terça-feira, 17 de março de 2009

ESTAR LÁ


Jó 16:2 – “Tenho ouvido muitas cousas como estas; todos vós sois consoladores molestos.”


Quando o desastre caiu sobre Jó, seus amigos Elifaz, Bildade e Zofar fizeram o que quaisquer amigos fariam. Eles largaram tudo e foram solidarizar-se com seu companheiro devastado. Por uma semana inteira não disseram nada. Simplesmente conscientizaram Jó de sua presença, chorando e sofrendo silenciosamente com ele. Mas quando Jó começou a questionar Deus e expressar sua profunda tristeza, eles esqueceram tudo sobre confortar e começaram a corrigir.

Eles especulavam: “Talvez você esteja em pecado, Jó!” “Seu entendimento de Deus está todo errado!”, quanto mais acusações fluíam, mais quente a discussão se tornava. No lugar de ternura aumentou a ira. Mesmo quando Deus fala no final do livro, Jó nunca consegue as respostas que procura.

Mas eis o que podemos aprender do livro de Jó sobre ajudar pessoas feridas: mais do que um versículo bíblico, um livro ou outra coisa que você queira contribuir, aqueles que estão sofrendo precisam de braços para abraçá-los, ouvidos para ouvi-los, ombros onde chorar e simplesmente estar disponível. Mesmo pequenos atos de apoio podem ser um grande conforto para aqueles que sofrem perdas.

3 comentários:

Miller disse...

Em meio ao sofrimento, o homem sempre se sente só, e muitas vezes, abandonado, costuma buscar a solidão e por isso sempre precisa de ajuda, mas uma ajuda amiga, sincera e honesta. Que Deus nos ajude a enxergar os que sofrem e sermos companheiros e amigos de verdades.

Adenisia disse...

Se queremos viver o melhor de Deus nessa terra devemos amá-lo com todo o coração. Amar com todo o coração significa dedicar todo o carinho e afeto, significa ter Deus em primeiro lugar em nossa mente. Se O amamos, vivemos para fazê-lo feliz, para trazer alegria ao seu coração com relação a nossa vida. Aqueles que O amam desejam mais do que tudo ouvi-lo dizer:
“Este é o meu filho querido, (amado, desejado) que me dá muita alegria”
Mateus. 3.17b

Janderson Martins disse...

Muitas vezes falhamos pois em meio ao sofrimento ou solidão de alguém que conhecemos, não apoiamos ou não damos força.Que possamos ajudar o nosso próximo em sempre está ao seu lado.