domingo, 1 de março de 2009

A CELEBRAÇÃO DA CEIA DO SENHOR


1Corintios 11:26 –“Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que Ele venha.”


Se observamos o capítulo 11, do verso 17 ao 34 de Coríntios, percebemos que a igreja era cheia de problemas. Uma das dificuldades ali existente e que recebe a atenção de Paulo é a celebração da ceia do Senhor. Essa cerimônia cristã era geralmente percebida de um encontro em que as pessoas tomavam uma refeição, cada crente trazendo o seu alimento. Era o ágape. A idéia era de um encontro de crentes, comunhão e para confraternização. Ágape é a palavra grega para amor. As intenções eram as melhores possíveis. Entretanto, esse ágape tinha naquela igreja pouco de verdadeiro amor. Os mais ricos traziam comida em maior quantidade e em melhor qualidade. Os pobres chegavam com sua comida simples. Não havia preocupação de os crentes, em melhores condições, repartirem com os mais carentes. O encontro em vez de ser amoroso, tornava-se uma afronta, tanto que Paulo através da palavra de Deus nos diz: Cor. 11:17 – “...portanto vos ajuntais, não para melhor, mas para pior.”

Partidos também se mostravam neste ágape. Os grupos mencionados nos três primeiros capítulos desta carta, agitavam bastante o encontro que devia ser uma preparação para a ceia, dando-lhe um sentido de comunhão cristã que na verdade não existia ali em Corinto. Por tudo isso Paulo diz, eles se ajuntam “para pior”. Quando isso acontece na igreja, quando os encontros não contribuem para louvor a nosso Deus, para edificação dos salvos e para o testemunho, a ceia perde seu inteiro valor.

A ceia é uma cerimônia instituída por Jesus Cristo e não deve ser menosprezada. Ela é significativa na vida da igreja. Ela é a oportunidade de relembrarmos a morte do Senhor. Por essa razão, deve ser tão significativa para nós quanto foi para Jesus na noite em que se reuniu com os discípulos e a intituiu. Além disso,ela simboliza comunhão, já que ao celebrá-la estamos com outros irmãos à volta da mesa do Senhor. A obediência a ordenança da ceia do Senhor é uma poderosa mensagem encenada, dramatizada, que a igreja comunica quando se reúne para o ágape. Por que estamos “anunciando a morte do Senhor, até que Ele venha”.

Por isso, este exemplo, tem que ser observado por nós, para que não venhamos estar agindo igual aos coríntios, assim, “Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice.” Cor. 11:28.

4 comentários:

Miller disse...

Quando Jesus instituiu a Ceia, Ele planejava um memorial no qual as pessoas pudessem se aproximar de Deus e uma das outras, além de anunciar a sua morte redentora no Calvário. Mas os homens tem sempre a intenção de ajudar Deus e o que conseguem e se afastarem dEle. Que o Pai nos livre dos erros dos coríntios e de outros.

Janderson Martins disse...

Ao celebramos a Santa Ceia, devemos ter em mente tudo que Jesus sofreu por nós, é um momento que devemos está em comunhão com cada irmão, graças a Deus nós celebramos todos os domingos a Santa Ceia, pois Jesus disse: Que todas as vezes que celebrarmos a Ceia estamos relembrando de tudo que Ele sofreu. Que cada um de nós possamos sempre está lembrando de tudo que Jesus passou por nós.

Janisvaldo disse...

Realmente é um privilégio celebrar a Ceia do Senhor, pois mesmo sendo uma ordenança, deve ser admitida por todo crente como uma homenagem Aquele que morreu em nosso lugar, pagando a culpa pelos nossos pecados. Como Ele disse: "em memória de mim".

Adenisia disse...

Santa Ceia não é só anunciar a morte do Senhor até que ele venha. É anunciar que ele morreu que ele ressuscitou e que ele voltará em glória. É dar graças a Deus por isso, por toda a história da nossa salvação, desde o pecado original até a morte e a ressurreição de Jesus. É entender por que e para quê tudo isso aconteceu. Mais do que isso, Santa Ceia é participar espiritualmente do Corpo e do Sangue de Cristo.