai para mudar seu coração e retirar todo sentimento mal e substituí-los pelos frutos preciosos do perdão.

E você verá sua vida transformada, porque foi quando Jó clamava por seu amigos, pedindo-lhe o perdão de Deus, que teve a sua sorte mudada. Quem sabe, esta não é a porta para a mudança de sua vida? Concede o perdão a quem muito de humilhou e te fez sofrer e alcançarás a felicidade.

5 comentários:

Daniel disse...

upergheNão podemos perdoar alguém e dizer depois que não vamos esquecer a ofença sofrida, isto não é perdão, seria apenas uma forma de amenizar a situação,antes o verdadeiro perdão, consiste numa mudança de postura.Quando perdoamos não amenizamos a situação, mas acabamos com qualquer problema futuro, liquidamos com situações que poderão nos prejudicar. Deus concede à nós o poder do perdão, não podemos dizer que somos crentes e ao mesmo tempo, ter o pensamento que não conseguimos perdoar, se somos de Deus, e
Ele está em nós, o perdão deve ser algo natural em nossas vidas.

Janderson Martins disse...

Como o ir.Daniel falou muitas vezes dizemos que perdoamos alguém mais no fundo continuamos guardando mágoa,isso é errado por isso temos que perdoar e tentar viver como se nada tivesse acontecido,para mim isso significa perdoar.

fania disse...

Perdoar é uma tarefa nada fácil, pois perdoar é não lembrar jamais.Meus irmãos será que estamos seguindo o exemplo de Cristo.Afinal foi assim que Ele nos perdoou.Diz a Sua palavra que quando nos entregamos ao Senhor nossos pecados são lançados no mar do esquecimento.Lembremo-nos sempre, se não perdoamos não seremos perdoados.

Fran disse...

Partindo para uma intensa reflexão podemos concluir que é difícil perdoar quando a gente olha para o lado errado; Quando nos voltamos para a mágoa, ao invés de olharmos para nós; quando olhamos para o mal que foi feito e deixamos de lado a pessoa que o praticou. É difícil de perdoar se fitamos a dor sem lembrarmos que existe algo mais forte: o amor.
Perdão, meu caro amigo, é exercício de perdão, viu?
Quem perdoa hoje, amanhã perdoará muito mais!
Assim peçamos a Deus que nos dê a graça de praticarmos com fé o exercício do perdão...

Simone disse...

Eu pedi perdao essa semana para um pessoa que eu magoei muito,senti nessecidade de fazer isso por que eu estava me sentindo muito culpada e a culpa estava me paralisando,o arrependimento estava me corroendo, mas essa pessoa me negou o perdao. Me sinto Triste, Condenada, por ela nao ter me perdoado, oque eu faço meu Deus? Isso esta me deixando em depressao, pior doque Pedir Perdao é nao ser Perdoado.